quarta-feira, 4 de novembro de 2020

6º Ano C (Clayton - Português)

Primeira parte da correção das atividades de: quinta-feira, 29 de outubro de 2020

1)      1) Resposta: “a”1 :

 

2)      2) Resposta: “a”.um período simples;

 

3)      Resposta: "a" Por que;

 

4)      Resposta: c.O senhor interpretou minha resposta?

 

5)      Resposta: O entrevistador é um repórter da revista Isto é e Mauricio de Sousa é o entrevistado.

 

6)      Resposta: Por que ele disse estar ousando. E que foi convencido de que agora a equipe tem capacidade e boas condições de encarar esse desafio.

 

            ATIVIDADE DE FÍSICA      1ª E        1ªF

PROFESSORA :  CIDA

ENTREGAR ATÉ :10/11

1)A afirmação todo movimento é relativo
significa: (assinale a alternativa correta).
a)todos os cálculos de velocidade são imprecisos;
b)não existe movimento com velocidade constante;
c)a velocidade depende sempre de uma força;
d)a velocidade depende sempre de uma aceleração;
e)a descrição de qualquer movimento requer
um referencial.

2) Um motorista dirigindo seu automóvel a uma
velocidade escalar de 30 m/s quando observa
que um pouco adiante há um buraco. Pisa
então, no freio, reduzindo a velocidade para
10 m/s, num intervalo de tempo de 4 segundos.
Calcule a aceleração escalar média  do
automóvel durante a freada.

  

3)Um corpo movimenta-se sobre uma trajetória
retilínea obedecendo à função horária
S = 20 + 4t.  Determinar:
a) sua posição inicial e sua velocidade;
b) sua posição no instante 5 s ;
c)a variação de espaço entre os instantes
2 s  e  7 s;
d)o instante em que o ponto material passa
pela posição 60 m.

 

4) Um ponto material em movimento sobre
uma trajetória retilínea tem posição do
tempo dada pela gráfico abaixo.
Determine:
a) a posição inicial do ponto material;
b)sua velocidade;
c) a posição do ponto material no instante
de 15 s.

 

5) Para que uma bola de massa 0,35 kg seja
acelerada a 5 m/s², com que intensidade de
força ela deve ser chutada?

 

 

Dúvidas no whatsApp PV ou
e-mail.

Obs. Se o gráfico não aparecer no blogger
verifique no grupo de whatsApp, por favor

MATEMÁTICA - PROFº JULIANA - 9º ANO A E B - ATIVIDADE 2 - 4º BIMESTRE

 Olá 

Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 2 do 4º Bimestre



Para essa atividade, vocês deverão fazer a Situação de Aprendizagem 3, da apostila do 3º Bimestre, páginas 70, 71 e 72
Para quem não possui a apostila, estou anexando a imagem das páginas.



Para entrega, estou disponibilizando 3 formas diferentes:
1º Pode ser feita pelo Formulário do Google Forms: Atividade 2


2º Pode ser feita anexando a foto da apostila ou caderno no Google Classroom:

3º Pode ser encaminhado via e-mail, para profjulianamatematica@yahoo.com
ATENÇÃO: CASO OPTE POR ENCAMINHAR VIA E-MAIL SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
No título do e-mail, coloque a atividade que está encaminhando, por exemplo: Atividade 2 - 4º Bimestre.
No corpo do e-mail coloque nome completo, número e série
Adicione a foto da apostila ou do caderno.










MATEMÁTICA - PROFº JULIANA - 7º ANO A E B - ATIVIDADE 2 - 4º BIMESTRE

  Olá

Assistam os vídeos abaixo para fazerem a ATIVIDADE 2 do 4º Bimestre




Para essa atividade, vocês deverão fazer a Situação de Aprendizagem 3, da apostila do 3º Bimestre, página 68 e 69.

Para quem não possui a apostila, estou anexando a imagem da página.



Para entrega, estou disponibilizando 3 formas diferentes: 

1º Pode ser feita pelo Formulário do Google Forms:

Atividade 2

2º Pode ser feita anexando a foto da apostila ou caderno no Google Classroom:

7º A: Classroom 7º A

7ºB: Classroom 7º B

3º Pode ser encaminhado via e-mail, para profjulianamatematica@yahoo.com

ATENÇÃO: CASO OPTE POR ENCAMINHAR VIA E-MAIL SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

No título do e-mail, coloque a atividade que está encaminhando, por exemplo: Atividade 2 - 4º Bimestre.

No corpo do e-mail coloque nome completo, número e série

Adicione a foto da apostila ou do caderno.




 

        ATIVIDADE DE FÍSICA  2ªA       2ªB     2ªC

PROFESSORA: CIDA

ENTREGAR ATÉ 10/11/2020

1)Calcule a capacidade térmica de 300 g de ferro.
c=0,117 cal/g     C = m.c

2) Qual é a quantidade de calor necessária
para elevar de 24 para 80 a temperatura
de um bloco de 100 g de cobre?
c = 0,09 cal/g       Q = m.c. 

3)Que quantidade de calor deve ser recebida
por 200 g de gelo a 0°C para que derreta
totalmente? ( fusão = sólido/líquido)
Q = m . L      (Lf = 80 cal)

4) Que quantidade de calor deve ser forne-
cida a 100g de gelo, inicialmente, a - 8°C, para
transformá-la em 50°C de água ?
c= 0,5 cal/g°C      Lf= 80 cal     c=1 cal /g°C

Q = m. c. ∆ϴ       Q = m.Lf      Q= m.c.∆ϴ

Obs. Primeiro tem a fusão, de -8°c para 0°C
depois o calor latente  e depois o aqueci-
mento até 50°C

5)Considere seus conhecimentos sobre as
mudanças de fase  e analise as afirmações
I ,  II  e III, referentes à substância água,
um recurso natural de alto valor.

I  - Durante a transição de sólido para
líquido, a temperatura não muda, embora
uma quantidade de calor tenha sido
fornecida à água.

II – O calor latente de condensação da
água tem um valor diferente do calor
latente de vaporização.

III – Em determinadas condições, a
água pode coexistir na fase sólida,
líquida e gasosa.

Pode-se afirmar que:
a)apenas a afirmação I é correta.
b)apenas as afirmações I e II são corretas.
c)apenas as afirmações I e III são corretas.
d)apenas as afirmações II e III são corretas.
e) todas são corretas

6)Em um churrasco, o calor é transmitido
de diversas formas. Qual o processo está
envolvido em cada item: (condução,
convecção ou irradiação)
a) do carvão em brasa direto para a carne:
_____________________

b) com o ar quente próximo ao carvão que

sobe até a carne:_________________


c) ao longo do espeto em contato com o ar já
aquecido:__________________

 

7) Uma bola de futebol de 300 g é chutada
por um defensor, partindo rasteira com uma
velocidade inicial de 108 km/h e chegando
aos pés de um companheiro no ataque a
36 km/h. Então, qual foi o trabalho total
realizado contra a bola pela força de atrito
com a grama e pela resistência do ar?

Ec inicial = m.v²/2       Ec final = m.v²/2

Transformar km/h   para m/s

Gramas  para kilogramas

Ec final – Ec inicial

 3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 11/11/2020

Unidade Temática: Origem e Evolução da Vida- Evolução Biológica e Cultural


Instruções: 

1- Assistir as Vídeo Aulas (Discovery Channel e a Evolução Humana e o Documentário sobre: De Onde Vieram os Humanos), links disponibilizados abaixo.

2- Responder o exercício de Fixação.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


https://youtu.be/bCdMGS4jJd4
https://youtu.be/5icqS_6yVNk


Exercícios de Fixação

1: (UFSC 2017)

Com base nos conhecimentos sobre a evolução humana, é correto afirmar que:

 
 
 
 


2: (UFSC 2016)

A figura abaixo representa a relação entre os períodos de extinção biológica em massa e o número de famílias taxonômicas, com base nos registros fósseis.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 277, v. 2. [Adaptada].

Sobre evolução e com base na figura, é CORRETO afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 


3: (UFSC 2015)

A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 


4: (UFSC 2018/1)

Em uma aula sobre evolução, o professor apresentou o seguinte modelo didático: uma tela que possibilita apenas a passagem das bolinhas pequenas.

FAVARETTO, J. A. Biologia: unidade e diversidade, 3o ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016, p. 267. [Adaptado].

Com base no modelo didático e sobre o assunto evolução, é correto afirmar que:

 
 
 
 
 
 
 



5: (UDESC 2018/1)

Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.

Esse processo é conhecido como:

 
 
 
 
 


6: (UFRGS 2015)

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos mecanismos de mudança evolutiva.

( ) O equilíbrio de Hardy-Weinberg descreve uma situação modelo na qual as frequências alélicas mudam ao longo das gerações.
( ) As mutações são fonte de variabilidade, pois ocorrem em taxas elevadas para a maioria dos locos estudados.
( ) O movimento de gametas entre populações, referido como fluxo gênico, pode alterar as frequências alélicas de uma população.
( ) Quando uma população passa por um evento de gargalo populacional, a variação genética pode ser reduzida por deriva genética.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 
 
 
 


7: (UFRGS 2015)

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato.

I - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum.
II - As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros.
III - A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes.

Quais estão corretas?

 
 
 
 
 


8: (FUVEST 2017)

Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.

 
 
 
 
 


9: (UNICAMP 2016)

Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que:

 

 
 
 
 



10: (Unespar 2017)

“A origem das espécies” de Charles Darwin foi um dos maiores avanços das Ciências biológicas de todos os tempos, a ponto de ser dito que “nada na biologia faz sentido exceto à luz da evolução” (DOBZHANSKY, T. Biology, Molecular andOrganismic. American Zoologist, v. 4, p. 443-452, 1964).

No entanto, ainda hoje, há certa confusão sobre como se processa a evolução, mesmo entre os estudantes de Ciências Biológicas. Assim, assinale a única alternativa que Não condiz com as ideias de Darwin.

 
 
 
 
 


11: (Unespar 2016)

Para Darwin, os seres vivos variam entre si, lutam pela sobrevivência e os mais aptos sobrevivem.

As ideias de Darwin são a base para o Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução.

De posse destas teorias podemos afirmar que:

 
 
 
 
 


12: (Unespar 2015)

A teoria da evolução biológica é considerada a base da biologia moderna. “Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução” Theodosius Dobzhansky.

A ideia sobre evolução, também evoluiu com o passar do tempo, sobretudo com o avanço dos conhecimentos científicos. Identifique a correlação correta entre o nome do cientista e sua ideia de evolução.