quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Quiz (apenas para os alunos que já fizeram a AAP de Português)

 

História Sem Fim

Começando com um dos maiores clássicos da história no cinema de fantasia. História Sem Fim (com o perdão do trocadilho) infelizmente teve um fim e conta a história do jovem Bastian, um garoto que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, a caminho da escola, o garoto briga com outros colegas, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas.

 

Descrição

 

Sobre o livro:

 

          A História sem fim é a aventura mágica de um garoto solitário que, através das páginas de um livro misterioso, entra no reino de Fantasia. Nessa terra imaginária, em uma jornada original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua coragem e a sua capacidade para amar. O texto impresso nas cores verde e vinho e as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.

 

Sobre o autor:

 

          Michael Ende Michael Ende nasceu em 12 de novembro de 1929 em Garmisch e faleceu aos sessenta e cinco anos em Stuttgart, em 1995. Ele foi um dos mais bem-sucedidos autores alemães do pós-guerra, vendendo mais de vinte milhões de livros em quarenta idiomas no mundo todo. Por problemas financeiros, Ende não pôde cursar a universidade e começou sua vida profissional trabalhando no teatro, como ator, diretor e roteirista. Também foi crítico de cinema. Em 1961 alcançou o primeiro sucesso como autor de livros infantis: ganhou o Prêmio Alemão de Literatura Infantil pelos livros da série Jim Knopf. Depois escreveu Momo (Manu, a menina que sabia ouvir), A história sem fim, entre outros. Ende também ganhou prêmios pelo conjunto de sua obra.

 

Quiz

 

1)    Quem era: “Atreio”?

 

2)    Quem era: “Falco”?

 

3)    Quem Quem era: “Bastian”?

 

4)    Quem era o gigante em forma de pedra?

 

5)    Qual era a missão de Atreio?

 

6)    O quê você achou desta história?

 

7)    O quê estava ocorrendo com a Imperatriz?

 

8)    Alguma vez você leu algum livro que te fez sentir entrando dentro da história também? Comente.


Segue novamente o filme abaixo para quem não assistiu.


2ºA (Clayton - Português)

 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

               PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  10/12/2020


Equipe Gestora
2020

8A, B e C RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

 Caros alunos, 


Segue recuperação de História.


TEMA: Iluminismo.


HABILIDADES: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.


1) Leia o texto a seguir e responda ao que se pede: 


(...) A maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana . Isto era tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplismente de racionalismo . (...)

    Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou - se especial atenção à educação . (...) Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento se tivesse difundido entre é que a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. (...)


           Jostein Gaarder. O mundo de Sofia.

São Paulo : Companhia das letras. 1998 p. 338 e 340.


O texto nos permite conhecer duas características do Iluminismo . Quais são elas ? 


2- Identifique a errada e corrija-a 

Para os iluministas: 


a) A razão é um valor secundário , e com ela ou sem ela os homens poderiam alcançar o esclarecimento . 


b) A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância .


c) Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplismente porque havia sido dito por uma autoridade . 


d) Todo conhecimento devia ser aberto à crítica .


3- Explique com suas palavras, o que foi o Iluminismo . 


4) Cite o nome dos principais pensadores iluministas . 


5)Explique  por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “Século das Luzes” ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 11/12



Atenciosamente, 


Prof Maria José 

História

6A,B e C Recuperação de História.


Caros alunos, 


Segue recuperação de História. 


OBSERVAÇÃO:  Só precisa fazer os alunos que não enviaram as atividades anteriores.


Temas: Fontes Históricas/ Formação do povo brasileiro.


Habilidades:  Compreender que a construção do conhecimento histórico está vinculada a informações de natureza variada. 


1)Leiam os textos e respondam as questões propostas. 


Brasil pandeiro 


Na África, os tambores soam desde tempos imemoriais. Tambor é qualquer instrumento de percussão que tem uma membrana esticada sobre um corpo oco. O pandeiro é um tipo de tambor em que a largura é maior que a profundidade; é um tambor raso ou tambor de aro . 


Ao som dos tambores 


No tempo do Brasil colonial, uma parcela da população africana foi escravizada e comercializada com outros continentes, como a América. 


Milhões de africanos foram trazidos ao Brasil durante quatro séculos, razão pela qual as diversas culturas africanas contribuíram e contribuem para a formação da nossa identidade cultural . A cultura iorubá , compartilhada por vários povos da África Ocidental , é uma das principais fontes do candomblé brasileiro . Aqui , pessoas de muitos povos , como bantos , malês , hauças e axantis , preservaram a cultura deles por meio de histórias , danças e batuques . 


A importância da história oral para a cultura africana dentro e fora da África é, hoje , largamente reconhecida . Os contadores  de histórias africanas , chamados griôs , mantêm viva a memória de seu povo cantando , contando as histórias e tocando tambores .


As narrativas, acompanhadas por instrumentos musicais , são passadas de pai para filho . Havia inclusive famílias de músicos tradicionais que serviam somente aos reis e recitavam narrativas de acontecimentos políticos durante as cerimônias . Os tambores cumpriam também outras funções , como transmitir informação a distância , acompanhar gritos de guerra para incentivar o heroísmo , ou ainda como oráculos adivinhar o futuro. 


Glossário

Griôs : o termo de refere a contadores de histórias tradicionais do povo, também pode ser músico ou poeta .  


Respondam:


1. Qual é o papel dos tambores e dos contadores de histórias nas tradições africanas ? 


2. A função deles aproxima-se de quias recursos da atualidade para a mesma finalidade ? Por quê?


3. Você conhece alguma prática da cultura afro- brasileira em que os tambores estão presentes ? Qual ? 


4. Você já teve alguma experiência com batuques ? Se sim, conte suas impressões a respeito da sonoridade deles e em que lugares e situações ocorreu o contato. 


5. Os griôs fazem parte de qual categoria das fontes históricas ? 


6 . Explique com suas palavras, o que são fontes históricas . 


7. Em sua opinião, qual a importância de preservar a cultura de um povo ?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/12 


Atenciosamente, 

Professora Maria José - História.

 3A- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM NOTAS EM ALGUNS OU TODOS OS BIMESTRES, PARA ENTREGAR ATÉ 17/12. AS QUESTÕES SÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O QUARTO BIMESTRE.
adriana.barbosa33@yahoo.com
95791-8631


1) Cite alguns fluxos materiais:

2) O que são Redes Geográficas?

3) O que são hidrovias?

4)  Fale sobre a integração rodoviária nacional:

5) Cite alguns fluxos de informação: