quinta-feira, 3 de setembro de 2020

2ºA (Clayton - Português) Exercícios

 

LITERATURA – VERSOS, ESTROFES E RIMAS

 

VERSO: Cada linha de um poema.

 

ESTROFE: Conjunto de versos separados por um espaço.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE VERSOS POR ESTROFE

1 VERSO

MONÓSTICO

6 VERSOS

SEXTILHA

2 VERSOS

DÍSTICO

7 VERSOS

SÉTIMA

3 VERSOS

TERCETO

8 VERSOS

OITAVA

4 VERSOS

QUADRA

9 VERSOS

NONA

5 VERSOS

QUINTILHA

10 VERSOS

DÉCIMA

 

 

 

METRO-  Os versos classificam-se quanto ao número de silabas métricas.

 

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO  NÚMERO DE SÍLABAS

1 sílaba

Monossílabo

7 sílabas

Heptassílabo ou Redondilha maior

2 sílabas

Dissílabo

8 sílabas

octossílabo

3 sílabas

Trissílabo

9 sílabas

eneassílabo

4 sílabas

Tetrassílabo ou quadrissílabo

10 sílabas

decassílabo

5 sílabas

Pentassílabo ou redondilha menor

11 sílabas

hendecassílabo

6 sílabas

hexassílabo

12 sílabas

Dodecassílabo ou verso alexandrino

 

 

12 sílabas

Verso livre

 

Rima: A rima é a correspondência de sons em um poema. Os versos que rimam chamam-se versos rimados. Os versos que não rimam chamam-se versos soltos ou brancos.

 

Observe a classificação quanto à posição da rima em uma estrofe:


Rima cruzada

Os versos rimam alternadamente.

 
A cobra foi cobrar as contas  a

Que ela tinha que cobrar       b

Eram tantas, tantas contas,   a

Todas contas de um colar.     b

 

Rima emparelhada

Os versos rimam dois a dois.

 
Não me olhe de lado            a

que eu não sou melado.       a

Não me olhe de banda         b

que eu não sou quitanda.     b




 

Rima interpolada

Os versos que rimam estão separados

por dois ou mais versos que terminam de forma diferente.

 

 
Mas onde andará                a

Que não o vi?                     b

Nas águas de Lambari          b

Nos reinos de Canadá?         a

 

 Rima  pobre

Quando as palavras que rimam pertencem a mesma classe gramatical. No exemplo ao lado todas as palavras são substantivos.

 
Dependendo da escolha das palavras as rimas podem ser denominadas em pobre, ricas, raras ou preciosas. Observe os exemplos abaixo:

Uma pulga no cambito                             a
deu um pulo, virou cabrito                       a
Uma pulga na poupança                           b
deu um pulo e foi à França .                      b
[...]As aventuras da Pulga- Elias José

Rima rica

Quando as palavras que rima pertencem a classes gramaticais diferentes. Exemplo

mundo – substantivo

rodava - verbo

 

 
A ciranda rodava- Mário Quintana

A ciranda rodava no meio do mundo,            a
No meio do mundo a ciranda rodava.            b
E quando a criança passava um segundo,      a
Um grilo, sozinho no mundo, cantava...         b


 

Rima  Rara

Rima obtida com palavras que permitem poucas rimas, porque não há muitos vocábulos que permitem a aproximação sonora. Como no exemplo ao lado em que a palavra Elêusis não permite muita combinação sonora, salvo  com a palavra deuses.

 

Argila – Raul Leoni

 

 
Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...

Às belezas heroicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...

É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de
Elêusis)

Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam
deuses... 

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/argila.htm

Rimas mistas ou misturadas

São aquelas que não seguem uma “esquematização regular”, ou seja, não possuem esquema fixo.

 
 Meninas de bicicleta          a

Que fagueiras pedalais       b

Quero ser vosso poeta!      a


Ó transitórias estátuas       c

Esfuziantes de azul            d

Louras com peles mulatas  c

Princesas da zona sul         d

Balada das meninas de bicicleta ( Vinícius de Moraes)

As rimas também podem ser internas, ou seja, ocorrem no interior dos versos. Exemplo:

Admirável gado novo- Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa
Que
passa nos projetos do futuro
É
duro tanto ter que caminhar
E
dar muito mais do que receber

E ter que demonstrar sua coragem
À
margem do que possa parecer
E
ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô, ô, vida de gado
Povo
marcado, ê!
Povo feliz!
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!

https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/

Atividades

1.Pesquise: 2 poemas ou  2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor.  Após ,  faça a  classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.

 

2.Produza  um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.

 

Leia o poema a seguir:

 

Sobre as ambições

 

Só

de pó

Deus o fez

Mas ele, em vez

De se transformar

Quis ser sol, quis ser mar,

e ser céu... __ ser tudo, enfim!

Mas nada pôde!E foi assim

Que se pôs a chorar de furor...

Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor

Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó

molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!

Guilherme de Almeida.

Meus versos mais queridos,pág.64.

Rio de Janeiro:Ediouro,1984.

 

3.Qual é o tema proposto no poema?

 

4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?

 

5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o  que  aumento do número de palavras  sugere em relação a ambição humana?

 

6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam.  Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.

a.Troco um passarinho na gaiola

Por um gavião_____________

Troco um passarinho na gaiola

Por uma gaivota ___________

Classificados poéticos- Roseana Murray

 

b.Pão mole logo se engole

O pão torrado é __________

O pão duro eu não aturo

O pão de forma é _________

Pão,pão...queijo,queijo – Ciça

 

c.O mundo é grande e_________

Nesta janela sobre o mar

O mar é grande e __________

Na cama e no colchão ____________

O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade

 

d.Onde está o rato

Que se escondeu no___________?

Onde estará o meu ____________

Que escondi perto ______________?

Tolas perguntas – Elias José

 

e.Um passarinho me ________

Que a ostra é muito__________

Que a cobra é muito__________,

Que a arara é _______________

E que o leão marinho e a_________

Xô, xô, passarinho, chega de____________!

 

ARTE - PROFESSORA ANA CARLA- 2ºANO

SETEMBRO AMARELO


Olá alunos
Este é o mês de prevenção ao suicídio e, apesar de ser um tema "pesado" (principalmente neste momento de pandemia em que vivemos, onde muitos de nós estão depressivos, tristes, ansiosos e melancólicos), não adianta fazer de conta que isso não existe. Que tal utilizarmos a Arte para amenizar tudo isso?

Deixarei aqui alguns vídeos que falam sobre o tema.


https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY

https://www.youtube.com/watch?v=qdHsIbXWuIs

https://www.youtube.com/watch?v=KADe32gMn3U

https://www.youtube.com/watch?v=wGD0JkI6cro





Nossa atividade será criar um vídeo com o tema "Setembro Amarelo". Vocês poderão criar uma historinha onde os objetos da casa possam ser os "personagens" , criar um vídeo de animação (com massa de modelar, por exemplo), utilizar músicas de fundo, efeitos, etc.
Aí vão as regras:

1)- o vídeo deverá ter caráter INFORMATIVO e ENCORAJADOR.
2)- o público-alvo: destinado a crianças de 7 a 10 anos
3)- duração: mínimo: 1 minuto. máximo: 2 minutos e 30 segundos.

Como é um vídeo que exige tempo e planejamento, vocês tem a opção de realizá-lo em grupo de até 4 alunos (não é preciso se reunir presencialmente). Caso prefiram, poderão realizar a atividade sozinhos.


O vídeo deverá ser enviado até o dia: 25/09/20
email: analis71@gmail.com
NOME DOS INTEGRANTES, NÚMERO, SÉRIE.   ATIVIDADE: VÍDEO: SETEMBRO AMARELO

Enviem as dúvidas pelo e-mail também!

Tenho certeza que vcs produzirão coisas super criativas

Bjos da Prô






ARTE PROFESSORA ANA CARLA 3º ANO

TEMAS ENEM
VANGUARDAS EUROPEIAS

O CUBISMO

Movimento retratava a realidade por meio das formas geométricas


Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França durante o século XX. Tem como os principais representantes os artistas Pablo Picasso e Georges Braque. A estética foi marcada pela utilização das formas geométricas, como os cubos, esferas e cilindros. 

O cubismo não tinha o compromisso de representar a natureza de forma realista, assim, ele rompeu com os padrões estéticos que existiam na época. É considerado pelos estudiosos da arte como o primeiro movimento a introduzir elementos da vida urbana e industrial entre os temas. Além disso, foi uma expressão principalmente das artes plásticas, mas também influenciou a literatura.

Origem do Cubismo

O mundo do século XX estava passando por grandes transformações econômicas e sociais. A industrialização e a urbanização das cidades deu outra dinâmica à vida das pessoas. Grandes potências começaram a disputar por poder e mercado. As artes passaram, então, a demonstrar esse sentido de transformação. Os artistas tentavam a fugir do conservadorismo e procuravam por novas formas de expressar suas artes e vivências. 

Em 1907, Pablo Picasso apresenta a tela “Les Demoiselles d’Avignon” (As Damas de Avignon). A obra considerada marco inicial do cubismo apresenta a nudez feminina apresentada de uma maneira totalmente diferente do que já se tinha visto. No quadro é possível observar referências a máscaras africanas, além de características da geometria nas formas. Para a criação do quadro, Picasso sofreu ainda influências do pós-impressionismo do francês Paul Cézanne (o primeiro a retratar a natureza por meio de figuras geométricas). 

Quadro de Picasso - cubismo
Quadro “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), de Pablo Picasso, 
apresenta formas geométricas características do Cubismo. (Imagem: Flickr)

Características do cubismo 


Os artistas do cubismo tentavam se distanciar das artes anteriores apresentando uma arte particularizada pela figura geométrica. Entre as principais características desse movimento estão: 

• Utilização de cones, esferas, triângulos e cilindros e outras formas geométricas com o objetivo de representar a natureza, coisas e pessoas;

• Geometrização e fragmentação das formas com o intuito de tornar as visualizações simultâneas;

• Uso de cores austeras e fechadas;

• Renunciavam à perspectiva e ao claro-escuro o que dava a sensação de pintura escultórica;

• Valorização do exercício mental na apresentação das ideias;

• A literatura não apresentava cronologia, a realidade era fragmentada com o uso de palavras dispostas simultaneamente. 

Fases do cubismo


O cubismo foi um movimento do século XX e durou de 107 até 1914. Foi dividido em três fases distintas devido a algumas características apresentadas em cada período. 

• Fase Cézzaniana: foi a primeira fase do movimento e também era denominado de Cezannista. Durou de 1907 até 1909. Foi o momento da arte cubista influenciado pelo artista Paul Cézanne. Particularizava-se pela experimentação das formas simplistas;

• Fase Analítica: a fase Analítica ou hermética do cubismo teve como característica a destruição das formas o que tornou a figura irreconhecível, mas contribuiu para que a obra fosse visualizada por diversos ângulos. As cores em tons de preto, cinza e marrom passaram a ser utilizado. Picasso e Braque ganharam reconhecimento nesse período. Essa fase durou de 1909 até 1912;

• Fase do cubismo sintético: durou de 1913 até 1914. O destaque foi dado para as cores escuras e marcantes. Objetos inteiros eram inseridos nas pinturas, como metais, letras, palavras, madeiras. Os artistas esperavam com isso possibilitar sensações táteis, além das visuais. 

Cubismo no Brasil


O cubismo surgiu como um movimento artístico-cultural em 1909 e teve fim em 1914. Entretanto, a estética só começou a ganhar destaque no Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922. Os artistas Brasileiros não usaram todas as características do movimento em suas obras, pois mesclavam com elementos das outras vertentes. As personalidades brasileiras que merecem destaque por utilizar particularidades do cubismo em suas obras são:

• Tarsila do Amaral;

• Anita Malfatti;

• Rego Monteiro;

• Di Cavalcanti. 

Além desses, alguns escritores também desenvolveram escritos com características cubistas, como destruição sintética e fim da linearidade. Entre os quais estão Oswald de Andrade, Raul Boop e Érico Veríssimo. 

Principais artistas do movimento 


Os artistas cubistas davam destaque as formas geométricas e cores escuras em suas obras. Na literatura, as palavras eram soltas e dispostas em formas. Muitos artistas ganharam destaque de 1907 até 1914. Entre eles estão: 

• Pablo Picasso (1881-1973): O pintor, escultor, cenógrafo e dramaturgo espanhol é um dos maiores representantes e fundador do movimento. Picasso passou por algumas fases ao longo de sua vida. A fase azul (1901 - 1904) foi influenciada pela morte de Casagemas, um dos seus amigos. Nessa fase, o artista criou uma arte monocromática que expressava sua tristeza. A fase rosa ocorreu entre 1904 até 1907 e tem como referência a sua paixão por Ferande. Os desenhos do artista tornaram-se eróticos e sensuais. Na fase cubista, ele passou a sofrer influências das artes africanas e do artista Paul Cézanne, com suas formas geométricas. Algumas obras do artista são: Les Demoiselles d'Avignon (1907), Banho (1908), Três Mulheres (1908). 

• Georges Braque (1882-1963): foi um pintor e escultor francês e grande representante e iniciador do cubismo junto com Picasso. Conheceu as cores por meio da empresa de pintura decorativa de seu pai. Em 1899, mudou-se para Paris. Em 1906, teve suas obras expostas no Salão de Independentes. Um ano mais tarde, Braque conheceu Picasso e os dois ficaram próximos até o início da Primeira Guerra Mundial. Algumas obras do autor são: A Amiga da Avó (1911) e O Porto de Anvers (1906).   

 Juan Gris (1887-1927): foi um pintor e escultor cubista da Espanha. Iniciou no movimento em 1912 e é um grande representante do cubismo sintético. Era mais formal do que os pintores anteriores, mas destacou-se por inserir o espaço-tempo através da decomposição de imagens.

 Fernand Léger (1881-1955): esse foi outro artista que iniciou no cubismo por meio as obras de Cézanne. Além de apresentar aspectos importantes para a estética, suas peças inovaram com a utilização de cones e cilindros. Um bom exemplo é o quadro “Nus dans la forêt” (1909-1910) no qual Léger tentava apresentar as abstrações das formas em curvas e tabulares, diferente das imagens retilíneas de Picasso e Brasque. 

• Robert Delaunay (1885-1941): este pintor francês se destacou pela vertente nomeada de "orfismo". Segundo o poeta Apollinaire as obras de Delaunay possuíam ritmo e uma composição musical diferente das outras. Além disso, a linguagem utilizada pelo pinto era abstrata com o intuito de mostrar o dinamismo da vida cotidiana.


Assistam ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=NdMf2PxmnXw



Atividade:

Para realizar esta atividade, vocês deverão assistir o vídeo abaixo e realizar o "jogo". 
Sigam os passos e criem o desenho. Será bem divertido. 
ATENÇÃO: No texto acima, observem sobre as características de cor . Não usem cores vivas para pintar seu desenho e nem variedades . É uma atividade avaliativa e estarei atenta ao uso das cores.

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=sVsZQHke12A

Enviem a atividade e dúvidas para o e-mail: analis71@gmail.com 
Nome , número, série - Atividade: Cubismo
Até o dia: 18/09/20

Bons Estudos!
Bjos

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ARTE PROFESSORA ANA CARLA - 1º ANO

SETEMBRO AMARELO


Olá alunos
Este é o mês de prevenção ao suicídio e, apesar de ser um tema "pesado" (principalmente neste momento de pandemia em que vivemos, onde muitos de nós estão depressivos, tristes, ansiosos e melancólicos), não adianta fazer de conta que isso não existe. Que tal utilizarmos a Arte para amenizar tudo isso?

Deixarei aqui alguns vídeos que falam sobre o tema.


https://www.youtube.com/watch?v=_sZsIaHvbjY

https://www.youtube.com/watch?v=qdHsIbXWuIs

https://www.youtube.com/watch?v=KADe32gMn3U

https://www.youtube.com/watch?v=wGD0JkI6cro





Nossa atividade será criar um FANZINE com o tema "Setembro Amarelo".

Aí vão as regras:

1)- o FANZINE deverá ter caráter INFORMATIVO e ENCORAJADOR.
2)- o público-alvo: destinado a crianças de 7 a 10 anos
3)- UTILIZEM VÁRIOS DESENHOS E CORES.




O FANZINE deverá ser enviado até o dia: 25/09/20
email: analis71@gmail.com
NOME, NÚMERO, SÉRIE.   ATIVIDADE: FANZINE: SETEMBRO AMARELO

Enviem as dúvidas pelo e-mail também!

Tenho certeza que vcs produzirão coisas super criativas

Bjos da Prô


Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 3º Bimestre

Boa tarde Estudantes, Iniciamos o 3º Bimestre e as postagens já foram feitas no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a postagem do texto aqui no blogger, clicando no link será possível  acessar o texto, também postado no Google Sala de Aula.

Leitura 3 = https://docs.google.com/document/d/1xGfWvbr746TIshtnynHmbnYx-glPO4N7MSa77vIdcVo/edit?usp=sharing

6º Ano: C (Clayton - Português)



Correção da atividade de: quarta-feira, 19 de agosto de 2020 (6º Ano: C)

QUESTÃO 06: Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada

(A) pelo brilho intenso das estrelas.
(B) pela pouca iluminação de algumas cidades.
(C) pelo excesso de iluminação urbana.
(D) pela perda do frescor dos astros.

QUESTÃO 07: De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque

(A) dificulta a iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena observação das estrelas.
(D) torna a noite ainda mais escura.

QUESTÃO 08: A questão central tratada no texto é a

(A) economia de energia.
(B) beleza das estrelas.
(C) pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.

QUESTÃO 09: A finalidade desse texto é

(A) informar a preocupação dos astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um apagão.
(C) alertar sobre o consumo de energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação urbana.

QUESTÃO 10: O texto lido trata-se de:

(A) crônica.
(B) notícia.
(C) carta ao leitor.
(D) redação escolar.

6C; 7C; 8D; 9A; 10B