Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: espinoli2020@gmail.com Para concluir:
Continuação das aulas dos dias 10 e 13 de julho.
Estamos estudando três gêneros textuais muito presentes em nosso cotidiano: a charge, a caricatura e o cartum. Foi possível compreender que, apesar de parecidos, esse gêneros se diferenciam por apresentarem características peculiares. O mais importante é que você seja capaz de reconhecer cada um deles e, principalmente, mergulhar no universo dos gêneros ilustrados.
Agora, vamos aprender o conceito do Cartum e da caricatura.
Caricatura
É o desenho de um personagem da vida real (político, artistas e esportistas, entre outros). No entanto, a caricatura se destaca pelo exagero das características físicas da pessoa retratada. Em geral, o caricaturado aparece representado de modo que se acentuam detalhes de suas feições e/ ou corpo, seus gestos e seus hábitos particulares.
Observe a caricatura abaixo, do jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Nela podemos notar o exagero ao retratar o esportista, ressaltando a sua expressão facial com traços exagerados.

Cartum
O cartum é um gênero textual opinativo em que temas e assuntos universais ou prosaicos são satirizados por meio do grafismo e do bom humor. Muito irreverente, o gênero é subjetivo e tem como finalidade provocar reflexão dos leitores a respeito daquilo que está sendo apresentado.
Observação: para compreendermos uma charge ou um cartum é preciso de um conhecimento prévio para interpretarmos as figuras e as frase que estão inseridas nesse gênero textual.

Esse cartum aborda um assunto de grande relevância para o meio ambiente: o desmatamento no Brasil. No cartum observamos apenas imagens sem nenhum enunciado (frases). Observamos a parte verde da bandeira brasileira alterada pela cor marrom, que nos remete um grande campo verde desmatado junto com tocos de arvore
EXERCÍCOS
Sabemos que o cartum visa provocar nos leitores uma reflexão sobre determinada questão.
Com base nisso, converse com os colegas: O que está representando no Cartum abaixo?

Nenhum comentário:
Postar um comentário