quarta-feira, 15 de julho de 2020

6º Ano A (Clayton - Português)



EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA

Questão 1

“O conjunto de letras do alfabeto chama-se ______.” Das alternativas abaixo a que preenche corretamente a lacuna é:

a) (    )  abecedário
b) (    )  abecedalho
c) (    )  abcdário
d) (    )  abecdário
e) (    )  abcedária

Questão 2

Na frase “O lugar onde se vende carne chama-se ______.” A palavra que preenche a lacuna corretamente é:

a) (    )  açogue
b) (    )  assogue
c) (    )  açouge
d) (    )  asougue
e) (    )  açougue

Questão 3

“A professora pediu que abrissem os cadernos e escrevessem o ______.” A escrita correta da palavra é:

a) (    )  cabeçário
b) (    )  cabeçalho
c) (    )  cabessalho
d) (    )  cabezalio
e) (    )  cabeçalo

Questão 4

A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é:

a) (    )  caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
b) (    )  cassula, açude, passoca, açaí e açafrão
c) (    )  caçula, assude, paçoca, assaí e açafrão
d) (    )  caçula, assude, paçoca, açaí e assafrão
e) (    )  cassula, açude, passoca, assaí e assafrão

Questão 5

Todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) (    )  deslize - deslizar
b) (    )  enraizado - raiz
c) (    )  paralização - paralizar
d) (    )  realização - realizar
e) (    )  vizinhança - vizinho

Questão 6

Complete com x ou ch:

a) (    )  en__urrada
b) (    )  __uvisco
c) (    )  cai__a
d) (    )  me__er
e) (    )  __antagem

Questão 7

“Mal” e “mau” são duas palavras homófonas. Ou seja, elas são pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de formas diferentes. A alternativa abaixo em que a palavra está usada corretamente é:

a) (    )  Estou me sentindo mau essa tarde.
b) (    )  Fui muito mau na prova de química.
c) (    )  Henrique foi muito mau comigo.
d) (    )  O chefe da empresa sempre estava de mal humor
e) (    )  Os professores dizem que Pedro é mal aluno.

Questão 8

Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) (    )  pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) (    )  abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) (    )  gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) (    )  xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) (    )  pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

                                                                                     (Contribuição: Márcia Fernandes)

                    ATIVIDADE DE FÍSICA 2º ANO
PROFESSORA : CIDA

TEMA
TERMODINÂMICA E MÁQUINAS TÉRMICAS

ATIVIDADE
- Como a aula do dia 14/07, foi apenas teoria,
então façam, por favor, um resumo do que
vocês entenderam.

Enviem para o email: cida.am.sousa05@gmail.com
Data da entrega : 21/07

Estou postando o link da aula no youtube
se alguém quiser assistir novamente.
https://youtu.be/bUyFGE-idEU

terça-feira, 14 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 15/07/2020


EQUIPE GESTORA
2020



TERCEIRÃO  ISENÇÃO DA TAXA



A imagem pode conter: texto que diz "TERCEIRÃO Fuvest 2021 Novas datas do Vestibular e ampliação do prazo para pedido de isenção da taxa"





Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                               Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com Para concluir:

  Continuação das aulas dos dias 10 e 13 de julho.

  Estamos estudando três gêneros textuais muito presentes em nosso cotidiano: a charge, a caricatura e o cartum. Foi possível compreender que, apesar de parecidos, esse gêneros se diferenciam por apresentarem características peculiares. O mais importante é que você seja capaz de reconhecer cada um deles e, principalmente, mergulhar no universo dos gêneros ilustrados.

Agora, vamos aprender o conceito do Cartum e da caricatura.

  Caricatura

  É o desenho de um personagem da vida real (político, artistas e esportistas, entre outros). No entanto, a caricatura se destaca pelo exagero das características físicas da pessoa retratada. Em geral, o caricaturado aparece representado de modo que se acentuam detalhes  de suas feições e/ ou corpo, seus gestos e seus hábitos particulares.

  Observe a caricatura abaixo, do jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Nela podemos notar o exagero ao retratar o esportista, ressaltando a sua expressão facial com traços exagerados.

ArtStation - Cristiano Ronaldo Caricature, Ariel Esteban Art


Cartum

  O cartum é um gênero textual opinativo em que temas e assuntos universais ou prosaicos são satirizados por meio do grafismo e do bom humor. Muito irreverente, o gênero é subjetivo e tem como finalidade provocar reflexão dos leitores a respeito daquilo que está sendo apresentado.

Observação: para compreendermos uma charge ou um cartum é preciso de um conhecimento prévio para interpretarmos as figuras e as frase que estão inseridas nesse gênero textual.






Quinho Cartum (@QuinhoCartum) | Twitter

Esse cartum aborda um assunto de grande relevância para o meio ambiente: o desmatamento no Brasil. No cartum observamos apenas imagens sem nenhum enunciado (frases). Observamos a parte verde da bandeira brasileira alterada pela cor marrom, que nos remete um grande campo verde desmatado junto com tocos de arvore



                                                          EXERCÍCOS 

Sabemos que o cartum visa provocar nos leitores uma reflexão sobre  determinada questão.

Com base nisso, converse com os colegas: O que está representando no Cartum abaixo?

racismo | Latuff Cartoons













6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva de: 09/07/2020

Correção da atividade de: quinta-feira, 9 de julho de 2020 (copiem no caderno as respostas que estão em vermelho nesta correção, fotografem e me enviem!)



ATIVIDADE 6 – DE AVIÕES A SUPER-HERÓIS


               O que fazem os super-heróis? Quem é seu super-herói favorito? No espaço abaixo, desenhe ou cole uma ilustração e produza uma pequena biografia, com as principais informações sobre o super-herói que você mais admira. Caso não se lembre de nenhum, crie seu próprio super-herói, bem como sua breve biografia (como nasceu, onde viveu, como adquiriu seus superpoderes, fatos de sua vida, momentos heroicos etc.)


ATIVIDADE 7 – DIVULGAR É PRECISO


                Já dizia o genial Fernando Pessoa, um grande “inventor” da arte literária: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. A que se referia o poeta? À ideia de necessidade ou à ideia de precisão?
                A arte literária é assim: possibilita a construção figurada, conotativa da linguagem, como se observa no trecho do poema de Pessoa, a seguir:

         “Navegar é Preciso
          Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
         “Navegar é preciso; viver não é preciso”.
          Quero para mim o espírito [d]esta frase,
          transformada a forma para a casar como eu sou:
          Viver não é necessário; o que é necessário é criar. [...]”

(PESSOA, Fernando. Navegar é preciso. Disponível em:
jp000001.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2019).

1.     Pense nas seguintes situações:


• “Divulgar é preciso”.
• “Navegar é preciso”.
• “Viver não é preciso”.


a)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “necessidade”?
R: Divulgar é preciso = Divulgar é necessário


b)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “precisão”, “exatidão”?
R: Navegar é preciso = Navegar é exato (isto é: requer exatidão)

Por dentro do conteúdo

Nota

- A ambigüidade é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença;
- Pode gerar um desentendimento do discurso por haver mais de uma interpretação possível para isso;
- É um vício de linguagem;
- Vamos focar na ambigüidade como polissemia.

Ambiguidade e polissemia

Ocorrem quando uma mesma palavra passa a ter sentidos diferentes de acordo com o contexto.

Exemplo: Pintar

- Mariana pintava sua filha como uma menina doce.
(descrevia ou desenhava uma imagem com tinta)

A ambigüidade e a polissemia podem ser utilizadas muitas vezes de forma proposital, a fim de brincar com os sentidos e interpretações. Veja estes exemplos:

- Os pais precisam dar bolachas para ensinar os filhos;
- Tire a mão da minha poupança;
- Vendo o nascer do sol.

Praticando:

2.     Qual é o sentido de bolachas no exemplo acima?
R: Tapas ou alimentos.
3.     Qual é o sentido de poupança no exemplo acima?
R: Conta ou bumbum.
4.     Qual é o sentido de vendo no exemplo acima?
R: Vender ou assistir ao.

1°F PORT. CORREÇÃO EXERCÍCIOS ATUALIZAR CADERNO.

1- Indique a alternativa correta.
a) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias.
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.

A metonímia é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra. Assim, “Pavarotti” substitui o artista por “cantor lírico”. A oração poderia ser escrita da seguinte forma: “Parece que temos um cantor lírico em casa”.
Alguns exemplos de metonímia:
·         parte pelo todo: Até hoje não tem o seu próprio teto (em vez de dizer “Até hoje não tem a sua própria casa);
·         autor pela obra: Li Camões (em vez de dizer “Li as obras escritas por Camões”);
·         marca pelo produto: Preciso comprar Maizena (em vez de dizer “Preciso comprar amido de milho”).
Quanto às alternativas restantes:
a) Antítese e Paradoxo são figuras de linguagem diferentes. Enquanto a antítese utiliza termos com sentidos opostos (Mantêm uma relação de amor e ódio), o paradoxo apresenta ideias - não só termos - com sentidos opostos (“Já estou cheio de me sentir vazio.”, Renato Russo)
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de som ou harmonia (e não figuras de sintaxe).
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som. Não existem figuras morfológicas.
d) Aliteração é a repetição de sons consonantais. A figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos é a Assonância



2- Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.
a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.

As alternativas em que constam metáforas são:
a) Ele é simplesmente um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
e) Aquele homem é um burro.

As alternativas em que constam comparações são:
b) Ele é bonito como um deus grego.
d) Age como um burro!

Metáfora e Comparação são figuras de linguagem que contém comparações. A diferença entre ambas é que a Comparação é explícita, porque nela são usados conectivos de comparação (como, assim), tal como verificamos nas orações das alternativas acima.


3- Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?
1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.

A figura presente é o Eufemismo, que é utilizado para suavizar o discurso. Assim,
1. “convidar alguém a se retirar” é uma forma mais amena de mandar alguém embora.
2. “faltar com a verdade”, é uma forma mais branda de dizer que mentiu.


4- São exemplos de catacrese:
a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.

Catacrese é a figura de palavra em que se utiliza uma palavra imprópria na ausência de outra específica. Assim: o alfinete não tem cabeça, não pode existir concretamente um fio de óleo, bem como um texto não tem corpo. No entanto, essas expressões são conhecidas e facilitam a nossa comunicação.
As alternativas restantes são exemplos de:
b) Sinestesia;
c) Perífrase;
d) Personificação;
e) Paronomásia.

5-No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

 A presença de termos com sentidos opostos, neste caso “mínimo e máximo”, é a marca característica da antítese

6- “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

Aliteração é uma figura de som cujo recurso é repetir sons consonantais, tais como b e p que constam nos versos acima em “bomba-pomba”.