500 ANOS DE UM GÊNIO
MIS inaugura novo espaço com mostra
imersiva sobre Leonardo da Vinci
A cidade de São Paulo ganhou, em
novembro
deste
ano, um novo espaço cultural com foco em
exposições
imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu
da
Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS
Experience, recebeu em sua estreia nada mais
nada
menos que uma exposição dedicada ao
grande
mestre italiano Leonardo da Vinci.
Além de uma viagem que conta a vida e
o legado
de Da
Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma
incrível
experiência multissensorial e interativa,
através
de experimentos científicos e projeções
de
vídeo em uma galeria exclusiva.
O gênio Da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu em 1452
(século XV), em Anchiano,
província
de Florença (atualmente, Itália) e faleceu em Aboise
(França),
no ano de 1519 (século XVI). Foi uma das figuras mais
importantes
do Alto Renascimento. Destacou-se em diversas
áreas:
ciências, matemática, engenharia, anatomia, pintura,
escultura,
arquitetura, botânica, poesia e música, além de
inventos
que o tornaram conhecido pela genialidade. Da Vinci
também
é considerado o precursor da aviação e da balística.
Ficou reconhecido como um dos grandes
pintores de todos os
tempos
e, não injustamente, como o ser humano com o maior
número
de talentos reunidos em uma única pessoa. Sua obra
mais
conhecida, a Mona Lisa, está exposta no Museu do
Louvre, em Paris, na França.
Atividades
1.
Qual é o fato retratado na reportagem?
2.
É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e
indique quando e onde o fato ocorreu?
3.
A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal?
Por quê? Comente.
4.
Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal
são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros
textuais. Diante disso, responda:
a)
Que tempo e modo verbal
predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.
b)
Que pessoa verbal (1ª, 2ª,
3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.
c)
Com base no que você
respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada
predomina nesse gênero textual?
5.
Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da
aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na
biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:
a)
Leonardo Da Vinci e Santos
Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.
b)
Leonardo Da Vinci
desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no
Brasil.
c)
Leonardo da Vinci e Santos
Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.
d)
Leonardo Da Vinci e Santos
Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.
6.
Considere o excerto:
“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o
legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível
experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções
de vídeo em uma galeria exclusiva.
Na expressão em destaque, a palavra “incrível”
I. revela o ponto de vista do
enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação
positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação
negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos
adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:
a) I,
II e IV, apenas.
b) I,
III, e IV, apenas.
c) I,
II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas
ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS
1.
Analise a imagem da página 29 e responda:
a)
A qual objeto do universo
dos jogos a imagem remete?
b)
Encontre na ilustração duas
referências a Leonardo Da Vinci. Explique.
c)
Qual a relação entre os
números e a mensagem escrita na imagem?
d)
Qual a função do acento
agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?
e)
Qual a função da palavra
“Código” na imagem?
f)
A palavra Vinci, no
contexto da ilustração, pode ser associada a quê?