Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE
Olá Alunos!
Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.
Atividade 1- Ecossistemas brasileiros
1-
Observe o
mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores,
construindo a legenda.
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal
4-Na
flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as
folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na
fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores
como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b)
Amazônia
c)
Pantanal
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
5-
O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores
planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos
estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás
e Mato Grosso
b)
Bahia e Minas Gerais
c) Pará
e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
7- Conhecido pela vegetação herbácea,
com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado.
O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
8- É
considerada o maior bioma brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
Atividade 2- Saúde
1- O que é saúde?
2- Quais são os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?
3- Cite uma atitude individual que pode contribuir com a saúde pública. Explique.
4- Quando falamos de COVID-19 qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?
5-
Atividade 3- Vírus e Bactérias
1-O que é um vírus? Quais suas principais características?
2- Como os vírus agem no organismo?
3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?
4- Como as bactérias agem no organismo?
5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.
6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.
Atividade 4- Vacinas
Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o
questionário seguinte: https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma
1- Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?
2- O que é vacina? Como ela atua no organismo?
3- Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?
4- A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?
5- O que é imunização?
Atividade 5- Produção de texto- A História da vacina
Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.
(Obs: o livro didático, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).
Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72