Correção de: quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Objetivos da aula:
Realizar leitura do texto;
Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem;
Realizar análise e interpretação do texto.
O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas
benéficas à saúde?
O quê esse título sugere?
Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal
“Acontece aqui”.
Laranjas benéficas à saúde?
Da sucursal de
Campinas
Reporter Silvia
Helena Soares
Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que
está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção
da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil
toneladas.
Essa produção quase que total, é destinada à indústria de
sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém,
para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das
pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são:
ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão,
estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam
essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um
prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?
Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a
sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu
preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja
vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do
consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser
utilizados.
É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua
laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos
também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não
comprometessem a produção.
Você acha que quando está consumindo a laranja está
consumindo apenas a laranja?
E o que mais pode estar por trás de uma produção tão
farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.
Silvia Helena Soares. Texto elaborado
especialmente para esta atividade
São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do
Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
1 – Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma
reportagem? Justifique sua resposta.
R: Reportagem – Apresenta informações de uma forma mais
detalhada.
2 – O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas
palavras do que ele se trata.
R: Resposta pessoal.
Retomada – Por
dentro do Conteúdo
Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar,
ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e
apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo
informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.
Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é
informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por
meio da apresentação dos fatos.
São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do
Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
3 – Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou
nunca usou em seu contexto? Cite-a
R: Resposta pessoal
4 – Na reportagem, a repórter utiliza os termos “defensivo
agrícola” e “inseticida”,
quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e
comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do
texto?
R: O vocábulo: “inceticida”apresenta um sentido mais
restrito: produto que mata insetos. Já a expressão “defensivo agrícola” amplia
as possibilidades de sentido e, ao mesmo tempo, suaviza a idéia contida me
“inseticida”.
5 – Releia
esta passagem no texto: “ (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para
saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem
seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o
preço pode ser muito alto...”
Levante
hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a
repórter poderia estar se referindo?
R: Espera-se que os estudantes relacionem o comentário da
jornalista à quantidade de litros defensivos agrícolas que precisam ser
utilizados no combate às pragas da laranja.
6 – A
reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São
Paulo. Você imagina quais sejam elas?
Alguma
delas pertence à região que você vive?
R: No Estado de São Paulo, concentram-se nove das dez
cidades produzem laranja no Brasil: Casa Branca, Botucatu, Itapetininga,
Colômbia, Iaras, Avaré, Buri, Angatuba e Santa Cruz do Rio Pardo. O único
município fora do estado é Rio Real, na Bahia.
O quê você
achou das suas aulas?