domingo, 14 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 9ºA e 9ºB - (15 A 19 DE JUNHO) PROFª ELIZABETH


A responsabilidade de todos no uso da tecnologia
          Há três críticas primordiais às grandes companhias de tecnologia:  A primeira é que ela está destruindo a juventude. As redes sociais prometem acabar com a solidão, mas na verdade promovem o aumento do isolamento e uma intensa sensação de exclusão social. Mensagens de texto e outras tecnologias lhe dão mais poder sobre sua interação social, mas também levam a interações mais frágeis e menos engajamento com o mundo real. Como escreveu Jean Twenge em um livro e artigo, desde a popularização dos smartphones, os adolescentes estão muito menos propensos a sair com os amigos, a namorar e a trabalhar.
          Alunos do oitavo ano que passam 10 horas ou mais em redes sociais têm 56% mais tendência a dizer que são infelizes do que os que passam menos tempo. Esses alunos que são usuários constantes de redes sociais aumentam têm um risco 27 por cento maior de desenvolver depressão. Adolescentes que passam três horas ou mais em aparelhos eletrônicos são 35 por cento mais propensos a exibir um comportamento suicida, como criar um plano para fazer isso. Meninas são especialmente afetadas, com um aumento de 50 por cento nos sintomas de depressão.
          A segunda crítica à industria da depressão é a de que ela está viciando as pessoas de propósito para ganhar dinheiro. As empresas de tecnologia sabem o que causa surtos de dopamina no cérebro e mostram seus produtos com “técnicas de sequestro” que nos atraem e criam “laços de compulsão”.  O Snapchat tem o Snapstreak, que recompensa amigos que trocam snaps todos os dias, encorajando assim o comportamento viciante. Feeds de notícias são estruturados como “poços sem fundo”, onde uma página leva a outra, e a outra e assim por diante, sem fim. A maioria das redes sociais cria recompensas dadas em intervalos irregulares de tempo; você precisa checar seu aparelho compulsivamente porque nunca sabe quando haverá uma explosão de afirmação social gerada pelas curtidas do Facebook.
          A terceira crítica é que Apple, Amazon, Google e Facebook são quase monopólios que usam seu poder de mercado para invadir as vidas privadas de seus usuários e impor condições desleais a criadores de conteúdo e concorrentes menores. Obviamente, a jogada inteligente seria a indústria da tecnologia sair na frente e limpar sua própria poluição.
          O mundo on-line é um lugar para o contato humano, mas não para a intimidade. É um lugar de informação, mas não de reflexão. O mundo on-line é um lugar para a exploração, mas desencoraja a coesão. Ele assume o controle da sua atenção e a dispersa por uma vasta gama de entretenimento. Porém, nos sentimos mais felizes quando levamos nossas vidas com uma meta, quando focamos a atenção e a vontade em uma coisa, de todo o coração, com todas as nossas forças.
QUESTÕES
1)      Quais as três críticas principais às grandes empresas de tecnologia?
2)      O pronome “Ele” (que está na terceira frase do último parágrafo), se refere a qual outra palavra dita nas frases anteriores?
3)      Qual o assunto principal do texto?
4)      Dê um possível significado para as seguintes expressões que estão no terceiro parágrafo: “técnicas de sequestro” e “laços de compulsão”

enviar para o email:   elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

1ºF Inglês - Leitura Instrumental - Profª Ângela

 Leitura Instrumental

Assista ao vídeo abaixo e copie a matéria em seu caderno de inglês 


  
      
   

 
   

















    

1ºF, 2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Gramática - Profª Ângela


Aula de Gramática - Revisão


Assista ao vídeo abaixo e copie a matéria em seu caderno de inglês














sábado, 13 de junho de 2020

9ºA, 9ºB - Ingles - Comparativo de Superioridade - Profª Ângela

assista ao vídeo abaixo, copie a matéria em seu caderno, resolva os exercícios e envie para meu email professoraortega@yahoo.com     data entrega: 26/06  ( não esqueça de colocar nome, número e série)




Comparativo de Superioridade

Comparativo Indivíduo com indivíduo


  • My husband is taller than me.

  • My dogs is smarter than my sister’s dog.

  • Brigadeiro is more delicious than cheesecake. 

  • Ana is more beautiful than Alicia 


Regra 1 : Adjetivos pequenos 

ER + THAN 

Regra 2 : Adjetivos longos 

MORE + adjetivo + THAN

Regras 3: CVC - dobra a ultima consoante + er than (My apartment is bigger than yours)
Hot - hotter than 
Sad - sadder than 

Regra 4: Y - remove o Y e coloca IER + than ( My dress is prettier than yours)
Easy - easier than 
Happy - happier than
Busy - busier than 
Ugly - uglier than 

Regra 5 - Irregulares 

Good - better 
Bad - worse
Much - more than 
Little - less 
Far - further 



Exercícios


  1. Sue is ____________  _________ Ana. (tall)
  2. This box is __________  ________ that one.(heavy)
  3. Marcela is ___________ __________ William.(short) 
  4. My sister is __________ ____________  my mom. (beautiful)
  5. Brazil is __________ _____________ Russia. (Small)
  6. My husband is ____________ __________ me. (Old)
  7. A Ferrari is __________ _____________  than a BMW. (Expensive)
  8. My room is _________ ____________ my kitchen. (organized)
  9.  Math is ________ _________ science. (easy)
  10. Canada is ________ __________ Brazil. (Big)
  11. Learning English is _________ ________ learning Chinese. (easy)
  12. Brazil is _______ __________ Argentina. (Good)



9ºA, 9ºB - Inglês - Energy usage - Profª Ângela


assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios do Caderno do Aluno - Volume1 ( segue as páginas da apostila abaixo)






9ºA, 9ºB - Inglês - Conectivos - Profª Ângela

Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercicios do Caderno do Volume 1 - ( segue abaixo as paginas da Apostila). Copie a matéria em seu caderno de inglês











Conectivos em Inglês 

O que são conectivos?
Conectivos são palavras que ajudam a dar sentido e coesão em um texto, eles ajudam a estruturar o começo, meio e fim entre as frases e parágrafos; conectando de forma eficiente ideias, conceitos ou palavras entre um mesmo texto ou entre textos diferentes, seguindo uma ordem lógica e facilitando o entendimento do texto.

Conectivos de Adição

Como o próprio nome diz, servem para acrescentar informações ao que está sendo falado ou escrito.
And – E
Also – Também, Igualmente, Além disso
As well as – Assim como, Bem como
Besides – Além disso, Além do mais
Furthermore – Além disso, Além do mais
Equally important – Igualmente importante, Não menos importante
In addition (to) – Além disso, Além do mais, Aliás
Last but not least – Por último, mas não menos importante
Moreover – Além disso, Além do mais,
On top of that – Além disso, Além do mais
Similarly – Similarmente, Semelhantemente, Do mesmo modo, Da mesma maneira
Too – Também



Conectivos de Contraste

Indicam uma ideia ou conceito contrário ao que foi apresentado, servem para contrapor informações.
Although – Apesar, Embora, Entretanto
But – Mas, Porém
By contrast to/with – Em contraste, Em contrapartida, Por outro lado
Conversely – Por outro lado, Em contrapartida, Pelo contrário
Even though – Embora, Não obstante, Apesar de que
However – Contudo, No entanto
In contrast to/with – Em contraste com, Em contraposição a
In spite of this – Apesar disso, Não obstante
Meanwhile – Entretanto, No entanto
Nonetheless – No entanto, Não obstante, Contudo, Todavia, Ainda sim
Nevertheless – No entanto, Não obstante, Contudo, Todavia, Ainda sim
On the contrary – Ao contrário, Pelo contrário, Em contrapartida
On the other hand – Por outro lado
Otherwise – Caso contrário, De outra forma
Still – Ainda, Mesmo assim, Entretanto, Todavia
Though – No entanto, Entretanto, Embora
Unlike – Ao contrário, Diferentemente,
While – Embora, Ao passo que, Embora
Whereas – Enquanto que, Ao passo que, Considerando que
Yet – Ainda, No entanto, Mesmo assim

Conectivos de Condição 

Conectivos condicionais são aqueles que indicam uma condição para a realização de alguma coisa.

if - se
whether - se
unless - a menos que, a não ser que
provided / providing - contanto que, desde que
as long as - contanto que
in case - no caso de
 
 

9ºA,9ºB - Inglês - Energy - Profª Ângela

Assista ao vídeo e responda aos exercícios do Caderno do Aluno - Volume 1 ( segue as paginas da Apostila abaixo)