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- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
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quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Prof. Cristiano - História - 3º D - 3º Bimestre
Leitura 1 - Pós Guerra e novos confrontos.
Leitura 2 - Guerra Fria
2° Ano E Biologia Profa Solange
Período para entrega: Até 16/09/2020
Unidade: DNA como material genético- DNA- Receita da Vida e seu Código.
Instruções:
1- Fazer a Leitura e Interpretação de Texto- (Khan Academy)- Texto 1- Descoberta da estrutura do DNA
Texto 2- Experimentos Clássicos: DNA como material genético
2- Responder as questões disponibilizadas abaixo dos textos.
Descoberta da estrutura do DNA
Introdução
![](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/82d88bc8b2fc528698feea17ba410bfa44591abe.png)
Os componentes do DNA
![Painel da esquerda: estrutura de um nucleotídeo de DNA. O açúcar desoxirribose liga-se a um grupo fosfato e a uma base nitrogenada. A base pode ser qualquer uma das quatro opções: citosina (C), timina (T), adenina (A) e guanina (G). As quatro bases têm diferenças em suas estruturas e grupos funcionais. Citosina e timina são pirimidinas e têm apenas um anel em suas estruturas químicas. Adenina e guanina são purinas e têm dois anéis em suas estruturas.
Painel da direita: uma fita de nucleotídeos de DNA ligados entre si. Os açúcares se conectam por ligações fosfodiéster. Uma ligação fosfodiéster consiste de um grupo fosfato no qual dois átomos de oxigênio ligam-se a outros átomos - neste caso, a átomos de carbono dos açúcares desoxirribose vizinhos. A fita de DNA consiste de grupos de fosfato e açúcares desoxirribose alternados (coluna dorsal açúcar-fosfato), com as bases nitrogenadas ligadas nos açúcares desoxirribose.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/d8d6bc9fb9aa77fa832b891876faa2ac79e2d652.png)
Regras de Chargaff
- A, T, C e G não eram encontradas em quantidades iguais (como alguns modelos da época diziam)
- As quantidades de bases variavam entre as espécies, mas não entre indivíduos da mesma espécie
- A quantidade de A sempre igualava a quantidade de T, e a quantidade de C sempre igualava a quantidade de G (A = T e G = C)
Watson, Crick e Rosalind Franklin
![Imagem do DNA por difração de raio X. O padrão de difração tem uma forma de X que representa a estrutura em dupla hélice do DNA.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/24f4927d0e9567f98113626cb82ecf6f2b8544b8.png)
O modelo do DNA de Watson e Crick
![Animação da estrutura molecular 3D da dupla hélice de DNA.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/dd6ca4cf26b60d15f493dae758f19835354f0f3c.gif)
Orientação antiparalela
![Painel esquerdo: ilustração da estrutura antiparalela do DNA. Um curto segmento de dupla-hélice do DNA é mostrado, composto por duas fitas de DNA unidas por ligações de hidrogênio entre as bases. A fita da esquerda tem um grupo fosfato exposto em seu topo (extremidade 5') e um grupo hidroxila em sua parte inferior (extremidade 3'). A fita da direita tem a orientação oposta, com um grupo fosfato exposto em sua parte inferior (extremidade 5') e uma hidroxila em seu topo (extremidade 3'). A extremidade 5' de uma fita, portanto, acaba ao lado da extremidade 3' da outra, e vice-versa.
Painel direito: estrutura de um nucleotídeo, ilustrando o grupo fosfato 5' e um grupo hidroxila 3'. Esses gupos recebem seus nomes devido às suas posições no anel do açúcar desoxirribose. Os carbonos do anel são rotulados de 1' (o carbono portando a base nitrogenada) até 5' (o carbono portando o grupo fosfato). O carbono 3' no meio carrega o grupo hidroxila](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/9d1d07df110f35ba532c792c73bceb164679a165.png)
Hélice dextrógira
![Imagem de uma dupla hélice de DNA ilustrando sua estrutura dextrógira. O sulco maior é a lacuna mais ampla que as espirais fazem no comprimento da molécula, enquanto o sulco menor é o sulco que acompanha em paralelo o sulco maior. Os pares de bases encontram-se no centro da hélice, enquanto a estrutura de açúcar fosfato situa-se no exterior.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/c1791d0dd3e3ea5fa47b06b275898e5b57807036.png)
Pareamento de bases
![Diagrama ilustrando o pareamento das bases entre A-T e G-C. A e T se opõe uma à outra nos dois filamentos da hélice e seus grupos funcionais formam duas pontes de hidrogênio que mantém os filamentos juntos. Da mesma forma , G e C se opõem uma à outra nos dois filamentos e seus grupos funcionais formam três pontes de hidrogênio que mantém os filamentos juntos.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/dc8bfd54086cd70c3afa4c00a52bead4e55b9e5d.png)
O impacto da dupla hélice
Explore além da Khan Academy
Créditos:
- "DNA structure and sequencing," by OpenStax College, BIology, CC BY 4.0. Baixe o artigo original gratuitamente em http://cnx.org/contents/185cbf87-c72e-48f5-b51e-f14f21b5eabd@10.53.
- "Historical basis of modern understanding," by OpenStax College, Biology, CC BY 4.0. Baixe o artigo original gratuitamente em http://cnx.org/contents/185cbf87-c72e-48f5-b51e-f14f21b5eabd@10.53(Abre em uma nova janela).
Referências:
- Pray, L. A. (2008). Discovery of DNA structure and function: Watson and Crick. Nature Education, 1(1), 100. Disponível em http://www.nature.com/scitable/topicpage/discovery-of-dna-structure-and-function-watson-397.
- Aldridge, S. The DNA story. In Royal society of chemistry. 2003. Disponível em http://www.rsc.org/chemistryworld/Issues/2003/April/story.asp. Acesso em 27 jul 2016.
- Cobb, M. (2015, June 23). Sexism in science: Did Watson and Crick really steal Rosalind Franklin's data? The Guardian. Disponível em http://www.theguardian.com/science/2015/jun/23/sexism-in-science-did-watson-and-crick-really-steal-rosalind-franklins-data.
- The DNA riddle: King's College, London, 1951-1953. (n.d.) In The Rosalind Franklin papers. Disponível em https://profiles.nlm.nih.gov/ps/retrieve/Narrative/KR/p-nid/187.
- Dugard, J. (2003, March 18). A grave injustice. Mail & Guardian. Disponível em http://mg.co.za/article/2003-03-18-a-grave-injustice.
- Tyson, P. (2003, April 22). Rosalind Franklin's legacy. In NOVA. Disponível em http://www.pbs.org/wgbh/nova/tech/rosalind-franklin-legacy.html.
- Rosalind Franklin. (2016, January 15). Acesso em 15 de janeiro, 2016. Disponível em Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Rosalind_Franklin.
- Banquet speech: James Watson's speech at the Nobel banquet in Stockholm, December 10, 1962. (2016). In Nobelprize.org. Disponível em http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1962/watson-speech.html.
- Molecular structure and function: Evolution with a twist. (n.d.) In Biology-101: Brantley. Disponível em http://www.science-projects.com/Helices.htm. Acesso em 27 de julho, 2016.
- B-form, A-form, and Z-form of DNA. (2014, May 4). Acesso em 27 de julho, 2016. Disponível em bio.libretexts.org/Core/Genetics/Unit_I%3A_Genes,_Nucleic_Acids,_Genomes_and_Chromosomes/2%3A_Structures_of_nucleic_acids/B-Form,_A-Form,_Z-Form_of_DNA.
- Cambridge Physics. (n.d). A working model! In The structure of DNA: Crick and Watson, 1953. Disponível em http://www-outreach.phy.cam.ac.uk/camphy/dna/dna14_1.htm.
- Watson, J. D; Crick, F. H. C. A structure for deoxyribose nucleic acid. Nature, v. 171, n. 4356, pp. 737-738. Disponível em http://www.nature.com/nature/dna50/watsoncrick.pdf.
Referências:
Experimentos Clássicos: DNA como material genético
Introdução
Proteína x DNA
Frederick Griffith: transformação bacteriana
- Cepa R. Quando cultivadas em placa de Petri, a bactéria R forma colônias ou aglomerados de bactérias relacionadas, que têm bordas bem definidas e aparência rugosa (daí a sigla "R"). As bactérias R são avirulentas, significando que não causam doenças quando injetadas em ratos.
- Cepa S A bactéria S formou colônias arredondadas e suaves (daí a sigla "S"). A aparência suave se dá por conta de um polissacarídeo ou uma capa a base de açúcar produzida pela bactéria. Essa capa protegeu a bactéria S do sistema imune do rato, fazendo-as virulentos (capazes de causar doenças). Ratos em que foram injetadas bactérias S vivas desenvolveram pneumonia e morreram.
![Diagrama ilustrando o experimento de Frederick Griffith com bactérias S e R.
1. Linhagem rugosa (não-patogênica). Quando esse tipo é injetado no rato, o rato vive.
2. Linhagem suave (patogênica). Quando esse tipo é injetado no rato, o rato pega pneumonia e morre.
3. Linhagem suave morta por calor. Quando células suaves mortas por calor são injetadas no rato, o rato vive.
4. Linhagem rugosa e linhagem suave morta por calor. Quando esses dois tipos de células são injetados no rato de forma misturada, o rato adquire pneumonia e morre.](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/6c2337f907c1b3550e98911f1e55ec1875c1d68b.png)
- Linhagem rugosa (não-patogênica). Quando esse tipo é injetado no rato, o rato vive.
- Linhagem suave (patogênica). Quando esse tipo é injetado no rato, o rato pega pneumonia e morre.
- Linhagem suave morta por calor. Quando células suaves mortas por calor são injetadas no rato, o rato vive.
- Linhagem rugosa e linhagem suave morta por calor. Quando esses dois tipos de células são injetados no rato de forma misturada, o rato adquire pneumonia e morre.
Avery, MacLeod e McCarty: Identificando o princípio transformante
- A substância purificada apresentou resultados negativos em testes químicos conhecidos para detectar proteínas, mas um resultado fortemente positivo em um teste químico conhecido para detectar DNA.
- A composição dos elementos do princípio transformante purificado assemelhava-se muito a DNA em suas proporções de nitrogênio e fósforo.
- Enzimas que degradam proteínas e RNA tinha pouco efeito sobre o princípio transformante, mas enzimas capazes de degradar DNA eliminavam a atividade transformante.
Os Experimentos de Hershey-Chase
- Uma amostra foi produzida na presença de 35Sstart superscript, 35, end superscript, start text, S, end text, um isótopo radioativo do enxofre. O enxofre é encontrado em muitas proteínas e está ausente do DNA, assim somente as proteínas dos fagos eram radioativamente marcadas por esse tratamento.
- A outra amostra foi produzida na presença de 32Pstart superscript, 32, end superscript, start text, P, end text, um isótopo radioativo de fósforo. O fósforo é encontrado no DNA mas não em proteínas, então só o DNA do fago (e não as proteínas do fago) estava marcado radioativamente por este procedimento.
![1. Um lote de fago foi marcado com 35S, que foi incorporado à cápsula proteica. Outro lote foi marcado com 32P, que foi incorporado ao DNA.
2. As bactérias foram infectadas com os fagos.
3. As culturas foram misturadas e centrifugadas para separar o fago da bactéria.
4. A radioatividade foi medida no grumo e no líquido (sobrenadante) de cada experimento. O 32P foi encontrado no grumo (dentro as bactérias), enquanto que o 35S foi encontrado no sobrenadante (fora das bactérias)](https://cdn.kastatic.org/ka-perseus-images/3ca68e432d5342a65c8d257310528defc7954900.png)
- Um lote de fago foi marcado com 35S, que foi incorporado à cápsula proteica. Outro lote foi marcado com 32P, que foi incorporado ao DNA.
- As bactérias foram infectadas com os fagos.
- As culturas foram misturadas e centrifugadas para separar o fago da bactéria.
- A radioatividade foi medida no grumo e no líquido (sobrenadante) de cada experimento. O 32P foi encontrado no grumo (dentro as bactérias), enquanto que o 35S foi encontrado no sobrenadante (fora das bactérias)
Questões remanescentes
Créditos:
Referências:
- Aldridge, Susan. (2003). The DNA story. In Royal society of chemistry. Disponível em: http://www.rsc.org/chemistryworld/Issues/2003/April/story.asp. Acesso em 27 jul. 2016.
- Avery, O. T., MacLeod, C. M., and McCarty, M. (1944). Studies on the chemical nature of the substance inducing transformation of Pneumococcal types. J. Exp. Med., 79(2), 137-158. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2135445/.
- Scarc. (2009, July 7). Oswald Avery's Pneumococcus experiments: Forerunner of the DNA story [web log post]. In The Pauling blog. Disponível em: https://paulingblog.wordpress.com/2009/07/07/oswald-averys-pneumococcus-experiments-forerunner-of-the-dna-story/.
- Scarc. (2009, August 18). The Hershey-Chase blender experiments [web log post]. In The Pauling blog. Retrieved from https://paulingblog.wordpress.com/2009/08/18/the-hershey-chase-blender-experiments/.
Outras referências
Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA
a) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila.
c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.
2- (Ufrgs 2013) Sabe-se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui uma fita antiga e outra nova.
( ) Os quatro ribonucleosídeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes.
( ) O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar-se acessível ao pareamento das novas bases.
( ) A enzima DNA polimerase adiciona nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – F – F.
b) F – V – V – V.
c) V – F – V – V.
d) F – V – F – F.
e) F – F – F – V.
3- (Udesc 2016) Analise as proposições, em relação aos ácidos nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos.
( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA.
( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos.
( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – F
b) F – F – V – V
c) V – V – V – F
d) V – F – V – V
e) V – F – F – V
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2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
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Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
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Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...