RESPONDA NO SEU CADERNO NO MÁXIMO EM 05 LINHAS, DIGITE NO CORPO DO EMAIL envieseutrabalho.tali@gmail.com O QUE VOCÊ ESCREVEU NO SEU CADERNO E ME ENVIE. ATENÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO MANDAR FOTO DO CADERNO, DEVERÁ SER DIGITADO NO PRÓPRIO EMAIL MESMO.
QUAL A RELAÇÃO TECNOLÓGICA DESSAS DUAS AULAS ENTRE SÍ?
Atividade sobre a aula transmitida
no dia 07/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.
Habilidades: Conceituar
gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e
fenótipo. Depois, identificar e diferenciar características genéticas,
hereditárias, congênitas e adquiridas.
Conteúdos: DNA,
cromossomos, gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo,
genótipo e fenótipo; características genéticas, hereditárias, congênitas e
adquiridas.
Atividade 1-Defina os termos seguintes:
a)DNA:
b)Cromossomo:
c)Gene:
d)Genes Alelos:
e)Lócus:
f)Genótipo:
g)Fenótipo:
h)Cariótipo:
i)Características
genéticas:
j)Características
hereditárias:
k)Características
congênitas:
l)Características
adquiridas:
2-
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que
indica corretamente o nome dado as formas alternativas de um gene que ocupam a
mesma posição em cromossomos homólogos.
a) DNA.
b) Alelos.
c) RNA.
d) Recessivos.
e) Dominantes.
Justifique sua resposta: _______________________________________________
3-
Os genes são porções do DNA que possuem as informações
necessárias para que ocorra a síntese de uma proteína ou RNA, ou seja, são
responsáveis pelas características dos organismos. Na espécie humana eles são
geralmente encontrados em pares, um gene proveniente da mãe e outro do pai.
Determinadas características para se expressarem necessitam que as duas cópias
do gene sejam iguais. Esses genes recebem o nome de
a) Heterozigotos.
b) Homozigotos.
c) Recessivos.
d) Dominantes.
e) Neutros.
Justifique sua resposta:_______________________________________
4- A composição
genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes.
Justifique sua
resposta:_______________________________________
5- Marque a alternativa
que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
Justifique sua resposta:
______________________________________
6- O que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do
ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas
características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do
genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Justifique
sua resposta:_______________________________________
7- A Genética é
responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha
iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Mendel.
d) Morgan.
e) Dawkins.
Justifique
sua resposta:_________________________________________
8- Quando um indivíduo
apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é
a) Dominante.
b) Recessivo.
c) Letal.
d) Homozigoto.
e) Heterozigoto.
Justifique sua
resposta:__________________________________________
9- O local específico
onde cada gene é encontrado em um cromossomo é chamado de
a) Híbrido.
b) Cromátide.
c) Lócus.
d) Alelo.
e) Centrômero.
Justifique
sua resposta:__________________________________________
10-Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os
descendentes serão:________________
Utilize o quadro
abaixo para resolver a questão.
Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.
Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).
Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
BOM DIA! Pessoal, como tive pouquíssimo retorno da atividade sobre avanços tecnológicos, vou estar aceitando até o dia 17/07. Esta atividade que eu estou postando também estará disponível no Google Sala de Aula (Classroom) Deem preferência em enviar a atividade por lá. CASO NÃO TER ACESSO AO CLASSROOM, ENVIAR PELO E-MAIL: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp. - Parte 1: Leia Atentamente o texto abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química. - Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:
- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com TEXTO:
Continuação "Sociedade em Rede" Os avanços tecnológicos
Se observarmos o processo de produção e a disseminação de informações, desde os registros nas cavernas às práticas utilizadas hoje, vamos perceber que nesse universo de comunicação e interação ao longo dos séculos, as imagens (desenhos, fotografias, audiovisuais entre outros) e a escrita foram se desenvolvendo e se integrando nos constantes processos sociais, econômicos e culturais de produção e circulação de mensagens, experiências e conhecimentos. Em meio a essa troca, foram surgindo os recursos para o registro e a circulação das informações como o papiro, pergaminho e o livro que, de início, era para o acesso de poucos e só foi difundido com a criação da imprensa já no século XV.
Mais um salto e vamos aos estudos sobre eletricidade por volta do séc. XIX, quando surgiu então o telégrafo (ligado por fios e eletroímãs, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos) para o envio de mensagens a longas distâncias. Como um dos primeiros sistemas modernos de comunicação e que também deu origem ao Código Morse, o telégrafo é considerado um dos marcos dos meios de comunicação da época, visto que propiciou uma nova fase na produção e circulação de informações – a mensagem que já podia ser visual ou escrita, passou a ser transmitida por códigos.
Código Morse
Sistema de representação em letras, sinais de pontuação e algarismos por meio de sinal codificado e transmitido de modo intermitente. Esse sistema foi desenvolvido por Samuel Morse (daí o nome do sistema) em 1835, criador do telégrafo elétrico, utilizando correntes elétricas no controle de eletroímãs que atuam na emissão e recepção de sinais.
O Código Morse pode ser utilizado em várias línguas e uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos que podem ser em:
pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
sinais visuais: luzes que acendem e apagam;
ondas mecânicas: som, conhecido como morse acústico ou
ondas eletromagnéticas: sinais de rádio.
Na sequência, vem um dos meios de comunicação considerado de massa: o rádio. Apesar de algumas divergências, os registros apontam como sendo por volta de 1840 a época de surgimento desse recurso e que as primeiras experiências teriam nascido de uma tentativa de cientistas transmitirem mensagens entre dois pontos, em fios.
Hoje, como é conhecido, trata-se de um sistema de comunicação por meio de ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos propagadas no espaço. E por serem de diferentes comprimentos, essas ondas podem ser longas de baixa frequência ou curtas de alta frequência.
Décadas depois, por volta de 1892, surgiu o telefone que, de início, era restrito a poucas pessoas; entretanto, antes mesmo da virada para o século XX, deu-se início ao sistema de centrais telefônicas.
Nessa mesma década, em 1895, foi criado o cinematógrafo pelos irmãos Lumière (August Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière), que consistia em uma máquina de filmagem e projeção de cinema; portanto, naquela época foi possivel a gravação sucessiva de imagens em movimento.
Tempos depois, entre 1920 e 1930, foram desenvolvidos os primeiros sistemas de transmissão de som e imagem que deram origem aos sistemas semimecânicos de televisor. O televisor é considerado como uma evolução do rádio por envolver a transmissão de som e imagens em movimento, por ondas de radiofrequência.