quinta-feira, 23 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividade sobre a aula transmitida no dia 20/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros, correlacionando essas características à flora e à fauna específicas.

Conteúdos: Ecossistemas Brasileiros- Amazônia

Objetivos: Entender a importância da Amazônia em relação à Biodiversidade, ao clima e ao potencial econômico.

Prezados alunos,

A aula do CENTRO DE MÍDIAS SP desta semana está caracterizando o Ecossitema Amazônia e provavelmente fará o mesmo com os demais ecossistemas brasileiros nas semanas seguintes. A atividade que eu postei na semana passada contempla a caracterização de todos os ecossistemas brasileiros, então eu postarei novamente a mesma atividade. Os alunos que já fizeram não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima terça-feira).

Questionário
1-  O que é ecossistema?


2- Quais são os principais Ecossistemas Brasileiros?

3-  O que são fatores bióticos do ecossistema?

4-O que são fatores abióticos do ecossistema?

5-  Por que existem essas variedades de ecossistemas no Brasil?

6-  Qual é o ecossistema em que a cidade de São Paulo está inserida?


Atividade- Caracterização dos principais Ecossistemas Brasileiros.
Para cada Ecossistema Brasileiro listado abaixo, comente brevemente as suas principais características, como fauna e flora típica, clima predominante e a sua localização geográfica.  Faça também um desenho ou coloque fotos, destacando as características citadas.
a)      Amazônia:
Desenho ou foto caracterizando a Amazônia:

b)      Cerrado:
Desenho ou foto caracterizando o Cerrado:

c)       Caatinga:
Desenho ou foto caracterizando a Caatinga:

d)      Pantanal:
Desenho ou foto caracterizando o Pantanal:

e)      Mata Atlântica:
Desenho ou foto caracterizando a Mata Atlântica:

f)       Pampas ou Campos Sulinos:
Desenho ou foto caracterizando  Pampas ou Campos Sulinos:

 Para realizar esta atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Recuperação de conteúdos, habilidades e notas:
Na próxima semana estarei fechando as notas do 2° bimestre. Os alunos que estão devendo atividades do 1° e 2° bimestres podem enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima terça-feira).

Classroom institucional:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!

Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

Prof. Aline Rossi- Ciências- 6° anos A, B e C


Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 20/07- Revisão de conteúdos do 2° bimestre



Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.
Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos : Relembrar o que é uma célula procarionte e o que é uma célula eucarionte, bem como o que são organismos unicelulares e pluricelulares. Como se dá a observação desses seres vivos, sua organização em tecidos, órgãos e sistemas.

Prezados alunos,

 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.


Estou postando novamente abaixo a atividade sobre a organização dos seres vivos. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu email alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 28/07 (próxima Terça-feira).




Atividade
1-   Como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?

2-  Complete as frases com as palavras seguintes: célula- tecido-órgão- sistema
A)     O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, recebe o nome de ____________.

B)      Um _____________ pode ser definido como um conjunto de órgãos.

C)      Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática, recebe o nome de _____________.

D)     Um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou grupo de funções, recebe o nome de ____________.

3- Escreva um pequeno texto explicando o esquema seguinte: Célula → Tecido → órgão→ Sistema → organismo

4- Quais são os sistemas que formam o corpo humano?

5- Escreva um breve resumo explicando como se dá a relação entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório ou cardiovascular.

 Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.

 Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Recados:
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês o mais rápido possível, pois em breve as atividades serão postadas somente lá!


Em caso de dúvidas, vocês podem enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br, chat da sala no aplicativo do Centro de Mídias SP ou classroom institucional.

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva de: 15/07/2020



Correção da atividade de: quarta-feira, 15 de julho de 2020

Questão 1
“O conjunto de letras do alfabeto chama-se ______.” Das alternativas abaixo a que preenche corretamente a lacuna é
a)      Abecedário
b)      Abecedalho
c)      Abcdário
d)     Abecdário
e)      abcedária
Alternativa correta: a) abecedário
O abecedário (ou alfabeto) é um substantivo masculino que pode também ser chamado de ABC (a-bê-cê).

Questão 2

Na frase “O lugar onde se vende carne chama-se ______.” A palavra que preenche a lacuna corretamente é

a)      açogue
b) assogue
c) açouge
d) asougue
e) açougue
Alternativa correta: e) açougue
Por mais que na linguagem oral as pessoas dizem o termo açougue sem o "u", esse substantivo masculino se escreve com c cedilha (ç) e a semivogal u.

Questão 3

“A professora pediu que abrissem os cadernos e escrevessem o ______.” A escrita correta da palavra é
a)      cabeçário
b) cabeçalho
c) cabessalho
d) cabezalio
e) cabeçalo
Alternativa correta: b) cabeçalho
O substantivo masculino "cabeçalho" é escrito com c cedilha (ç) e o dígrafo "lh".

Questão 4

A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é

a)      caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
b) cassula, açude, passoca, açaí e açafrão
c) caçula, assude, paçoca, assaí e açafrão
d) caçula, assude, paçoca, açaí e assafrão
e) cassula, açude, passoca, assaí e assafrão

Alternativa correta a) caçula, açude, paçoca, açaí e açafrão
Apesar de serem pronunciadas com som de dois ss, todas as palavras do exercício são escritas com c cedilha.

Questão 5

Todas as alternativas estão corretas, exceto

a) deslize - deslizar
b) enraizado - raiz
c) paralização - paralizar
d) realização - realizar
e) vizinhança – vizinho

Alternativa correta: c) paralização - paralizar
O "s" é usado, dentre outras regras, nas palavras derivadas de outra que seja escrita com essa letra. Um exemplo disso são os termos "paralisação" e "paralisar".
Da mesma forma, o "z" é utilizado nas palavras derivadas de outra que sejam escritas com essa letra, por exemplo:
  • deslize - deslizar
  • enraizado - raiz
  • realização - realizar
  • vizinhança - vizinho

Questão 6

Complete com x ou ch:

a)      en__urrada
b) __uvisco
c) cai__a
d) me__er
e) __antagem

Alternativas corretas:

a) enxurrada: depois da sílaba “en” usa-se a letra “x”.
b) chuvisco: substantivo derivado do verbo “chover”.
c) caixa: depois de ditongos usa-se a letra “x”.
d) mexer: depois da sílaba “me” usa-se a letra “x”.
e) chantagem: derivados de
palavras com ch.

Questão 7

“Mal” e “mau” são duas palavras homófonas. Ou seja, elas são pronunciadas da mesma maneira, mas escritas de formas diferentes. A alternativa abaixo em que a palavra está usada corretamente é

a)      Estou me sentindo mau essa tarde.
b) Fui muito mau na prova de química.
c) Henrique foi muito mau comigo.
d) O chefe da empresa sempre estava de mal humor
e) Os professores dizem que Pedro é mal aluno.

Alternativa correta: c) Henrique foi muito mau comigo.
A palavra mau com "u" é um adjetivo contrário de "bom". Já a palavra mal com "l" é contrário de "bem" e pode desempenhar o papel de advérbio de modo, substantivo e conjunção subordinativa temporal.

Questão 8

(São Marcos-SP) Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

Alternativa correta: d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
As palavras corretas das outras alternativas:

a) xadrez, misto
b) obcecado
c) sarjeta, piscina, conciliar
e) pajé, xadrez, flecha, mexerico

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva de: 20/07/2020



Respostas dos Exercícios de: segunda-feira, 20 de julho de 2020


Exercício resolvido da questão 1

a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar.

Exercício resolvido da questão 2 

c) expectativa – tensão – hesitante

Exercício resolvido da questão 3 

d) aniz

Exercício resolvido da questão 4 

a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar

Exercício resolvido da questão 5 

d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada

Exercício resolvido da questão 6 

c) an…iar, e…pontâneo, repre…a, abu…ao

Exercício resolvido da questão 7 

a – varejista
b – viagem
c – majestade
d – fuligem
e – vertigem
f – ferrugem
g – miragem
i – falange
j – laranjeira

Exercício resolvido da questão 8 

análise – analisar
catálise – catalisar
pesquisa – pesquisar
aviso – avisar
paralisia – paralisar

Exercício resolvido da questão 9 

lúcido – lucidez
surdo – surdez
altivo – altivez
honrado – honradez
pequeno – pequenez
sensato – sensatez
insensato – insensatez
pálido – palidez

Exercício resolvido da questão 10 

a) s (suspense)
b) s (descanso)
c) ç (licença)
d) c (coceira)
e) s (subsídio)
f) ss (excesso)
g) ç (exceção)
h) s (ansioso)

RECADINHOS IMPORTANTES PROFESSORA ANA CARLA

Olá Alunos!


Estamos chegando ao final do 2o Bimestre e, nesta semana, peço que vocês acompanhem as aulas de Arte no Centro de Mídias (Ensino Médio- 6a feira- 24/07 e Projeto de Vida 9º ano a aula está no Centro de Mídias no Youtube do dia 22/07. )

Realizem as atividades propostas no caderno e não será necessário enviar por enquanto. 

Preciso que vocês concentrem seus esforços para me enviar as atividades atrasadas do 2ºBIMESTRE até o dia 27/07/20 data em que fecharei as médias. 

GOSTARIA DE PARABENIZAR OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS PELA ATIVIDADE DAS COLAGENS! VCS COMPREENDERAM A PROPOSTA E FORAM BEM CRIATIVOS!! 



Não esqueçam também de se inscrever nas novas Eletivas do 2o semestre! A gestão já disponibilizou uma mensagem aqui no Blogger para que vocês realizem a inscrição o mais breve possível!

Se surgir alguma dúvida vcs sabem onde me encontrar: 
e-mail: analis71@gmail.com
Grupo do Face: ARTE. PROFESSORA ANA CARLA. EE MARIA MONTESSORI.
(se alguém estiver com dificuldade em encontrar o grupo do Face, me envie um email para que eu direcione o convite de acesso). 

Conto com vcs!!!!
CHEGAMOS ATÉ AQUI! ESTIMULEM OS COLEGAS QUE ESTÃO UM POUCO DESANIMADOS NESTE MOMENTO. 

BJOS  E ABRAÇOS

PROF. ANA