LITERATURA – VERSOS, ESTROFES E RIMAS
VERSO: Cada linha de um poema.
ESTROFE: Conjunto de versos separados por um espaço.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE VERSOS POR ESTROFE |
|||
1 VERSO |
MONÓSTICO |
6 VERSOS |
SEXTILHA |
2 VERSOS |
DÍSTICO |
7 VERSOS |
SÉTIMA |
3 VERSOS |
TERCETO |
8 VERSOS |
OITAVA |
4 VERSOS |
QUADRA |
9 VERSOS |
NONA |
5 VERSOS |
QUINTILHA |
10 VERSOS |
DÉCIMA |
METRO- Os versos classificam-se quanto ao número de silabas métricas.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS |
|||
1 sílaba |
Monossílabo |
7 sílabas |
Heptassílabo ou Redondilha maior |
2 sílabas |
Dissílabo |
8 sílabas |
octossílabo |
3 sílabas |
Trissílabo |
9 sílabas |
eneassílabo |
4 sílabas |
Tetrassílabo ou quadrissílabo |
10 sílabas |
decassílabo |
5 sílabas |
Pentassílabo ou redondilha menor |
11 sílabas |
hendecassílabo |
6 sílabas |
hexassílabo |
12 sílabas |
Dodecassílabo ou verso alexandrino |
|
|
12 sílabas |
Verso livre |
Rima: A rima é a correspondência de sons em um poema. Os versos que rimam chamam-se versos rimados. Os versos que não rimam chamam-se versos soltos ou brancos.
Observe a classificação quanto à posição da rima em uma estrofe:
|
Que ela tinha que cobrar b
Eram tantas, tantas contas, a
Todas contas de um colar. b
|
que eu não sou melado. a
Não me olhe de banda b
que eu não sou quitanda. b
|
Que não o vi? b
Nas águas de Lambari b
Nos reinos de Canadá? a
|
Uma pulga no cambito a
deu um pulo, virou cabrito a
Uma pulga na poupança b
deu um pulo e foi à França . b
[...]As aventuras da Pulga- Elias José
|
A ciranda rodava no meio do mundo, a
No meio do mundo a ciranda rodava. b
E quando a criança passava um segundo, a
Um grilo, sozinho no mundo, cantava... b
Rima Rara
Rima obtida com palavras que permitem poucas rimas, porque não há muitos vocábulos que permitem a aproximação sonora. Como no exemplo ao lado em que a palavra Elêusis não permite muita combinação sonora, salvo com a palavra deuses.
Argila – Raul Leoni
|
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...
Às belezas heroicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...
É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)
Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses...
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/argila.htm
|
Que fagueiras pedalais b
Quero ser vosso poeta! a
Ó transitórias estátuas c
Esfuziantes de azul d
Louras com peles mulatas c
Princesas da zona sul d
Balada das meninas de bicicleta ( Vinícius de Moraes)
As rimas também podem ser internas, ou seja, ocorrem no interior dos versos. Exemplo:
Admirável gado novo- Zé Ramalho
Vocês que fazem
parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!
https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/
Atividades
1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. Após , faça a classificação das estrofes quanto ao número de versos em cada texto.
2.Produza um poema com tema livre, a escolha quanto ao número de versos em cada estrofe e o tipo de rima fica a seu critério, porém ao socializar com a turma você deverá explanar suas escolhas.
Leia o poema a seguir:
Sobre as ambições
Só
de pó
Deus o fez
Mas ele, em vez
De se transformar
Quis ser sol, quis ser mar,
e ser céu... __ ser tudo, enfim!
Mas nada pôde!E foi assim
Que se pôs a chorar de furor...
Mas___ah!___foi sobre a sua própria dor
Que as lágrimas tristes rolaram. E o pó
molhado, ficou sendo lodo___e lodo só!
Guilherme de Almeida.
Meus versos mais queridos,pág.64.
Rio de Janeiro:Ediouro,1984.
3.Qual é o tema proposto no poema?
4.Reflita qual o significado da palavra só no poema? Essa palavra pode representar fases da nossa vida? Quais?
5. Observe a disposição e a quantidade de palavras em cada verso do poema, após faça um paralelo com o título. Em seguida, responda o que aumento do número de palavras sugere em relação a ambição humana?
6.Agora é a sua vez de criar releituras de poemas. Para tanto complete as lacunas dos textos com palavras que deem sentido e que rimam. Após faça a classificação das rimas criadas. Atenção, após terminar a atividade você pode pesquisar o poema original.
a.Troco um passarinho na gaiola
Por um gavião_____________
Troco um passarinho na gaiola
Por uma gaivota ___________
Classificados poéticos- Roseana Murray
b.Pão mole logo se engole
O pão torrado é __________
O pão duro eu não aturo
O pão de forma é _________
Pão,pão...queijo,queijo – Ciça
c.O mundo é grande e_________
Nesta janela sobre o mar
O mar é grande e __________
Na cama e no colchão ____________
O mundo é grande – Carlos Drummond de Andrade
d.Onde está o rato
Que se escondeu no___________?
Onde estará o meu ____________
Que escondi perto ______________?
Tolas perguntas – Elias José
e.Um passarinho me ________
Que a ostra é muito__________
Que a cobra é muito__________,
Que a arara é _______________
E que o leão marinho e a_________
Xô, xô, passarinho, chega de____________!