quarta-feira, 30 de setembro de 2020

. Atividade de Educação Física. Turmas: 7°C Prof.Luciana

 

São Paulo,30 Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas: 7°C

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

Coloca nome, nº e serie.

 Data da entrega 07/10.

Atividade p/ nota e presença do 3° Bimestre.

Parte I.

ATIVIDADE 1 – CURIOSIDADES SOBRE A G.R.

Agora que você já retomou suas experiências referente à Ginástica Rítmica, propomos alguns textos para auxiliar sua compreensão.

 

 

TEXTO 1

A Ginástica Rítmica (G.R.) é um esporte com muitas possibilidades, pois possui movimentos corporais que combinam elementos do balé clássico. São realizados com harmonia e leveza, e devem ser coordenados com o manejo dos aparelhos próprios deste esporte. Seus gestos são realizados em consonância ao ritmo de uma música. Em seu histórico, já foi chamado de Ginástica Moderna, posteriormente de Ginástica Rítmica Moderna, de Ginástica Rítmica Desportiva, até finalmente ser reduzido para Ginástica Rítmica em 2003. Seus elementos são: corda, arco, bola, maças e fitas.

 

TEXTO 2

Palcos... é assim que eu vejo! Olhares concentrados, movimentos alternados... cores sob um espetáculo! Ao reproduzir um espetáculo que vos apreciem.

 Melancolia... alegria... são tantos sentimentos no ar, que logo começo a me movimentar, sempre com as faíscas em meu olhar e nos olhares alheios.

O começar do “show”, exaltado em minutos, toda a rotina exaustiva de treinos e dedicação. Exibições de alongamentos e equilíbrios, músicas e espelhos, onde os olhares se aproximam. O “se” aprimorar e o “se” preparar, para saltos efusivos[1] e convincentes, ginásticas e giros no ar... de pontas no pé, movimentando de forma sincronizada, encontrando aos que estão ao lado, a leveza da dança e o equilíbrio da alma.

Palcos, é assim que eu vejo! Luzes, vozes, firmeza, determinação... a forma como o meu braço se movimenta e encontra-se com o braço do companheirismo, a leveza em suas acrobacias e o pontear dos pés, formando com fitas e arcos, uma imensa magia. Palcos... laços que criamos, o qual só tenho a me orgulhar.

Sorrisos e companheiras que sempre irei levar com a mesma leveza, como uma pena no ar.

Autor: Jobel Cavalcante da Silva PCNP de Língua Portuguesa -Diretoria de Ensino Região Votorantim [1] efusivo (e. fu.si. vo) adj. 1. Em que há efusão. 2. Que é expansivo. 3. Que é entusiasta, veemente, fervoroso (BECHARA,2011).

 

Após a leitura dos textos, responda às questões:

*      Quais são as semelhanças entre o 1º e 2º texto? Explique destacando um trecho.

*      Quais movimentos da G.R. são citados? Explique com uma parte do texto.

*      Em relação aos sentimentos da atleta expressos no 2° texto, quais foram melhores descritos, possibilitando maior percepção? Explique com trechos do texto.

 

 

ATIVIDADE 3 – AMPLIANDO O SEU CONHECIMENTO.

Vamos fazer uma pesquisa sobre a G.R.? Escolha um tema

A pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para auxiliar sua atividade, recomendamos o site oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ginástica Rítmica.

 Disponível em : https://www.cbginastica.com.br/ginastica-ritmica

 

Roteiro para a pesquisa

 

Tema 1 – Os principais gestos técnicos e movimentos da Ginástica Rítmica: Quais são eles? Quais são as suas características? Como devem ser realizados? Qual é a relação dos gestos com a música? Quais aparelhos são utilizados?

Tema 2 – As regras específicas que compõem a Ginástica Rítmica: Quais são os tipos de competição e de categorias existentes? Qual é o local de treino e de competição?

 

Tema 3 – Os elementos/aparelhos que caracterizam a Ginástica Rítmica: Quais são? Qual é a vestimenta utilizada?

Tema 4 – A valorização dos aspectos artísticos na Ginástica Rítmica.

 

Tema 5 – Como a Ginástica Rítmica tornou-se um Esporte Olímpico?

ATIVIDADE 4 – EXPERIMENTANDO A G.R.

 

Parte 1: Faça uma pesquisa sobre as possibilidades de confecção dos aparelhos que compõe a G.R. deverá criar pelo menos dois aparelhos obrigatórios. Nesta atividade, o importante é ser criativo!

Parte 2: Chegou o momento de experimentar e identificar os principais movimentos da G.R. Vamos utilizar os materiais que vocês criaram e explorar suas possibilidades de movimentos; Dica: Procure se lembrar dos movimentos básicos de: equilíbrio, giros, saltos, acrobacias, arremessos e lançamentos já vivenciados anteriormente.

 3° BIMESTRE – Data para entrega 08/10

PARTE 2 – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - BOLICHE E BOCHA

 CONHECENDO UM POUCO MAIS. Agora iremos aprender sobre os esportes de precisão: Bocha e Boliche. A propósito, você já conhece os esportes Bocha e Boliche? Já os praticou na escola ou fora dela? Conhece os objetivos deste esporte?

O Boliche é um esporte que, com o auxílio de uma bola pesada, tem como principal objetivo a derrubada de 10 pinos dispostos em uma formação triangular que se encontram do lado oposto de uma pista. Este esporte é tido como um entretenimento milenar, pesquisas arqueológicas revelam que o esporte já era praticado no Egito, pois foram encontrados pinos e bolas em tumbas. É um esporte presente nos Jogos Pan Americanos desde 1991 e recebe apoio do Comitê Olímpico Internacional. Caracteriza-se também por propiciar muita diversão aos praticantes. Para muitos adeptos, tornou-se um lazer de fim de semana.

Já a Bocha é um esporte que surgiu no Império Romano e foi difundido entre os povos devido à dominação dos exércitos militares. Hoje é um esporte que atrai desde as crianças até os idosos. O seu objetivo é o lançamento de bolas para uma maior aproximação de um determinado ponto.

*      Agora que você já aprendeu alguns aspectos relacionados ao histórico da Bocha e do Boliche, iremos fazer uma pesquisa sobre esses esportes. A pesquisa deverá conter textos, imagens e até desenhos sobre o esporte. Para fundamentar sua pesquisa, recomendamos os sites das federações e confederações dos esportes estudados.

 

ATIVIDADE 1

Roteiro para pesquisa

Boliche

Bocha

Gestos técnicos;

Movimentos;

Principais características;

Competições;

Categorias;

Aparelhos;

Elementos utilizados;

Regras;

Local de competição;

Local de treino.

 

Bom estudo!

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Obrigada

Professora: Luciana

E-mail: prof.luedfisica@yahoo.com.br

WhatsApp: 99894-0458

 

 





































































 


*    

Nenhum comentário:

Postar um comentário