sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Atividade 1 – Geografia 3o B e C - Profª Andressa Zarrella

 Geografia das Redes Mundiais

Habilidade:• Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando

áreas de concentração e distribuição dos mesmos.

Atividade:

Utilize o endereço abaixo, para assistir ao vídeo referente a esta aula, depois responda (tele-aula 31):

https://www.youtube.com/watch?

v=iCmjwY1PuCs&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=30


1. Qual o recurso utilizado pelo repórter, na cena em que ele está no supermercado, onde ele

comprova a existencia do meio técnico-científico-informacional na realidade?


2. Em configuração ao meio técnico-científico-informacional, os lugares no mundo estão em intensa

conexão. Portanto é possível classificar nossa cidade como um lugar mundial. Exemplifique:


3. Na definição de meio técnico-científico-informacional; a informação é identificada como um

elemento fundamental. Utilize exemplos do avanço da informação nos dias atuais, isto é, as novas

tecnologias aperfeiçoam e ampliam a velocidade da informação e consequentemente a economia.

1°F REVISÃO Oxítona, paroxítona e proparoxítona

                                                                                                     Fazer no caderno

Oxítona, paroxítona e proparoxítona

Conforme a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Nas palavras oxítonas, a sílaba tônica está localizada na última sílaba.
Nas palavras paroxítonas, a sílaba tônica está localizada na penúltima sílaba.
Nas palavras proparoxítonas, a sílaba tônica está localizada na antepenúltima sílaba.

Diferença entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

ClassificaçãoSílaba tônicaExemplo
oxítonaúltimajaca (já-ca-)
paroxítonapenúltimavontade (von-ta-de)
proparoxítonaantepenúltimavida (-vi-da)

Exemplos de palavras oxítonas

  • ali (a-li)
  • angu (an-gu)
  • após (a-pós)
  • baú (ba-ú)
  • chapéu (cha-péu)
  • complô (com-plô)
  • cristal (cris-tal)
  • daí (da-í)
  • feliz (fe-liz)
  • herói (he-rói)
  • horror (hor-ror)
  • juiz (ju-iz)
  • papéis (pa-péis)
  • picolé (pi-co-)
  • porém (po-rém)
  • raiz (ra-iz)
  • ruim (ru-im)
  • tupi (tu-pi)
  • você (vo-)
  • xampu (xam-pu)

Exemplos de palavras paroxítonas

  • atitude (a-ti-tu-de)
  • egoísta (e-go-ís-ta)
  • escola (es-co-la)
  • esquisito (es-qui-si-to)
  • estéril (es--ril)
  • frágil (frá-gil)
  • garoto (ga-ro-to)
  • imóvel (i--vel)
  • incrível (in-crí-vel)
  • níquel (-quel)
  • paranoico (pa-ra-noi-co)
  • passado (pas-sa-do)
  • repórter (re-pór-ter)
  • saúde (sa-ú-de)
  • sistema (sis-te-ma)
  • táxi (-xi)
  • tênis (-nis)
  • tranquilo (tran-qui-lo)
  • útil (ú-til)
  • viúva (vi-ú-va)

Exemplos de palavras proparoxítonas

  • árvore (ár-vo-re)
  • bússola (bús-so-la)
  • cálculo (cál-cu-lo)
  • código (-di-go)
  • crítica (crí-ti-ca)
  • elástico (e-lás-ti-co)
  • gênero (-ne-ro)
  • hóspede (hós-pe-de)
  • indígena (in--ge-na)
  • informática (in-for--ti-ca)
  • mágico (-gi-co)
  • máquina (-qui-na)
  • músculo (mús-cu-lo)
  • político (po--ti-co)
  • prática (prá-ti-ca)
  • próximo (pró-xi-mo)
  • sábado (-ba-do)
  • tímido (-mi-do)
  • tráfico (trá-fi-co)
  • xícara (-ca-ra)

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 


                 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 06/11/2020 


Equipe Gestora
2020

1°F Revisão Homônimos e Parônimos

Os Homônimos e os Parônimos são termos que fazem parte do estudo da semântica (significado das palavras).

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos.

Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

Homônimos

As palavras homônimas são classificadas em:

  • Homógrafas: são palavras iguais na grafia diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).
  • Homófonas: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia, por exemplo: concertar (harmonizar) e consertar (reparar); censo (recenseamento) e senso (juízo); acender (atear) e ascender (subir).
  • Perfeitas: são palavras iguais na grafia e iguais na pronúncia, por exemplo: caminho (substantivo) e caminho (verbo); cedo (verbo) e cedo (advérbio de tempo); livre (adjetivo) e livre (verbo).

Parônimos

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido.

Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão.

A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas:

  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico)
  • Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)
  • Cavaleiro (que cavalga) e cavalheiro (homem gentil)
  • Comprimento (extensão) e cumprimento (saudação)
  • Coro (música) e couro (pele animal)
  • Delatar (denunciar) e Dilatar (alargar)
  • Descrição (ato de descrever) e discrição (prudência)
  • Despensa (local onde se guardam alimentos) e dispensa (ato de dispensar)
  • Docente (relativo a professores) e discente (relativo a alunos)
  • Emigrar (deixar um país) e imigrar (entrar num país)
  • Eminente (elevado) e iminente (prestes a ocorrer)
  • Flagrante (evidente) e fragrante (perfumado)
  • Fluir (transcorrer, decorrer) e fruir (desfrutar)
  • Imergir (afundar) e emergir (vir à tona)
  • Inflação (alta dos preços) e infração (violação)
  • Infligir (aplicar pena) e infringir (violar)
  • Mandado (ordem judicial) e mandato (procuração)
  • Osso (parte do corpo) e ouço (verbo ouvir)
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo)
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento)
  • Ratificar (confirmar) e retificar (corrigir)
  • Recrear (divertir) e recriar (criar novamente)
  • Tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilegal)
  • Soar (produzir som) e suar (transpirar)

https://www.todamateria.com.br/homonimos-e-paronimos/


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Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos propostos pelas alternativas entre parênteses.

a – O atacante aproveitou a jogada distraída e deu o ___________ no adversário. (cheque/xeque)
b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela)
c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)
d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão)


1°F - REVISÃO DÍGRAFO, ENCONTRO VOCÁLICO E CONSONANTAL

                                                                                                              FAZER NO CADERNO

Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.


Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?

Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lhnhchrrssqu e gu (seguidos de e ou i), scxcxs.
Vejamos alguns exemplos de palavras com dígrafos:

alho = lh
chuva = ch
ninho = nh
carro = rr
assistir = ss
águia = gu
aquilo = qu
nascer = sc
descer = sc
cresça = sç
exceção = xc
exsurgir = xs

Além desses, há os chamados dígrafos vocálicos, os quais são formados pelas vogais nasais seguidas de “m” ou “n” (am, an, em, en, im, in, om, on, um e un): amparar, antigo, lembrar, encontrar, importar, indicar, ombro, onda, umbigo, fundo.

ENCONTRO CONSONANTAL E ENCONTRO VOCÁLICO

Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra.

  • trigo;
  • planeta;
  • advogado;
  • corte;
  • filtro.
  • Encontro vocálico é a sequência de duas ou mais vogais numa palavra:

    • caixa;
    • chapéu;
    • iguais;
    • saúde;
    • poesia.

Encontro vocálico

Os encontros vocálicos podem ser classificados em ditongo, tritongo e hiato.

DitongoEncontro de uma semivogal e de uma vogal na mesma sílaba.limão
quatro
ouro
TritongoEncontro de uma semivogal, de uma vogal e de outra semivogal na mesma sílaba.quaisquer
enxaguei
Uruguai
HiatoEncontro de duas vogais que se encontram em sílabas diferentes.piada
oceano
cme

Os ditongos podem ser ainda classificados em:

  • ditongo decrescente (ai, au, ui, éu,…)
  • ditongo crescente (ui, oe, ia, ua,…)
  • ditongo oral (ai, ei, eu, ou, oi,…)
  • ditongo nasal (ão, õe, ãe,…)

Os tritongos podem ser ainda classificados em:

  • tritongo oral (uai, uei)
  • tritongo nasal (uão, uõe)

ENCONRO CONSONANTAL

encontro consonantal fonético ocorre quando a consoante x assume o som cs, representando assim a dois fonemas consonantais:

  • táxi (4 letras, 5 fonemas)
  • boxe (4 letras, 5 fonemas)
  • oxigênio (8 letras, 9 fonemas)

Tipos e exemplos de encontros consonantais

Existem dois tipos principais de encontros consonantais:
encontro consonantal perfeito (também chamado de próprio ou puro);
encontro consonantal imperfeito (também chamado de impróprio ou disjunto).

Alguns autores defendem ainda a existência de um terceiro tipo de encontro consonantal: o encontro consonantal misto.

Encontro consonantal perfeito

Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba.

É o caso das consoantes l e r juntamente com outras consoantes: dr, tr, gr, vr, cl, fl, pl, bl,… e os grupos consonantais que aparecem no início das palavras:

  • Brasil (Bra-sil);
  • claro (cla-ro);
  • flores (flo-res);
  • fritadeira (fri-ta-dei-ra);
  • palavra (pa-la-vra);
  • prateleira (pra-te-lei-ra);
  • psicólogo (psi-có-lo-go);
  • gnomo (gno-mo);
  • pneumático (pneu-má-ti-co);

Encontro consonantal imperfeito

Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes:

  • advogado (ad-vo-ga-do);
  • aftas (af-tas);
  • almoço (al-mo-ço);
  • costas (cos-tas);
  • forte (for-te);
  • magnético (mag-né-ti-co);
  • objetivo (ob-je-ti-vo);

Encontro consonantal misto

Há encontro consonantal misto quando, na divisão silábica, os encontros consonantais apresentam características dos encontros consonantais perfeitos e imperfeitos:

  • destreza (des-tre-za);
  • destruição (des-tru-i-ção);
  • displicência (dis-pli-cên-cia);
  • filtração (fil-tra-ção);

VÍDEO APOIO PARNASIANISMO 2°B,C,D



 

2°B, C, D - PARNASIANISMO "A ARTE PELA ARTE"

 PARNASIANISMO                         FAZER NO CADERNO



parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no final do século XIX, tendo como principal bandeira a oposição ao realismo e ao naturalismo, movimentos que ocorriam nesse contexto. No Brasil, esse movimento opunha-se principalmente ao romantismo, já que, apesar dos ideais românticos terem dado lugar ao realismo e ao naturalismo na prosa, ainda eram fortes suas características na poesia. Assim, os poetas parnasianos incorporaram em suas produções poéticas traços que se opunham diretamente à poesia romântica.

Em 1882, Fanfarras, de Teófilo Dias, é a obra que inaugura o parnasianismo brasileiro, movimento que se prolonga até a Semana de Arte Moderna, em 1922.

De postura anti-romântica, o Parnasianismo é baseado no culto da forma, na impassibilidade e impessoalidade, na poesia universalista e no racionalismo.

Os autores parnasianos criticavam a simplicidade da linguagem, a valorização da paisagem nacional e o sentimentalismo. Para eles, essa era uma forma de subjugar os valores da poesia.

A proposta inovadora era de uma poesia de linguagem rebuscada, racional e perfeita do ponto de vista formal. Acreditavam que, se estivessem apoiados no modelo clássico poderiam contrapor os exageros e a fantasia típica do movimento literário Romantismo.

Ao Parnasianismo, seguiu-se o Simbolismo, movimento que exalta a realidade subjetiva e que nega a razão explorada pelos parnasianos.

Características do Parnasianismo

Os parnasianos são esteticamente detalhistas. Ao se preocupar com a forma, valorizam o vocabulário culto, os sonetos, bem como as rimas raras.

Também de forma marcante, os temas da antiguidade clássica são observados nessa escola literária, cujos autores são realistas e objetivos e mostram as coisas como elas se apresentam, ou seja, de forma descritiva e sem lirismo, ou com exaltação de sentimentos muita vaga. Isso porque entendem que a arte já seja bela, de modo que não precisa ser explicada, pois ela vale por si.

Muitas características do Parnasianismo encontram-se presentes no Realismo. Observe, no entanto que, no Parnasianismo foram criadas apenas poesias, não existe prosa parnasiana.

Em resumo, as características do Parnasianismo são:

  • Idealização da arte pela arte
  • Busca da perfeição formal
  • Preferência pelo soneto
  • Preferência pela descrição
  • Rimas raras
  • Vocabulário culto
  • Objetivismo
  • Racionalismo
  • Universalismo
  • Apego à tradição clássica
  • Gosto pela mitologia greco-latina
  • Rejeição do lirismo

Contexto histórico

O fato dos parnasianos interpretarem o mundo de forma cientificista e positivista resulta do período em que esteve inserido, época de muitas invenções e avanços que traziam mudanças não só à economia, mas que transformavam a mentalidade das pessoas.

Isso porque, a valorização da ciência rompe com o subjetivismo, marca da escola literária anterior, o Romantismo.

Parnasianismo no Brasil

parnasianismo brasileiro começou a ser difundido no país a partir de 1870, pois, no final dessa década, criou-se uma polêmica no jornal Diário do Rio de Janeiro, que reuniu, de um lado, os adeptos do romantismo e, de outro, os adeptos do realismo e do parnasianismo. Como resultado dessa querela literária, desenvolvida em artigos, conhecida como “Batalha do Parnaso”, houve uma difusão das ideias e das características do parnasianismo nos meios artísticos e intelectuais.

Autores do Parnasianismo no Brasil

Os principais autores do Parnasianismo no Brasil foram Olavo Bilac (1865- 1918), Raimundo Corrêa (1859-1911) e Alberto de Oliveira (1857-1937). Os três formavam a chamada tríade parnasiana.

Além deles, outros autores também merecem destaque: Augusto de Lima (1859-1937), Bernardino Lopes (1859-1916), Fontoura Xavier (1856-1922), Francisca Júlia (1871-1920) e Múcio Teixeira (1857-1926).


Olavo Bilac (1865-1918): Foi jornalista, inspetor de ensino e poeta. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Publicou as seguintes obras: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Sagres (1898), Crítica e fantasia (1904), Poesias infantis (1904), Conferências literárias (1906), Tratado de versificação (com Guimarães Passos) (1910), Dicionário de rimas (1913), Ironia e piedade (1916), Tarde (1919). 

Hino à Bandeira do Brasil

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Apresentado no ano de 1906, o Hino à Bandeira do Brasil foi uma encomenda de Francisco Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro, ao poeta parnasiano. Posteriormente, a letra foi musicada por Francisco Braga e visiva apresentar a nova bandeira nacional ao povo brasileiro.

Assim, aparenta ser uma declaração de amor ao país, transmitindo uma mensagem positiva e solar de esperança, paz e grandeza. Fazendo referência às cores e aos elementos da bandeira, a composição fala de um povo que ama a sua terra e tem mantém a fé num futuro risonho, num Brasil "poderoso" e "feliz".

 






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