Olá Pessoal! Tudo bem?
Esta atividade que eu estou postando também estará disponível no Google Sala de Aula (Classroom) Deem preferência em enviar a atividade por lá. CASO NÃO TER ACESSO AO CLASSROOM, ENVIAR PELO E-MAIL: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.
- Parte 1: Leia Atentamente o texto abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química.
- Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:
- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com
TEXTO:
Modelos
atômicos
O que são modelos em ciência? Antes de responder a essa
pergunta, acompanhe-me no seguinte exercício: desenhe uma árvore. Provavelmente
você vai desenhar algo parecido com um dos desenhos abaixo.
Você pode pegar uma folha ou fruto da sua árvore? Não. O
que você desenhou não foi a árvore (real), foi um modelo, baseado em suas
observações. A mesma árvore pode possuir diversos modelos diferentes, cada um
com suas características e limitações que atendem a um determinado propósito.
Pode ser que você decida ser detalhista, observe a árvore durante dias, faça
anotações e faça outro desenho (modelo), com mais detalhes, que corrija erros
dos desenhos anteriores. Parabéns, seu modelo poderá explicar muito bem o que é
uma árvore, mesmo para quem nunca tenha visto uma. Mas... continua sendo um
modelo.
Ao longo dos séculos XIX e XX, grandes cientistas
“desenharam” modelos do átomo. Nenhum deles viu o átomo. Os modelos explicavam
alguns resultados experimentais e possibilitavam a realização de previsões. À
medida que algum detalhe novo era descoberto, “desenhava-se” um novo modelo,
com mais detalhes, mais complexo.
Será que precisamos jogar fora um “desenho” só porque
fizemos um “desenho” novo? Como veremos, os modelos atômicos evoluíram ao longo
do tempo. Foram ficando mais completos, porém mais complexos. Será que
precisamos utilizar sempre o modelo mais moderno e complexo?
Veja a Seguir os modelos atômicos que foram sendo propostos
no decorrer da história da ciência: