terça-feira, 22 de setembro de 2020

Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 3º Bimestre

 Boa tarde Estudantes, mais uma atividade foi postada no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a atividade aqui no blogger, clicando no link será possível  responder as questões, após a leitura do texto.


Orientações:

- Caderno do Aluno pgs 40 e 41

- Leia os fragmentos de textos no caderno do aluno e responda as questões de 1 a 4.

- Responda as questões no formulario abaixo.

Caderno do Aluno pg. 40 e 41

Atividade 3 : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu-GW68ER3kPfHGX7Uk7pMpQhUQy48DNv74jMSET2-FgQaHA/viewform


Profº Juliana - Matemática - 7º ano A e B

 Bom dia,

Atividades da semana, assistir vídeos:







Estou aguardando o envio das atividades já postadas:
Segue links:





segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  22/09/2020








Equipe Gestora
2020

6º Anos: A, B, C (Clayton - Português)

 


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  21/09/2020







Equipe Gestora
2020

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                                Série: 8°B  - 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


 Nesta aula, vamos continuar estudando o caderno do aluno  na página 24 e aprendendo que o gênero artigo de opinião estimulam nossa capacidade crítica e nos ajuda a tomar posicionamentos favoráveis ou contrários a determinada tese.

Vamos relembrar alguns pontos da aula passada que é fundamental na estrutura de um Artigo de opinião.

Os artigos de opinião são importantes instrumentos para formação do cidadão. Aprender a ler e a escrever esse gênero contribui para desenvolver a capacidade de participar, com argumentos convincentes, das discussões sobre as questões do lugar onde se vive e, mais do que isso, de formar opinião sobre elas, contribuir para resolvê-las, praticar a cidadania. 

O artigo de opinião é um texto dissertativo que se concentra em um conceito ou tese e desenvolve uma linha de raciocínio que pode ser argumentativo ou expositivo.

 O artigo de opinião apresenta uma estrutura tradicional- introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Argumentativo: é a linha de raciocínio que busca persuadir o leitor através de uma tese. Logo, é preciso haver argumentos fundamentados e convincentes para defender uma tese, que deve ser proposta no início do texto. É comum que haja textos dessa natureza em jornais, revistas e internet que exige um posicionamento acerca de um assunto determinado. 

Tese: é o ponto de vista ou opinião a respeito do assunto.

Em um texto dessa natureza, o primeiro passo é definir a tese que deverá ser discutida ao longo do artigo de opinião. Depois disso, os argumentos devem ser anotados afim de resumir o processo de escrita. 

 No momento de iniciar o desenvolvimento de seu artigo, é necessário entender qual é a estratégia a ser adotada. O texto de natureza argumentativa, você deve de ser ater ao desenvolvimento da tese que apresentou no início do texto.

Não há uma quantidade de parágrafo que você deve escrever no desenvolvimento. A recomendação é que você consiga apresentar uma ideia e discuti-la dentro do mesmo parágrafo. Com isso pretendo dizer, caros alunos, que não é “saudável”, para sua argumentação, estender o assunto de um parágrafo para o outro. 

 Também não há uma quantidade de linhas determinadas para você escrever em cada parágrafo, mas é uma questão de lógica você colocar mais longo que a introdução e a conclusão. Eu sempre apresento a sugestão de que você pode adotar entre 6 e 7 linhas para cada parágrafo no desenvolvimento.


O uso da primeira pessoa no artigo de opinião: 

 . Deve-se tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social . 

. Devemos tentar, a priori, acabar com a fome, nossa maior mazela social.


Níveis de pessoalidade

Dependendo da linguagem empregada para a exposição de uma ideia, o argumento pode ser pessoal ou impessoal.


Exemplos

Texto 1 

Eu não tenho a menor dúvida de que o cinema deve ser uma forma de diversão. Afinal, quem nunca viu um filme e saiu da sala rindo? Chega a ser absurdo que alguém diga que o cinema tem que ser uma coisa séria, que leve à reflexão. A realidade já é muito dura, ninguém quer ver nas telas o mesmo sofrimento que tem na vida.

 Texto-2 

 Pode-se dizer que, dentre as funções do cinema, ade divertir seu espectador é uma das mais conhecidas. Ainda que, em alguns casos, a Sétima Arte também possa promover a reflexão, o número de pessoas que buscam essa finalidade em uma sala de cinema é, de fato, menor do que o das que querem algo mais “leve”. Isso porque, muitas vezes, o filme funciona como um escape da realidade, promovendo, no espaço de duas horas, risos aliviados a partir de situações simples.


Proposta de atividade Considerando o que está no caderno do aluno na página 24. Sobre a estrutura do texto artigo de opinião, redija um texto sobre o tema citado no caderno do aluno. Leia as páginas 24, 25 e 26 do caderno do aluno para realizar a atividade.




2ºA (Clayton - Português)