sexta-feira, 19 de junho de 2020

2ºE - Português - Romantismo e a idealização da mulher - Profª Ângela


Tema:  Romantismo e a idealização da mulher



                         Assista ao vídeo, copie o conteúdo estudado e as questões sobre o texto 1 (Senhora de José de Alencar) em seu caderno de português.

Envie as repostas para o e-mail professoraortega@yahoo.com
Data entrega: 26/06   ***Não esqueça de colocar nome, número e série ***




2ºE Português - Aula Simulando um Vestibular - Profª Ângela

Tema: Conectivos e questões de vestibulares

Assista ao vídeo abaixo, copie o conteúdo da aula e resolva os exercícios em seu caderno de português

Envie as fotos de seu caderno com este conteúdo para meu email professoraortega@yahoo.com

Data entrega: 26/06  ****Não esqueça de colocar nome, número e série ***




Prof. Sandro R. Espinoli                                              Série: 8° B - 8°C
Matéria: Língua Portuguesa

Prezados alunos(as);

  Copie a lição no caderno, resolva o exercício e envie para o meu e-mail:espinoli2020@bol.com.br


   Com o objetivo de informar, os textos jornalísticos abordam diversas temáticas: esporte, saúde, ciência, cultura, política, entre outros. Hoje, vamos aprender o conceito de reportagem. 

                                                                Notícia x Reportagem

Notícias: têm caráter informativo, geralmente composto de linguagem concisa e impessoal que relata um fato recente. A notícia é feita com ded lines muito curto.

Reportagem: texto informativo mais longo do que as notícias; abordam os assuntos de modo mais abrangente, podendo incluir o ponto de vista pessoal do autor, entrevistas, dados de pesquisas, análise de causas e consequências, entre outros elementos. Esse gênero tem uma durabilidade maior. 

Reportagem:
 

Conceito: é o texto que que apresenta informações detalhadas sobre temas específicos ou assuntos relevantes.

Características 
A)  Detalhamento e riqueza da informação
  . Dados estatísticos 
  .  Opinião de especialistas 
  . Pesquisas aprofundadas 

B) Objetividade x Subjetividade  
    Embora seja um gênero que busca objetividade e impessoalidade, a visão do repórter pode ter influência na produção do texto, tornando-o mais subjetivo e menos imparcial.

C) Estrutura
 Apesar de não ser rígida, observa o seguinte padrão:
  . Título, Subtítulo, lide, desenvolvimento e conclusão




D) Linguagem  
 A linguagem dos textos jornalísticos, em geral, observa a norma-padrão da linguagem.
No entanto, dependendo do contexto de circulação e do público-alvo, pode sofrer variações.


Subjetividade (texto com marca de pessoalidade) 
   A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Esse mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. Ou seja, a opinião do emissor fica clara no texto.

Texto 

       O BICHO
Vi ontem um bicho            
Na imundície do pátio            
Catando comida entre os detritos.
 

Quando achava alguma coisa,              
 Não examinava nem cheirava:              
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,            
Nem era um gato,             
Não era um rato.
 
O bicho, meu Deus, era um homem.               
(Manuel Bandeira) 

  O autor conseguiu, em sua poesia, reunir subjetividade e objetividade na poesia. 


                                               
OPINIÃO X FATO


Opinião

- Linguagem subjetiva.
- Função emotiva: foco no emissor da mensagem.


 Fato

- Linguagem objetiva.
- Função referencial: foco no assunto abordado.  

       
                                                      EXERCÍCIO 
Leia os dois textos e responda à questão abaixo.

 Texto 1          
   A organização do Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, decidiu transferir a data da premiação para o período de 18 a 26 setembro. Inicialmente marcada para agosto, a nova data foi escolhida levando em consideração uma análise do cenário nacional em função da pandemia do coronavírus. (G1 03/06/2020)

Texto 2
 

O mercado turístico brasileiro oferece duas grandes opções para os turistas durante a alta temporada de inverno. As praias nordestinas, para quem quer fugir do frio, e as serras gaúchas, para os que gostam de baixas temperaturas.  (...)

A Serra fica incrivelmente bonita no verão, para muitos, mais bonita que no inverno. Diferentemente de outras cidades serranas do Brasil, a Serra Gaúcha tem diversidade de culturas e costumes. São italianos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. São alemães e italianos em Gramado e Canela e alemães em Nova Petrópolis. As cidades preservam a cultura do país de origem, nas construções, culinária e festas típicas. (Revista Turismo fev. 2001)

1) Depois de ler os dois textos, qual texto é uma reportagem? Justifique sua resposta.









3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - Paródia e Memes - Profª Ângela

Tema: Paródia e Memes Literários

Assista a aula abaixo, anote o conteúdo apresentado no vídeo em seu caderno de português e resolva os exercícios na apostila paginas 108 e 109










ELETIVAS - Projeto: Literatura de Cordel 


COMO FAZER UM CORDEL
 
1) Tema
 Como fazer um cordel 
 Estilo de poesia e regras 
 Noções de métrica, rima e oração.
 Inspiração e como lapidar o texto.

2) Versos e Estrofes
Um cordel pode ser produzido com diversos estilos literários: 
 verso (pé): cada linha de uma poesia.
 estrofe: conjunto de versos.
classificação das estrofes:
Quadra (estrofe de quatro versos); Sextilha: (6 versos); Setilha (7 versos); Décima (10 versos). 

3) Rima 
Processo de repetição dos sons no final de dois ou mais versos; com palavras cujo som tem um fim parecido.
 Estrutura de rimas: ABCBDB
As rimas mais comuns utilizadas em um cordel, são:  palavras terminadas em –ão.  ex. mão, benção, capitão, ou mesmo os verbos; são, estão, falarão. Ou as terminadas em -ado,-ada.  ex. a gente tem falado. Verbos no infinitivo: ex. amar, falar, contar; comer, ler, fazer
*Modificar a ordem das palavras (sintaxe); utilizando esses verbos no infinitivo, é uma forma de produzir um verso de cordel (poesia).
Ex. Vou comer uma pizza. Você quer vir comigo?
      Uma pizza vou comer. Vir comigo você quer?

4) Métrica e Sílaba Poética
É a medida utilizada para classificar os versos pela quantidade de sílabas; (“contar as sílabas”)
Ex. As estrofes de Sextilhas; são as mais comuns no cordel; ou seja, 6 versos de 7 sílabas em cada estrofe: 


E.E. Maria Montessori - 2º Bimestre 
 Componente Curricular: Eletivas – Projeto: Literatura de Cordel


Atividade:
Com o manual das dicas de como fazer um cordel, que eu; Profª Andressa criei para vocês, e os links abaixo, peço para que faça versos com no mínimo, uma (01) estrofe. Contextualizando de preferência, a atual conjuntura social. Utilize um tema que se aproximem de sua vivência. Pode utilizar temas como: Redes sociais; festa junina em casa; família; corona vírus, o que a sua imaginação desejar: 

Exemplo Clássico de Cordel:
 “A chegada de Lampião ao inferno”
http://cordel.edel.univ-poitiers.fr/files/original/ce4bb56769edde1bf58f6ce428ce4c87.pdf

Assistam exemplos de cordéis, no nosso atual contexto social: 

Poema dedicado às vítimas da covid-19; de Bráulio Bessa;
 https://www.youtube.com/watch?v=dGm5NU7AKsQ

Ou este, mais bem-humorado, com versos de “São João em casa”
 https://www.youtube.com/watch?v=To_v4gH0LZc

Cordel do whattsapp; https://www.youtube.com/watch?v=5zdsnoBdFU0

" O peixe jamais virá
Para que não joga a isca
Que chamamos de ousadia,
Sem ela você nem trisca,
Na rede do estrelato,
Porque sucesso de fato,
Só vai para quem se arrisca"

 Varneci Nascimento

Enviar para email: zarrella@prof.educacao.sp.gov.br

Alunos:
1F - Leandro Ramos, Letícia Oliveira, Lucas Oliveira, Nicolly Alves, Nicoly Santos, Odair Martins, Pamella Soares, Salete Almeida, Samirah, Samuel Isaak
2A - Abrãao, André,  Andreia Alves, Cristovão, Erik Carvalho, Gustavo Henrique, Johan, Kaiky, Luiz Fernando, Maria Hallana, Pedro Assis, Vinicius Henrique, Vitor Manoel
3B - Anna Clara, Arion, Bruno Henrique, Diego Moscardo, Douglas Oliveira, Fabricio de Souza, Gabriella Ortega, Giovanna Camilo, Guilherme Elias, João Vitor Bastos, Katerin, Laryssa Helena, Leandro Adib, Lucas Roque, Lui

Prof. Cristiano - Projeto de Vida - 8º A - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes, postei duas atividades no Google Sala de Aula, peço que todos acessem a plataforma para conseguir acessar as atividades, a partir desse Bimestre vamos trabalhar por essa plataforma.

Para quem não esta no grupo ainda, me encaminhe um e-mal pessoal gmail, dessa forma eu envio um convite para participar ou acessem a plataforma, pelo computador ou pelo celular.



Observação: 

- Para acessar entre no e-mail gmail e do lado superior direito clique em "Google apps" // "Google Sala de Aula" //  "+"  // "Participar da turma" e digite o código da Turma.

- Para acessar pelo cel é necessário baixar o app  "Google Sala de Aula" 

- Qualquer duvida pode me chamar no PV pelo Whatsapp: 98790-4577.

- Irei postar as atividades na Segunda, Quarta ou Sexta-feira e estarei a disposição para esclarecimento de duvidas nos mesmos dias no horário das 13:00hs as 18:30hs.

* Código da turma 8 A: antx4j2

3º ABC - Geografia - Prof. João

Olá alunos


Segue atividade:


·        Observando com atenção a nuvem de palavras sobre “conflitos da atualidade em decorrência do processo de globalização”, pesquisar sobre as origens e consequências desses conflitos em diferentes regiões.




Enviar para: joaopatrociniohenrique@gmail.com