Segue aqui um tema para você desenvolver um texto a respeito desse assunto
O que é Frustração?
Frustração é o sentimento decorrente da não realização de um desejo ou
tendência, ou seja, é a reação diante da expectativa não correspondida. Para
entender melhor, podemos dizer que é aquilo que sentimos quando algo que
queremos ou esperamos não acontece. Essa não satisfação do desejo gera uma
espécie de tensão interna, experienciada, geralmente, como uma sensação de
tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero.
Como diferenciar tristeza e frustração?
É importante, especialmente na infância, que os pais, cuidadores e
educadores, sejam capazes de perceber quando a criança está triste e quando se
sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Isso
porque, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os dois sentimentos
têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é
frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma
melhor adaptação do sujeito, que é completamente diferente dos casos de
Depressão, por exemplo, em que a tristeza também é sintoma característico.
Para exemplificar, vamos tomar a situação de uma pessoa que não consegue
o emprego que almejava. Quando há uma frustração, esse sentimento está ligado a
essa situação específica e pode gerar o desejo de aprimoramento para tentar
outros empregos. No caso de uma Depressão, esse acontecimento seria apenas mais
um dos motivos para o desânimo, uma vez que a tristeza não está ligada a causas
específicas e pode imobilizar o sujeito.
A frustração é importante?
Apesar de parecer um sentimento decorrente de situações de fracasso, a
frustração é de extrema importância para a constituição psicológica dos
indivíduos. Alguns autores descrevem a frustração como necessária ao
desenvolvimento infantil. Em níveis suportáveis, a falta, a carência ou a
desilusão estão associadas ao desenvolvimento da capacidade de adiar
gratificações, que é fundamental para a vida em sociedade. Nesse sentido,
evitar frustrações pode ser um dos fatores de uma formação adaptativa
deficiente: uma criança muito protegida ou cujos desejos foram sempre
imediatamente satisfeitos pode ter dificuldades em compreender a realidade da
existência adulta, em que o desejo e a satisfação estão cada vez mais distantes
e exigem cada vez mais trabalho e dedicação. Uma criança despreparada para
suportar frustrações pode se transformar em um adulto que desenvolve crises
emocionais por razões ínfimas ou que se sente constantemente insatisfeito.
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Não se pode, todavia, resumir a dificuldade adaptativa dos adultos à
superproteção dos pais, já que existem outros fatores que influenciam nessa
formação deficiente, como a cultura e as formas de organização da sociedade.
Na sociedade em que vivemos, o prazer e a satisfação são constantemente
cultuados e a frustração aparece como a pior experiência. Todos os esforços
estão voltados para evitá-la. A medicina se esforça para evitar as dores,
entorpecendo seus pacientes. As escolas se esforçam para satisfazer os desejos
de crianças e seus pais. As políticas públicas se empenham em produzir conforto
psicológico, oferecendo a sensação de segurança que as pessoas necessitam para
não pensarem em situações desconfortantes, como a realidade em que vivem. Nesse
sentido, a inadaptação é generalizada: os adultos e crianças, incapazes de
experienciar a frustração, porque foram despreparados para isso, são inundados
por falsas realizações e se apegam ao conforto proporcionado artificialmente
por elas. Falar em frustração está longe de se resumir ao sentimento de
tristeza ou aborrecimento, antes disso, está na importância de ressaltar que a
habilidade de adiar a recompensa é uma capacidade adaptativa que está sendo
perdida por grande parte das pessoas.
Juliana Spinelli Ferrari
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em psicologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista
Curso de psicoterapia breve pela FUNDEB - Fundação para o Desenvolvimento de Bauru
Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP - Universidade de São Paulo
TAREFA DO DIA
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