terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 

Atividade de Arte – etapas 1, 2 e 3

6º ano - Profa. Daniela               

 

Etapa 1

 

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES PESSOAIS (SONDAGEM)

 

1. Quais profissionais trabalham em um circo? Comente.

2. Conhecem quais são os profissionais necessários para a produção de um espetáculo teatral? 

 3. Quem define como serão feitos os figurinos para o teatro ou circo?

4. Para você, como é o figurino de uma personagem de circo? Quais adereços são usados no circo?

5. Como você definiria a maquiagem de um palhaço? Por que há um profissional maquiador de teatro ou circo?

6. O que é necessário para se criar um ambiente cenográfico (uma floresta, uma casa ou o mar, por exemplo) no teatro? E quem faz isso?

7. Toda peça de teatro tem, necessariamente, um cenário? Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário? Comente.

 

Etapa 2

 

Assista a aula no CMSP no seguinte link

 

https://www.youtube.com/watch?v=n1gh9YRmgic

 

Etapa 3

 

Assista a outra aula no CMSP no seguinte link

 

https://www.youtube.com/watch?v=l7wYtPSVrtM

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

 


 

Atividade de Arte – 

3ª série EM - Profa. Daniela

 

Responda através de um breve texto a seguinte questão

 

- Como a tecnologia está presente na criação e execução de obras musicais? DE que maneira os avanços tecnológicos se fazem presentes na linguagem da Música?

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.


6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 Exercícios de Ortografia

Questão 1

(Copese-2020) Todas as palavras da sequência estão grafadas CORRETAMENTE em:


a) Cizânia – ojeriza – apaziguar – deslizamento – envernizado.


b) Usura – reveses – despreso – maisena – grisalho.


c) Pretensão – suspenção – expansivo – conversível – defensivo.


d) Submissão – discussão – remissão – intercessão – restrissão.


e) Intervenção – exceção – presunsão – remição – contenção.

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Questão 2


(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
 


b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
 


c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
 


d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
 


e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame.

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Questão 3


(Fundatec-2019) O vocábulo “ansiedade” é escrito com ‘s’. Qual das palavras abaixo está corretamente escrita com essa mesma letra?

a) Ansestral.

b) Pulseira.

c) Progreso.

d) Anoiteser.

e) Precausão.

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Questão 4


(Quadrix-2019) Assinale a alternativa em que a grafia das palavras dos trechos está de acordo com as regras da ortografia oficial brasileira e com os significados apropriados.

a) Estou com dificuldade em absolver tanta informação.
 

b) Com este calor, não paro de suar.

c) Há novas medidas para combater o tráfego de drogas.
 

d) Não se preocupe, não vou dilatar ninguém.
 

e) É preciso ratificar estes dados errados.

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Questão 5


(Quadrix-2019) Segundo as regras da ortografia oficial brasileira para o uso do “g” e do “j”, assinale a alternativa que apresenta vocábulo grafado corretamente.

a) estranjeiro
 


b) sarjento
 


c) berinjela
 


d) lage
 


e) tijela

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Questão 6


(Cesgranrio-2018) As palavras juiz, suor e várzea, ao serem passadas para o plural, apresentam a seguinte grafia:

a) juízes; suores; várzeas
 


b) juizes; suores; varzeas
 


c) juízes; suóres; várzeas
 


d) juizes; suórs; varzeas
 


e) juízeis; suóreis; várzeeis

 


1°F - ÚLTIMA LIÇÃO DE PORTUGUÊS?!

 MORFEMA 

FAÇA NO CADERNO.


ASSISTA O VÍDEO:





Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes das palavras.

Morfema lexical

Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.

Exemplo:

comer – comia – comem – comilão: com é o morfema lexical da palavra comer
trabalho – trabalhador – trabalham – trabalhoso: trabalh é o morfema lexical da palavra trabalhar.

Há palavras que não podem ser divididas em formas significativas menores porque só possuem o radical.

Exemplo:

sol, mar, ar, hoje, lápis, lua, giz, pé.

Morfema gramatical

Os morfemas gramaticais são as unidades internas de significação das palavras. Esses se juntam com o radical e indicam a classe gramatical da palavra.

- Morfemas aditivos

1) prefixo - apresenta-se antes de um vocábulo existente:

respeito → desrespeito

2) sufixo - apresenta-se após o radical ou tema de uma palavra:

planta → plantação
legal → legalmente

3) interfixo – aapresenta a união entre a raiz e o sufixo:

pedregoso  pedr (raiz)
eg (interfixo)
oso (sufixo)

4) infixo - insere-se dentro de outro morfe (realização física, gráfica ou fônica de um morfema: raiz, {S} para indicar plural etc.), normalmente a raiz:

picar (radical: pic) → p-in-icar

Se entendermos que pinicar vem de picar,
notaremos a presença do infixo /-in-/.
pic (raiz)
in (infixo)

Morfemas Subtrativos

São morfemas que têm um fonema do radical retirado a fim de marcar diferença no sentido da palavra.

Anão / anã
Órfão / órfã

- Morfema Zero

O morfema zero não é o mesmo que morfema subtrativo, uma vez que o morfema zero é a ausência de uma marca de oposição gramatical em referência a outro termo marcado, ou seja, é quando a existência de um morfema só existe graças à existência do outro.

MarØ ←Essa ausência identificando o singular é o morfema zero
Mares





https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-morfema.htm- Por Mariana Pacheco


1°F - Arcadismo

 Arcadismo  (Conteúdo para resumir, copiar no caderno ou apenas leitura) não vale nota, apenas para enriquecimento de informação.

O Arcadismo é o período que vem depois do Barroco, podendo ser chamado também de "Setecentismo", já que ele ocorreu nos anos 1700 (século XVIII). 




Entenda o contexto

Era a época do Iluminismo na Europa, da Revolução Francesa, da Independência das Treze Colônias na América do Norte e essas ideias de "liberdade", "igualdade" e "fraternidade" que nasceram na Filosofia Francesa chegaram ao Brasil, inspirando a Inconfidência Mineira. O Brasil era colônia de Portugal e o desejo de liberdade e de independência ficava cada vez mais intenso por aqui. Porém, escrever sobre isso era perigoso e, por conta disso, os escritores do período costumavam usar pseudônimos. 

É importante observar que o Arcadismo brasileiro passa a ter características mais próprias, diferenciando-se da Literatura europeia. Sendo assim, a Literatura Brasileira passa a ter mais identidade, passa a "andar mais com as próprias pernas", a ter mais autonomia. 

Características que você precisa saber:

Crítica da vida nas cidades ("fugere urbem" ou "fuga da cidade"), valorização da vida no campo (vida bucólica), vida mais simples e natural, uso de apelidos, linguagem mais simples, pastoralismo (vida pastoril no campo), sentimentos mais espontâneos, pureza dos nativos (mito do "bom selvagem", de Rousseau). 


Autores do período:

Cláudio Manuel da Costa (apelido: Glauceste Satúrnio)

Poesia Lírica: “Obras Poéticas”, a obra que marcou o início do Arcadismo no Brasil. O autor se declara para sua musa (Nise), mas vive se lamentando por não ser correspondido por ela. Nise é uma figura distante, não se manifesta e nem é descrita com detalhes. A lírica se limita a lamentação do autor em não ser correspondido. Possui traços do barroco (como inversões) apesar de ser árcade e tem afinidade com a tradição clássica (à lírica de Camões).

Poesia Épica: “Vila Rica”. Diz a respeito a descoberta das minas, fundação de Vila Rica, entradas e bandeiras, revoltas locais, etc... Destaca-se a descrição da paisagem local. Tem afinidade às tradições clássicas.


Tomás Antônio Gonzaga (apelido: Dirceu)

Poesia Lírica: “Marília de Dirceu”. Poesia de transição entre o Arcadismo e o Romantismo. A mulher (Marília) é descrita de uma forma mais emotiva, espontânea, humana e real, comparando com Nise, de Cláudio Manuel. O tema do distanciamento da mulher amada e do sofrimento em virtude disso é encarado de uma forma mais real.

Poesia Satírica: “Cartas Chilenas”. Foi um meio que Gonzaga usou para criticar o governador da capitania de Minas Gerais (Luís da Cunha Meneses) e seus assessores. Essas cartas circulavam pela cidade e não se sabia a autoria, pois essas cartas eram escritas baseadas em pseudônimos (Luís da Cunha Meneses X Fanfarrão Minésio, mineiras X chilenas, Vila Rica X Santiago, Doroteu – destinatário – e Critilo – quem assinava).


Basílio da Gama (apelido: Termindo Sipílio)

Poesia Épica: Uraguai

Estrutura: não copia o modelo clássico de Camões (sem estrofação, versos brancos, início do poema com a ação em pleno desenvolvimento). A história trata da guerra entre jesuítas e índios contra os portugueses e espanhóis com a aprovação do Tratado de Madri, que trocava a posse da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões.

Características temáticas: O índio é visto como um herói moral, pois ele é manipulado pelo jesuíta (anti-jesuitismo). Crítica à guerra (a necessidade da guerra é questionada). A história não é mudada (os portugueses e os espanhóis vencem). A descrição é fiel à paisagem (natureza bruta, figura do índio – nativismo).

Frei José de Santa Rita Durão

Poesia Épica: Caramuru

Estrutura: copia o modelo clássico camoniano
História: narra a história de um náufrago português, Diogo, que vai acabar parando numa tribo indígena.

Características temáticas: vai escrever o poema épico baseado no que ele ouviu ou leu. Ele teve pouca vivência no Brasil, por isso é inferior ao Uraguai, que traz uma maior riqueza da descrição brasileira. 

DICA: O Arcadismo se aproximou dos ideais do Iluminismo e procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, escrevendo num contexto de idealização, fora da realidade. Por esse motivo, os escritores desse período sofreram muitas críticas e foram obrigados a usar pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

Além de ser marcado pelo Iluminismo, seu contexto também é marcado pelo avanço tecnológico que produziram a industrialização e o êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do Absolutismo e a ascensão da burguesia.


RESUMO 

 O marco inaugural do Arcadismo foi em 1768, em Vila Rica MG, com a fundação da Arcádia Ultramarina e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Mesmo não construindo um grupo nos moldes das arcádias europeias, assim é formada a primeira geração literária brasileira.

Com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro em 1808, nasce a chamada Escola Setecentista, que com suas medidas político-administrativas, permitiu a introdução do pensamento pré-romântico no Brasil. Entre as características do movimento no Brasil, destacam-se a introdução de paisagens tropicais, valorização da história colonial, a luta pela independência e o início do nacionalismo.

Na Literatura, ficou marcado por romper as ideias barrocas e valorizar a natureza e o estilo de vida no campo. Esse movimento literário representou os anseios da vida burguesa em que os poetas costumavam criticar e desprezar a vida nas grandes cidades e centros urbanos, pela agitação e pelos problemas da vida moderna.


Diferenças entre Barroco e Arcadismo

Estes dois movimentos são diferentes, ainda que similares. Isso porque o Arcadismo veio para contrapor o Barroco e ambos são movimentos artísticos com inspirações europeias que tiveram grande destaque na veia artística brasileira.

O Barroco surgiu a partir de uma oposição religiosa, dividindo os pensamentos em antropocentrismo – homem no centro das coisas – e o teocentrismo – Deus no centro das coisas. Assim, as produções artísticas desse movimento passaram a ser usadas para expressar o que se pensava, sempre mostrando alguma divisão de conflito (exemplo: o bem e o mal).

Já o Arcadismo surgiu como uma reação ao Barroco e representou o equilíbrio, a simplicidade, antropocentrismo e principalmente a vida simples no campo. Enquanto o Barroco usava o jogo de palavras e o intelectual, o Arcadismo usava uma linguagem mais simples, por considerar o outro movimento com uma linguagem rebuscada e cheia de paradoxos.





http://www.resumosdeliteratura.com/2014/03/resumo-do-arcadismo-literatura.html
https://www.pravaler.com.br/arcadismo-contexto-historico-caracteristicas-e-autores

EBAAAA , ÚLTIMA LIÇÃO DO ANO?! PORTUGUÊS revisão Simbolismo.

SIMBOLISMO 

O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Cruz e Sousa, um dos poucos autores negros do século XIX, é identificado pela sua profundidade filosófica, angústia metafísica e obsessão pela cor branca. Já Alphonsus de Guimaraens possui uma poesia marcada pela forte religiosidade e morbidez.

O Simbolismo surgiu na França, com a publicação do livro As flores do mal (1857), de Charles Baudelaire (1821-1867). De maneira geral, possui as seguintes características: misticismo, musicalidade, rigor formal, uso de reticências, valorização do mistério, maiúscula alegorizante e sinestesia. Seus autores duvidavam da razão e da realidade concreta; por isso, buscavam, por meio dos sentidos, atingir o plano das essências.

Na segunda metade do século XIX, o capitalismo europeu deixava evidente a disparidade social entre a elite econômica e o proletariado. Se, de um lado, a burguesia enriquecia, de outro, os trabalhadores viviam uma realidade de miséria. Diante dessa situação, o movimento operário ganhou força e o conflito de classes tornou-se mais evidente, enquanto as grandes potências realizavam a expansão imperialista, na Ásia e na África, e empreendiam, estimuladas pelo progresso científico, uma corrida armamentista.

No Brasil, o Simbolismo surgiu após a Abolição da Escravatura (1888) e a Proclamação da República (1889). Nesse contexto, havia a miséria dos escravos libertos, um problema social e étnico que se estenderia pelas gerações afora, além dos conflitos políticos ocasionados pela ditadura empreendida por Floriano Peixoto (1839-1895), que durou de 1891 a 1894. Além do mais, no Nordeste, os problemas sociais relacionados à seca levaram à Guerra de Canudos (1896-1897).

Assim, os artistas recorreram novamente à fuga da realidade. A vida como ela é já não interessava mais a esses artistas, nem a um povo cansado de tão dura realidade. Assim sendo, as obras de caráter realista, segundo aqueles mais sensíveis, deveriam ser substituídas pela fantasia.



A pintura impressionista dialoga com o Simbolismo ao criar imagens menos nítidas, como em Vétheuil no verão (1880), de Claude Monet (1840-1926).

O Simbolismo apresenta as seguintes características:

  • Falta de confiança na realidade, que seria ilusória;
  • Oposição ao objetivismo parnasiano e realista;
  • Valorização do não racional, ou seja, do mistério;
  • Apreço pelo não consciente, pelo espiritual e imaterial;
  • Crença na existência de um mundo ideal;
  • Relação entre o mundo visível e o mundo das essências (ou ideal);
  • Misticismo, sondagem do eu e valorização da intuição;
  • Musicalidade das palavras;
  • Alienação social;
  • Rigor formal: metrificação e rimas;
  • Visão contrária ao otimismo científico;
  • Destaque para o abstrato, o impalpável;
  • Uso de reticências para sugerir imprecisão;
  • Poder de sugestão, em oposição à objetividade;
  • Maiúscula alegorizante: palavra escrita com inicial maiúscula;
  • Estímulo dos sentidos humanos, a partir da sinestesia;
  • As palavras com maiúscula alegorizante e as sensações são símbolos capazes de levar o leitor a ter contato com o plano das essências.

Autores Brasileiros Simbolistas

Cruz e Sousa (1861-1898)

Considerado o precursor do simbolismo no Brasil, João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro nascido em Florianópolis.

Sua obra é marcada pela musicalidade e espiritualidade com temáticas individualistas, satânicas, sensuais. Suas principais obras: Missal (1893), Broquéis (1893), Tropos e fantasias (1885), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905).

Alphonsus de Guimarães (1870-1921)

Um dos principais poetas simbolistas do Brasil, Afonso Henrique da Costa Guimarães, possui uma obra marcada pela sensibilidade, espiritualidade, misticismo, religiosidade. Sua temática é a morte, a solidão, o sofrimento e o amor.

Sua produção literária apresenta características neo-romântico, árcades e simbolistas. Suas.principais obras: Setenário das dores de Nossa Senhora (1899), Dona Mística (1899), Kyriale (1902), Pastoral aos crentes do amor e da morte (1923).

Augusto dos Anjos (1884-1914)

Augusto dos Anjos foi um dos grandes poetas brasileiros simbolistas, embora, muitas vezes, sua obra apresente características pré-modernas.

Patrono da cadeira número 1 da Academia Paraibana de Letras, publicou um livro intitulado "Eu", e foi chamado de "Poeta da morte". Isso porque seus poemas exploram temas sombrios.

JÁ EM PORTUGAL FORAM:

O marco inicial do Simbolismo em Portugal foi a publicação da obra "Oaristos", de Eugênio de Castro (1869-1944) em 1890.

Os poetas simbolistas portugueses que merecem destaque são: Camilo Pessanha (1867-1926), Eugênio de Castro (1869-1944), Augusto Gil (1873-1929), Raul Brandão (1867-1930) e Antônio Nobre (1867-1900).

DICA:

Simbolismo fez na literatura o que o Impressionismo estava fazendo na música e na pintura, isto é, promoveu a diluição da figura, a perda dos contornos, a percepção individual da realidade, a influência da luz, o sonho, as imagens etéreas, o subjetivo, o momento, o conhecimento intuitivo.


Vídeo de apoio:





https://www.todamateria.com.br/simbolismo-no-brasil/
https://www.blogger.com/u/3/blog/post/edit/8443020417524550026/7841669529842082001
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-simbolismo-no-brasil.htm