quinta-feira, 9 de julho de 2020


                   ATIVIDADE DE FÍSICA  1º ANO
PROFESSORA: CIDA
ENTREGAR ATÉ O DIA: 15/07/2020

Tema:
TRABALHO = é uma forma de energia.
(Energia é a capacidade de mudar ou mover coisas, ou seja ,
realizar trabalho).
T = F x d        T = trabalho (joule)        F= força (N) 
d=deslocamento (m).

        Atividades
1)Uma força constante de 18N produz, em um corpo, um
deslocamento de 0,2 m no mesmo sentido dessa força.
Calcule o trabalho realizado por essa força.

2)Um ônibus percorre uma distância de 60m com o motor
exercendo uma força de 8000N. Qual é o trabalho  realizado
pela força do motor?

3) Um carro percorre  uma estrada reta e horizontal com veloci-
dade constante de 20m/s, sob a ação de uma força de
1800N exercida pelo seu motor. Calcule o trabalho reali-
zado pelo motor em 4s. (obs. É preciso calcular a distância).


POTÊNCIA = quando falamos em uma coisa potente, imagi-
namos algo poderoso, capaz de realizar grandes tarefas em
um tempo curto.
       A potência está relacionada com o trabalho que um
determinado objeto realiza e com o tempo que leva
para realizá-lo. Portanto, comparando duas máquinas
num mesmo tempo, a mais potente é aquela  que realiza
mais trabalho.
     Em equipamentos elétricos e eletrônicos a potência
é aquela que tem maior Watts, porém consome mais
energia. 
p=     P=potência em watt (W)     T=trabalho(j)
∆t=intervalo de tempo em que é realizado o
trabalho(s)     1W=1j/s. 
P=∆E/∆t         ou      ∆E = P.∆t

                         ATIVIDADES

1)Qual é a potência de uma máquina que realiza um trabalho
de 800j em 2s?

2)Qual a energia gasta por uma lâmpada de potência 100W
em 40 horas de operação? Dê a resposta em Kwh.

3) Uma força de 10N age sobre um corpo, fazendo com
que ele realize um deslocamento de 5 m em 20 s. Qual
é a potência desenvolvida?    P=F.d/t

Abraços a todos.
Dúvidas me chame whatsapp pv

quarta-feira, 8 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 09/07/2020


EQUIPE GESTORA
2020

6ºC (Clayton - Português)

Hoje a aula será para vocês terminarem as atividades da aula passada e fazer a atividade a seguir:



Proposta de Atividade

               Agora é sua vez...
Você tem algo na sua vida que acha importante relatar e compartilhar com alguém?
               Produza um relato pessoal sobre qualquer tema que julgue importante compartilhar com seus colegas e o público de forma geral. Não se esqueça das características de um Relato Pessoal.

terça-feira, 7 de julho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 08/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) "Relato Pessoal"



Você falou do gênero Relato Pessoal?
Do que se trata?
Quais características e elementos esse texto tem?

Exemplo de relato pessoal

Texto 1

               “Quando eu era pequena, minha mãe adorava comprar chuchu fazia bem, mas eu dizia:
               “Mãe, chuchu não tem gosto, parece água!”.
               Mesmo assim, ela cozinhava o chuchu, temperava e colocava na salada com batata e    cenoura. Até que um dia, a vizinha deu a ela uma receita de bolinho de chuchu.
               Mamãe fez o bolinho e eu passei a adorar chuchu.
Lucy Cavalhar

a)      Você acabou de ler o relato de Lia, uma menina de 11 anos. Qual é o assunto principal do texto?




b)      Você acha que Lia passou realmente a gostar de chuchu?




c)       Lia relata que chuchu não tem gosto e parece água. E qual sua opinião sobre chuchu? Por quê?


d)      Qual o tempo de modo verbais predominantes no texto?



Texto 2

Relato pessoal de Sarith Anischa

               Meu nome é: Sarith Anischa, tenho 34 anos, nascida e residente na cidade de São Paulo.  A minha história com basquete começou faz tempo, eu tinha 10 anos, treinava com meu tio, meu pai era jogador profissional, então fui incentivada por ele, eu falo que eu nasci na quadra, ele me levava desde pequenininha pra assisti-lo e eu gostava bastante. Joguei de forma amadora até os 18 anos, quando eu parei, mesmo assim não fiquei distante do basquete, virei técnica, um período depois, foi uma experiência fantástica, era uma mulher na beira da quadra com um time masculino adulto, foi bem diferente e aí passou um tempo e a gente desistiu do time e eu fiquei distante do basquete até os meus 30 anos, quando houve a oportunidade de começar um projeto em Pirituba. Nós não tínhamos nenhum subsídio em ajuda financeira de nenhum lugar, nem bola, nem aluno. Foi do nada que a gente começou, hoje nós temos mais de 70 alunos, várias bolas, porque fomos ganhando com o passar do tempo, meu time foi desenvolvendo, ganhamos alguns campeonatos: a “Liga Nescau”, ganhamos em receber a série prata e o basquete também me trouxe as alegrias pessoais, não só as alegrias em grupo. Hoje eu escrevo para o“Área Restritiva”, já lancei um E-book sobre o basquete, esse posicionamento da mulher, eu participo com alguns textos em alguns livros da área e luto pelo desenvolvimento do basquete em alguns projetos, então o basquete me trouxe o viés de ser uma pessoa melhor, trabalhar em grupo, estar em grupo e ser uma pessoa que consegue entender que a gente sempre pode alcançar o nosso sonho se a gente persistir. É uma situação que era inimaginável que eu chegasse a esse ponto e hoje eu consigo colher frutos de um sonho. Não desistir foi uma coisa que fez que eu permanecesse nisso e hoje eu consigo sorrir, pensando na minha história.

Atividade 2 – Análise Textual

a)      Você acabou de ler o relato de Sarith, uma empresária, professora de 34 anos. Qual é o assunto principal no texto?



b)      Quando e porquê Sarith começou a se interessar pelo basquetebol?



c)       Ela enfrentou algumas dificuldades antes de ter algum sucesso com o time. Quais foram?



d)      Além do basquetebol, a Sarith fez e faz outras coisas? O quê?



Conhecendo a autora:

               Sarith Anischa, 34 anos, psicóloga, professora, gestora do time Pirituba Basquetebol, desenvolvedora de conteúdo esportivo e ativista em prol do desenvolvimento do basquetebol e da mulher.

Interação:


Você curte basquetebol ou outro esporte?


Conseguiu coletar alguma informação no relato pessoal?


Conceituando

               O Relato Pessoal é um gênero textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa.
               Algumas vezes, é possível sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
               Além de narrativo (possui elementos da narrativa), o relato pessoal pode ser descritivo (apresenta local, personagens e objetos).
               De acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal.


Caracteristicas do Relato Pessoal:
As principais características do Relato Pessoal são:

- Textos narrados em primeira pessoa,
- Verbos no presente e em grande parte no pretérito (passado),
- Caráter subjetivo,
- Experiências pessoais,
- Presença de emissor e receptor.


Atividade 3 - Sondagem

a)      Qual relato pessoal você achou mais simples de entender (texto 1 ou texto 2)? Por quê?




b)      Qual relato contém mais informações e elementos que aproxima o leitor do emissor?



c)       Qual a linguagem utilizada em cada texto (formal ou informal)?




d)      Qual o tempo verbal (presente, pretérito ou futuro) predominante de cada texto?




Proposta de Atividade

               Agora é sua vez...
Você tem algo na sua vida que acha importante relatar e compartilhar com alguém?
               Produza um relato pessoal sobre qualquer tema que julgue importante compartilhar com seus colegas e o público de forma geral. Não se esqueça das características de um Relato Pessoal.

Professor Alex Educação Física 7ºs A e B - Danças Ubanas


7º ano aula CMSP jul 01 danças urbanas: identificando os elementos constitutivos (tempo, espaço e gestos)
Professoras Mara e Juliana, participação da professora de dança Michele
Habilidades: Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço e gestos).
Objetivo: reconhecer os elementos constitutivos das danças urbanas.
Retomada – interação pelo chat
·         Na aula passada, conversamos sobre os elementos da dança. Me diga quais são...
Vamos conferir?
Espaço:
·         Direções – lado, frente, trás, diagonais, em cima, embaixo
·         Extensões – perto, médio e longe
·         Níveis – alto, médio e baixo
·         Dimensões – pequeno, médio e grande
Tempo (bpm):
·         Rápido
·         Moderado
·         Lento
Gestos:
·         Expressão dos movimentos (sentimento e forma)
Vídeos – reapresentação da professora Michele
Fim
Faça a análise dos 3 gifs enviados:
1.       Gif hip hop dimensões – respondam se os movimentos são pequenos, médios ou grandes
2.       Gif hip hop planos – os movimentos passam de quais níveis, do alto para o médio? Do Médio para o baixo? ...
3.       Gif hip hop tempo – Qual o tempo da música que o menino está dançando? Rápido, moderado ou lento??
No item 2 posso aceitar até dois tipos de respostas, pois é muito individual.

Bora analisar galera!!
Professor Alex
Gif 1 hip hop dimensões

Gif 2 hip hop plano

Gif 3 hip hop tempo


Professor Alex Educação Física 6ºs A, B e C - Danças Ubanas



 6º ano aula CMSP jul 01 danças urbanas: identificando os elementos constitutivos (tempo, espaço e gestos)

Professoras Mara e Juliana, participação da professora de dança Michele
Problematização – você vivenciou e pode ter experimentado os movimentos de algumas danças urbanas. Dançando ou não, você consegue identificar os elementos tempo e espaço nessas danças?
Interação pelo chat. De conhecimentos prévios e retomada dos conteúdos da aula passada.
Retomada:
·         Ritmo – aquilo que flui, que se move
·         Elementos constitutivos
o   Espaço – onde a dança acontece
o   Tempo – mudança na velocidade do movimento
o   Gestos – a expressão dos movimentos
Elementos constitutivos
Vamos retomar algumas danças urbanas e identificar os elementos constitutivos delas?
Espaço – para quais direções? – em quais níveis?
Tempo – Qual a velocidade do movimento?
Gestos – Quais sentimentos e expressões são usados?
Interação pelo chat, atividade de identificação dos elementos nas imagens (13 quadros)
Fim
Atividade:
Faça a análise dos 3 gifs enviados:
      1.       Gif hip hop dimensões – respondam se os movimentos são pequenos, médios ou grandes
      2.       Gif hip hop planos – os movimentos passam de quais níveis, do alto para o médio? Do Médio para o baixo? ...
      3.       Gif hip hop tempo – Qual o tempo da música que o menino está dançando? Rápido, moderado ou lento??
No item 2 posso aceitar até dois tipos de respostas, pois é muito individual.
Professor Alex


Gif 1 hip hop dimensões
Gif 2 hip hop planos
Gif 3 hip hop tempo