Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa Série: 2° E
Confira uma lista de frases em inglês para iniciantes com tradução para o português.
Leia as frases, palavras e faça a tradução com a ajuda de um dicionário.
1) Good morning.
2) Thank you.
3) do you like to drink coffee?
4) Do the people respectthe animals?
5) I have a cat.
6) She eats na apple everyday.
6) My dad got a new job.
7) I will take a taxi
8) I have been in US once in my life.
Bom Dia, alunos e alunas!
envie a atividade para o e-mail: sandroavant@gmail.com
Próxima postagem - dia 3 de julho de 2020
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Caros alunos e alunas,
Nesta aula e na próxima, trataremos dos mecanismos coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição de termos ao longo do texto. Hoje, vamos estudar a coesão referencial.
O que é coesão?
Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.
Como faz a coesão?
A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que - em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.
Coesão por substituição gramatical
Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Exemplos:
- O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)
- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.
Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno
- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)
Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome.
- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93)
Coesão por reiteração (referencial)
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.
Coesão por hipônimo e hiperônimo
Hipônimos – especifico Cardiologista
Hiperônimo – Genérico Médico
Texto 1
Peixe-boi: história e lenda
É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.
Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico
O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal. Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade. Veja o exemplo:
Texto 2
É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.
Exercício
1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu.
Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento grave. (...) Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.” (Istoé, 1996)
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
Caros alunos e alunas,
Nesta aula e na próxima, trataremos dos mecanismos coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição de termos ao longo do texto. Hoje, vamos estudar a coesão referencial.
O que é coesão?
Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.
Como faz a coesão?
A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que - em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.
Coesão por substituição gramatical
Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Exemplos:
- O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)
- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.
Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno
- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)
Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome.
- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93)
Coesão por reiteração (referencial)
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.
Coesão por hipônimo e hiperônimo
Hipônimos – especifico Cardiologista
Hiperônimo – Genérico Médico
Texto 1
Peixe-boi: história e lenda
É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.
Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico
O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal. Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade. Veja o exemplo:
Texto 2
É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.
Exercício
1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu.
Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento grave. (...) Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.” (Istoé, 1996)
quinta-feira, 25 de junho de 2020
6ª ANO: A-B-C MATEMÁTICA - 2ª BIMESTRE – Professora Mª Regina - 22, 23 e 24 /06 /20
4ªSEMANA - prazo de entrega - 25/06/20 até 01/07/20
IDENTIFICAR COLOCANDO SEU NOME: Nº: SÉRIE: E A DATA: / /
MATEMÁTICA
ATIVIDADE
1) RESUMO DAS AULAS ASSISTIDA DO CMSP OU TV CULTURA E SUA CONCLUSÃO.
2) PESQUISAR SOBRE ÂNGULOS RETO, AGUDO, OBTUSO E RASO E DAR EXEMPLOS DE CADA UM.
3) QUAL A DIFERENÇA DO CÍRCULO E CIRCUNFÊRENCIA?
4) O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE RAIO E DIÂMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA.
5) ESCREVA COMO SE LÊ OS DECIMAIS DOS NÚMEROS E COLOQUE TAMBÉM NA FORMA DE FRAÇÃO.
A) 24,50 B) 0,040 C) 0,9 D) 0,81 D) 4,3 E) 2,794
6) NA CLASSE DE ANTÔNIO DO 7ª ANO – C, HÁ 48 ALUNOS, SENDO 25 MENINOS E 23 MENINAS:
A) QUAL É A FRAÇÃO QUE REPRESENTA OS MENINOS E AS MENINAS?
B) QUAL É O TOTAL DE ALUNOS QUE À NA CLASSE?
7) CALCULAR
A) 5/4 DE 62 B) 7/2 DE 44 C) 2/9 DE 145
OBSERVAÇÃO: MANDAR A LIÇÃO PARA CLASSROOM OU EMAIL: mariareginalanza@gmail.com
Bom estudo!
7 ANO C - MATEMÁTICA - 2ª BIMESTRE - Professora Mª Regina - 22, 23 e 24/ 06 / 20
3ª SEMANA
MATEMÁTICA
COLOCAR O NOME: Nº: SÉRIE: data: / /
ENTREGAR NO PRAZO. 25/06/20 até 01/07/20
ATIVIDADE:
1) RESUMO E CONCLUSÃO DAS AULAS DA SEMANA DO CMSP OU DA TV CULTURA.
2) FOI REALIZADO UMA PESQUISA NA SALA DO 6ªANO A UMA ENQUETE SOBRE AS CORES VERMELHO OU AMARELO, SENDO QUE NA SALA TEM 20 ALUNOS QUE GOSTAM DA COR VERMELHA E 24 DA COR AMARELO.
A) QUAL A FRAÇÃO QUE INDICA A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM PREFERÊNCIA DA COR VERMELHO E DA COR AMARELO.
B) QUAL É A FRAÇÃO EQUIVALENTE, A REPRESENTAÇÃO DA FRAÇÃO IRREDUTÍVEL E REPRESENTE ESSA RAZÃO.
3) QUAL É O OPOSTO DE:
A) + 20 = ---------------------
B) – 78 =-----------------------
C) +100 =-----------------------
D) – 69 =------------------------
E) - 41= ------------------------
F) +49 = -----------------------
4) A PALAVRA DIFERENTE SIGNIFICA NA MATEMÁTICA O QUE?
5) QUAL A DIFERÊNÇA DO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA?
6) O QUE É RAIO E DIÂMETRO NA CIRCUNFRÊNCIA?
7) CALCULAR
A) -745 + 576 =
B) 23% DE 1250 =
C) 1520 - 480 =
D) -690 + 481=
.
BOM ESTUDO!
Entregar no classroom ou email: mariareginalanza@gmail.com
3ª SEMANA
MATEMÁTICA
COLOCAR O NOME: Nº: SÉRIE: data: / /
ENTREGAR NO PRAZO. 25/06/20 até 01/07/20
ATIVIDADE:
1) RESUMO E CONCLUSÃO DAS AULAS DA SEMANA DO CMSP OU DA TV CULTURA.
2) FOI REALIZADO UMA PESQUISA NA SALA DO 6ªANO A UMA ENQUETE SOBRE AS CORES VERMELHO OU AMARELO, SENDO QUE NA SALA TEM 20 ALUNOS QUE GOSTAM DA COR VERMELHA E 24 DA COR AMARELO.
A) QUAL A FRAÇÃO QUE INDICA A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM PREFERÊNCIA DA COR VERMELHO E DA COR AMARELO.
B) QUAL É A FRAÇÃO EQUIVALENTE, A REPRESENTAÇÃO DA FRAÇÃO IRREDUTÍVEL E REPRESENTE ESSA RAZÃO.
3) QUAL É O OPOSTO DE:
A) + 20 = ---------------------
B) – 78 =-----------------------
C) +100 =-----------------------
D) – 69 =------------------------
E) - 41= ------------------------
F) +49 = -----------------------
4) A PALAVRA DIFERENTE SIGNIFICA NA MATEMÁTICA O QUE?
5) QUAL A DIFERÊNÇA DO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA?
6) O QUE É RAIO E DIÂMETRO NA CIRCUNFRÊNCIA?
7) CALCULAR
A) -745 + 576 =
B) 23% DE 1250 =
C) 1520 - 480 =
D) -690 + 481=
.
BOM ESTUDO!
Entregar no classroom ou email: mariareginalanza@gmail.com
1 SÉRIE:
A-B-C-D 2ª BIMESTRE - ATIVIDADE SEMANAL
– Professora Mª Regina - FÍSICA
Aula: 24/06/20
PROFESSORA:
MARIA REGINA - ( física )
25/06/20 -
ENTREGAR NO PRAZO ATÉ 01/07/20
Identificar
com o nome: nº: série: data:
FÍSICA
ATIVIDADE
1)
UM
CORPO DE MASSA 20 Kg É SUSPENSO POR UM OPERADOR ATÉ A ALTURA DE
2,50 m, MEDIDA EM RELAÇÃO AO SOLO, NUM LOCAL ONDE g = 10 m/s²:
A) QUAL É A FÓRMULA QUE USO PARA ESSE
PROBLEMA?
B) DETERMINE A ENERGIA POTENCIAL DO
CORPO EM RELAÇÃO AO SOLO?
2)
QUAL
É A ENERGIA CINÉTICA DE UMA BOLA DE MASSA 0,8 KG, NO INSTANTE EM QUE A SUA VELOCIDADE
É 4 m/s
3)
QUAL
É A ENERGIA CINÉTICA DE UMA PARTÍCULA DE MASSA 5,0 kg CUJA VELOCIDADE É 72
km/h?
4)
QUAL
É A FÓRMULA DE ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA?
5)
RESUMO
DA AULA DO CMSP E SUA CONCLUSÃO.
ENTREGA NO CLASSAROOM
OU EMAIL: mariareginalanza@gmail.com
Bom estudo!
9ºA,9ºB - Inglês - Electrical appliances - Profª Ângela
Tema: Electrical appliances
Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios do caderno do aluno volume 2 parte 1 paginas: 36 e 37. Envie as repostas para meu e-mail professoraortega@yahoo.com e não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail data entrega: 03/07, você também pode responder direto pelo Classroom.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...