terça-feira, 5 de maio de 2020

1°F PORT. - PROF. TALI - AULA 02 Tipos de texto

AULA 02   (matéria avaliação)


CORDEL ( tipo de texto)

literatura de cordel teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascençacom os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.


Essas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

Principais características

  • O texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos;
  • É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais;
  • A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira)que ilustram as páginas dos poemas.
Exemplo:
O testamento do cachorro, Leandro Gomes de Barros (trecho)

Eu vi narrar um fato
Que fiquei admirado
Um sertanejo me disse
Que nesse século passado
Viu enterrar um cachorro
Com honras de um potentado.
Um inglês tinha um cachorro 
De uma grande estimação.
Morreu o dito cachorro 
E o inglês disse então:
Mim enterra esse cachorro
Inda que gaste um milhão.

Imagens das impressões

8º A,B,C 9º A,B que fazem parte da ELETIVA DE FOTOGRAFIA- PROF. ANA CARLA

Tema: Origens da Câmera Fotográfica

Após assistir o vídeo abaixo, tracem, em seu caderno, uma Linha do Tempo sobre a História da Câmera Fotográfica.  (Prestem atenção às datas e como a Câmera evoluiu através dos tempos). 

Escrever no Word ou no Caderno. 

IMPORTANTE! Enviar para o email: analis71@gmail.com  até o dia 12/05/20
ESCREVER NO EMAIL: Nome Completo,  ELETIVAS DE FOTOGRAFIA . LINHA DO TEMPO.


Você não sabe o que é uma LINHA DO TEMPO?
Assista ao vídeo abaixo! Devo lembrá-los que vocês não precisam fazer igual e, sim, é apenas um vídeo ilustrativo para que entendam o que é a Linha do Tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=XZSxe5z7TUw



Para qualquer dúvida estou no grupo do FacebooK todas as manhãs! 

ARTE. PROFESSORA ANA.      EE MARIA MONTESSORI

Até mais! 

Professora Maria Cristina - Química - 3 A,B,C,D - Cinética Química

Olá meus amores ... como vocês estão?
Segue atividade referente a aula exibida pelo Centro de Multimídia da semana passada.
Você entregará  as minhas atividades sempre pelo email...

         cristinamcma75@gmail.com

data da entrega:12/05



Química – 3ANO – Profa. Maria Cristina Alves ( aula do dia 29/04)

Fatores que aceleram a velocidade da reação

1) (PUC-RS) Relacione os fenômenos descritos na coluna I com os fatores que influenciam sua velocidade mencionados na coluna II.
Coluna I
1-Queimadas alastrando-se rapidamente quando está ventando;
2-Conservação dos alimentos no refrigerador;
3-Efervescência da água oxigenada na higiene de ferimentos;
4 - Lascas de madeiras queimando mais rapidamente que uma tora de madeira.
Coluna II
A - superfície de contato
B - catalisador
C - concentração
D – temperatura
A alternativa que contém a associação correta entre as duas colunas é
a) 1 - C; 2 - D; 3 - B; 4 – A.
b) 1 - D; 2 - C; 3 - B; 4 – A.
c) 1 - A; 2 - B; 3 - C; 4 – D.
d) 1 - B; 2 - C; 3 - D; 4 – A.
e) 1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 – B.
2) A temperatura é um fator que controla a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo. Quando a temperatura corporal aproxima-se de 41,7 ºC, pode causar morte, pois acelera todas as reações do corpo, destruindo substâncias vitais como as enzimas, que atuam como catalisadores de reações bioquímicas. A partir do que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da temperatura provoca o aumento da velocidade das partículas formadoras de um sistema reacional, consequentemente, diminui a velocidade das reações.
II. Os catalisadores, em qualquer reação química, são consumidos, aumentando a energia de ativação do processo.
III. Enzimas são catalisadores biológicos que diminuem a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
Assinale a alternativa que apresenta o item ou itens correto(s):
a) III
b) IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
3) Como funciona um catalisador? Dê exemplos.
4) Quais são as condições favoráveis para que uma colisão seja de fato efetiva?Explique

9º Ano A - PROF. ANA CARLA . PROJETO DE VIDA

Tema: Protagonismo

Na última aula de Projeto de Vida do Centro de Mídias SP , a professora cita o termo "Protagonismo" que significa:

"Protagonismo é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação."

Pensando nisso, a atividade da semana é, escrever em uma folha avulsa (para que possamos colar em nosso diário de bordo que está na escola):
 1) O que é, para você, ser um Jovem Protagonista?
 2) O que isso implica em seu Projeto de Vida?


Esta atividade deverá ser enviada para o e-mail : analis71@gmail.com  até o dia 12/05/20

IMPORTANTE!!! Colocar Nome, Número, Série - PV - PROTAGONISMO para identificar a atividade. 

Qualquer dúvida estou no grupo do Face todas as manhãs para conversar com vocês. 

Grupo do Face: ARTE. PROFESSORA ANA.      EE MARIA MONTESSORI

Até mais!!! 

1os anos A,B,C,D,E,F. ARTE- PROF. ANA CARLA

Tema: Patrimônio Histórico.

[Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea.]


Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. 
Nos vídeos a seguir, vocês encontrarão explicações bem simples para o tema e, após assisti-los respondam, no CADERNO DE ARTE, as perguntas abaixo.

IMPORTANTE!!!!!  Esta atividade deve ser enviada para o e-mail analis71@gmail.com até o dia 12/05/20.
Ao enviar escrevam : Nome Completo , número, série Atividade: Patrimônio

 Vocês podem digitar as questões e respondê-las no Word para ficar mais fácil o envio, ou tirar foto do caderno (de forma que eu consiga ler as perguntas e respostas) .

Qualquer dúvida, estou todas as manhãs no grupo do Face para tirar dúvidas ou através do mesmo e-mail. 

https://www.youtube.com/watch?v=GxX8XRf1Ktw&list=PLk_Z46iyKq-2FWgqguOA2v1SmYvvA6Oiv&index=2&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=RJX-wTMONWM


Questões:
1- O que você entendeu pelo termo Patrimônio Histórico?
2- Cite a diferença entre Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial.
3- Quando pensamos em preservação do Patrimônio explique a utilização dos termos "Tombamento" e "Registro". 
4- Pesquise sobre a diferença entre Restauro e Reforma. 


Imagem: Cidade de Paraty. RJ



segunda-feira, 4 de maio de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DOS DIAS 04/05/ à 08/05/2020 




Clique na imagem:










                                                                                                          Equipe Gestora

SOCIOLOGIA 1° ANOS A,B,C,D,E,F (ATIVIDADE) 04/05/2020 Novo!!

Boa noite, Caros coleguinhas!!

Segue atividade para resolução conforme aula aplicada hoje pelo CMSP (04/05/2020), aula de Sociologia para os 1°Anos.

Para quem não assistiu, ver a vídeo aula através do link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wbgHY4_dGOY e Responda:

1° O que é sociologia?

2° Como a sociologia é pensada hoje?

3° O que a Sociologia busca analisar hoje são questões próximas as de sua criação no século XIX?

4° O que diferencia a Sociologia das outras Ciências da Humanidade?

5° As “desigualdades humanas” (renda, classe social, relação homem x mulher), podem ser consideradas relações naturais, ou são ideias irrefletidas?

6° As ideias irrefletidas, ou seja, aquelas que são construídas sem reflexão, sem elaboração cientifica, fazem parte do Senso Comum? Lembrando que a ideia de senso comum já foi apresentada em sala de aula (Texto – Como pensar diferentes realidades: “O imediatismo no olhar”).

7° Cite alguns exemplos de falas de Senso Comum que estão disseminadas na sociedade?

8° A sociologia se propõe a combater os preceitos do Senso Comum disseminados na sociedade. Explique?

9° Crie uma charge relacionando a Sociologia com o Senso Comum?


OBS: Cada atividade vale 1 ponto e a Charge (Exercício 9) 2 pontos, contabilizando nota final 10. A Charge poderá ser feita no caderno ou na sulfite, basta encaminhar uma foto e as demais atividades também.

Observe o poema:

“Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; eles dobram por ti” (John Donne, Meditações VII).


Atividade de reflexão:

- Faça uma redação (mínimo 30 linhas), com título, começo, meio e fim. Relacionando o poema de Jonh Donne com nosso cotidiano atual, pensando nas questões de isolamento social impostas pela pandemia do covid-19. (nota de 0 a 10).

*Vale ressaltar que John Donne (nasceu em 1572 e morreu em 1631) , não era filosofo como informado na vídeo aula, mas sim poeta e escritor, lembrando também que este poeta viveu no século XVII e não XVIII. E só para concluir, seu pensamento esta mais relacionado a questões religiosas do que propriamente filosóficas, ou pior ainda sociológicas, pois como sabemos a sociologia somente surgira no seculo XIX  :) #ficaadica

A duas atividades deverão ser entregues separadamente até o dia 08/05/2020 (sexta-Feira)