Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B - 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Nesta aula, vamos continuar estudando o caderno do aluno na página 24 e aprendendo que o gênero artigo de opinião estimulam
nossa capacidade crítica e nos ajuda a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários a determinada tese.
Vamos relembrar alguns pontos da aula passada que é fundamental na estrutura de um Artigo de opinião.
Os artigos de opinião são importantes instrumentos para formação do cidadão. Aprender a ler e a
escrever esse gênero contribui para desenvolver a capacidade de participar, com argumentos
convincentes, das discussões sobre as questões do lugar onde se vive e, mais do que isso, de formar
opinião sobre elas, contribuir para resolvê-las, praticar a cidadania.
O artigo de opinião é um texto dissertativo que se concentra em um conceito ou tese e desenvolve uma linha
de raciocínio que pode ser argumentativo ou expositivo.
O artigo de opinião apresenta uma estrutura tradicional- introdução, desenvolvimento e conclusão.
Argumentativo: é a linha de raciocínio que busca persuadir o leitor através de uma tese. Logo, é preciso
haver argumentos fundamentados e convincentes para defender uma tese, que deve ser proposta no início do
texto. É comum que haja textos dessa natureza em jornais, revistas e internet que exige um posicionamento
acerca de um assunto determinado.
Tese: é o ponto de vista ou opinião a respeito do assunto.
Em um texto dessa natureza, o primeiro passo é definir a tese que deverá ser discutida ao longo do artigo de
opinião. Depois disso, os argumentos devem ser anotados afim de resumir o processo de escrita.
No momento de iniciar o desenvolvimento de seu artigo, é necessário entender qual é a estratégia a ser
adotada. O texto de natureza argumentativa, você deve de ser ater ao desenvolvimento da tese que apresentou
no início do texto.
Não há uma quantidade de parágrafo que você deve escrever no desenvolvimento. A recomendação é que
você consiga apresentar uma ideia e discuti-la dentro do mesmo parágrafo. Com isso pretendo dizer, caros
alunos, que não é “saudável”, para sua argumentação, estender o assunto de um parágrafo para o outro.
Também não há uma quantidade de linhas determinadas para você escrever em cada parágrafo, mas é uma
questão de lógica você colocar mais longo que a introdução e a conclusão. Eu sempre apresento a sugestão de
que você pode adotar entre 6 e 7 linhas para cada parágrafo no desenvolvimento.
O uso da primeira pessoa no artigo de opinião:
. Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social
.
. Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.
Níveis de pessoalidade
Dependendo da linguagem empregada para a exposição de uma ideia, o argumento pode ser pessoal ou
impessoal.
Exemplos:
Texto 1
Eu não tenho a menor dúvida de que o cinema deve ser uma forma de diversão. Afinal, quem nunca viu um filme e saiu da sala rindo? Chega a ser
absurdo que alguém diga que o cinema tem que ser uma coisa séria, que leve à reflexão. A realidade já é muito dura, ninguém quer ver nas telas o
mesmo sofrimento que tem na vida.
Texto-2
Pode-se dizer que, dentre as funções do cinema, ade divertir seu espectador é uma das mais conhecidas. Ainda que, em alguns casos, a Sétima Arte
também possa promover a reflexão, o número de pessoas que buscam essa finalidade em uma sala de cinema é, de fato, menor do que o das que
querem algo mais “leve”. Isso porque, muitas vezes, o filme funciona como um escape da realidade, promovendo, no espaço de duas horas, risos
aliviados a partir de situações simples.
Proposta de atividade
Considerando o que está no caderno do aluno na página 24. Sobre a estrutura do texto artigo de opinião, redija um texto sobre
o tema citado no caderno do aluno. Leia as páginas 24, 25 e 26 do caderno do aluno para realizar a atividade.