sexta-feira, 12 de junho de 2020

AVISO IMPORTANTE - Professora Carol

Caros alunos do 2ºE, 3ºA, 3ºB e 3ºC

Olá a todos, espero que estejam bem....

Devido as limitações de postagem do blogger, montei turmas de estudo no Google sala de aula de matemática.

Enviei o convite dessas turmas para os alunos que eu já tinha o e-mail, para aqueles que não receberam o convite, em breve, vocês receberão o link de acesso nos grupos de Whats app.

Caso você não tenha recebido o convite ou não tenha acesso ao código da turma, favor enviar um e-mail para carolbritoff2@gmail.com, com seu nome completo e a série, que enviarei esse código para vocês.

Lembrando que as atividades postadas valem notas!!!! Não deixem de fazer!!!!

Obs: Desconsiderar o antigo comunicado, infelizmente o Google sala de aula disponibilizado pelo aplicativo CMSP não está funcionando corretamente, devido ao uso do e-mail institucional, o que usaremos agora você poderá acessar com seu e-mail pessoal. (@gmail).


Qualquer dúvida estou a disposição, é só me chamar no e-mail...

No aguardo de vocês no Google sala de aula!!!

Professora Carol- Matemática
TEMA ROMANTISMO EM PROSA                                   LIÇÃO 16 A 19 JUNHO
TIPOS, NARRATIVA, CARACTERÍSTICAS.

Ouça o Podcast enviado ou assista ao vídeo abaixo e responda no seu caderno, em seguida fotografe e envie no email  envieseutrabalho.tali@gmail.com





1- Sabendo que PLEONASMO faz parte dos temas relacionados com Figuras de Linguagem , explique o porquê o termo "Romance Romântico" apontado na conversa do podcast , não se enquadra como pleonasmo?


2- O que é um Romance? Destaque os tipos de romance que vemos na narrativa Prosa.


3- Descreva as características do " Texto em Prosa".


4- Aponte o principal escritor do romantismo.


5- Explique o que o professor no podcast quis dizer de forma irônica a respeito do escritor Machado de Assis, e as escolas literárias? 


Entrega na 3° feira dia 16.
Atividade valendo 2 pontos na média.
Boa sorte
Prof. TALI



Prof. Sandro R. Espinoli                           Série: 3° A - 3° B - 3° C

Matéria: Língua Inglesa

Prezada turmas,

A postagem de hoje é a continuação da aula do dia 08 de junho de 2020. Por Favor! Consultem a última postagem do dia citado e coloquem as resposta de acordo com a proposta do exercício.

Enviar as resposta para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br



                                                                     Exercícios

1) Escolha a opção com o artigo indefinido an   ou a que  melhor preenche os espaços em brancos.

a) She has      college degree.

b) Her husband is    European.

c) This is called       union.

d) They have     one hour lesson every.

e) Tom is      great architect.

f) There are     people waiting outside.

g) Julie is      housewife.

h) I found     umbrella at the movie theater.

i) We saw      European movie yesterday.

Prof. Sandro R. Espinoli                                          Série: 8°B e 8°C
Matéria: Língua Portuguesa


Prezados alunos,

 A postagem de hoje é a continuação da aula do dia 10 de junho de 2020. Por favor! Consultem a matéria postada nesse dia citado e coloquem as resposta de acordo com o texto publicado no dia 10 de junho.


5) O autor do editorial ressalta que existe uma diferença entre dieta e boa alimentação. Associe essa afirmação à  rotina agitada das pessoas na sociedade contemporânea.


6) No nono parágrafo, o autor cita os conselhos de Michael Pollan, especialista em alimentação. Em termos argumentativos, qual foi a intenção do editorial ao fazer essa referência?


7) De acordo com o texto, são dois os principais aspectos que potencializam a problemática da obesidade no mundo atual. Identifique-os.

8) No quarto parágrafo, o autor retoma uma informação presente no terceiro parágrafo, potencializando-a negativamente. Explique como isso se dá.


Próxima postagem 15 de junho de 2020 - próxima segunda-feira. (resposta das 8 perguntas e conteúdo novo)

Enviar as resposta para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Prof. Sandro Rodrigo                            Eletivas: Oficina de escrita


Recursos Argumentativos (parte 1)

   Neste tema, vamos ver uma série de estudos sobre a parte da argumentação da redação do Enem. O foco do aprendizado do aluno deve ser o aprimoramento da argumentação (desenvolvimento - a segunda parte da redação do Enem). Para isso, é importante que vocês saibam utilizar exemplos e dados estatísticos como forma de embasamento de suas ideias.

ARGUEMTO:

   Um argumento não é o mesmo que uma ideia. Essa, provavelmente, será a frase que mais será repetida ao falar de argumentação. Uma ideia é o ponto de partida para o desenvolvimento do argumento, que completa e a desenvolve. Por isso, é comum dizermos que não existe argumento se não perguntarmos "por quê?". Porém, não é tão simples assim.

Estrutura:

   O parágrafo de argumentação pode ser pensado tendo como base uma divisão em três estrutura: tópico frasal, explicação do tópico frasal e aprofundamento do tópico frasal. O tópico frasal é a frase que sintetiza a ideia principal a ser desenvolvida, sendo, portanto, parte essência do processo.
   Imagine, por exemplo, que você precise dissertar sobre o tema "O trabalho infantil na realidade brasileira", proposta pelo Enem. Partindo do pressuposto que o trabalho infantil é um aspecto negativo de nossa sociedade, deve-se selecionar os elementos que sustentam essa proposição. Seguem três possibilidades;

I- O trabalho infantil impede que a criança seja educada da maneira correta.
II- O trabalho infantil traz responsabilidades para quem deveria apenas se preocupar em brincar.
III- O trabalho infantil tem caráter exploratório e desumano.

Ao organizar os constituinte da argumentação, respeitando as relações lógicas, pode-se compor o parágrafo a seguir:

Exemplo:

   Texto de argumentação:
   
   Um dos problemas do trabalho infantil é que ele impede que a criança seja educada da maneira correta. Isso porque, muitas vezes, para poderem se dedicar às atividades laborais, os menores acabam não tendo outra opção que não seja a de abandonar os estudos, deixando a escola como um projeto inacabado. No entanto, sem formação, a criança tende a repetir, na vida adulta, a triste história de quem não teve oportunidades: aceitar o trabalho exploratório para os seus filhos, afastando-os das chances de desenvolver habilidades fundamentais para um futuro melhor.



   Construir o argumento passo a passo é uma forma bastante eficaz de desenvolver a ideia inicial. O uso dessas três etapas permite que os argumentos sejam estruturados de maneira eficaz, evitando dúvidas em relação às bases que os constituem.




   Alunos e alunas, 

   Na próxima postagem irei disponibilizar mais recursos para construir a parte do desenvolvimento da redação do Enem.


Data da próxima postagem - 19 de junho de 2020 - próxima sexta-feira.

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS - 5

ELETIVA DE TEATRO - PROFESSORA REBECA RIGHETTI RAMOS

Caras e caros alunos,

Vocês sabem como foi o Teatro Francês na Idade Moderna?

Passando a Idade Média, a Idade Moderna é compreendida por muitos historiadores como o período que abrange os anos entre 1453, com a queda de Constantinopla, em 1789, com o acontecimento da Revolução Francesa. Este período é marcado pela expansão marítima e a colonização de terras recém chegadas por navegadores, assim como pelo mercantilismo financeiro e pela transição ao capitalismo industrial. Na política, reinava o absolutismo dos reis católicos, considerados eleitos por Deus a deter o poder total, enquanto acontecia a Reforma Protestante, rompendo com diversos dogmas católicos deste período. No campo cultural, podemos citar o acontecimento do Renascimento e, posteriormente, do Iluminismo.


Linha do tempo com enfoque na idade moderna
FONTE: https://www.stoodi.com.br/resumos/historia/linha-do-tempo/

Na França do século XVII, o teatro tinha um cunho aristocrático, acadêmico sendo considerado prática erudita e tendo lugar de importância perante a nobreza. O apoio da monarquia francesa foi fundamental para o seu desenvolvimento, através da oficialização, regulamentação e profissionalização dessa arte pelo Rei Louis XIII, por exemplo. Posteriormente, conforme os costumes de corte e de festas da época, Luiz XVI, o Rei Sol, apaixonado pelas artes dramáticas, continuou apoiando o fazer teatral.
Durante a Idade Moderna, na França, houve o florescimento de um teatro que revisitava a tradição estética da Grécia Antiga, com textos de comédia e tragédia que relembravam a mitologia grega. O teatro neoclássico, conforme seu interesse por essa tradição, defendia o equilíbrio, a razão e a moderação. Enquanto isso, o movimento Barroco, que nasce como forma de resposta dos reis absolutistas e da sociedade aristocrática à Reforma Protestante, retoma a tradição religiosa de maneira pomposa, luxuosa e cheia de cores. Nesse período, as fases de sucesso de autores franceses, como os grandes Corneille, Molière e Racine, levaram uma multidão de parisienses ao teatro.
Corneille (1606 - 1684), escreveu peças de tragédia ao longo de 40 anos, dentre elas “la Mort de Pompée”, "Rodugone", "Héraclius". Conforme a redução do sucesso de suas peças, o autor pausa a produção de peças, mas morre como membro reconhecido da academia francesa. 
Molière (1622 - 1673), importante autor de comédias montadas até os dias de hoje, fundador da Comédie-Française, escreveu inúmeras peças de sucesso dentro do contexto de exaltação da cultura clássica e da antiguidade grega, tendo trabalhado comédias com os italianos posteriormente. Molière é um dramaturgo de enorme importância para o teatro mundial, algumas de suas obras são: Tartufo, Don Juan, O Senhor de Pourceaugnac, entre tantas outras.
Jean Racine (1639 - 1699) foi um representante muito característico do teatro classicista na França moderna. Autor principalmente de tragédias, foi um talentoso intelectual, tendo escrito peças desde muito jovem. Algumas delas são: Berenice, Andrômaca, Fedra e muitas mais. Apesar de ter sido ajudado por Molière a montar sua primeira peça após ter sido recusado pela academia, Racine traiu o autor de comédias para produzir suas peças em lugares de maior destaque. Conta também a história do teatro que Corneille fora traído por Racine, que copiou-lhe uma ideia de texto, o reescrevendo de maneira mais aceita pelos moldes acadêmicos e aristocráticos da época. 

Para saber mais: 

Link para download gratuito, liberado em domínio público, da peça “Don Juan”, de Molière, em PDF.

Diversas montagens de peças com textos de Molière estão disponíveis no youtube. Caso se interesse, eis abaixo uma sugestão:
Cia de Teatro da Univille: O Doente Imaginário - Molière (2016) https://www.youtube.com/watch?v=cpvsRVE_kwI
 

Retratos em ordem: Molière, Corneille e Racine.



ATIVIDADE:

Leia o texto e responda:

1- Você conhecia algum autor ou obra do período antes de ler o texto? Se sim, qual(is)?

2- Cite uma característica em comum e uma diferença entre o neoclássico e o barroco.

3- Quais os principais gêneros teatrais (comédia, tragédia) escritos por cada autor citado no texto?




Até a próxima!
TECNOLOGIA - PROF. TALI

COPIE NO CADERNO, IMPRIMA OU SALVE NO SEU CELULAR, MATÉRIA DE AVALIAÇÃO.

CONHEÇA OS VILÕES
AULA 1

 Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

Adware é uma forma de malware que se esconde em seu dispositivo e exibe anúncios indesejados. Há ainda adware que monitora seu comportamento online de forma que possa exibir a você anúncios específicos.

Cavalo de Troia é um tipo de malware que, frequentemente, está disfarçado de software legítimo. Eles podem ser empregados por criminosos virtuais e hackers para tentar obter acesso aos sistemas dos usuários. Em geral, os usuários são enganados por alguma forma de engenharia social para carregar e executar cavalos de Troia em seus sistemas. Uma vez ativados, os cavalos de Troia permitem que os criminosos o espionem, roubaem seus dados confidenciais e obtenham acesso ao seu sistema pela porta de fundo
                                                                        
Ransomware é um software malicioso que infecta seu computador e exibe mensagens exigindo o pagamento de uma taxa para fazer o sistema voltar a funcionar. Essa classe de malware é um esquema de lucro criminoso, que pode ser instalado por meio de links enganosos em uma mensagem de e-mail, mensagens instantâneas ou sites. Ele consegue bloquear a tela do computador ou criptografar com senha arquivos importantes predeterminados

Vírus de computador  é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.


A maioria das contaminações ocorre por ação do usuário. Um exemplo muito comum se dá por meio do download de arquivos infectados que são recebidos em anexos de e-mails. A contaminação também pode ocorrer de outras formas: acessando sites de procedência duvidosa ou ainda por meio de arquivos infectados em pendrives, CDs, DVDs.

COMO PREVENIR



Bons estudos
G R A T I D Ã O
Prô TALI