sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

ARTE PROFESSORA ANA CARLA- TEMAS DE REFORÇO/RECUPERAÇÃO- 4º BIMESTRE - 2º ANO

 

DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O PÚBLICO E AS ARTES VISUAIS


VAMOS RETOMAR OS CONTEÚDOS DO ANO. ASSISTAM A AULA A SEGUIR DO CMSP

NÃO É NECESSÁRIO ENTREGAR ATIVIDADE REFERENTE A ESTE TEMA. 





ARTE PROFESSORA ANA CARLA- TEMAS DE REFORÇO/RECUPERAÇÃO- 4º BIMESTRE - 1º ANO

 PATRIMÔNIO CULTURAL E AS MEMÓRIAS COLETIVAS


VAMOS RETOMAR OS CONTEÚDOS DO ANO. ASSISTAM A AULA A SEGUIR DO CMSP

NÃO É NECESSÁRIO ENTREGAR ATIVIDADE REFERENTE A ESTE TEMA. 



Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

  Recuperação de Notas do 4° Bimestre

Olá alunos,

Estou repostando abaixo as atividades que passei para a nota do 4° bimestre. Os alunos que ainda não entregaram, devem fazer para recuperar a nota.

Obs. Não é necessário fazer novamente a atividade que já me enviou. Faça somente aquelas que ainda está devendo.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 09/12.

Atividade 1- Recuperação de Habilidades Essenciais

1-      O que é uma máquina? Cite exemplos de máquinas simples que temos em casa.

2-      O que é uma máquina térmica?

3-      Explique o que é calor, temperatura e sensação térmica?

4-      Quais os tipos de propagação de calor? Explique e exemplifique cada um deles.

5-      O que são isolantes térmicos?

Atividade 2- Recuperação de Habilidades Essenciais

1-      Faça uma pesquisa no livro didático ou na internet para completar a tabela:

2-

Atividade 3- Recuperação de Habilidades Essenciais

Para que haja vida, é preciso existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em desequilíbrio termodinâmico.

1-      O que é equilíbrio termodinâmico e sua importância?

2-      Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta Terra. Por que isso aconteceria?

3-       


 4-      Cite máquinas térmicas que você pode ter em casa.

5-      Que relação é possível fazer entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento de uma máquina térmica?

Atividade 4- O ar que respiramos

1-      O que é atmosfera terrestre?

2-      O que causa a pressão atmosférica?

3-      O que significa ar rarefeito?

4-       


Atividade 5- O efeito estufa

1-

2- Explique como se dá a ocorrência do fenômeno natural conhecido como Efeito Estufa.

3- Qual é a relação existente entre o fenômeno efeito estufa, na superfície terrestre, e o interior da casa de vidro?

4-O efeito estufa é um fenômeno bom ou ruim para o planeta Terra? Justifique. 

5-Qual é a relação entre a intensificação da pecuária e as mudanças climáticas globais? Qual é o principal gás de efeito estufa emitido pelo gado? 

6-As atividades industriais contribuem para as mudanças climáticas globais? Quais? Como?

 Atividade 6-A camada de Ozônio

1-      Para que serve a camada de ozônio?

2-      A redução da camada de ozônio aumenta a entrada dos raios ultravioleta na superfície terrestre. Quais os impactos que a diminuição da camada de ozônio pode causar na vida dos seres vivos?

3-      Cite ações humanas que podem causar a redução da camada de ozônio?

4-      Elabore algumas propostas para contribuir, de forma individual e coletiva, com a conservação da camada de ozônio.

 





















Recuperação de Química 2ºA

Olá Pessoal. Recuperação de Química 4º Bimestre. Tivemos 5 atividades no 4º Bimestre. Todas estão disponíveis no link a seguir: 

https://drive.google.com/drive/folders/1GWXLdrQcBuEGkwHvsg9ofppLEx4HLzYB?usp=sharing Como recuperação para os Alunos que não me entregaram nenhuma atividade nesse bimestre, me envie pelo menos 2 atividades respondidas pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com até o dia 07/12 



Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 Recuperação de Notas do 4° Bimestre

Olá alunos,

Estou repostando abaixo as atividades que passei para a nota do 4° bimestre. Os alunos que ainda não entregaram, devem fazer para recuperar a nota.

Obs. Não é necessário fazer novamente a atividade que já me enviou. Faça somente aquelas que ainda está devendo.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 09/12.

Atividade 1- Recuperação de Habilidades Essenciais

1-      Diferencie mistura homogênea e mistura heterogênea. Cite exemplos do seu cotidiano para cada tipo de mistura. 

2-      Como separar os componentes de uma mistura? Cite exemplos de separação de misturas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

3-      Cite exemplos de transformações químicas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

4-      Cite exemplos de transformações físicas que ocorrem no seu dia-a-dia. 

5-      Observe as situações abaixo: 

SITUAÇÃO 1- fusão do gelo;

 

SITUAÇÃO 2- Corrente enferrujada;


a)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 1? Justifique sua resposta.

b)      Qual tipo de transformação (química ou física) está ocorrendo na situação 2? Justifique sua resposta.

      Atividade 2- Recuperação de Habilidades Essenciais




      Atividade 3- Recuperação de Habilidades Essenciais




Atividade 4- O planeta Terra

1-      Como surgiu nosso Planeta?

2-      Qual é a idade da Terra?

3-       

4-      O que é uma rocha?

5-      Pesquise sobre os três tipos de rochas citados e preencha o quadro, com as principais características, origem e exemplo de cada um.

6-      Faça um desenho que represente como é o planeta Terra por dentro.

Atividade 5- Esfericidade da Terra

1-      Qual é a forma da Terra? Apresente um argumento seu para o formato da Terra.

2-     



 

 









 

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 14

 AULA 14

*Encerramento!!!*

A aula de hoje será concedida aos alunos para o término do trabalho de culminância, passado na nossa primeira aula deste semestre, no blog da escola. Quaisquer dúvidas, estarei disponível.

Agradeço a todas e todos!

Abraço,

Rebeca.

Professor: Sandro R. Espinoli                                       Série: 8°B e 8°C   

Matéria: Língua Portuguesa                            

e-mail: sandroavant@gmail.com

  Nesta aula, abordaremos um importante gênero textual narrativo: o conto. Nosso objetivo, além de apresentar o conceito e as principais características do gênero, é mostrar aos alunos sua relevância histórica, social e cultural.

  A atividade dessa aula deve ser enviada para o meu e-mail. VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE.


Conto: é um gênero textual que apresenta enredo, personagem, narrador, espaço e tempo, diferenciando-se do romance pela extensão, já que costuma ser curto.

Vejamos a seguir mais algumas características desse gênero:

Ficção: 

 O conto   A narrativa ficcional é construída com a intenção de entreter, emocionar, fazer rir e, principalmente, impressinar

os leit         os leitores  como se a história contada fosse real.

  O conto é uma narrativa ficcional, pois o enredo é construído a partir de uma história inventada por um autor que dá vida a personagens fictícios, cenário imaginários, percepção de tempo, entre outras ferramentas utilizadas para produzir um efeito envolvente.

Elementos da narrativa:

 Os contos apresentam todos os elementos essenciais de um texto narrativo: enredo, narrador, personagem, tempo e espaço. Porém, a construção de cada um deles no texto pode variar de acordo com as intencionalidades discursivas do autor.

Enredo:  

A composição do enredo no conto parte de um conflito que se desenvolve até sua resolução. Desse modo, a sequência de ideias deve ser transmitida de forma coerente para que o leitor acompanhe o curso da história.

Narrador

O conto pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa. A escolha de quem vai contar a história é muito importante para a definição do foco narrativo ou do ponto de vista a partir do qual a história vai ser contada.

Personagem

O personagem é aquele que vivencia as histórias narradas. Trata-se, por essência, de um ser de ficção, criado sob o tópico do narrador, com o qual interage e que ajuda a contar a história.

O conto apresenta número reduzido de personagens, já que a estrutura é de curta extensão.

Tempo:

O tempo de uma narrativa é caracterizado pela duração das ações. Os contos, de modo geral, apresentam uma duração curta em relação ao romance., nos quais os transcursos do tempo são ampliados. O tempo de uma narrativa pode ser classificado como:

Tempo cronológico: quando os fatos narrados seguem uma ordem natural dos acontecimentos. Pode ser medido pelo relógio, calendário, pelas estações do ano...

Tempo psicológico: quando os acontecimentos narrados são de natureza sentimental, subjetiva, revelados pelas emoções, pela imaginação e pelas lembranças do passado.

Espaço:

É o local onde os fatos e os acontecimentos se desenvolvem no texto narrativo. Pode ser caracterizado como:

Espaço físico: local geográfico, materializado e presente, no qual é ambientada e determinada cena. Pode ser  uma escola, um jardim, um aeroporto e etc.

espaço interior: chamado também de espaço psicológico, não é material, físico; existe apenas no plano da imaginação, do sonho, do pensamento.

Leia o texto a seguir para responder às questões.

  Contaram-me que na rua onde mora (ou morava) um conhecido e antipático general de nosso Exército morava (ou mora) também um sueco cujos filhos passavam o dia jogando futebol com bola de meia. Ora, às vezes acontecia cair a bola no carro do general e um dia o general acabou perdendo a paciência, pediu ao delegado do bairro para dar um jeito nos filhos do sueco.

 O delegado resolveu passar uma chamada no homem, e intimou-o a comparecer à delegacia.

 O sueco era tímido, meio descuidado no vestir e pelo aspecto não parecia ser um importante industrial, dono de grande fábrica de papel (ou coisa parecida), que realmente ele era. Obedecendo a ordem recebida, compareceu em companhia da mulher à delegacia e ouviu calado tudo o que o delegado tinha a dizer-lhe. O delegado tinha a dizer-lhe o seguinte:

— O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar numa coisa chamada AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar? Que negócio é este? Então é ir chegando assim sem mais nem menos e fazendo o que bem entende, como se isso aqui fosse casa da sogra? Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: duralex! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o general, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor.
        Tudo isso com voz pausada, reclinado para trás, sob o olhar de aprovação do escrivão a um canto. O sueco pediu (com delicadeza) licença para se retirar. Foi então que a mulher do sueco interveio:
               — Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido?
        O delegado apenas olhou-a espantado com o atrevimento.
        — Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não e gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso incomodaram o general ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos incomodando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um major do Exército, sobrinha de um coronel, E FILHA DE UM GENERAL! Morou?
        Estarrecido, o delegado só teve forças para engolir em seco e balbuciar humildemente:
        — Da ativa, minha senhora?
        E ante a confirmação, voltou-se para o escrivão, erguendo os braços desalentado:
        — Da ativa, Motinha! Sai dessa…

(Fernando Sabino)


                                                     ATIVIDADE



1-  No primeiro parágrafo do texto, o autor dá pista de que a história contada não pode ser real, já que apresenta os fatos de modo impreciso. Que trechos desse parágrafo revelam tal imprecisão?

2-  Como se pode explicar a expressão "(...)  como se isso aqui fosse a casa da sogra?"?

3- Qual é a reação do delegado ao ouvir as declarações da mulher do vizinho do General?

4- Indique os elementos da narrativa do texto?

Espaço 1-  5  O conto caracteriza-se por ser um texto de curta extensão, com poucos personagens e que se desenvolve a partir de um conflito único. Identifique o conflito presente no conto.


22222

KLKK



1-     N







Os contos   

ddd