sexta-feira, 26 de junho de 2020

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividade sobre a aula transmitida no dia 23/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar os fatores que controlam o tamanho de uma população e as variações na densidade em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos;
Reconhecer que a ação dos fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, enquanto as características dos ecossistemas mantêm-se relativamente estáveis.

Conteúdos: Densidade e crescimento da população.

Atividade
1-      Observe a imagem e responda as questões seguintes:

 A) O que representam os pontos mais claros (iluminados) visualizados no mapa?
B) Como se apresenta a distribuição populacional humana em nosso planeta?
C) Seriam essas regiões as que apresentam maior devastação ambiental?

2-      Vários fatores podem interferir no número de indivíduos de uma população. Quais fatores contribuem para o aumento e quais contribuem para a redução do tamanho da população?

3-      Diferencie imigração e emigração.

4-      O que é densidade populacional?

5-      Compare o gráfico a seguir e o diagrama etário. Qual a situação do nosso país?

 
  
6-      Defina potencial biótico, resistência do meio e capacidade de suporte do meio.

7-      Quais são os fatores bióticos que regulam o tamanho das populações? Explique cada um deles.

8-      Escolha 2 fatores abióticos e explique como eles podem interferir na Biodiversidade de determinado Bioma.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 02/07 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                Série:  2° E


Confira uma lista de frases em inglês para iniciantes com tradução para o português.
 Leia as frases, palavras e faça a tradução com a ajuda de um dicionário.
1) Good morning.

2) Thank you.

3) do you like to drink coffee?

4) Do the people respectthe animals?

5) I have a cat.

6) She eats na apple everyday.

6) My dad got a new job.

7) I will take a taxi

8) I have been in US once in my life.



Bom Dia, alunos e alunas!

 envie a atividade para o e-mail: sandroavant@gmail.com

Próxima postagem  - dia 3 de julho de 2020



Prof. Sandro R. Espinoli 
Matéria: ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA

Caros alunos e alunas,
Nesta aula e na próxima, trataremos dos mecanismos coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição de termos ao longo do texto. Hoje, vamos estudar a coesão referencial.

O que é coesão?  
    Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.  

Como faz a coesão?        
   A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que  -  em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.

Coesão referencial (ou remissiva)  
    É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.  


 Coesão por substituição gramatical    
   Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Exemplos: 
 - O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
 O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)

- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno. 
Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno

- A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira)
 Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome. 

- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93)

 Coesão por reiteração (referencial) 
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais.

Coesão por hipônimo e hiperônimo

Hipônimos – especifico Cardiologista               

Hiperônimo –
Genérico Médico




Texto 1                     
                                            Peixe-boi: história e lenda   
   É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.  

Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico

 O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal.  Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade. Veja o exemplo:

Texto 2 

É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.

                                                       

                                                        Exercício  


1 Leia o texto abaixo e identifique os termos de coesão no texto e classifique que tipo de coesão se deu. 

 Graças a Deus eu não experimentei a força e eficiência do air bag, pois nunca fui vítima de um acidente. Mas sou totalmente a favor do equipamento. Jamais soube de casos em que pessoas que dirigiam um carro com esse dispositivo tiveram um ferimento grave. (...)    Na compra de um automóvel, o brasileiro deve levar em conta os diversos parâmetros de segurança, e não somente a disponibilidade do air bag. Este último item, sozinho, não pode ser considerado o “salvador da pátria.” (Istoé, 1996)