sexta-feira, 10 de julho de 2020

2°A, B, D TECNOLOGIA QUESTÃO PARA PRÓXIMA AULA

DEVOLVER ATÉ QUINTA FEIRA PRÓXIMA


BOM DIA,
RESPONDA NO SEU CADERNO NO MÁXIMO EM 05 LINHAS, DIGITE NO CORPO DO EMAIL envieseutrabalho.tali@gmail.com  O QUE VOCÊ ESCREVEU NO SEU CADERNO E ME ENVIE. ATENÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO MANDAR FOTO DO CADERNO, DEVERÁ SER DIGITADO NO PRÓPRIO EMAIL MESMO. 



QUAL A RELAÇÃO TECNOLÓGICA DESSAS DUAS AULAS ENTRE SÍ?





OBG,
 PRÔ TALI
envieseutrabalho.tali@gmail.com




Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D



Atividade sobre a aula transmitida no dia 07/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo. Depois, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.

Conteúdos: DNA, cromossomos, gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo; características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.

Atividade

1-Defina os termos seguintes:
a)      DNA:
b)      Cromossomo:
c)       Gene:
d)      Genes Alelos:
e)      Lócus:
f)       Genótipo:
g)      Fenótipo:
h)      Cariótipo:
i)        Características genéticas:
j)        Características hereditárias:
k)      Características congênitas:

l)        Características adquiridas:

2- Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome dado as formas alternativas de um gene que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos.
a) DNA.
b) Alelos.
c) RNA.
d) Recessivos.
e) Dominantes.
Justifique sua resposta: _______________________________________________

3- Os genes são porções do DNA que possuem as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma proteína ou RNA, ou seja, são responsáveis pelas características dos organismos. Na espécie humana eles são geralmente encontrados em pares, um gene proveniente da mãe e outro do pai. Determinadas características para se expressarem necessitam que as duas cópias do gene sejam iguais. Esses genes recebem o nome de
a) Heterozigotos.
b) Homozigotos.
c) Recessivos.
d) Dominantes.
e) Neutros.
Justifique sua resposta:_______________________________________
4- A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes.
Justifique sua resposta:_______________________________________
5- Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
Justifique sua resposta: ______________________________________
6- O que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Justifique sua resposta:_______________________________________

7- A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Mendel.
d) Morgan.
e) Dawkins.
Justifique sua resposta:_________________________________________
8- Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é
a) Dominante.
b) Recessivo.
c) Letal.
d) Homozigoto.
e) Heterozigoto.
Justifique sua resposta:__________________________________________
9- O local específico onde cada gene é encontrado em um cromossomo é chamado de
a) Híbrido.
b) Cromátide.
c) Lócus.
d) Alelo.
e) Centrômero.
Justifique sua resposta:__________________________________________

10-Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:________________
Utilize o quadro abaixo para resolver a questão.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Atividade de Revisão de Tecnologia 2ºE, 3ªABC - Profª Scarlet


BOM DIA! Pessoal, como tive pouquíssimo retorno da atividade sobre avanços tecnológicos, vou estar aceitando até o dia 17/07.

Esta atividade que eu estou postando também estará disponível no Google Sala de Aula (Classroom) Deem preferência em enviar a atividade por lá. CASO NÃO TER ACESSO AO CLASSROOM, ENVIAR PELO E-MAIL: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

- Parte 1: Leia Atentamente o texto abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química.
- Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:
- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

TEXTO:

Continuação "Sociedade em Rede" Os avanços tecnológicos

Se observarmos o processo de produção e a disseminação de informações, desde os registros nas cavernas às práticas utilizadas hoje, vamos perceber que nesse universo de comunicação e interação ao longo dos séculos, as imagens (desenhos, fotografias, audiovisuais entre outros) e a escrita foram se desenvolvendo e se integrando nos constantes processos sociais, econômicos e culturais de produção e circulação de mensagens, experiências e conhecimentos. 

Em meio a essa troca, foram surgindo os recursos para o registro e a circulação das informações como o papiro, pergaminho e o livro que, de início, era para o acesso de poucos e só foi difundido com a criação da imprensa já no século XV.

Mais um salto e vamos aos estudos sobre eletricidade por volta do séc. XIX, quando surgiu então o telégrafo (ligado por fios e eletroímãs, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos) para o envio de mensagens a longas distâncias. Como um dos primeiros sistemas modernos de comunicação e que também deu origem ao Código Morse, o telégrafo é considerado um dos marcos dos meios de comunicação da época, visto que propiciou uma nova fase na produção e circulação de informações – a mensagem que já podia ser visual ou escrita, passou a ser transmitida por códigos.



Código Morse

Sistema de representação em letras, sinais de pontuação e algarismos por meio de sinal codificado e transmitido de modo intermitente. Esse sistema foi desenvolvido por Samuel Morse (daí o nome do sistema) em 1835, criador do telégrafo elétrico, utilizando correntes elétricas no controle de eletroímãs que atuam na emissão e recepção de sinais.
O Código Morse pode ser utilizado em várias línguas e uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos que podem ser em:
  • pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
  • sinais visuais: luzes que acendem e apagam;
  • ondas mecânicas: som, conhecido como morse acústico ou
  • ondas eletromagnéticas: sinais de rádio.

Na sequência, vem um dos meios de comunicação considerado de massa: o rádio. Apesar de algumas divergências, os registros apontam como sendo por volta de 1840 a época de surgimento desse recurso e que as primeiras experiências teriam nascido de uma tentativa de cientistas transmitirem mensagens entre dois pontos, em fios.


Hoje, como é conhecido, trata-se de um sistema de comunicação por meio de ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos propagadas no espaço. E por serem de diferentes comprimentos, essas ondas podem ser longas de baixa frequência ou curtas de alta frequência.

Décadas depois, por volta de 1892, surgiu o telefone que, de início, era restrito a poucas pessoas; entretanto, antes mesmo da virada para o século XX, deu-se início ao sistema de centrais telefônicas.


Nessa mesma década, em 1895, foi criado o cinematógrafo pelos irmãos Lumière (August Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière), que consistia em uma máquina de filmagem e projeção de cinema; portanto, naquela época foi possivel a gravação sucessiva de imagens em movimento.

Tempos depois, entre 1920 e 1930, foram desenvolvidos os primeiros sistemas de transmissão de som e imagem que deram origem aos sistemas semimecânicos de televisor. O televisor é considerado como uma evolução do rádio por envolver a transmissão de som e imagens em movimento, por ondas de radiofrequência.

Acesso em: 12/06/2020