quinta-feira, 20 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  21/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020
Nome: Sandro R. Espinolie
Matéria: Língua Portuguesa                                        Série: 8°B - 8°C

Alunos e alunas,

Nessa aula, o objetivo é aprofundar os estudos do texto poético e trabalhar suas formas de composição. Irei colocar nessa aula e na próxima apenas o conteúdo. Depois de passar o conceito.




                                                   TEXTO EM PROSA E TEXTO EM VERSO


A prosa é o texto que ocupa a página toda. Ou seja, de margem à margem, o autor expõe suas ideia com períodos simples e período composto numa estrutura que conta, na maioria das vezes, com parágrafos.

Período: é formado por uma ou mais orações até aparecer até aparecer uma dessas pontuações (. ! ? ...). O período será considerado simples se for formado por apenas uma oração e ele será classificado composto se tiver duas ou mais orações.

Oração: é o nome dado à frase que possui verbo.

Observação: Os períodos que formam um parágrafo têm por finalidade apresentar informações novas a respeito do assunto citado no parágrafo. Claro! Todos os parágrafos vão estar, geralmente, falando apenas de um único assunto dentro de um texto que é formado por parágrafos. Já os parágrafos são construídos por períodos e orações.

EXEMPLO DE TEXTOS EM PROSA:

* Jornal, *Editorial * Artigo de opinião *Livro didático *Essa postagem é um exemplo de texto em prosa.


O verso, por outro lado, é aquela forma de escrever que não usa a folha toda. A ideia é passada em pedacinhos que, juntos, fazem sentido e forma frase.

EXEMPLO DE TEXTO EM VERSO:

* Poesia *Poema * Letra de música *Cordel

                                   TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO



Texto literário é aquele que possui função estética, destina-se ao entretenimento, ao belo, à arte e à ficção.

Exemplo: *Notícia *Reportagem *Livro didático etc

Texto não literário é com função utilitária, referencial, pois tem o objetivo de trazer alguma informação, convencer ou apenas mostrar um saber.

Exemplos: * Romance *Poesia *Crônica *Conto



Alunos e alunas,

Na próxima aula, amanhã, 21 de agosto. Eu vou continuar com o conceito do mesmo conteúdo.

Obrigado,


COPIE A MATÉRIA NO CADERNO.
















Tecnologia - 2C - Profª Alice

Criando sua página


Nesta atividade vocês irão criar a página no instagram de acordo com o grupo e tema selecionados na aula anterior.
Instruções:
1.Vocês devem criar um nome que seja associado com o tema que escolheram. 2.Escrevam uma descrição rápida abaixo do nome 3.Criem dois posts com imagens introduzindo o tema que irão trabalhar. Sugiro que escrevam uma apresentação do tema, o que significa e a importância dele atualmente. Coloquem informações, dados de fontes confiáveis. 4. Enviem a página do instagram para mim por e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br Avaliarei essa atividade a partir do conteúdo divulgado, sendo assim, trabalhe com fontes confiáveis. Também será avaliada a linguagem utilizada, lembre de utilizar uma linguagem apropriada ao instagram.

A atividade deve ser realizada até o dia 31/08

Dúvidas no e-mail

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

Devolutiva / Correção de: terça-feira, 18 de agosto de 2020


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.

O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.

Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.

QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque

(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.

QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer

(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.

QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é

(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.

QUESTÃO 04
: Leia o texto a seguir.

31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.

As palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:

(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.

QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.

FICO ASSIM SEM VOCÊ

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]

CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.

O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que

(A) é uma composição poética em versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

Devolutiva de: 6ºAnos: segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Exercícios de Ortografia – Correção.


1)      Complete as frases com SESSÃO ou CESSÃO.


a)      Moço, onde fica a seção de brinquedos?

b)      Que horas é a sessão de filmes na televisão?

c)       No Nosso Clubinho, você encontra muitos jogos interessantes na seção de games.

d)      Há uma promoção exclusiva em nossa seção de games.

e)      Pedrinho está fazendo sessão de fonoaudiologia para falar melhor.

f)       Estará passando o filme “A Era do Gelo 4” na sessão de filmes na televisão.

g)      Hoje, irá passar o filme do Bob Esponja na sessão da tarde.

h)      A sessão das 20:00h foi cancelada.

i)        Sempre trabalhamos na mesma seção.

j)        Aquela seção da biblioteca está desatualizada.