sexta-feira, 1 de maio de 2020

PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA - 7 º Ano B.

7º ANO B

DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA MARLI

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;

LEIAM OS TEXTOS;
ASSISTAM O FILME DO ROMEU E JULIETA ADAPTADO POR MAURÍCIO DE SOUZA QUE ESTÁ NO FINAL DA PÁGINA.
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: EF07HI01 E EF07HI04
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br

                        TEMA: RENASCIMENTO E HUMANISMO
LINHA DO TEMPO
PERIODIZAÇÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA





ATIVIDADES
NA ATIVIDADE 2 VOCÊ DEVERÁ ELABORAR QUESTÕES A PARTIR DAS RESPOSTAS DA CRUZADINHA
SEGUE EXEMPLO:
12- ESCUDEIRO  DE DOM QUIXOTE?
RESPOSTA: SANCHO PANÇA.


ASSISTA O FILME DO ROMEU E JULIETA ADAPTADO POR MAURICIO DE SOUZA


SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
ASSISTAM O FILME DO ROMEU E JULIETA ADAPTADO POR MAURÍCIO DE SOUZA QUE ESTÁ ACIMA 👆.
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: EF07HI01 E EF07HI04
DURAÇÃO: 8 AULAS
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 29/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
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2ºBIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDOS:
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM;
CASO QUEIRAM UTILIZAR A FERRAMENTA WORD PARA AS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PODEM;
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE;
HABILIDADE: EF07HI03 
DURAÇÃO: 4 AULAS;
SEMANAS DOS DIAS: 09/06 ATÉ 12/06;
ENTREGA DAS ATIVIDADES: ATÉ O DIA 12/06.


Leitura e reflexão do texto:







RESPONDA:
1-    O NOME DA ÁRVORE ACIMA É BOABÁ, VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR DELA?

2-    QUE REGIÃO DA ÁFRICA SE FORMOU O IMPÉRIO MALI?

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Atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 15/06 até 19/06.
DEVIDO AO FERIADO PERMANECEM AS ATIVIDADES DA SEMANA ANTERIOR. 
DATA DA ENTREGA: 19/06.
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Atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 23/06 até 26/06.
ROTEIRO DE ESTUDOS: ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP; RESPONDAM AS ATIVIDADES; CASO NÃO TENHAM O CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA VOLUME 2, COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM; CASO QUEIRAM UTILIZAR A FERRAMENTA WORD PARA AS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PODEM; NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE; HABILIDADE: EF07HI14 DURAÇÃO: 4 AULAS; DATA DE ENTREGA: 26/06;
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br https://youtu.be/xYYmROr8TEk


RESPONDA AS ATIVIDADES:







































ATIVIDADE 2
PESQUISE SOBRE OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS: OS INCAS,MAIAS E OS ASTECAS E ESCREVA NO CADERNO.
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2°A - Tecnologia - Prof. Tali - Lição 1 matéria da prova

Lição 1 

Internet das Coisas (IoT)= Internet of Things 


De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.
O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.
Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é qualquer coisa.
Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.
Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.
Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para te informar, mesmo que você não tenha pedido, o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.
Ele não sabe onde você vai por magia, e sim pela interconectividade dos dispositivos inteligentes à sua volta; ou seja, pela Internet das Coisas. O assistente conhece sua rotina, e dado o horário, dia da semana, sua localização por GPS conexão (ou não) ao Wi-fi de casa, a conexão ao bluetooth do carro no momento específico, e ao fato de que esse cenário se repetiu muitas vezes, ele aprendeu que é muito provável que você esteja indo para o trabalho de carro e te informa quanto tempo você vai demorar para fazê-lo.

Desde 2017 existem mais objetos na internet do que as 7 bilhões de pessoas no mundo, e segundo a Gartner, estima-se que em 2020, 12 bilhões de dispositivos estejam conectados à IoT, o que demonstra a importância de se refletir sobre esse processo.

A Internet das coisas possibilita inúmeras oportunidades e conexões, muitas das quais não conseguimos imaginar nem entender completamente seu impacto nos dias de hoje.
Os dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes, acessórios com sensores, e fones de ouvido para monitoramento de exercício, estão apenas recentemente sendo mais amplamente adotados e usados pelas pessoas. Estes objetos são clássicos exemplos de dispositivos conectados que integram a Internet das Coisas.
Porém, há várias outras possibilidades que muitas vezes nem consideramos, como peças de aeronaves ou estruturas de plataformas de extração de petróleo e gás que podem ser conectadas à internet para prevenção de acidentes e detecção de problemas em tempo real, por exemplo.
Em geral, se um objeto é um eletrônico, ele tem potencial para ser integrado à Internet das Coisas. Assim, não é difícil de perceber por que esse assusto tem sido tão comentado atualmente, ele certamente abre portas para muitas oportunidades, e, ao mesmo tempo, para alguns desafios.

Para ilustrar melhor esse conceito e abrir um pouco a nossa mente, vamos usar um exemplo do nosso dia-a-dia, onde é possível perceber que, na verdade, essa tal de Internet das Coisas pode ser uma boa mudança.
Vamos dizer, por exemplo, que você tem uma reunião de manhã cedo; seu despertador, conectado com o seu calendário, te acorda na hora certa.
As luzes do seu quarto se acendem, a cortina abre automaticamente. Antes disso, sua cafeteira já começou a fazer o café, e a torradeira começa a esquentar o seu pão.
Quando você entra no carro, a sua música favorita começa a tocar. Seu carro também pode ter acesso ao seu calendário e contatos, e automaticamente saberá a melhor rota a ser tomada para atingir seu destino.
Se estiver muito trânsito, seu carro enviará uma mensagem aos envolvidos, notificando eles de seu possível atraso.
Dentro do carro, você poderá ir lendo ou dormindo mais um pouco, pois ele também faz parta da Internet das Coisas, e como um veículo autônomo, pode dirigir sozinho de forma segura, comunicando-se com outros carros e com a infraestrutura da cidade.
Quando os objetos passam a antecipar as nossas necessidades, as tarefas rotineiras do dia-a-dia serão otimizadas.
Podem existir aqueles que possuem ressalvas quanto a esse estilo de vida…

Smart Cities dentro da internet das coisas:
A ideia das chamadas Smart Cities é direcionar os avanços na tecnologia e armazenamento de dados – que fazem da Internet das Coisas uma realidade – para o ambiente e infraestrutura que nós vivemos.
É possível desenvolver sistemas de transporte, de controle de resíduos, de energia, e até de execução das leis que sejam movidos a dados para torná-los mais eficientes e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Nós podemos interagir e colher informações desses sistemas inteligentes usando nossos smartphones, relógios e outros wearables. Mais do que isso, os sistemas vão se comunicar uns com os outros.
Caminhões de lixo podem ser alertados de onde tem lixo que precisa ser coletado, e sensores nos nossos carros vão nos direcionar para onde há vagas disponível que podemos parar, assim como os ônibus podem atualizar sua localização em tempo real, e assim por diante.
Neste sentido, a tendência de crescimento do mercado de carros individuais e de transporte de carga por veículos autônomos é um grande passo de mobilidade urbana possibilitado pelo avanço da Internet das Coisas.

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O conceito de IA se refere à criação de máquinas – não necessariamente com corpo físico – com a habilidade de pensar e agir como humanos. Softwares que conseguem abstrair, criar, deduzir e aprender ideias. O objetivo geralmente está em facilitar tarefas do dia a dia, avançar pesquisas científicas e modernizar indústrias, inclui tecnologias como processamento de linguagem natural, redes neurais, algoritmos de inferência e deep learning. Sempre com a ideia de atingir raciocínio e atuação similares a dos humanos.
Assistentes virtuais como a Siri, a Cortana e o Google Assistant são bons exemplos de inteligência artificial em contato direto com os usuários. Mas os smartphones, computadores e outros gadgets do cotidiano também operam com IA de muitas outras maneiras, a começar pelo Google.
O app Fotos reconhece o conteúdo de suas imagens e permite que você faça uma busca digitando o nome de um objeto ou ação. O YouTube pode transcrever áudio e gerar legendas para os vídeos em 10 idiomas. O Gmail oferece respostas automáticas inteligentes para seus e-mails. O Google Tradutor traduz textos de placas, rótulos e cardápios com a câmera do celular. E vem mais por aí: a empresa anunciou que IA é um dos temas centrais das apresentações do Google I/O 2018, conferência anual que traz as novidades da companhia.
Spotify e a Netflix usam inteligência artificial para entender as preferências dos usuários e recomendar, respectivamente, músicas e filmes. A Amazon faz algo parecido ao oferecer a seus clientes novos produtos a partir de machine learning. O software ajuda a decidir até qual é o melhor momento para fazer as ofertas.
Carros autônomos também já são realidade e devem chegar ao mercado em poucos anos. Empresas como Google, UberSamsung e Volkswagen estão desenvolvendo e testando veículos que dirigem sozinhos. No cinema, a inteligência artificial cria multidões de pessoas para cenas de filmes. Na medicina, está ajudando a avançar estudos sobre o câncer.
Melhor que humanos em algumas tarefas:
Não há previsões de quando a inteligência artificial chegará ao patamar humano, mas já existem robôs que são melhores do que nós em tarefas específicas. Por exemplo, em 2011 o IBM Watson venceu os humanos no Jeopardy!, famoso programa americano de perguntas e respostas. Depois disso, a IA continuou em desenvolvimento e hoje já consegue fazer diagnósticos de câncer com maior precisão que os médicos. 

Referências: 
techtudo.com.br/listas/2018/05/tudo-sobre-inteligencia-artificial-10-fatos-que-voce-precisa-saber.ghtml

2°A - Tecnologia Prof. Tali - Referente Avaliação bimestral

Boa tarde,
Caros alunos

          Visto que estamos distante devido a pandemia, provavelmente teremos que fazer uma avaliação online através do blog, valendo nota para a média de vocês.
Terão disponível a prova dia 21.05 para devolução dia 22.05, e a matéria desse bimestre para essa avaliação será tecnologia virtual, no qual estarei enviando semanalmente 2 ítens começando hoje. Ainda checarei a hipótese da retirada da prova na escola.


GRATIDÃO
Prof. Tali

2° B,C, D - PORT. Prof. Tali - AULA 1 AVALIAÇÃO

AULA 1  - FIGURAS DE LINGUAGEM

ALITERAÇÃO
A aliteração é a figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons consonantais. Esses sons podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam acusticamente como uma expressão além das próprias palavras. Serve para marcar o ritmo de uma sequência de termos ou para produzir um efeito sonoro que intensifica o sentido do que está sendo dito.

Exemplos de aliteração:

Repetição do som do R no início das palavras:

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Repetição das letras P e T:

O pato pateta pintou o caneco

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ASSONÂNCIA


A assonância é a figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos com a intenção de provocar um efeito de estilo.
As vogais podem ser repetidas em sílabas tônicas das palavras ou se destacar com uma determinada regularidade numa mesma frase. Podem ainda criar ou ajudar a compor rimas em gêneros textuais como poemas e letras de músicas.
A assonância é classificada como uma figura de som, assim como a aliteração. Aliás, ela é frequentemente usada em associação com a aliteração para estabelecer paralelismo entre palavras, produzindo a rima. Nesses casos, o som das vogais complementa o efeito da aliteração, conferindo melodia à sequência de versos.

Exemplos de assonância:

    Essa desmesura de paixão
    É loucura do coração
    Minha foz do Iguaçu
    Pólo sul, meu azul
    Luz do sentimento nu
    (Linha do Equador – Djavan)
O compositor produziu assonância duas vezes: a primeira utilizando o som “ão” (paixão, coração) e a segunda repetindo o som de “u” (Iguaçu, sul, azul, luz, nu).

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PARONOMÁSIA

paronomásia, assim como a onomatopeia, faz parte do grupo específico de figuras de som destinado à alteração da sonoridade na fala ou no texto. São recursos que buscam evidenciar algum aspecto através de um efeito harmônico ou desarmônico provocado na leitura.
Esta figura de linguagem consiste em repetir sequencialmente um determinado som ou variações semelhantes ao longo dos enunciados, de modo que um eco acaba sendo criado por meio desta sonoridade repetida, ressaltando pontos específicos dentro do assunto ou tema sobre o qual se fala.
Exemplos:
1- O autor se vale da sonoridade semelhante entre duas palavras, que possuem significados bastante distintos, para aproximar duas ideias naturalmente, veja:


“Que a morte apressada seja tributo do entendimento, e a vida larga atributo da ignorância.”
– Padre Antônio Vieira


2-  A confusão que pode ser gerada entre duas coisas tão diferentes – uma receita e uma arma – reside justamente na pronúncia bastante semelhante das duas expressões, veja:

"Você está confundindo espinafre de caçarolinha com espingarda de caçar rolinha.”

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ONOMATOPEIA

Essa figura de linguagem se manifesta através do uso de palavras que tentam imitar sons do nosso cotidiano, como os barulhos característicos dos animais, o barulho produzido por fenômenos da natureza, os diversos sons dos instrumentos musicais e tantos outros. Uma onomatopeia é uma palavra que usamos para representar esses sons, já que não somos capazes de reproduzi-los fielmente na nossa fala nem na escrita.

Exemplo:

A visita chegou e tocou a campainha: ding dong!
  • O “ding dong” imita o som que um determinado tipo de campainha faz.
Também utilizado muito em quadrinhos e tirinhas.


Segue abaixo lista das principais onomatopeias:
  • Tic-tac: som do relógio
  • Toc-toc: som de bater na porta
  • Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando
  • Buááá: ruído de choro
  • Atchim: barulho de espirro
  • Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina
  • Aaai: grito de dor
  • Cof-cof: som de tosse
  • Urgh: referente ao nojo
  • Nhac: ruído de mordida
  • Aff: som que expressa tédio e raiva
  • Grrr: som de raiva
  • Zzzz: som de homem ou animal dormindo
  • Tchibum: som de mergulho
  • Tum-tum: batidas do coração
  • Plaft: som de queda
  • Bum: ruído de explosão
  • Crash: som de batida
  • Smack: som de beijo
  • Au Au: som do cachorro
  • Miau: som do gato
  • Cocóricó: som do galo cantando
  • Piu-piu: som do passarinho
  • Vrum-vrum: som de motor (moto, carro, etc.)
  • Bang-bang: som de tiro
  • Bi-bi: som de buzina
  • Din-don: som da campainha
  • Blém-blém: badalar dos sinos
  • Trrrim-trrrim: ruído de telefone tocando

referências: figurasdelinguagem.com

GRATIDÃO
Prof. Tali




2° B,C,D PORT. PROF TALI - MATÉRIA PROVA

Boa tarde,
Caros alunos

          Visto que estamos distante devido a pandemia, provavelmente teremos que fazer uma avaliação online através do blog, valendo nota para a média de vocês.
Terão disponível a prova dia 25.06 para devolução dia 26.06, e a matéria desse bimestre para essa avaliação será figuras de linguagem, no qual estarei enviando semanalmente de 4 a 5 ítens começando hoje. Ainda checarei a hipótese da retirada da prova na escola.


GRATIDÃO
Prof. Tali

1° F - Port. Prof. Tali - Tipos de textos -aula 1

Bom diaaa máteria da prova do dia 26.05

Amores segue:
Podem imprimir e ou copiar no caderno os tópicos principais (resumir)

 Lição 1

AUTO (Tipo de texto)



Surgido em Portugal na era medieval, a palavra auto vem do termo actum, significando qualquer obra representada, ou seja, referia-se a todas as peças teatrais. É uma das formas mais populares do antigo teatro português.


Sua definição tornou-se problemática por comportar na época medieval qualquer peça de teatro. Um auto poderia ser qualquer outra modalidade do gênero dramático. Suas características formais, temáticas e ideológicas são de difícil caracterização individualizada.



Inicialmente, os autos eram encenados em templos religiosos, depois nas portas de entrada das igrejas e pátios. Posteriormente, as apresentações passaram a acontecer em feiras, mercados e praças públicas, quando se torna um gênero dramático de feição popular. Foi nessa época também que, ao sair das igrejas, os autos passaram também a tratar de assuntos profanos. Não que havia autos religiosos e autos profanos, separadamente. O que ocorria era a coexistência dos dois elementos dentro da mesma peça.



De qualquer forma, com o passar do tempo, o auto passou a ser definido como uma peça de curta duração de conteúdo religioso ou profano, burlesco e alegórico, escrito geralmente em verso. Sua característica principal é o conteúdo simbólico, cujos personagens são entidades abstratas, geralmente de caráter religioso ou moral (o pecado, a luxúria, a bondade, a virtude, entre outros).



As personagens preferidas são planas, apresentando-se, às vezes, como tipos ou caricaturas, o que resulta no humor da obra. Existem também personagens alegóricas. Nem sempre encontramos unidade temática e formal; muitos autos fogem à regra. A linguagem é coloquial, e o cenário, simples. As marcações teatrais são mínimas.



O maior representante luso dessa modalidade dramática é Gil Vicente, com autos que romperam os tempos e são dramatizados até hoje, como é o caso do Auto da Barca do Inferno. No Brasil, Ariano Suassuna é um dos grandes exemplos de escritores de autos, com peças importantíssimas e muito conhecidas, como em O Auto da Compadecida.
Referência: siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/o/34422