quarta-feira, 14 de outubro de 2020

  3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 19/10/2020

Unidade Temática: Origem da Vida

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

Instruções:

Prezados alunos: 

A atividade é referente a semana de Recuperação e Aprofundamento do 3° Bimestre. Não deixem de realizar essa atividade, porque poderá melhorar a nota e também por ser fechamento do bimestre! Boa sorte à todos! 

Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


1-  UNIFAL (2008)  Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como, por exemplo:

  • I – formação das primeiras células;
  • II – formação de moléculas orgânicas complexas;
  • III – aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
  • IV – surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.

Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.

a) I – II – IV – III

b) II – III – IV – I

c) – IV – III – II

d) II – I – III – IV

2- UFC (2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a) O “Big Bang”, que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida

b) O aumento dos níveis de O‚ atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios

c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo

d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo

e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida

3- UFCSPA (2009) – Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos

b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis

c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos

d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox

e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea

4- UEL (2007) – Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos

b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra

c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência

d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra

e) A vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial

5- Unicentro – São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas. Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar:

a) Haldane e Oparin admitiam que moléculas inorgânicas, encontradas na atmosfera primitiva, se combinariam originando moléculas orgânicas simples, que, posteriormente, adquiriram a capacidade de autoduplicação e metabolismo.

b) A teoria da abiogênese foi confirmada com as pesquisas realizadas por Pasteur, em que micro-organismos foram encontrados em frascos com “pescoço de cisne”, após o processo de fervura.

c) Os avanços tecnológicos e as pesquisas atuais permitiram definir a descoberta da vida como sendo através da evolução de componentes inorgânicos originados no próprio planeta Terra.

d) Segundo a panspermia, os primeiros seres vivos teriam vindo do cosmos e seriam pluricelulares e autótrofos.

e) As pesquisas realizadas puderam comprovar a hipótese autotrófica, pois não existiam nutrientes suficientes na Terra primitiva para suprir os seres vivos.

6- (UCPel) – O aglomerado de moléculas orgânicas, revestido por uma película de moléculas de água e que, na opinião de alguns cientistas, pode ser um dos primeiros passos rumo à origem da vida, chama-se:

a) Aminoácido.

b) Coacervado.

c) Micro-organismo.

d) Enzima.

d) Proteína.

7- As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.

a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.

b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.

c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.

d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes.

e) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o citoplasma não é verificado em células adultas.


8- Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução:

a) Fósseis.

b) Morfologia externa.

c) Órgãos vestigiais.

d) Homologias.

e) Evidências moleculares.


9- (UEPG) A partir da teoria da evolução, é aceito que os organismos são aparentados e descendem de um ancestral comum. Com relação às evidências da evolução, assinale o que for correto.

( ) – Os órgãos de mesma origem embrionária e com semelhanças anatômicas são chamados de homólogos.

( ) – As comparações de DNA entre as diferentes espécies não têm revelado grau de semelhança entre os genes e não podem ser utilizados em estudos evolutivos.

( ) – Órgãos análogos são aqueles que têm a mesma origem embrionária e funções semelhantes.

( ) – Os órgãos vestigiais não são utilizados nos estudos de evolução por, em nenhum momento, indicarem relações evolutivas.

( ) – O braço humano, a nadadeira do golfinho e a asa do morcego são estruturas homólogas.


10- (Favip) Entre as alternativas a seguir, uma não apresenta evidência que apoia a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo. Aponte-a.

a) Existência de alterações cromossômicas ou mutações no material genético.

b) Prevalência dos indivíduos com características vantajosas.

c) Reprodução sexuada com diferentes parceiros e grande variedade fenotípica.

d) Migração e isolamento geográfico de parte da população.

e) Presença de caracteres fenotípicos adquiridos no ciclo de vida.

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos Eletiva

 Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs!

Professora Maria Cristina - 6 anos Projeto Vida

 Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs!

Professora Maria Cristina - 2 Ano B,C,D,E Química

Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs! 

Professora Maria Cristina - 3 Anos - Química

 Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs!

 

Prezados pais e/ou responsáveis:


Segue formulário, para que os responsáveis que não conseguiram fazer a rematrícula online e presencial, autorize à escola a fazê-la. 


Clique Aqui para responder o questionário:



Equipe Gestora

2020





2°B,C,D (TEMPO E MODO VERBAL - PORT.)

 Tempo e Modo Verbal 

FAZER NO CADERNO

verbo pode se flexionar de quatro maneiras: PESSOA, NÚMERO, TEMPO e MODO. É a classe mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais. Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. Vejamos mais detalhadamente...

MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele.

os modos verbais, propriamente ditos:

  • MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
  • MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
  • MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.

Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

Os tempos verbais são:

  • PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
  • PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
  • PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
  • FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
  • FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.

 



https://www.infoescola.com/portugues/tempo-e-modo-verbal/