segunda-feira, 5 de outubro de 2020

2ºA (Clayton - Português)

 Correção da atividade de: segunda-feira, 28 de setembro de 2020

1. Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:

 

- Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.

 

- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____.

 

- Devemos praticar o bem e evitar o ____.

 

- Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.

 

a) mal, mau, mau, mau;

b) mau, mal, mal, mal;

c) mau, mau, mal, mal;

d) mal, mau, mal, mau;

e) mal, mal, mau, mau.

 

2. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:

 

a) Não revelou o motivo porque não foi ao trabalho.

b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.

c) Eis o porquê da minha viagem.

d) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

e) Ele não veio por que estava doente.

 

3. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:

 

a) pran__a / en__er / __adrez.

b) fei__e / pi__ar / bre__a.

c) me__erico / en__ame / bru__a.

d) __utar / frou__o / mo__ila.

e) fle__a / en__arcar / li__ar.

 

4. Há erros de grafia na frase:

 

a)   Jornadas de trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.

b)   A extinção de postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de reivindicação de direitos da classe trabalhadora.

c)   Para bem avaliar o impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.

d)   A expansão da demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.

e)   Condições adverças de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de queixas de assalariados.

 

5. A frase em que há ERROS de ortografia é:

 

a)   Acostumados a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em discussão também o problema do número de vagas.

b)   Não há jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se pode ver facilmente através delas.

c)   A afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem falou.

d)   O assessor de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente os queixosos.

e)   Nem sempre o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.

 

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO (PROFª ELIZABETH)

 ENVIAR PARA O EMAIL:  elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: para cada uma das situações abaixo, coloque sua opinião, dizendo se concorda ou não; e justifique dizendo um “porquê” (argumento), de maneira que convença sobre sua opinião (positiva ou negativa)

1ª situação: uma criança com deficiência mental deve estudar na mesma sala de aula que outras crianças que não têm necessidades especiais;

2ª situação: os patrões não devem pagar vale transporte e vale refeição aos seus funcionários, pois os trabalhadores é que devem cobrir seus gastos;

3ª situação: os adolescentes menores de 18 anos devem ser responsabilizados por seus crimes e cumprir pena como adultos;

4ª situação: pessoas que bebem, dirigem e cometem acidentes com mortes devem ser presas sem direito à fiança.

domingo, 4 de outubro de 2020

 


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  05/10/2020






Equipe Gestora
2020

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

 

Let's go! Sábado temos aquele encontro...
A gente te espera no App e na TV Educação! Alunos a partir do 6° Ano e todos os professores.



#VaiLáNoApp
#estamosjuntos
#centrodemidiasp






Equipe Gestora
2020

 

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  03/10/2020







Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                            Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@gmail.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula, vamos trabalhar com a interpretação de texto. Depois de realizarem a tarefa, ela deve ser encaminhada para o meu e-mail.  VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE

Obrigado.

                                                  "VAZIO CORAÇÃO"


Longa-metragem traz drama sobre cantor de música sertaneja

    Dirigido por Alberto Araújo, o longa-metragem “Vazio Coração” conta o drama do famoso cantor de música sertaneja Hugo Kari (Murilo Rosa) para reconquistar a confiança de seu pai, o embaixador Mário Menezes (Othon Bastos), que não aceita a escolha profissional do filho.

    Com canções de tom confessional, nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou ao sucesso e está no auge da carreira. Tem dinheiro, shows lotados, milhares de fãs. Mas, apesar de toda a realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e esquecido.

    Prestes a se aposentar, o embaixador tem convicção de que nunca mais quer falar novamente com seu filho. Cabe à esposa de Hugo (Larissa Maciel) ajudar o marido no desafio de reconquistar o amor do pai.

    O cantor e a esposa fazem uma pausa na turnê a fim de se encontrarem com Mário no Grande Hotel Termas de Araxá, no qual a família passava férias quando Hugo era criança. Naquele local de fortes memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes. E por um trágico acontecimento que os marcara para sempre.

    Filmado nas cidades de Araxá e Patrocínio, em Minas Gerais, “Vazio Coração” é o longa-metragem de estreia do diretor Alberto Araújo. A produção nacional conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator (Murilo Rosa) na 26ª edição do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/>. (Com cortes).





Questão 1 – Pode-se afirmar que o assunto do texto é:

(     ) o preço da fama.

(     ) a relação pai e filho.

(     ) um longa-metragem.


Questão 2 – Segundo o texto, quem “não aceita a escolha profissional do filho”?

(     ) Alberto Araújo.

(     ) o famoso cantor de música sertaneja Hugo Kari.

(     ) o embaixador Mário Menezes.

 

Questão 3 – No período “Com canções de tom confessional, nas quais põe para fora suas aflições, Hugo chegou ao sucesso e está no auge da carreira.”, as vírgulas assinalam:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 4 – Na frase “[…] apesar de toda a realização profissional, sua vida afetiva guarda um lado obscuro e esquecido.”, o autor do texto expõe:

(     ) um fato que justifica o outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) um fato que se soma a outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) um fato que se contrasta com outro no longa-metragem “Vazio Coração”. 

 

Questão 5 – Em “[…] nunca mais quer falar novamente com seu filho.”, os termos grifados:

(     ) indicam lugar.

(     ) indicam modo.

(     ) indicam tempo.

 

Questão 6 – Releia este segmento do texto:

“Naquele local de fortes memórias para os dois, pai e filho tentam remontar o quebra-cabeças de uma relação fragmentada por ideais e sonhos conflitantes.”

Nesse segmento do texto, o autor:

(     ) conta uma parte do longa-metragem “Vazio Coração”. 

(     ) levanta uma hipótese sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.

(     ) expressa uma opinião sobre o longa-metragem “Vazio Coração”.

 

Questão 7 – No trecho “E por um trágico acontecimento que os marcara para sempre.”, “os”:

(     ) retoma “pai e filho”.

(     ) apresenta “pai e filho”.

(     ) caracteriza “pai e filho”.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] na 26ª edição do Festival de Cinema de Natal (RN), em 2013.”, há dois numerais que se classificam respectivamente como:

(     ) ordinal e cardinal.

(     ) fracionário e cardinal.

(     ) multiplicativo e ordinal.