segunda-feira, 22 de junho de 2020

Professor Alex Ed. Física - Turmas 7º A e B
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Dança urbana – Hip Hop – interações com tempo pra responder
·         Você já praticou, viu ou assistiu a alguma dança? Quais?
·         Onde você teve esta oportunidade? Quando?
·         Quais destas danças no chat você considera serem urbanas? Explique.
Danças urbanas características
·         Movimentos fortes
·         Sincronizados e harmoniosos
·         Rápidos
·         Simétricos ou assimétricos
·         Movimentos de pernas, cabeça e ombros
·         Coreografia
·         Músicas com batidas fortes
·         A música é a maior manifestação da cultura hip hop, assim como a dança e a arte também estão presentes
·         Para muitas pessoas, este movimento hoje tornou-se um estilo de vida. Exemplos:
o   Praticantes do universo do basquete e do skate estilo de moda – roupas largas
o   Pessoas comuns que são influenciadas por esta onda
** Este estilo é denominado de Street
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
O termo Street Dance (Dança de Rua) é utilizado para tratar de diversos estilos de dança:
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dane – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
O movimento hip hop e as danças urbanas influenciam muitas pessoas.
Curiosidades – citação de artistas que influenciaram o hip hop (Michael Jackson rei do pop)
Interações via chat
Leitura do Hip Hop – anotar os pontos importantes
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York década de 70
Movimento social urbano de protesto.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Estilo Hip Hop
·         Moda
·         acessórios
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Vivência, professoras Juliana e Mara passos básicos.
Ufa... que canceira...

Atividade da aula

·         Faça um desenho com o tema de um dos elementos do Hip Hop.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 7º A e B
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Dança urbana – Hip Hop – interações com tempo pra responder
·         Você já praticou, viu ou assistiu a alguma dança? Quais?
·         Onde você teve esta oportunidade? Quando?
·         Quais destas danças no chat você considera serem urbanas? Explique.
Danças urbanas características
·         Movimentos fortes
·         Sincronizados e harmoniosos
·         Rápidos
·         Simétricos ou assimétricos
·         Movimentos de pernas, cabeça e ombros
·         Coreografia
·         Músicas com batidas fortes
·         A música é a maior manifestação da cultura hip hop, assim como a dança e a arte também estão presentes
·         Para muitas pessoas, este movimento hoje tornou-se um estilo de vida. Exemplos:
o   Praticantes do universo do basquete e do skate estilo de moda – roupas largas
o   Pessoas comuns que são influenciadas por esta onda
** Este estilo é denominado de Street
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
O termo Street Dance (Dança de Rua) é utilizado para tratar de diversos estilos de dança:
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dane – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
O movimento hip hop e as danças urbanas influenciam muitas pessoas.
Curiosidades – citação de artistas que influenciaram o hip hop (Michael Jackson rei do pop)
Interações via chat
Leitura do Hip Hop – anotar os pontos importantes
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York década de 70
Movimento social urbano de protesto.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Estilo Hip Hop
·         Moda
·         acessórios
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Vivência, professoras Juliana e Mara passos básicos.
Ufa... que canceira...

Atividade da aula

·         Faça um desenho com o tema de um dos elementos do Hip Hop.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 6º A, B e C
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Uma História sobre a dança (texto conteúdo do material recebido pelos alunos)
Ideia do conceito de ritmo.
Dança urbana – Hip Hop - interações
·         O que é hip hop?
·         Quais danças fazem parte do hip hop?
·         Você conhece alguém que dança?
Leitura – o universo Hip Hop
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York.
Movimento social urbano de protesto.
Fundador do hip hop Kevin Donovan líder da Zulu Nation unindo os estilos musicais, funk, música eletrônica e o rap.
Apresentações – competições chamadas “batalha, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Estilos de danças no hip hop
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dance – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
Vivência professora Michele 5 vídeos de vivência – nome de passos, passando pelos estilos, desavio final fazer movimento de acordo com cada palavra da música.

Atividade da aula
·         Que tal, depois da aula, você criar um desenho que simbolize a História do Hip hop!
Retomada final da aula.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 6º A, B e C
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Uma História sobre a dança (texto conteúdo do material recebido pelos alunos)
Ideia do conceito de ritmo.
Dança urbana – Hip Hop - interações
·         O que é hip hop?
·         Quais danças fazem parte do hip hop?
·         Você conhece alguém que dança?
Leitura – o universo Hip Hop
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York.
Movimento social urbano de protesto.
Fundador do hip hop Kevin Donovan líder da Zulu Nation unindo os estilos musicais, funk, música eletrônica e o rap.
Apresentações – competições chamadas “batalha, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Estilos de danças no hip hop
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dance – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
Vivência professora Michele 5 vídeos de vivência – nome de passos, passando pelos estilos, desavio final fazer movimento de acordo com cada palavra da música.

Atividade da aula
·         Que tal, depois da aula, você criar um desenho que simbolize a História do Hip hop!
Retomada final da aula.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex
Professor Alex Ed. Física - Turmas 6º A, B e C
Atividade referente a aula do CMSP Danças Urbanas
Segue um resumo e ao final a atividade a ser realizada


AULA CMSP 18/06 – Danças urbanas
Professoras Juliana e Mara
Habilidades
·         Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos)
Objetivos
·         Conhecer a história da dança e do Movimento Hip Hop
·         Identificar as danças urbanas
·         Vivenciar movimentos da dança urbana
Dança urbana o que é isso? (questionamento da aula)
Interações: conhecimentos prévios, troca de informações
Uma História sobre a dança (texto conteúdo do material recebido pelos alunos)
Ideia do conceito de ritmo.
Dança urbana – Hip Hop - interações
·         O que é hip hop?
·         Quais danças fazem parte do hip hop?
·         Você conhece alguém que dança?
Leitura – o universo Hip Hop
Cultura popular americano iniciado no Bronx Nova York.
Movimento social urbano de protesto.
Fundador do hip hop Kevin Donovan líder da Zulu Nation unindo os estilos musicais, funk, música eletrônica e o rap.
Apresentações – competições chamadas “batalha, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda.
No Brasil – São Paulo nos anos de 1980 nas periferias
Elementos do Hip hop
·         MC – o rapper apresentador
·         DJ – Disc Jockey produção musical
·         Grafiteiro – faz a representação gráfica da cultura de rua
·         B-boy e B-girl – “break boy”, “beat boy” ou “bronx boy” os dançarinos
Estilos de danças no hip hop
·         Locking – travar
·         Popping – estourar, ondas
·         Freestyle – estilo livre
·         Breaking – quebra, robozinho
·         House Dance – casa de dança
·         Krump – sem significado, caracterizado por movimentos livres, altamente energéticos
·         Funk – gênero musical
Vivência professora Michele 5 vídeos de vivência – nome de passos, passando pelos estilos, desavio final fazer movimento de acordo com cada palavra da música.

Atividade da aula
·         Que tal, depois da aula, você criar um desenho que simbolize a História do Hip hop!
Retomada final da aula.


Valeu galera, espero vocês mais tarde na videoaula de hoje, segunda-feira às 16:00h.
Abraços, professor Alex

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 22 a 26 DE JUNHO - PROFª ELIZABETH


ATIVIDADE 1
COMPLETE O TEXTO SOBRE FAKE NEWS COM OS SEGUINTES CONECTIVOS:

*por exemplo   
*uma prova disso    
*dessa forma
*conforme
*para
*depois
*porque
*ademais

  “...A princípio, vale ressaltar que as notícias falsas ganham cada vez mais destaque nas redes sociais. (1)__________  foi o caso da mulher morta no interior de São Paulo, (2)__________ que sua amiga espalhou falsos boatos na internet, dizendo que ela matava crianças em rituais, e como consequência foi linchada e assassinada pela população local. Análogo a isso, estão cada vez mais frequentes casos como esse, (3)__________ muitos “vilões” da internet criam notícias inválidas e os internautas não verificam a fonte, repassam a matéria e estas se espalham rapidamente no “mundo digital”. (4)__________, não é à toa que Hitler já usava dessa ideologia (5)__________ promover sua imagem durante a 2° Guerra Mundial.

           (6)__________, convém frisar que a mídia é umas das propulsoras do problema. A circulação de fake news tem se tornado um grande lucro para empresas que se utilizam desse artifício; (7)___________, uma menina cega que ganha 0,10 centavos por cada compartilhamento, dicas sobre um remédio proibido que emagrece muito em pouco tempo e falsos produtos contra a calvície são manchetes fictícias que estão lucrando em cima da falta de bom senso das pessoas, para venderem suas mercadorias ou divulgarem suas páginas. Dessa forma, (8)__________ afirmava os filósofos Adorno e Horkheimer, o sistema capitalista implanta a necessidade de consumo ligada à pseudo-felicidade. Parafraseando esse conceito, o tecido social fica alienado, influenciado pelo compartilhamento mentiroso e circula cada vez mais essas manchetes...”

 ATIVIDADE 2: EXPLIQUE (ATRAVÉS DAS PARTES VISUAIS E ESCRITAS) POR QUAL MOTIVO O NOME DO POEMA ABAIXO É “XÍCARA”.

ATIVIDADE 3: ACESSE O SITE fanfics.com.br , SELECIONE UMA HISTÓRIA E LEIA

Envie resposta da atividade 1 e 2 para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br