sexta-feira, 29 de maio de 2020

Professor: Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa

                                                   Funções da linguagem

     Quando lemos um texto, ouvimos ou assistimos uma música ou assistimos a um filme, raramente nos damos conta de como a comunicação se estabelece. Isso acontece porque o processo comunicacional é espontâneo- nao nos preocupamos em analisar as estratégias ou as intençoes das mensagens.
     Apesar disso, em qualquer processo interativo por meio da linguagematuam fatores que contribuem para o pleno entendimento de uma mensagem. Por exemplo, é fundamental para o êxito da comunicação a escolha de um canal adequal, que seja responsável pela transmissão, onde um códig apropriado.
     Além disso, a linguagem empregada por um e emisso varia e se organiza de acordo com sua função, ou seja, o propósito que se pretede atingir. A linguagem pode se apresentar de diversas maneiras, dependendo do objetivo do emissor: expressar seus sentimentos, relatar uma notícia ou influenciuar o comportamento de outras pessoas, por exemplo. Ao estudarmos essas variações, passamos a compreender a relação entre as funções da linguagem e os elementos da comunicação.


Função emotiva:
    Leia a letra da canção a seguir:
Eu sei que viu te amar

Eu sei que vou te amar Por toda minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou te amar Desesperadamente, eu sei que vou te amar E cada verso meu será pra te dizer Que eu sei que vou te amar Por toda minha vida Eu sei que vou chorar Em cada ausência tua, eu vou chorar Mas cada volta tua há de apagar O que essa ausência tua me causou Eu sei que vou sofrer A eterna desventura de viver A espera de viver ao lado teu Por toda minha vida      Ao ler essa letra de canção, é possível perceber que a linguagem empregada destaca as emoções de um eu presente no texto, conferindo um tom subjetivo e pessoal à mensagem transmitida. Nota-se também que a expressão dos sentimentoss do emissor é enfatizada pormeio do pronomes e verbos na primeira pessoa do singular.

Observe o trecho a seguir:

Eu sei que vou  te amar

Eu: pronome pessoal na primeira pessoa.
vou: verbo na primeira pessoa do singular.

Por toda a minha vida eu vou te amar

Minha: pronome possessivo na primeira pessoa do singular.

     Portanto, o objetivo da função emotiva é transmitir emoções, sensações e desejos, entre outros sentimentos. Para isso, são empregados diferentes recursos e estratégias que garantem mais expressividades à linguagem. Esta são algumas das estratégias:

. uso da primeira pessoa do singular ( pronomes e verbos);
.adjetivos e advérbios qualificadores;
.pontuação sugestiva - reticências e exclamação;
.interjeição.

     Na próxima aula, eu vou continuar com o mesmo assunto - funções da linguagem.

Atenciosamente,

Prof. Sandro R. Espinoli

Copie a matéria e envie para o meu e-mail.

espinoli2020@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário