quinta-feira, 25 de junho de 2020

ELETIVA DE FOTOGRAFIA- PROF ANA CARLA

Olá Galera!!!!




Nesta semana, nosso tema é sobre a Fotografia Jornalística e Documental.
Assista ao vídeo a seguir e anote as principais características e diferenças do estilo jornalístico e documental.  Faça as anotações em tópicos



Envie suas anotações para o e-mail: analis71@gmail.com até o dia 03/07/20. Com nome completo, série, ATIVIDADE: Foto jornalismo
Para dúvidas: pelo e-mail e pelo grupo do Facebook: ARTE. PROF ANA. EE MARIA MONTESSORI


IMPORTANTE!!!! AGUARDO AS FOTOS REFERENTES À ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA!!!
Não desanimem!!! Estamos juntos!

Bons Estudos!
Bjos da PRÔ!

ARTE. PROFESSORA ANA CARLA. 3ºs ANOS


Caros Alunos


Nesta semana peço que assistam atentamente aos vídeos abaixo e façam anotações que considerem necessárias. Na próxima semana daremos continuidade a esta atividade.

Links:
Nome do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo. Ano de publicação.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>. Acesso em: 03 dez.
2019.

Espetáculo traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto, SP. G1 Globo. Disponível
em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias-
1edicao/videos/v/espetaculo-traz-danca-e-tecnologia-para-o-palco-em-rio-pretosp/
2409990/>. Acesso em: 03 dez. 2019.


Nome do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia – Dança. Ano de publicação. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nuru8WFYmTQ>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Nome do canal. Apresentação final Oficina Dança e Tecnologia - III DIGIARTE.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfQJI1utuxE>. Acesso em: 03 dez.
2019.

Nome do canal. Shadow performance Hercules - Shadow Theatre VERBA. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=NYYJm0uy0yk>. Acesso em: 03 dez. 2019.

Bons Estudos!
Bjos da Prô!

ARTE. PROFESSORA ANA CARLA. 2ºs ANOS


Olá Queridos!!!!





Dando Continuidade aos estudos sobre como os artistas inserem novas formas ao seu processo de criação, assistam ao documentário: “LIXO EXTRAORDINÁRIO” do artista Vik Muniz.  Façam anotações que acharem pertinentes para realizarmos uma atividade em grupo na próxima semana. 

Vocês não precisam me enviar essas anotações, mas peço que assistam ao vídeo com muito carinho e um olhar e escuta poéticos ( essa atenção fará a diferença)



Dúvidas? pelo e-mail e grupo do Facebook.
Bjos
Prof Ana

ARTE- PROFESSORA ANA CARLA 1ºs ANOS

Ações de intervenção e mediação cultural por meio de projetos poéticos individuais ou colaborativos.


OLÁ BONITOS E BONITAS!!!!



Após a sondagem, apreciação e pesquisa sobre Dança Coral nas aulas anteriores, chegou a hora de criar uma  proposta de intervenção em Dança Coral na escola por meio do roteiro de trabalho

ATIVIDADE EM GRUPO.
Para esta atividade vocês devem preencher as seguintes questões:

● Escolher qual será a temática da intervenção em Dança Coral na escola;
● Conversar sobre o conceito e características de uma coreografia da dança em coral;
● Selecionar sons e músicas; (Colocar o nome das músicas escolhidas)
● Pensar em como será o figurino; (Fazer , pelo menos, 1 desenho de figurino)
● Definir em quais espaços da escola a dança será apresentada;
● Estabelecer um cronograma de datas e horários para apresentação;
● Como será realizada a intervenção em Dança Coral na escola;
● Verificar condições e disponibilidade de aparelhagem de som.

Vocês poderão realizar esta atividade em grupos de até 4 integrantes.  Quem desejar poderá fazer individualmente.
Enviar para o e-mail analis71@gmail.com até o dia : 03/07/20 
Nome, Número e Série de Todos os Integrantes. Atividade: Proposta de Intervenção em Dança

Estou no email e grupo do Face, para dúvidas!

Bjos
PRO ANA


2ºA (Clayton - Português)




Gerações Românticas no Brasil

          A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.
          A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".


          Também chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à natureza, volta ao passado histórico, medievalismo, criação do herói nacional na figura do índio.
          Essa alusão ao indígena deu origem ao nome dessa fase da literatura brasileira.
          O sentimento e a religiosidade também são características marcantes da produção literária dos autores da primeira geração.
          Entre os principais poetas podemos destacar Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.


          É a geração do mal-do-século, que foi intensamente influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset. Por esse motivo, é também chamada de "geração byroniana".
          As obras dessa fase da literatura são impregnadas de egocentrismo, negativismo boêmio, pessimismo, dúvida, desilusão adolescente e tédio constante.
          São essas as características do ultra-romantismo, o verdadeiro mal-do-século.
          O tema preferido é a fuga da realidade, que se manifesta na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na exaltação da morte.
          Os principais poetas dessa geração foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.


          A Geração Condoreira foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.
          Essa geração sofreu intensamente a influência das ideias de Victor Hugo, de sua poesia político-social.
          Em consequência dessa ligação, essa fase da literatura também é chamada de "geração hugoana".
          O termo condoreirismo é consequência do símbolo de liberdade adotado pelos jovens românticos: o condor, águia que habita o alto da cordilheira dos Andes.
          Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Sousândrade.

Romantismo no Brasil

          O início do Romantismo no Brasil é classificado pela chegada da família real, em 1808. É um período de grande e intensa urbanização, que permite a divulgação de um campo livre de ideias para as novas tendências europeias.
          O romantismo no Brasil é influenciado pelas ideias liberais da Revolução Francesa e a Independência dos EUA.
          Ao mesmo tempo, o país caminhava rumo à própria independência. São os ideais que fazem crescer, após 1822, o nacionalismo, o retorno ao passado histórico, a valorização das coisas da terra e a exaltação da natureza.
          As obras consideradas como marco do Romantismo no Brasil são a Revista Niterói e o livro de poesias Suspiros Poéticos e Saudades, que foram publicadas em 1836 por Gonçalves Magalhães.
          Leia também: Prosa Romântica no Brasil.

Gerações do Romantismo na Europa

          O Romantismo na Europa é marcado pela publicação na Alemanha em 1774 do romance Werther, de Goethe. Essa obra lança as bases do sentimentalismo romântico, do escapismo pelo suicídio.
          Também influenciam diretamente as ideias da poesia ultra-romântica de Lord Byron e Ivanhoé, de Walter Scott, na Inglaterra.

Gerações Românticas em Portugal

          O Romantismo em Portugal é subdividido em duas gerações: a Primeira Geração e a Segunda Geração.
          A primeira geração romântica em Portugal é caracterizada por autores que ainda utilizavam o modelo do Neoclassicismo, como Almeida Garret e Alexandre Herculano.
          Já a segunda geração romântica em Portugal é representada por uma produção literária enquadrada no ultra-romantismo.
          Esse modelo pode ser visto nas obras de Camilo Castelo Branco e Soares de Passos.

Gerações Românticas na Poesia

          A poesia está entre as principais formas de manifestações literárias das gerações românticas no Brasil. Há representação de autores em todas as gerações.

Gonçalves Dias

          O autor Gonçalves Dias (1823-1864) é considerado o responsável pela consolidação do Romantismo no Brasil.
          Apresenta uma poesia nacionalista que idealiza a figura do índio, como em I-Juca-Pirama.

"Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci;
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi"

          Leia também Canção do Exílio.

Álvares de Azevedo

          A poesia de Álvares de Azevedo (1831-1853) é marcada pelas falas de amor, de morte, de donzelas ingênuas, da virgem sonhadora, filhas do céu, mulheres misteriosas em seus sonhos de adolescentes. São comuns as frustrações, o sofrimento, a dor e morte.

Lembrança de Morrer
Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece o vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste pensamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro (...)

Castro Alves

          Diferente dos poetas da primeira geração romântica, Castro Alves (1847-1871) amplia o universo antes intimista e trata, além do amor, da mulher, do sonho, a coletividade, o abolicionismo e as lutas de classe.

          É assim em O Navio Negreiro, poema declamado em 7 de setembro de 1868, na faculdade de Direito do Largo de São Francisco. O poema exalta o povo africano.

E existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! Meu deus! Mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?!...
Silêncio!... Musa! Chora, chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto...

Contribuição: Daniela Diana

2°B,D TECNOLOGIA PROF TALI

VOCÊ PODE
FAZER NO CADERNO
IMPRIMIR E COLAR
OU SALVAR O CONTEÚDO
# O IMPORTANTE É VOCÊ SABER E APRENDER

HASHTAG 
Hashtag é um composto de palavras-chave, ou de uma única palavra, que é precedido pelo símbolo cerquilha (#). Tags significam etiquetas e referem-se a palavras relevantes, que associadas ao símbolo # se tornam hashtags que são amplamente utilizadas nas redes sociais, em especial no Twitter, onde a adesão delas as tornaram tão populares.
Esse tipo de marcação, utilizada nas redes sociais e em outros meios, serve para associar uma informação a um tópico ou discussão. Geralmente essas hashtags tornam-se links indexáveis pelos mecanismos de busca. Isso permite que os demais usuários possam clicar nelas ou procurá-las e visualizarem todas as informações, imagens, vídeos etc relacionados a elas.
No Twitter, onde as hashtags são utilizadas com grande frequência pelos usuários, elas ficam agrupadas nos "Trending Topics" ou "Assuntos do Momento". Na timeline da rede social é possível verificar as hashtags mais utilizadas e, assim, os termos mais comentados no Twitter. Outras redes sociais na internet também utilizam as hashtags para organizarem seus conteúdos e facilitar a procura dos usuários. O Facebook, oInstagram, o Tumblr, o Pinterest e o Google+ estão nesta lista, o que comprova a importância dessa ferramenta para o universo digital.
Ao contrário do que muitos pensam, as hashtags não nasceram junto com o Twitter. Chris Messina, um dos criadores da hashtag, apresentou a ideia a um desenvolvedor do Google. Messina sugeriu então que ela representasse a divisão de "grupos" no Twitter.
Por meio das hashtags é possível que pessoas e empresas alcancem um público maior com as informações que divulgam nas redes sociais. Também, devido a utilização delas, é mais fácil conseguir mensurar e ter mais controle sobre o que está sendo publicado sobre um determinado tema. Por isso, as hashtags devem ser utilizadas como indexadores, com a finalidade de melhorar as buscas futuras dos usuários. 

Como e quando usar hashtag

Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.
E, logo após, inserir a palavra-chave que você achar que classificará melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.
Voltando ao nosso exemplo, para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a hashtag #contentmarketing ou  #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu comentário esteja incluído no universo de pesquisa do tema.
DICAS

1. Não coloque todo o conteúdo em uma hastag

Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso restringirá muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

2. Não use uma hashtag pra cada palavra

Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você adicionará o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

3. Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.
4. Confira a ortografia
Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.
MATERIAL DE APOIO

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Narrativas digitais 

Narrativas digitais na escola. Uma experiência que pode ser fantástica

O que em inglês se denomina Digital Storytelling, no Brasil estamos chamando de narrativa digital. Em sua essência trata-se de fazer uso de tecnologias digitais para contar estórias ou histórias.
Contar e ouvir histórias sempre fez parte da história da humanidade. Provavelmente aquele que chamamos de homem “pré-histórico” assentava-se ao redor de fogueiras e contava histórias, também crescemos com nossos pais nos contando histórias. 
Contar histórias é uma característica universal de cada país e de cada cultura.
 Nosso cérebro reage de forma diferente às narrativas.
CerébroAs pesquisas em Neurobiologia revelam que, quando ouvimos alguém que usa uma apresentação gerada no PowerPoint, ativamos as áreas de Broca e de Wernicke do nosso cérebro.
Mas quando nos contam uma história, as coisas no nosso cérebro mudam drasticamente. Como revelam as pesquisas, não são apenas as áreas de processamento da linguagem em nosso cérebro que são ativadas quando ouvimos histórias. Outras áreas em nosso cérebro serão ativadas enquanto lidamos com os eventos da história. Por exemplo, se o contador de historias fala de uma comida gostosa, nosso córtex sensitivo como que acende. Se o contador de histórias fala as palavras “lavanda” ou “sabão” nossa área do cérebro que lida com odores será ativada.
O cérebro, pelo que parece, não faz muita distinção entre ouvir o relato de uma experiência e encontra-la na vida real. Nesses casos, as mesmas regiões neurológicas são estimuladas. Mas o essencial é que somos afetados por ambos.
Há muito tempo se reconhece que ler uma boa literatura nos faz melhores como seres humanos. A neurociência vem revelando que essa afirmação é mais verdadeira do que poderíamos imaginar. Ouvir histórias também faz bem, como ler.
storytellerA proposta da narrativa digital é combinar a antiga arte de contar histórias com recursos das chamadas tecnologias digitais de informação e comunicação. As narrativas são elaboradas na perspectiva de linguagens múltiplas, lançado mão de recursos de multimídia [texto, fotografia, vídeo, áudio, gráfico]. É possível ainda a narração, que deve ser gravada pelo contador de estórias. Prontas, as narrativas são publicadas na internet e tornam-se acessíveis a muitos.
Se na narrativa tradicional a forma de comunicação é praticamente apenas a fala do contador de histórias, as histórias digitais são contadas com recursos das linguagens múltiplas, criadas em computador e colocadas na internet.
As histórias digitais podem variar em tamanho. Porém, na sua maioria, as histórias utilizadas na educação geralmente duram algo entre 2 e 10 minutos. Com esse tempo consideramos o chamado ciclo de atenção, que, segundo alguns pesquisadores, nos adultos é de 15 a 20 minutos e nas crianças atuais parece ser menor, particularmente quando se trata de aprendizagem visual ou oral. Há que afirme que o ciclo de atenção [em inglês, attention span] das crianças hoje em dia seria da ordem de apenas 8 minutos. Há quem responsabilize, ou culpe, a televisão e a internet por essa significativa redução.
Na narrativa digital aplicada à educação, temos relatos de eventos históricos, histórias de vida – pessoal, da comunidade escolar ou do entorno dela. O essencial é que seja sempre algo que tenha significado para o aluno.


VÍDEO DE APOIO





RETROSPECTIVA 







REFERENCIAS 
 canaltech.com.br/produtos/O-que-e-hashtag/ 
//rockcontent.com/blog/o-que-e-hashtag/
marinhos.wordpress.com/2013/05/30/narrativas-digitais-na-escola-uma-experiencia-que-pode-ser-fantastica/
youtube.com;narrativadigital