sexta-feira, 29 de maio de 2020


Atividade 3

Você recebeu um valor de R$15.000,00 para gastar como quiser desde que 40% desse valor seja usado para sua educação/ formação profissional. O restante deverá será investido como você quiser:

1)  Especificar o valor para educação/formação profissional.

2) Colocar o valor educacional  (curso/ duração/local de estudo) se for um intercambio, informar o país, período, valores gastos com passagem e moradia (isso poderá ser feito por cotação).

3)Especificar os valores e as atividades dos outros investimentos, como uma prestação de contas.

Orientações: A atividade é individual. Deverá ser encaminhada para o e-mail: 
janainasantos.ciebio@gmail.com com os nomes e a disciplina ELETIVA – EVENTOS.

- Qualquer dúvida, mandar para o e-mail acima.




Atividade 2
Você organizará um Evento Beneficente para arrecadar cestas básicas e roupas. Porém, no nosso cenário atual, não poderá ter aglomerações, ou seja, não poderá ser um evento com a presença de pessoas. O que você faria para arrecadar essas coisas? Qual tipo de mídia digital você usaria? As pessoas que participassem do evento como teriam os produtos retirados de suas casas?
 Orientações: A atividade proposta poderá ser feita em grupo, até 5 alunos ou só, se preferir. Deverá ser encaminhada para o e-mail: janainasantos.ciebio@gmail.com com os nomes e a disciplina ELETIVA – EVENTOS.


- Qualquer dúvida, mandar para o e-mail acima.


Língua Portuguesa 9A e 9B - semana de 26 a 29 de maio - professora Elizabeth

Nesta semana, as aulas do Centro de mídias fizeram revisões sobre os temas tratados anteriormente. Devido a isso e ao fato de estarmos em fechamento de notas, não há atividades de português nesta semana.
Agradeço aos alunos que responderam as atividades no meu email. E além dessas, considerei outras duas que fizemos em sala de aula, antes da quarentena.
Quem ainda não enviou, pelo email, o gabarito da prova AAP , faça o mais rápido possível. Ou entregue na escola. O 1º bimestre acaba nesta semana. Fiquem atentos ao 2º bimestre e às informações sobre ele. Abraço!
Graça e paz a todos.

Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa

                                                   Funções da linguagem

     Quando lemos um texto, ouvimos ou assistimos uma música ou assistimos a um filme, raramente nos damos conta de como a comunicação se estabelece. Isso acontece porque o processo comunicacional é espontâneo- nao nos preocupamos em analisar as estratégias ou as intençoes das mensagens.
     Apesar disso, em qualquer processo interativo por meio da linguagematuam fatores que contribuem para o pleno entendimento de uma mensagem. Por exemplo, é fundamental para o êxito da comunicação a escolha de um canal adequal, que seja responsável pela transmissão, onde um códig apropriado.
     Além disso, a linguagem empregada por um e emisso varia e se organiza de acordo com sua função, ou seja, o propósito que se pretede atingir. A linguagem pode se apresentar de diversas maneiras, dependendo do objetivo do emissor: expressar seus sentimentos, relatar uma notícia ou influenciuar o comportamento de outras pessoas, por exemplo. Ao estudarmos essas variações, passamos a compreender a relação entre as funções da linguagem e os elementos da comunicação.


Função emotiva:
    Leia a letra da canção a seguir:
Eu sei que viu te amar

Eu sei que vou te amar Por toda minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou te amar Desesperadamente, eu sei que vou te amar E cada verso meu será pra te dizer Que eu sei que vou te amar Por toda minha vida Eu sei que vou chorar Em cada ausência tua, eu vou chorar Mas cada volta tua há de apagar O que essa ausência tua me causou Eu sei que vou sofrer A eterna desventura de viver A espera de viver ao lado teu Por toda minha vida      Ao ler essa letra de canção, é possível perceber que a linguagem empregada destaca as emoções de um eu presente no texto, conferindo um tom subjetivo e pessoal à mensagem transmitida. Nota-se também que a expressão dos sentimentoss do emissor é enfatizada pormeio do pronomes e verbos na primeira pessoa do singular.

Observe o trecho a seguir:

Eu sei que vou  te amar

Eu: pronome pessoal na primeira pessoa.
vou: verbo na primeira pessoa do singular.

Por toda a minha vida eu vou te amar

Minha: pronome possessivo na primeira pessoa do singular.

     Portanto, o objetivo da função emotiva é transmitir emoções, sensações e desejos, entre outros sentimentos. Para isso, são empregados diferentes recursos e estratégias que garantem mais expressividades à linguagem. Esta são algumas das estratégias:

. uso da primeira pessoa do singular ( pronomes e verbos);
.adjetivos e advérbios qualificadores;
.pontuação sugestiva - reticências e exclamação;
.interjeição.

     Na próxima aula, eu vou continuar com o mesmo assunto - funções da linguagem.

Atenciosamente,

Prof. Sandro R. Espinoli

Copie a matéria e envie para o meu e-mail.

espinoli2020@gmail.com
Prof. Sandro R. Espinoli                       ELETIVA - OFINA  DE ESCRITA
Eletiva: Oficina de escrita

Olá turma!

                                                      O texto dissertativo-argumentativo 

      Nesta aula, introduz-se o aluno no mundo do texto dissertativo-argumentativo, cobrado pelo Enem desde a sua primeira prova de Redação. Por isso, é importante que vocês compreendam os elementos básicos de produção desse modelo textual. Essa orientações fazem parte da competência 2 da prova: "compreender a proposta de redação."

Elementos essenciais do texto dissertativo-argumentativo

Estrutura
     Basicamente, o texto dissertativo é composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma cumpre funções bem especificas e, somadas, elas representam o todo da redação. Normalmente, há de quatro a seis parágrafos, divididos de forma lógica na introdução, apresenta-se o tema, contextualizando-o para o leito; no desenvolvimento, as ideias são apresentadas e defendidas; na conclusão, reafirma-se o ponto de vista e dá-se o encerramento do texto.

Linguagem
     Em geral, na dissertação, trabalha-se no nível impessoal da linguagem. Isso significa evitar marcas de pessoalidade, sendo o mais distanciado possível nesse sentido.
     Pode-se entender isso, primeiro, de maneira lógica. Se o texto é de autoria de alguém, não há necessidade de reafirmar esse fato linguisticamente. Quem lê já espera que ali estejam contidos as ideias, o ponto de vista, a opinião do autor. Marcar a pessoalidade é, então, quase uma questão de obviedade e redundância. Além disso, há outras questões: o uso de uma linguagem menos pessoal dá um peso maior, um teor de verdade à informação. Portanto, também é uma questão de força argumentativa. Com esse distanciamento, aquilo que poderia soar como uma simples opinião dá a sensação de fato, de veracidade.
     Note a diferença nos exemplos abaixo:

1) Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
2) Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.

     No caso 1, a impressão que se tem é de quem deve tentar resolver o problema da fome são outras pessoas, fora do discurso, e não quem escreve ou quem lê. Já no caso 2, a ordem parece clara: todos - o leitor o autor e quem mais puder - precisam fazer algo para acabar com a fome.
     Desse modo, a opção mudará de acordo com cada texto. Cabe avaliar qual será mais adequada, de acordo com o que está sendo dito e o que se pretende atingir.

Observação: no Enem, os alunos e as alunas devem optar pelo primeiro exemplo - frases sem marca de pessoalidade.

Norma padrão
  Como não poderia deixar de ser, posto que se trata de um texto escrito em língua portuguesa, há uma preocupação grande das comissões avaliadoras dos vestibulares com a maneira como cada redação é escrita. Portanto, torna-se obrigatório o uso da norma-padrão. Isso implica bom conhecimento de gramática por parte do autor da redação, desde regras de acentuação e pontuação até regência verbal e concordância.
    Ao mesmo tempo, também é essencial a inserção do chamado registro formal. O registro compreende a escolha adequada de termos em relação ao contexto do discurso. O que significa dizer, entre outras coisas, que temos orais e coloquiais devem ser evitados na redação.

Bem, na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto. 

Dúvidas só encaminhar um e-mail para espinoli2020@bol.com.br

Eletiva de Teatro - professora Rebeca Righetti Ramos - 4



REVISÃO DO 1° BIMESTRE

PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NAS AULAS O PRIMEIRO BIMESTRE

TEATRO GREGO

  • O Teatro da Grécia antiga é considerado por muitos o berço do teatro ocidental.
  • Os principais gêneros do Teatro Grego eram a Comédia e a Tragédia.
  • As obras de teatro da Grécia Antiga influenciaram filósofos, estudiosos, autores e toda a cultura ocidental ao longo dos tempos, até hoje.
  • A ideia e devir significa a forma, a característica pessoal de atuação das personagens no mundo ao longo da vida. Esse devir esta para além do controle das personagens nas tragédias de Sófocles.


SHAKESPEARE

  • Shakespeare e um autor de língua inglesa com enorme influência na dramaturgia.
  • Shakespeare escreveu em inúmeros gêneros literários e teatrais.
  • As obras de Shakespeare até hoje possuem muitas adaptações no teatro e no audiovisual.


AUTOS

  • Os Autos surgem na Europa Medieval como expressão teatral e forma de ensinamento dos dogmas e da moral católica da época.
  • Gil Vicente, considerado o pai do Teatro Portugues, escreveu autos sacros e satíricos, enaltecendo a religião e criticando as faltas cometidas pela sociedade.
  • Durante o período colonial, José de Anchieta e os Jesuítas escreviam autos como forma de pregação religiosa aos povos indigenas e aos colonos.
  • Ariano Suassuna, autor de “O Auto da Compadecida”, mistura elementos medievais a elementos próprios da cultura nordestina em seu Auto repleto de crítica social e comicidade.


QUESTÕES DE REVISÃO

Atentando aos pontos colocados na revisão e relendo o conteúdo postado no blog nas aulas anteriores, responda:

1 - Quais os principais gêneros do Teatro da Grécia Antiga?
2 - Cite um autor de Tragédia Grega e uma obra ocidental posteriormente influenciada por ele.
3 - Quem foi Shakespeare?
4 - Cite 3 obras do autor e seus gêneros.
5 - O que e um auto?
6 - Quem foi Gil Vicente?
7 - O que fazia José de Anchieta através de seus Autos?

Semana de Planejamento 01/06 a 05/06

Caros alunos:


A semana de 01/06 a 05/06 será destinada ao planejamento das atividades do 2º Bimestre.

Durante essa semana os professores estarão em reuniões com o Centro de Mídias, Diretoria de Ensino, Secretário da Educação e Gestores da escola.

Não haverá postagens de novas atividades no Blogger da escola nessa semana.

Aproveitem esse período e coloquem as atividades atrasadas em dia. Enviem aos professores, para que os mesmos possam fechar os conceitos e as faltas referentes ao  1º Bimestre.

As aulas no Centro de Mídias estão sendo ministradas normalmente. Assistam pelo aplicativo, TV, Facebook ou You Tube.

Retornaremos às atividades no dia 08/06.

Até breve.

Coordenação.