sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Eletiva Empreendedorismo 8º e 9º Anos - 11/09

 Olá alunos! Tudo bem?

Para realizar a atividade de EMPREENDEDORISMO dessa semana, siga os passos abaixo:

1º Assista a aula de empreendedorismo do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=jJ4LFORc1-M. Anote as partes mais importantes no caderno.



2º Assista o vídeo "como fazer um mapa mental": https://www.youtube.com/watch?v=IZVf0ugVZqA

3º Faça um MAPA MENTAL sobre o o tema da aula do CMSP "Comportamento Empreendedor".

4º Envie uma FOTO do MAPA MENTAL com seu NOME, Nº e SÉRIE para o e-mail: scarletfs@hotmail.com

LEMBRANDO QUE TODOS INSCRITOS NA MATÉRIA DEVERÃO FAZER AS ATIVIDADES PARA GANHAR NOTA E PRESENÇA!!

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA - SEGUNDO SEMESTRE - 4

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - SEGUNDO SEMESTRE - 4

Diversas montagens de peças com textos de Molière estão disponíveis no youtube. 

Hoje assistiremos à peça:

Cia de Teatro da Univille: O Doente Imaginário - Molière (2016) https://www.youtube.com/watch?v=cpvsRVE_kwI

Após assistir à peça, leia ao texto disponível no link abaixo e responda as perguntas colocadas.

https://drive.google.com/file/d/1eslYvBQEHlvWH_wWZofs4X5YSrZiyKd-/view?usp=sharing

2°A,B,C ATIVIDADE PARA DIA 18.09 CADERNO E CLASS - (PORT / LIT) PROF TALI

 PARA DIA 18.09 - Atividade no Caderno e no Class: 


Após a queda da escravidão e do Império, uma nova realidade surgiu no nosso país, com influencias de ideais europeus. 


1- Cite as mudanças dessa transição no Brasil: 


2- Em forma de tópicos, disserte sobre esses temas "liberalismo, socialismo, positivismo, cientificismo, determinismo, evolucionismo" máximo 05 linhas de cada.


BONS ESTUDOS!!

E GRATIDÃO...

PROF. TALI

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês  

e-mail: espinoli2020@gmail.com                                        Série: 2° E

                                                            The Past Continuous        

FORMAÇÃO: Para o Past Continuous, você vai precisar do Simple Past do verbo to be, mais o Present Participle do verbo principal.


                                           to be (simple past)     +     Present Participle


Exemplo:


I was working in the garden when it began to rain.

Observe que o particípio é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao infinitivo do verbo principal.

Se o infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes de acrescentarmos ing.

Exemplo:

have - having

Live - living

As formas negativa e interrogativa do Past Continuous são obtidas através do auxiliar be.

Exemplo:

She was not going to school when i saw her.

                                                    Exercícios


1- Para começar, vamos usar o Past Continuous para os verbos entre parênteses ( NÃO ESQUEÇAM DE ACRESCENTAR NO FINAL DO VERBO - ING)     


A- They (have) a wonderful time by the sea.

B- Jane (wait) for her husband when I met her.

C- While we (climb) the moutains we saw several eagles.

D- He (teach) Maths at the University.

E- The students (read) Shakespeare. 


Alunos e alunas,

Enviar os exercícios para o meu e-mail citado da parte de cima desse conteúdo.

Obrigado,

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


Alunos e alunas,

O foco do aprendizado deve ser o reconhecimento da relação da concordância nominal na produção de um texto. Evitando, assim, construções inadequadas.


                                                 Concordância nominal 

  “Concordar”, de uma maneira geral, significa modificar as palavras de modo de elas se relacionem harmoniosamente em uma sentença. Essa harmonia está relacionada à flexão dos termos. Sempre existirá, nos casos de concordância, uma palavra que servirá de “orientação” para realizar a adequação da flexão. A flexão da concordância pode ser feita de: • Gênero: masculino e feminino. • Número: singular e plural.

                              Concordância verbal x Concordância nominal 

Verbal: É a relação do sujeito da frase com o verbo. 

Exemplo: João gosta de jogar bola. 

 João e Paulo gostam de jogar futebol. 

Nominal: É a relação do substantivo com seus determinantes. (artigo, numeral, pronome e adjetivo) 

Exemplo: 

Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos.


Regra Geral: o adjetivo, o numeral, o pronome e o artigo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. 

Exemplo: • O primeiro momento árduo por que passei foi aquele citado por você.


Casos especiais Se houver adjetivo referindo-se a vários substantivos do singular e no mesmo gênero: Se estiver posposto ao termo de referência: concorda com o plural e com o gênero do substantivo ou fica no singular: 

a) Ex.: Esforço, combate, resultado reunidos em apenas um dia.

 b) Ex.: Miséria e tristeza humana eram o que se via no mundo


Se estiver anteposto ao termo de referência: concorda com o mais próximo: 

Ex.: Especificada hora e situação, poderemos sair.


Palavra “bastante”. Para não errar seu emprego, basta entender a diferença de classificação morfológica:

• Advérbio: invariável.  O posicionamento do Governo mudou bastante. 

• Pronome indefinido: variável. Meu irmão estudou bastantes matérias.

• A palavra “meio”: pode ser variável, a depender da classificação. 

• Advérbio: Aquela menina parece meio abatida. (O advérbio incide sobre o adjetivo) 

• Numeral: Nhonho comeu meia melancia. (O numeral indica a metade)


Próxima postagem da matéria de ELETIVAS - 18/09/2020



2°B,C,D REALISMO CHEGA NO BRASIL - PROF. TALI (PORT.LIT)

 QUERIDOS BOM DIA,

PUDEMOS VER QUE O REALISMO É O OPOSTO DO ROMANTISMO, NO REALISMO CESSA A MELOSIDADE EXACERBADA E PARTE PARA CRÍTICAS SOCIAIS, VISÃO VOLTADA PARA APONTAR HIPOCRISIA DE UMA SOCIEDADE.

O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis.


O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
O Realismo encontrou no Brasil uma realidade propícia para a ascensão da literatura, já que escritores como Castro Alves e José de Alencar haviam preparado o terreno. O país havia vivenciado fatos importantes como a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a campanha abolicionista, o fortalecimento da economia agrária.

A queda da escravidão e do Império criou uma nova realidade no país; a vida social e cultural tornou-se mais ativa, ambas influenciadas por ideais europeus: liberalismo, socialismo, positivismo, cientificismo, etc.

É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritores de nossa literatura: Machado de Assis (1839 – 1908).
Machado de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, era mestiço e de origem humilde. Cresceu sob os cuidados da madrasta Maria Inês, pois assim como a mãe, a portuguesa Maria Leopoldina, seu pai, o mulato Francisco José de Assis, morreu cedo. Apesar de ter frequentado escola pública e começado a trabalhar desde cedo, alcançou boa posição como funcionário público, cargo que lhe proporcionou tranqüilidade financeira. Casado com Carolina Xavier de Novais, Machado de Assis dedicou-se à literatura e produziu a melhor prosa brasileira do século XIX.
O escritor compôs cerca de duzentos contos.

Os romances e contos anteriores à década de 1880 revelam influências românticas, assim como Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Contos Fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873).

Machado revela-se mais maduro a partir da publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881); essa marca a segunda etapa de sua produção. O escritor desenvolve uma ironia feroz, retrata um humor velado e amargo em relação àquilo que retrata.
Nessa nova fase incluem-se os romances Quincas Borba (1891), Dom Casmurro ( 1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908). Entre seus inúmeros contos estão: “O alienista”, “A cartomante”, “Missa do galo”, “Uns braços”, “O espelho”, “Cantiga de esponsais”, “Teoria do medalhão”, “A causa secreta”.

Machado de Assis produziu uma obra inovadora, que vem conquistando consecutivas gerações de leitores.

PRÓXIMA AULA - "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS". MACHADO DE ASSIS
E PARNASIANISMO.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  11/09/2020


Clique aqui




Equipe Gestora 
2020