quinta-feira, 14 de maio de 2020

1°F PORT. PRO TALI - TIPOS DE TEXTO LIÇÃO 3

TIPOS DE TEXTO - LIÇÃO 3 e 4


APÓLOGO

Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.
Por meio da utilização de exemplos, o apólogo tem o objetivo de refletir sobre os conceitos humanos, visando modificá-los rumo a uma mudança paradigmática dede ordem moral e/ou social
A origem do apólogo, embora situada no oriente, está presente na literatura de todos os povos. Em termos semânticos, o termo advém do grego apólogos, que significa “narrativa detalhada”, junção de apo, “afastado, para fora”, com Logos, “palavra, discurso”.

Trata-se de um gênero bastante semelhante à fábula, embora, à diferença da última, se concentre em situações reais. Em relação à parábola, a diferença reside no fato de o apólogo tratar de todos os tipos de lição e não apenas questões as religiosas e morais, como no caso da primeira.

Os apólogos são geralmente escritos em prosa, com enredos de considerável força imaginativa, buscando a evolução moral do leitor, por meio do auto-sacrifício, renúncia e abdicação de algo ou alguém por uma causa maior. Daí o caráter moral predominante.

Na Literatura Brasileira, os principais autores que se dedicaram ao gênero são: D. Francisco Manuel de Melo (Apólogos Dialogais, 1721); João Vicente Pimentel Maldonado (Apólogos, 1820); Machado de Assis (Um Apólogo, integrante do volume Várias Histórias, de 1896); e Coelho Neto (Apólogos, 1904).
O conto de Machado, provavelmente o mais célebre apólogo da história da literatura brasileira, narra a história de orgulho, ciúmes e vaidade que levam uma agulha e uma linha a uma polêmica acalorada em que ambas procuram provar sua superioridade em relação à outra. No fim, na ausência de acordo entre as partes, o autor termina com uma lição de moral pesarosa: “Contei esta história a um professor de melancolia, que então me disse, abanando a cabeça: Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!”.
A mensagem contida no conto revela como os sentimentos negativos podem minar uma relação que, a princípio, seria bastante produtiva. A agulha é o complemento natural da linha, de modo que uma precisa da outra para desempenhar sua função a contento. A partir do momento em que uma tenta se sobrepor à outra em termos de importância, quebra-se essa relação e todos saem perdendo.
Por meio de tais narrativas, ensinam-se, sobretudo, lições didáticas de convivência.






PRÓLOGO

prólogo teve sua origem na Grécia Antiga, quando ele era muito utilizado nas obras trágicas para denominar tudo que se desenrolava antes do início das apresentações do coro e da orquestra; neste momento que precede a ação dramática o autor esclarece a temática da peça.
Há vários sinônimos para esta palavra, entre eles prefácio, preâmbulo, proêmio e prelúdio. Este texto conciso que vem antes do discurso principal é considerado a primeira parte de uma obra. Jorge Luis Borges, por exemplo, assumiu a tarefa de escrever o prólogo do clássico de Adolfo Bioy Casares, o que é bem incomum, pois dificilmente um escritor que conquistou o Prêmio Nobel desempenha esse papel no primeiro livro de um autor estreante.

O prólogo se tornou frequente nas criações dramatúrgicas dos séculos XVII e XVIII, normalmente em formato de poesia. No momento em que a peça está prestes a começar, um intérprete ou narrador recita um texto poético dirigido à plateia, produzido pelo autor do espetáculo. É comum que na hora ele elabore observações irônicas e peça a clemência do público no que tange aos ocasionais erros da obra teatral, ou reflita acerca dos assuntos enfocados na peça.
Nesta época havia certa intimidade intrínseca a esta intervenção, a qual demonstrava haver uma empatia social e de ideias com a plateia, praticamente integrada apenas por nobres, algo típico da era em que se desenrolou a Restauração de Carlos II, rei da Inglaterra.

Logo o prólogo, por seu papel no teatro, se estendeu ao gênero literário com o mesmo desempenho a cumprir. Aí também se transformou em um discurso que antecede ou expõe ao leitor uma preliminar sobre a obra. E igualmente começou a indicar, em alguns momentos em um sentido metafórico, introduções ou exposições de qualquer espécie.
Ele pode ser desenvolvido pelo próprio escritor ou por um terceiro. Ao contrário do epílogo, não é indispensável. Muitos livros não apresentam um prólogo, apesar de ser fundamental no sentido de direcionar o público na compreensão das intenções do autor com uma determinada obra ou permitir a ele oferecer ao leitor alguns dados sobre seu mecanismo de criação.
No caso de um prólogo elaborado por outro escritor, é essencial que ele introduza o autor do livro, destaque as particularidades da narrativa e produza uma análise concisa ou uma resenha da mesma. É o criador da obra em questão ou o editor que seleciona aquele que irá compor o prólogo.
É importante distinguir o prólogo da introdução e do prefácio. Os estudiosos deteoria literária consideram o primeiro como uma espécie de paratexto, já que ele está localizado à margem do discurso central.







quarta-feira, 13 de maio de 2020





PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 14/05/20 




Equipe Gestora
                                      ATIVIDADE DE FÍSICA 1ºE  e   1º F

Profª Cida    Entregar até o dia 20/05
 
 Hoje tivemos aula de Física no CMSP, espero que tenham assistido, então vou
passar atividades para fixação de aprendizagem.

1) Efetuar as conversões:
a) 108 km/h  para m/s
b)  90 km/h   para m/s
c)  50 km/h   para m/s
d)  35 km/h   para m/s
e)    4 m/s   para km/h
f)   11 m/s   para km/h
g)   15 m/s   para km/h
h)   35 m/s   para km/h

2) Qual o carro está com maior velocidade, um carro com velocidade de de 25 m/s ou
um carro com velocidade de 60 km/h?    Justifique

3) Pesquise  os nomes das duas cientistas brasileiras que sequenciaram o DNA do
COVID-19 em 48 horas, e que importância isso trouxe para o tratamento da
doença.

4) As telas de TV são medidas em polegadas. Quando dizemos que uma TV tem
20" (polegadas), isto significa que a diagonal da tela mede 20", ou seja aproxi-
madamente 50 cm.
1" = 2,54cm
20 x 2,54 = 50,80 cm
Determine quantos centímetros tem  a diagonal de uma TV de:
a) 14"
b) 21"
c) 32"
d) 50"

5)Quantas polegadas tem uma TV que mede 73,66 cm de diagonal?

6) O que é uma grandeza vetorial e escalar?

7) Qual a velocidade da luz ( no vácuo) e do som em km/h e em m/s?

    Fazer no caderno , tirar fotos com o nome em todas as páginas e enviar para
o email : cida.am.sousa05@gmail.com, Qualquer dúvida pode enviar por email
  Todas as atividades são para compor a média do 1º bimestre.




Professor: Sandro R. Espinoli                                     8°B  e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa

Data: 14/05/2020

Na aula de hoje, vamos estudar o gênero texto teatral.

  O que é texto? 
 

      Na era da informação tudo é texto. Um slogan político ou publicitário, um anúncio visual sem nenhuma palavra, uma canção, um filme, um gráfico, um discurso oral que nunca foi escrito, enfim, os mais variados arranjos organizados para informar, comunicar, veicular sentido são texto. O texto não é exclusivamente da palavra.

O que é tipologia textual?       

 É a estrutura de como o texto vai se organizar.

O que é gênero textual? 
         
Gêneros textuais são os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Eles apresentam características sociocomunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal de propagação.

Conceituando Peça Teatral:
 

     Uma peça teatral é a forma literária normalmente constituída de diálogos entre personagens e destinada a ser encenada – não apenas lida. As peças teatrais tais como conhecemos, surgiram na Grécia Antiga. Nas encenações, os autores devem respeitar um roteiro, feito por um dramaturgo. O diretor tem o papel de fazer o roteiro nos mínimos detalhes.


     Exemplos de discurso direto e indireto
 

Texto 1 – discurso direto
 

   Quando eu estava saindo para jogar bola com meus amigos, minha mãe perguntou:      - AONDE VOCÊ PENSA QUE VAI? JÁ FEZ A LIÇÃO DE CASA?


Texto 2 – discurso indireto

     QUANDO EU ESTAVA SAINDO PARA JOGAR BOLA COM MEUS AMIGOS, MINHA MÃE PERGUNTOU AONDE EU PENSAVA QUE IRIA E SE JÁ TINHA FEITO MEU DEVER DE CASA.


Da leitura literária à produção do seu texto 

    Como vocês já devem ter notado, na linguagem escrita, para produzirmos um diálogo se faz necessário recorrermos a alguns sinais de pontuação, deixando claro para o leitor as reais intenções dos personagens envolvidos na conversa, ou seja, quando exclamamos, interrogamos, interrompemos um pensamento e depois voltamos.
 
Uso dos sinais de pontuação:  


Travessão ( - )  É um sinal maior que o hífen. É empregado nos seguintes casos:
. Indica início da fala de cada personagem.
. Marca a mudança de interlocutor.

Exemplo: (texto narrativo com diálogo - o texto abaixo não é do gênero teatral.  No texto teatral não utilizamos o travessão  para iniciar a fala dos personagens. Na próxima aula, eu faço a distinção entre o gênero teatral e os demais textos narrativo que contém diálogo).

    Uma mãe muito preocupada perguntou ao filho: 
   - Está se alimentando bem? 
     O filho respondeu: 
    - Não, mãe. 
     Então ela disse: 
    - Vou cozinhar algo gostoso e nutritivo para você. 
     - Que bom, mãe!

Dois ponto ( : ) Os dois pontos são indicados para:
. Indicar o início da fala do personagem. (consultar o exemplo do travessão e do discurso direto)

Exclamação ( ! ) Emprega para:
. Expressar emoção, tristeza, alegria, medo, espanto, indignação, admiração...
Exemplos:
Bom, Dia!  - Feliz Natal!  

Aspas ( “ ” )  Indica citação de uma pessoa ou de um livro, matéria de jornal, revista...
René Descartes disse: “ Penso, logo existo.”

Prezados alunos,

Copie a matéria. Na próxima aula, eu vou passar mais informações sobre o gênero teatral.

Na próxima aula, vou postar a continuação do gênero teatral

Bons estudos, galera!

Prof. Cristiano - Projeto de Vida - 8º A




Atividades 8º Ano A – Projeto de Vida

Boa tarde estudantes. Para dar continuidade nas discussões sobre profissões desenvolvidas em sala de aula, proponho o acesso do site do Futuraplay e assistir os videos relacionado à profissão que cada um escolheu.

Atividade 1
Acessar site e assistir as profissões de interesse. São 4 temporadas, é possível mudar de temporada no canto superior direito da pagina.

Atividade 2

Solicitei uma atividade em sala de aula, onde propus que fizessem a leitura do texto sugerido e depois fazer um resumo com as partes mais importantes. Assista o vídeo juntamente com a leitura do texto e elabore um Trabalho com as informações pertinentes a sua escolha.

- Capa
- Resumo 1 a 2 paginas.
- Encaminhar pelo e mail: cristianohistoria@gmail.com
- Indique no assunto do E mail: Nome, série e Projeto de Vida.


Assistir as aulas do APP sobre o Projeto de Vida.

Aula 01: Quem sou eu?  

Aula 02: Ser protagonista no Mundo e no meu Projeto de Vida.

Professora de Português: Fazer a apostila volume 2 parte 1.
Página 20 até 26. Fazer a leitura dos textos e responder as perguntas que estão no quadrado azul. ( pergunta e resposta)
Pode ser no caderno, tirar foto e enviar no e-mail.
 Obs: valer nota.
Entrega até dia 22 da semana que vêm. Sexta- feira.
 Apostila azul: Aprender sempre.
Fazer páginas 2 até 15 ( responder e mandar foto por e-mail)


ATIVIDADES FÍSICAS PARA REALIZAR NA PRÁTICA EM CASA

ESTAS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS POR :
VÍDEO CURTO NÃO PRECISA FILMAR A ATIVIDADE INTEIRA
PODE SER UM POUCO DE CADA ATIVIDADE
MEU EMAIL: jamesisee@outlook.com