São Paulo,30 Setembro de 2020.
E.E Maria Montessori.
Atividade de Educação Física.
Turmas: 7°C
Prof. Luciana
Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
Coloca nome, nº e serie.
Data da entrega 07/10.
Atividade p/ nota e presença do 3°
Bimestre.
Parte
I.
ATIVIDADE 1 – CURIOSIDADES SOBRE A G.R.
Agora
que você já retomou suas experiências referente à Ginástica Rítmica, propomos
alguns textos para auxiliar sua compreensão.
TEXTO 1 A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte
com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam
elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza, e devem ser
coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos
são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Em seu histórico, já
foi chamado de Ginástica Moderna, posteriormente de Ginástica Rítmica
Moderna, de Ginástica Rítmica Desportiva, até finalmente ser reduzido para
Ginástica Rítmica em 2003. Seus elementos são: corda, arco, bola, maças e
fitas. |
TEXTO
2 Palcos... é assim que eu vejo! Olhares
concentrados, movimentos alternados... cores sob um espetáculo! Ao reproduzir
um espetáculo que vos apreciem. Melancolia... alegria... são tantos
sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com as faíscas em
meu olhar e nos olhares alheios. O começar do “show”, exaltado em
minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições de
alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, onde os olhares se aproximam.
O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos[1] e convincentes,
ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma
sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o
equilíbrio da alma. Palcos, é assim que eu vejo! Luzes,
vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e
encontra-se com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o
pontear dos pés, formando com fitas e arcos, uma imensa magia. Palcos...
laços que criamos, o qual só tenho a me orgulhar. Sorrisos e companheiras que sempre irei
levar com a mesma leveza, como uma pena no ar. Autor: Jobel
Cavalcante da Silva PCNP de Língua Portuguesa -Diretoria de Ensino Região
Votorantim [1] efusivo (e. fu.si. vo) adj. 1. Em que há efusão. 2. Que é
expansivo. 3. Que é entusiasta, veemente, fervoroso (BECHARA,2011). |
Após a leitura dos textos, responda às
questões:
Quais são as semelhanças entre o 1º e
2º texto? Explique destacando um trecho.
Quais movimentos da G.R. são citados?
Explique com uma parte do texto.
Em relação aos sentimentos da atleta
expressos no 2° texto, quais foram melhores descritos, possibilitando maior
percepção? Explique com trechos do texto.
ATIVIDADE 3 – AMPLIANDO O SEU
CONHECIMENTO.
Vamos
fazer uma pesquisa sobre a G.R.? Escolha um tema
A
pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para
auxiliar sua atividade, recomendamos o site oficial do Comitê Olímpico do
Brasil (COB).
Fonte:
Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ginástica Rítmica.
Disponível em : https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica
Roteiro
para a pesquisa |
|
Tema
1 – Os principais gestos técnicos e movimentos da Ginástica Rítmica: Quais
são eles? Quais são as suas características? Como devem ser realizados? Qual
é a relação dos gestos com a música? Quais aparelhos são utilizados? |
Tema
2 – As regras específicas que compõem a Ginástica Rítmica: Quais são os tipos
de competição e de categorias existentes? Qual é o local de treino e de
competição? |
Tema
3 – Os elementos/aparelhos que caracterizam a Ginástica Rítmica: Quais são?
Qual é a vestimenta utilizada? |
Tema
4 – A valorização dos aspectos artísticos na Ginástica Rítmica. |
Tema
5 – Como a Ginástica Rítmica tornou-se um Esporte Olímpico? |
ATIVIDADE 4 – EXPERIMENTANDO A G.R.
Parte
1: Faça uma pesquisa sobre as possibilidades de confecção dos aparelhos que
compõe a G.R. deverá criar pelo menos dois aparelhos obrigatórios. Nesta
atividade, o importante é ser criativo!
Parte
2: Chegou o momento de experimentar e identificar os principais movimentos da
G.R. Vamos utilizar os materiais que vocês criaram e explorar suas
possibilidades de movimentos; Dica: Procure se lembrar dos movimentos básicos
de: equilíbrio, giros, saltos, acrobacias, arremessos e lançamentos já
vivenciados anteriormente.
PARTE 2 – SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM - BOLICHE E BOCHA
CONHECENDO UM POUCO MAIS. Agora iremos
aprender sobre os esportes de precisão: Bocha e Boliche. A propósito, você já
conhece os esportes Bocha e Boliche? Já os praticou na escola ou fora dela?
Conhece os objetivos deste esporte?
O Boliche é um esporte que, com o
auxílio de uma bola pesada, tem como principal objetivo a derrubada de 10 pinos
dispostos em uma formação triangular que se encontram do lado oposto de uma
pista. Este esporte é tido como um entretenimento milenar, pesquisas
arqueológicas revelam que o esporte já era praticado no Egito, pois foram
encontrados pinos e bolas em tumbas. É um esporte presente nos Jogos Pan
Americanos desde 1991 e recebe apoio do Comitê Olímpico Internacional.
Caracteriza-se também por propiciar muita diversão aos praticantes. Para muitos
adeptos, tornou-se um lazer de fim de semana.
Já
a Bocha é um esporte que surgiu no
Império Romano e foi difundido entre os povos devido à dominação dos exércitos
militares. Hoje é um esporte que atrai desde as crianças até os idosos. O seu
objetivo é o lançamento de bolas para uma maior aproximação de um determinado
ponto.
Agora que você já aprendeu alguns
aspectos relacionados ao histórico da Bocha e do Boliche, iremos fazer uma
pesquisa sobre esses esportes. A pesquisa deverá conter textos, imagens e até
desenhos sobre o esporte. Para fundamentar sua pesquisa, recomendamos os sites
das federações e confederações dos esportes estudados.
ATIVIDADE 1
Roteiro para pesquisa |
|
Boliche |
Bocha |
Gestos
técnicos; Movimentos; Principais
características; Competições; Categorias; Aparelhos; Elementos
utilizados; Regras; Local
de competição; Local
de treino. |
Bom estudo!
Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.
Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que
possamos fechar nosso bimestre.
Obrigada
Professora: Luciana
E-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br
WhatsApp: 99894-0458