quinta-feira, 7 de maio de 2020

2º Anos- A,B,C,D,E - ARTE- PROF ANA CARLA




[Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.]

Olá Alunos
Relembrando a questão do contemporâneo em Arte e a interação da arte com o público, discutimos em aula algumas questões:
1-      A subjetividade da arte
2-      A quebra do conceito de Arte
3-      O respeito ao conceito particular do que pode ser considerado Arte (ou não)


Após assistir ao vídeo abaixo, responda em seu caderno de Arte ou no Word (e cole em seu caderno) a seguinte questão:

ATIVIDADE 1
“Vc acha importante a função do mediador cultural para auxiliar nas questões acima?” (1,2,3). Justifique. ( de 5 a 10 linhas)

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FwoLWUyiZOQ



ATIVIDADE 2
Mediando a informação através da ARTE.

Em seu caderno de ARTE, crie um desenho que informe sobre a importância de se ficar em casa neste período para que não ocorra uma alta propagação do Coronavírus.
Imagine que você será o mediador da informação para crianças e adultos que não sabem ler. Por isso a informação através do desenho é MUITO IMPORTANTE!


ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas para o e-mail : analis71@gmail.com  até  a data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:  Nome Número Série – Atividade: MEDIAÇÃO

Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as atividades solicitadas no dia 25/03


3o ANOS A, B, C - ARTE- PROF ANA CARLA



[Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.]


Para dar continuidade ao texto já explicado em sala de aula ( no período presencial) onde discutimos sobre a inquietação dos artistas à respeito do uso da Tecnologia na Arte, assista aos vídeos a seguir e faça as atividades.



Atividade 1. (Responda em seu caderno  ou no Word [e depois cole em seu caderno] e envie perguntas e respostas)

1-      O que é Contracultura?
2-      Dê exemplos de movimentos de Contracultura.


Atividade 2.

Aguce sua criatividade e , com seu celular, crie um Meme Engraçado com o
Tema: QUARENTENA!
É uma atividade rápida e divertida. Não sabe como? Veja sugestões de aplicativos (APP) para realizá-la no vídeo  a seguir. Após a criação, envie por e-mail.


ATENÇÃO: As atividades devem ser enviadas para o e-mail : analis71@gmail.com  até  a data: 13/05/20. Com a seguinte descrição:  Nome Número Série – Atividade: MEMES

Estou todas as manhãs no Grupo do Facebook para tirar as dúvidas!
Bons Estudos e não deixem as entregas das atividades para a última hora.
Vários alunos ainda não me entregaram as atividades solicitadas no dia 25/03

Beijos! 




3º Ano A, B , C - Matemática - Prof Carol


Matemática 3º Ano A,  B , C
Professora Carol


Aula 9- Equação da reta na forma reduzida e na forma geral

1º passo -  Assistir aos seguintes vídeos




2º passo – Responder os exercícios abaixo:


1 - Determine a equação fundamental da reta:

a) A ( -1,4) e m = 2

b) A (-2,1) e B (0,1)

c) A (5,7) e B (2,1)

2- Escreva as seguintes equações na forma reduzida e indique o coeficiente linear (h):

a) x+y+3=0

b) -4x + y +11 = 0

c) 2x – y + 6 = 0

d) y – 1 = 0

e) 2x – y – 3 = 0

2ºE - Matemática - Prof Carol


Matemática 2º ano E
Professora Carol

Aula 9 – Seno e Cosseno na circunferência


Dando continuidade aos nossos estudos vamos fazer alguns exercícios.

1)   Pesquisar na internet uma circunferência trigonométrica em radianos e fazer no papel quadriculado. Encaminhar para o e-mail: carolbritoff2@gmail.com , Colocar no assunto nome completo,  número e série.


2) Assistir ao seguinte vídeo:


quarta-feira, 6 de maio de 2020

Sociologia 2°Anos/todos (ADRIANO) Novo!! 07/05/2020


Componente Curricular Sociologia
CMSP – Aula 06/05/2020




Tema: Diversidade nacional

Objetivos Gerais:
  •       I.    Buscar entender o que é diversidade.
  •     II.        A que campo de pesquisa pertence o estudo da diversidade.
  •    III.        Método de pesquisa como objeto de análise (Quantitativo x Qualitativo).
  •   IV.        Apuração e observação de dados coletados (Pesquisa de campo).
  •     V.        Interpretação de dados.


DIVERSIDADE E DIFERENÇA

As temáticas diversidade e diferença não são novas. No entanto, ganharam atualidade e visibilidade nas duas últimas décadas do século XX e início do XXI, com o crescente acirramento das lutas identitárias, culturais, étnicas e raciais, bem como das políticas afirmativas no Brasil e no mundo. (LIMA, 2010, n/p). Concepções de gênero, etnia e situação socioeconômica têm sido discutidas como se fossem naturais na sociedade, sem que sejam problematizadas numa perspectiva histórica. Em muitos estudos os conflitos são ignorados, sem que se tente compreendê-los como fazendo parte do caminho para a solução de possíveis problemas. (Abramowicz, Levcovitz e Rodrigues, 2009, p. 182,183)
A diversidade e a diferença são concepções amplamente discutidas na modernidade, mas cujo significado ganha diferentes versões de acordo com os sentidos que se quer atribuir a elas. São conceitos que mudam a partir do contexto e dos interesses sociais, políticos e históricos do momento. A sociedade adota, historicamente, “tipos ideais” de ser humano com parâmetros físicos, psicológicos e de atitude a serem seguidos e exercitados.
Fonte: Trechos retirados do artigo (SILVA, Lacouth Motta. “DIVERSIDADE E DIFERENÇA: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, USP).

ALÉM DA DIVERSIDADE

De forma geral, a diversidade além de retratar a “variedade genética” dentro das espécies/populações apresenta-se como uma das características essenciais da própria natureza, pois possibilita diretamente o equilíbrio dos ecossistemas. A categoria denominada seres humanos, do ponto de vista biológico, apenas representa mais uma das espécies animais do planeta, cuja semelhança entre humanos é tão imensa, que não poderia sequer dividi-las em raças” (Cardoso, 2011).
A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência. As características físicas, sob o ponto de vista cultural e social, são consideradas como diferenciais (a exemplo de cor da pele, cabelo, texturas, formas, etc.) não apresentam praticamente nenhuma importância genética. Assim, com a mesma importância pela qual se deve tratar a preservação da biodiversidade para a manutenção do equilíbrio da natureza, faz-se necessário também a valorização da diversidade humana diante da saúde e riqueza da sociedade moderna. Compreender, e acima de tudo respeitar a diversidade humana são fatores iniciais e essenciais para resguardar os direitos humanos, tanto àqueles que se encontram destinados ao cumprimento de penas privativas de liberdade, quanto daqueles que devem desempenhar as devidas atribuições para sua realização.

Fonte: Trechos retirados do artigo (Campanha Educativa: Diversidade Humana. Governo do Estado de São Paulo), link: http://www.eap.sp.gov.br/cecad/pdf/Compendio_Diversidade_Humana_Outubro.pdf


QUAIS SÃO AS CIÊNCIAS RESPONSÁVEIS POR ESTUDAR, ANALISAR E PROBLEMATIZAR OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E DIFERENÇA?

1.     A História através da historiografia (Escrita da história), da qual já conhecemos, pois se faz presente em nossos estudos cotidianos. Busca entender através de fontes documentais/orais, como surgiu a diversidade, qual período histórico, quem eram seus atores, em que espaço (região), etc.
2.     A Sociologia, através de pesquisas macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos como relações interpessoais.
3.     E a Antropologia que é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano. Busca determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.

PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS

Surgida inicialmente no selo da Antropologia e da Sociologia, estes tipos de pesquisas ganharam espaço em áreas como a Psicologia, a Educação, e a Administração de Empresas.
Pesquisa Qualitativa: - Enquanto os estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor, um plano previsível estabelecido a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo de seu desenvolvimento, além disso não busca enumerar ou medir eventos e geralmente não emprega instrumento estatístico de dados. Nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos segundo a perspectiva do participante, e assim busca interpretar estes fenômenos. Embora essa abordagem proporcione uma compreensão mais detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.

Características:

A)    Característica descritiva;
B)    Não abrange um número grande de entrevistados;
C)    Enfoque indutivo;
D)    Não gera dados estatísticos;
E)    Não busca apenas medir um tema, mas descreve-lo.

Pesquisa Quantitativa: - Dados quantitativos visam coletar fatos concretos: números. São estruturados e estatísticos, eles formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa. Utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas.
Neste tipo de pesquisa, os meios de coleta de dados são estruturados através de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais e outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas. E estes devem ser aplicados com rigor para que se obtenha a confiabilidade necessária para os resultados.

Características:

A)   Tem como objetivo medir (mensurar através de dados numéricos) algo;
B)   Não há espaço para ambiguidades;
C)   Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo);
D)   Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais;

EXEMPLO DE PESQUISA QUANTITATIVA

As pesquisas de intenção de voto (comuns durante o período eleitoral) e alguns dos estudos censitários feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são exemplos de pesquisas quantitativas.

Fonte:
IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística). Link https://www.ibge.gov.br/
IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Link https://www.ipea.gov.br/
NEVES, Jose Luís. “Pesquisa qualitativa. Características, usos e possibilidades”. FEA-USP. São Paulo, v1, n°3, 2°SEM./1996.

Analisemos o gráfico:

Fonte: IBGE (Estatística sociais da população – Tabua completa de mortalidade. 2018).


ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019 POR MUNICÍPIOS (IPEA) 
TAXA DE HOMICÍDIOS NAS CAPITAIS  EM 2017



O Atlas da Violência 2019 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra as taxas de homicídios em cada um dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Embora tenha sido divulgado em 2019, a taxa de assassinatos foi calculada com dados de 2017.


Ø  Podemos, portanto, observar que:

v  Através da pesquisa efetuada pelo IGBE, podemos analisar quantidade e expectativa de mortalidade/vida dos jovens brasileiro em idade de 15 a 18 anos em âmbito nacional;
v  Quanto maior a idade, menor a probabilidade de atingir a média de 60 anos;
v  Observe que os óbitos quase dobram entre a faixa de 15 anos em comparativo com a faixa de 18 anos.;
v  Quando observado o mapa do IPEA percebemos a escalada da violência no Nordeste;
v  A tendencia a diminuição da violência na Região Centro-Oeste;
v  Comparado com os dos do IBGE, pode de se verificar que a uma tendência maior de violência em escala crescente de pessoas de 0-20 anos nas regiões Norte e Sudeste;








Prezados Alunos, Pais/Responsáveis



Alunos que não retiraram NENHUM material ainda, poderão fazê-lo na quarta e última chamada.

Data:     07/05/2020

Das 11:00 às 12:00 h - Todas as turmas que não retiraram nenhum material.

Após essa data não há mais entregas programadas.



                                                                  Equipe Gestora 2020







PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA- DOS 2º ANOS: A,B,C,D,E.

DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA MARLI

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO (ANTROPOCENTRISMO,RACIONALISMO,NATURALISMO,INDIVIDUALISMO,MECENATO,
E RECUPERAÇÃO DE VALORES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRECO-LATINA).
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br



      LEITURA E REFLEXÃO DO                                        TEXTO

               RENASCIMENTO


                                             ATIVIDADES

1-    DEFINA CADA UM DOS CONCEITOS ABAIXO E ORGANIZE UM PEQUENO DICIONÁRIO CONCEITUAL EM SEU CADERNO:
        RENASCIMENTO CULTURAL_________________________
        MECENAS_________________________
        HUMANISMO______________________
       TEOCENTRISMO____________________
       ANTROPOCENTRISMO_______________
2-    PESQUISE:
A-   ONDE E QUANDO SURGIU O RENASCIMENTO CULTURAL?
B-    O QUE ESTAVA ACONTECENDO NESSA ÉPOCA E NESSE LUGAR QUE PERMITIU O INÍCIO DESSE MOVIMENTO?
C-    QUAL FOI A PRINCIPAL FONTE DE INSPIRAÇÃO DOS ARTISTAS RENASCENTISTAS?

        3-  LEIA A SENTENÇA DO FRADE FRANCISCANO ROGER BACON, QUE          VIVEU NO SÉCULO XIII, PARA RESPONDER À QUESTÃO A SEGUIR.

PAREM DE SER DOMINADOS POR DOGMAS E AUTORIDADE; OLHEM PARA O MUNDO!
BACON, ROGER. IN: GLEISER, MARCELO. A DANÇA DO UNIVERSO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1997. P.97.

·         QUAL VALOR RENASCENTISTA ESTÁ EXPRESSO NA FRASE EM DESTAQUE? EXPLIQUE.


SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.

 ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACIMA👆;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO (ANTROPOCENTRISMO,RACIONALISMO,NATURALISMO,INDIVIDUALISMO,MECENATO,
E RECUPERAÇÃO DE VALORES DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA GRECO-LATINA).
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 29/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
*********************************************************************


2ºbimestre

ROTEIRO DE ESTUDOS:
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
ASSISTAM AO VIDEO QUE COLOQUEI;
LEIAM O TEXTO;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM;
CASO QUEIRAM UTILIZAR A FERRAMENTA WORD PARA AS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PODEM;
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE;
HABILIDADE: EF08HI03;
DURAÇÃO: 2 AULAS;
SEMANAS DOS DIAS: 09/06 ATÉ 12/06;
ENTREGA DAS ATIVIDADES: ATÉ O DIA 12/06.
E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br

LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO

























RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO:



















DEPOIS ASSISTAM AO FILME: TEMPOS MODERNOS


*********************************************************************

ATIVIDADES DA SEMANA DOS DIAS: 22/06 ATÉ 26/06.
ROTEIRO DE ESTUDOS:
ASSISTAM AS AULAS DO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM O TEXTO;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM;
CASO QUEIRAM UTILIZAR A FERRAMENTA WORD PARA AS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES PODEM;
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE;
HABILIDADE: ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS FORMAS DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA, ESPANHOLA E INGLESA, IDENTIFICANDO SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS;
DURAÇÃO: 2 AULAS;
ENTREGA DAS ATIVIDADES: ATÉ O DIA 26/06.


E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br OU WHATSAPP.

LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO


































RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO:
























ASSISTAM A VIDEOAULA DO CENTRO DE MÍDIAS SP


**********************************************