quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                             Série: 8°B e 8°C

e-mail: sandroavant@gmail.com


Boa Tarde, alunos!

  O objetivo dessa aula é que os alunos consigam aperfeiçoar a interpretação de texto. As perguntas do exercícios devem ser enviadas para o meu e-mail. (VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE)


                                                             A INTERAÇÃO VIRTUAL


   Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes. 

    As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de ideias. 

     Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.

   Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.

   Há dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.

   Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web.

    Portanto o governo precisa ampliar e baratear o acesso à internet, facilitar a expansão de redes móveis e de banda larga para que mais pessoas possam conhecer as ferramentas maravilhosas da rede mundial de computadores. Enquanto ela não chega a todos, a escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.   

Fonte: tudosaladeaula.blogspot.com. Francisco Maurício Araújo Dez. 2018 / São Gonçalo do Amarante, Ceará.

                                                            EXERCÍCIOS

01 – O texto é: 

 a) Um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano. 

 b) Um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.

 c) Uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas. 

 d) Uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas

02 – A discussão no texto é desencadeada a partir:

a) Da necessidade de todos terem computador. 

 b) Dos problemas causados pelo uso excessivo da internet. 

 c) Do avanço do celular. 

 d) Da revolução da internet no mundo.

03 – O trecho que contém o assunto principal do texto é: 

a) “Ela também afetou os comportamentos da humanidade.” 

 b) “As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos.”

 c) “Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta.” 

 d) “Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações...” 

04 – Segundo o texto: 

a) A internet ainda não chegou aos lugares mais afastados dos centros urbanos.

 b) A internet fortalece a amizade e o carinho entre as pessoas. 

 c) A televisão foi deixada de lado devido à internet.

 d) Muita gente ainda não está conectada à internet.

05 – Há uma opinião em: 

a) “...e unificou o compartilhamento de ideias.”

 b) “A vida mudou e mudou para melhor.” 

 c) “Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas...”. 

 d) “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos...”. 

06 – No trecho: “A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta...”, a palavra em destaque se refere a: 

a) Expansão. 

 b) Redes sociais. 

 c) Internet. 

 d) Interação.

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Correção das atividades de: quinta-feira, 29 de outubro de 2020 (1ª e 2ª parte)

 

01.    Leia a tirinha abaixo:

 

 

https://pt.pokerstrategy.com/news/content/Tirinha-de-Poker-A-entrevista_100579/

 

O texto acima possui características do gênero textual:

I. Entrevista, porque compõe-se de uma introdução e de um diálogo com perguntas e respostas. Apresenta linguagem formal ou menos formal de acordo com o veículo de comunicação em que será divulgada, com o público a que se destina, com o entrevistado e com o assunto.

II. Crônica, porque relata fatos do cotidiano, possui poucas personagens e a linguagem é simples.

III. Reportagem , porque possui uma linguagem clara e objetiva, tem vários entrevistados, informa a respeito de um assunto e se aprofunda no tema abordado.

Está correta:

a. I

b. II

c. III

d. nenhuma das alternativa anteriores.


Leia a tirinha e responda às questões de 02 a 04









 




01.    Na oração: “O problema foi interpretação de texto, Armando!” temos: 

a. um período simples; 

b. um período composto;

c. uma frase nominal

d. uma frase interrogativa.

 

 

02.    ”Você não soube interpretar a pergunta”! Nessa oração as palavras grifadas formam:

a. uma locução adjetiva, porque soube é um verbo que está acompanhado do adjetivo interpretar;

b. uma locução verbal, porque a expressão “soube interpretar” é formada por dois verbos;

c. uma locução prepositiva, porque soube é um verbo que está acompanhado da preposição interpretar;

d. uma locução conjuntiva, porque não é uma conjunção.

 

 

04. “E será que o senhor soube interpretar minha resposta”? Essa oração transformada em um período simples fica da seguinte forma:

 

a. Será que o senhor soube interpretar minha resposta de forma correta?

b. O senhor soube interpretar minha resposta?

c. O senhor interpretou minha resposta?

d. E será que o senhor interpretou minha resposta?

 

Texto para às questões de 05 a 10

Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.

Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?

Mauricio de Sousa - Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.

Revista - Como será a escolha dos atores? Mauricio de Sousa - Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (...) Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?

Mauricio de Sousa - Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (...)

Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?

Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina

na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.

Revista - E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?

Mauricio de Sousa - No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.

Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?

Mauricio de Sousa - Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)

Revista - Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

www.acessaber

Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(...)

https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada

05. Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?

O entrevistador é um repórter da revista Isto é e Mauricio de Sousa é o entrevistado.

 

06. Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será lançado em 2018?

Por que ele disse estar ousando. E que foi convencido de que agora a equipe tem capacidade e boas condições de encarar esse desafio.

07. Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?

 

Poucas adaptações são necessárias como a troca de vestes e ações de alguns personagens.

08. De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.

A equipe valoriza a opinião dos seus leitores e acompanha os acontecimentos.

 

09. Explique como a maçã passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.

Mauricio de Sousa conta que tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que ele visitou uma plantação em Santa Catarina e viu umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que ele queria para dar para os filhos. Ela cabia na lancheira. Ele sugeriu lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi um arraso.

 

10. Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

Ele pretende fazer um trabalho que mostre que a tolerância, a solidariedade e o respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.