sexta-feira, 26 de junho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                Série:  2° E


Confira uma lista de frases em inglês para iniciantes com tradução para o português.
 Leia as frases, palavras e faça a tradução com a ajuda de um dicionário.
1) Good morning.

2) Thank you.

3) do you like to drink coffee?

4) Do the people respectthe animals?

5) I have a cat.

6) She eats na apple everyday.

6) My dad got a new job.

7) I will take a taxi

8) I have been in US once in my life.



Bom Dia, alunos e alunas!

 envie a atividade para o e-mail: sandroavant@gmail.com

Próxima postagem  - dia 3 de julho de 2020



Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA

Caros alunos e alunas,
Nesta aula e na próxima, trataremos dos mecanismos coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição de termos ao longo do texto. Hoje, vamos estudar a coesão referencial.

O que é coesão?  
    Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.  

Como faz a coesão?        
   A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que  -  em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.

Coesão referencial (ou remissiva)  
    É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.  


 Coesão por substituição gramatical    
   Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Exemplos: 
 - O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
 O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)

- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno. 
Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno

- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)
 Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome. 

- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93)

 Coesão por reiteração (referencial) 
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.

Coesão por hipônimo e hiperônimo

Hipônimos – especifico Cardiologista               

Hiperônimo –
Genérico Médico




Texto 1                     
                                            Peixe-boi: história e lenda   
   É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.  

Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico

 O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal.  Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade. Veja o exemplo:

Texto 2 

É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.

                                                       

                                                        Exercício  


1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu. 

 Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento grave. (...)    Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.” (Istoé, 1996)

 




















quinta-feira, 25 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 26/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020


6ª ANO: A-B-C MATEMÁTICA - 2ª BIMESTRE – Professora Mª Regina - 22, 23 e 24 /06 /20



4ªSEMANA - prazo de entrega - 25/06/20 até 01/07/20



IDENTIFICAR COLOCANDO SEU NOME: Nº: SÉRIE: E A DATA: / /



MATEMÁTICA



ATIVIDADE



1) RESUMO DAS AULAS ASSISTIDA DO CMSP OU TV CULTURA E SUA CONCLUSÃO.



2) PESQUISAR SOBRE ÂNGULOS RETO, AGUDO, OBTUSO E RASO E DAR EXEMPLOS DE CADA UM.



3) QUAL A DIFERENÇA DO CÍRCULO E CIRCUNFÊRENCIA?



4) O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE RAIO E DIÂMETRO DA CIRCUNFERÊNCIA.



5) ESCREVA COMO SE LÊ OS DECIMAIS DOS NÚMEROS E COLOQUE TAMBÉM NA FORMA DE FRAÇÃO.



A) 24,50 B) 0,040 C) 0,9 D) 0,81 D) 4,3 E) 2,794







6) NA CLASSE DE ANTÔNIO DO 7ª ANO – C, HÁ 48 ALUNOS, SENDO 25 MENINOS E 23 MENINAS:



A) QUAL É A FRAÇÃO QUE REPRESENTA OS MENINOS E AS MENINAS?



B) QUAL É O TOTAL DE ALUNOS QUE À NA CLASSE?





7) CALCULAR

A) 5/4 DE 62 B) 7/2 DE 44 C) 2/9 DE 145







OBSERVAÇÃO: MANDAR A LIÇÃO PARA CLASSROOM OU EMAIL: mariareginalanza@gmail.com









Bom estudo!





7 ANO C - MATEMÁTICA - 2ª BIMESTRE - Professora Mª Regina -  22, 23 e 24/ 06 / 20
3ª SEMANA


MATEMÁTICA

COLOCAR O NOME: Nº: SÉRIE: data:        /          /

ENTREGAR NO PRAZO. 25/06/20 até 01/07/20

ATIVIDADE:

1) RESUMO E CONCLUSÃO DAS AULAS DA SEMANA DO CMSP OU DA TV CULTURA.


2) FOI REALIZADO UMA PESQUISA NA SALA DO 6ªANO A UMA ENQUETE SOBRE AS CORES VERMELHO OU AMARELO, SENDO QUE NA SALA TEM 20 ALUNOS QUE GOSTAM DA COR VERMELHA E 24 DA COR AMARELO.


A) QUAL A FRAÇÃO QUE INDICA A RAZÃO ENTRE O NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM PREFERÊNCIA DA COR VERMELHO E DA COR AMARELO.


B) QUAL É A FRAÇÃO EQUIVALENTE, A REPRESENTAÇÃO DA FRAÇÃO IRREDUTÍVEL E  REPRESENTE ESSA RAZÃO.



3) QUAL É O OPOSTO DE:


A) + 20 = ---------------------

B) – 78 =-----------------------

C) +100 =-----------------------

D) – 69 =------------------------

E) - 41= ------------------------

F) +49 = -----------------------


4) A PALAVRA DIFERENTE SIGNIFICA NA MATEMÁTICA O QUE?





5) QUAL A DIFERÊNÇA DO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA?





6) O QUE É RAIO E DIÂMETRO NA CIRCUNFRÊNCIA?




7) CALCULAR


A) -745 + 576 =



B) 23% DE 1250 =



C) 1520 - 480 =



D) -690 + 481=

.

BOM ESTUDO!

Entregar no classroom ou email: mariareginalanza@gmail.com







1 SÉRIE: A-B-C-D     2ª BIMESTRE  -  ATIVIDADE SEMANAL  –  Professora Mª Regina - FÍSICA 

 Aula: 24/06/20

PROFESSORA: MARIA REGINA   -  ( física )

25/06/20 - ENTREGAR NO PRAZO ATÉ 01/07/20

Identificar com o nome:    nº:     série:       data:

FÍSICA

ATIVIDADE

1)                  UM CORPO DE MASSA 20 Kg É SUSPENSO POR UM OPERADOR ATÉ A ALTURA DE
2,50 m, MEDIDA EM RELAÇÃO AO SOLO, NUM LOCAL ONDE g = 10 m/s²:


A)     QUAL É A FÓRMULA QUE USO PARA ESSE PROBLEMA?


B)      DETERMINE A ENERGIA POTENCIAL DO CORPO EM RELAÇÃO AO SOLO?


2)                  QUAL É A ENERGIA CINÉTICA DE UMA BOLA DE MASSA 0,8 KG, NO INSTANTE EM QUE A SUA VELOCIDADE É 4 m/s



3)                  QUAL É A ENERGIA CINÉTICA DE UMA PARTÍCULA DE MASSA 5,0 kg CUJA VELOCIDADE É 72 km/h?




4)                  QUAL É A FÓRMULA DE ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA?


5)                  RESUMO DA AULA DO CMSP E SUA CONCLUSÃO.


ENTREGA NO CLASSAROOM OU EMAIL: mariareginalanza@gmail.com

Bom estudo!



9ºA,9ºB - Inglês - Electrical appliances - Profª Ângela



 Tema: Electrical appliances 

Assista ao vídeo abaixo e responda aos exercícios do caderno do aluno volume 2 parte 1 paginas: 36 e 37. Envie as repostas para meu e-mail professoraortega@yahoo.com e não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail    data entrega: 03/07, você também pode responder direto pelo Classroom.