segunda-feira, 23 de março de 2020

Aulas 3 e 4 - Matemática Professora Carol - 2°E


Aulas revisão - Matemática 2º ano E

Professora Carol

Aula 3 e 4 – A periodicidade e o modelo da circunferência trigonométrica

Dada uma circunferência de centro (0,0) e raio 1, representada em um plano cartesiano, ao traçarmos um segmento de reta, formando um ângulo de 30°, podemos projetar sua medida em relação ao eixo x e ao eixo y.



No eixo x a medida formada pelo ângulo de 30° é 0,9R.
No eixo y a medida formada pelo ângulo de 30° é 0,9R.



Em relação ao eixo y, podemos observar as medidas aproximadas em relação aos ângulos notáveis.  


Ângulos notáveis em relação ao eixo y:

0 R
30°
0,5 R
45°
0,7 R
60°
0,9 R
90°
1 R


Ângulos notáveis que podemos relacionar:


Podemos fazer uma projeção para toda a circunferência trigonométrica e encontrar os simétricos dos ângulos notáveis. Em relação ao eixo y temos:







Exercícios:

 1) Preencha a tabela seguinte associando o ângulo em com a medida da projeção aproximada no eixo vertical:

Ângulo   (°)


0
30
45
60
90
120
135
150
180
210
225
240
270
300
315
330
360
Projeção (kR)




















2) Adotando a escala de 1 unidade de malha equivalente a 15° para a representação de valores no eixo horizontal, e de 10 unidades de malha equivalentes a 1R para a representação no eixo vertical, desenhe um sistema de eixos e represente o gráfico da projeção dos ângulos notáveis e seus simétricos de acordo com a tabela do exercício anterior:

2°E Português - Revisão Prof Angela

23.03.2020

EXERCÍCIOS DE REVISÃO ( Fazer no caderno)

TEMA SUBSTANTIVOS 

1- Para se formar o feminino de alguns substantivos, é preciso recorrer a uma palavra diferente, e não à flexão da mesma palavra, como ocorre em pai e mãe. Dê o feminino dos substantivos abaixo. Se necessário consulte dicionário ou gramática.

Cavaleiro

Confrade

Padrasto

Cavalheiro

Padre

Bode

Frei

Patriarca

Burro


2- Alguns substantivos causam dúvida em relação à flexão de gênero, de acordo com a norma-padrão. Em seu caderno, construa uma tabela com três colunas e, na primeira , inclua os substantivos  masculinos da lista a seguir; na segunda os femininos; na terceira, os que podem ser indiferentemente, masculinos ou femininos. Se necessário, consulte dicionário ou gramática.

champanha                                  personagem                                 diabete(s)

sabiá                                           sósia                                            laringe

grama                                          cal                                               cólera

telefonema                                   avestruz                                       guaraná

alface                                          dó                                                libido

Língua Portuguesa 9ºA e 9ºB - semana 23/03 a 27/03 Profª Elizabeth




Professor usa fake news para ensinar ciência na escola

Alvo de debate ao redor do mundo por seu possível impacto na democracia, as fake news - notícias inventadas geralmente com o objetivo de viralizar na internet e influenciar consumidores e eleitores - têm sido usadas em uma escola particular do interior paulista para ensinar pensamento crítico e pesquisa científica.
A iniciativa é do professor de ciências Estêvão Zilioli, de Ourinhos (a 360 km de São Paulo), que desenvolveu um curso semanal voluntário no contraturno para alunos do ensino médio. Os próprios estudantes buscam as notícias de cunho duvidoso para análise em sala de aula.
A ideia é que eles próprios se perguntem: essa notícia tem fontes e dados confiáveis? Merece ser acreditada - e compartilhada?
"Eles trazem as notícias das quais ficam desconfiados. Começamos com notícias de ciências e saúde, mas os alunos se interessaram também por notícias de entretenimento e política, por estarmos em um ano eleitoral", conta Zilioli à BBC Brasil.
"O método de checagem é o mesmo para todas: buscar informações de fontes confiáveis. Estou falando de método científico, de busca de informações seguras que possam ser demonstradas, até para eles entenderem que não é simples provar as coisas."
A aula se centra em discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online - buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos, periódicos científicos, IBGE e sites de tribunais eleitorais, por exemplo.
Entre as notícias já analisadas, estão:
- Uma de que frutas ingeridas em jejum curam câncer, que os alunos perceberam que não tinha fontes seguras para garantir a afirmação do título;
- A de uma mãe que teria aplicado botox na filha pequena (os jovens foram atrás das imagens da mãe, que é participante de um reality show nos EUA, e estão tentando tirar suas próprias conclusões pelos vídeos);
- Uma do cientista Stephen Hawking, morto em março, falando sobre vida extraterrestre (os alunos descobriram que a notícia em si não era falsa, mas tinha um título exagerado);
- Uma de que o juiz Sergio Moro seria orador em cerimônia de universidade americana, a qual, apesar de ter algumas informações verdadeiras, trazia declarações falsamente atribuídas a um pesquisador da instituição;
- Uma sobre terraplanismo, difícil de ser analisada justamente por colocar em xeque premissas científicas.
As nuances das notícias têm sido úteis para os alunos entenderem a categorizá-las, diz Zilioli. "Vimos que há notícias falsas, mas também as que são baseadas em fatos verdadeiros, porém com títulos exagerados ou sensacionalistas", explica o professor, notando uma mudança no comportamento dos estudantes.
"Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."
A ideia fez o professor ser selecionado para o projeto Inovadores, do Google, que o ajudou a idealizar um site - batizado pelos alunos de Ourinhos de HoaxBusters, ou Caça-boatos -, que terá uma espécie de "termômetro" para identificar o quanto cada notícia analisada tem de veracidade.
As aulas vêm ajudando a estudante Giovana Domiciano Sanches, 16, a identificar notícias falsas que circulam nos grupos virtuais nas e redes sociais.
"Algumas são notícias velhas - quando vamos checar as datas e horários, vemos que tem gente que posta links de 2013, por exemplo", conta Giovana à BBC Brasil.
"Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."
IDOETA, Paula Adamo. Professor usa fake News para ensinar ciência na escola. BBC Brasil, São Paulo, 21 abr. 2018.   Disponível em: https://bbc.in/2v4E5hs. Acesso em 29 set. 2018T

Atividade 1 - análise do gênero textual
*O gênero acima é uma notícia. Localize: qual o fato, onde e quando ocorreu, como e por que aconteceu .
*Qual o tempo (passado, presente ou futuro) é usado no título e na maior parte do texto? Que sentido é produzido com esses usos?
*Quais modos verbais são mais utilizados no texto:
 indicativo (mostra certeza)    /    subjuntivo (mostra possibilidade)  / imperativo (mostra ordem ou sugestão)

Atividade 2 - argumentação
Releia os depoimentos do professor e da estudante na notícia:

"Eles já estão mais treinados a ver o que é falso ou não do que recebem do grupo da família (no WhatsApp) e pensam duas vezes antes de acreditar. Antes, se uma matéria era compartilhada muitas vezes, eles achavam que necessariamente era real. Agora, estão percebendo que esse critério numérico não vale. E mesmo que eles percebam logo de cara que a notícia é fake, têm de confirmar isso com a metodologia."
 "Pensando em como o mundo avançou, com os meios de comunicação e a eleição do (presidente americano Donald) Trump, é importante para a gente saber como verificar as informações e compartilhar só depois de ver o conteúdo na íntegra, não só pelas chamadas."
a)Quais as ideias centrais defendidas pelo professor e pela estudante em suas falas?
b)Quais os argumentos usados pelo professor e a estudante para justificarem os seus pontos de vista? São argumentos fortes? Explique.
c)Dê sua opinião: qual a responsabilidade de cada um na colocação de informações nas redes sociais? Cite pontos negativos e positivos desta atitude.

Atividade 3 - filme
Assistir filme Uma boa mentira. Direção: Philippe Falardeau. EUA/Quênia/Índia: Paris Filmes. 2014. (110 min.)

*As atividades escritas devem ficar no caderno. Os textos desta atividade não devem ser copiados, apenas as questões devem ser respondidas.




7°C, 8° e 9° inglês revisão de conteúdo

Assistir aos vídeos acima ( este conteúdo também foi enviado ao grupo do 7°C do whatsapp da turma)

professora Angela inglês turmas 1°F e 2° A,B,C,D



Revisão conteúdo já visto em sala, assistir aos vídeos abaixo e resolver os exercícios que estão abaixo do vídeo em seu caderno ( esse conteúdo também já foi enviado nos grupos de whatsapp das turmas mencionadas acima)

1° vídeo aula.  htpps://youtu.be/GXq75u45WaM

2° vídeo aula.  htpps://youtu.be/_TITNNVFORk

3° vídeo aula.  htpps://youtu.be/LwpMK1u8rM4

História 8º anos

Olá alunos da EE Maria Montessori

Alunos: 8ª anos

Disciplina: História

Prof. Maria José

1) A partir de meados do século XVIII, o governo inglês estabeleceu uma série de leis para controlar suas 13 colônias da América do Norte. Faça o que se pede:

a) Escolham uma dessas leis
b) Expliquem por que essa lei prejudicava boa parte dos colonos
c) Criem um cartaz contra as leis impostas pelo governo inglês. O cartaz deve ter uma frase de protesto.

Obs. Usem as folhas de caderno
Não saiam de casa.

Até breve.

História - 6º anos ABC

Olá alunos da EE Maria Montessori

Disciplina: História

alunos: 6 anos ABC

Prof. Maria José

1- Faça uma linha do tempo de  sua vida e registre nela alguns acontecimentos que você gostaria de destacar. Depois com base nessa reflexão faça o que se pede:
a) Por que você também é um agente e sujeito da história?
b) Em sua opinião como seus atos podem interferir na história de outras pessoas com as quais você convive?
c) Escolha uma pessoa da sua família e proponha a ela que complete a linha do tempo com você. Registre nela os acontecimentos que essa pessoa gostaria de destacar sobre a vida dela e algumas experiências que vocês compartilharam em algum momento da vida.

Dúvidas: profmariajose9@gmail.com

Em folha separada a ser entregue no retorno das aulas


Até