Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com
Para concluir:
Continuação das aulas dos dias 10 e 13 de julho.
Estamos estudando três gêneros textuais muito presentes em nosso cotidiano: a charge, a caricatura e o cartum. Foi possível compreender que, apesar de parecidos, esse gêneros se diferenciam por apresentarem características peculiares. O mais importante é que você seja capaz de reconhecer cada um deles e, principalmente, mergulhar no universo dos gêneros ilustrados.
Agora, vamos aprender o conceito do Cartum e da caricatura.
Caricatura
É o desenho de um personagem da vida real (político, artistas e esportistas, entre outros). No entanto, a caricatura se destaca pelo exagero das características físicas da pessoa retratada. Em geral, o caricaturado aparece representado de modo que se acentuam detalhes de suas feições e/ ou corpo, seus gestos e seus hábitos particulares.
Observe a caricatura abaixo, do jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Nela podemos notar o exagero ao retratar o esportista, ressaltando a sua expressão facial com traços exagerados.
Cartum
O cartum é um gênero textual opinativo em que temas e assuntos universais ou prosaicos são satirizados por meio do grafismo e do bom humor. Muito irreverente, o gênero é subjetivo e tem como finalidade provocar reflexão dos leitores a respeito daquilo que está sendo apresentado.
Observação: para compreendermos uma charge ou um cartum é preciso de um conhecimento prévio para interpretarmos as figuras e as frase que estão inseridas nesse gênero textual.
Esse cartum aborda um assunto de grande relevância para o meio ambiente: o desmatamento no Brasil. No cartum observamos apenas imagens sem nenhum enunciado (frases). Observamos a parte verde da bandeira brasileira alterada pela cor marrom, que nos remete um grande campo verde desmatado junto com tocos de arvore
EXERCÍCOS
Sabemos que o cartum visa provocar nos leitores uma reflexão sobre determinada questão.
Com base nisso, converse com os colegas: O que está representando no Cartum abaixo?
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 14 de julho de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário