sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 2E- GEOGRAFIA-4° BIMESTRE

SEGUE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO 4° BIMESTRE, ENTREGAR ATÉ 05/11
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                                         Como é feita a gestão dos recursos naturais?
A gestão de recursos naturais é um assunto cada vez mais explorado dentro da sociedade moderna que investe em sustentabilidade e preservação ambiental. O desafio está em aliar o desenvolvimento social e econômico com práticas ecologicamente corretas especialmente por meios da conscientização de pessoas, empresas e governos.
Uma das principais maneiras de estabelecer uma eficaz gestão dos recursos naturais é por meio de políticas públicas que incentivam a preservação do meio ambiente e a recuperação de áreas desmatadas ou degradadas. Também precisam ser realizadas ações de reflorestamento e medidas mais vigentes como a exploração sustentável em todos os sentidos.
- Benefícios da gestão de recursos naturais
Além da preservação direta da fauna e flora, a gestão de recursos naturais valoriza um uso consciente de recursos naturais e incentiva a melhora do comportamento das pessoas envolvidas nos processos produtivos.
No aspecto financeiro, uma boa gestão de recursos pode garantir economia para as empresas. Isso porque, ao trabalhar de maneira mais consciente e equilibrada, o gasto com matérias-primas é reduzido e a margem de lucro aumente.
- As principais leis ambientais brasileiras
A legislação ambiental no Brasil é uma das mais completas e avançadas do mundo.
Essas leis ambientais definem normas e infrações e devem ser conhecidas, entendidas e praticadas. Afinal, há um processo  de mudança de comportamento na sociedade civil e no mundo empresarial, que não está associada apenas às eventuais penalidades legais, mas `adoção de uma postura de responsabilidade compartilhada entre todos para vencer desafios ambientais que já vivenciamos.
-Lei 9605/1998- Lei dos crimes ambientais- Reordena a legislação ambiental quanto às infrações e punições. Concede a sociedade, aos órgãos ambientais e ao Ministério Público, mecanismo para punir os infratores do meio ambiente.
Lei 12.305/2010-Institui a Política Nacional de Resíduos sólidos e altera a Lei 9.605/98- Estabelece diretrizes à gestão integrada e ao gerenciamento de seus objetivos em amplitude nacional e interpreta a responsabilidade como compartilhada entre governo, empresas e sociedade.

Atividade
1) Preencha a lacuna conforme seu significado:
a) O_________________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.
a) assoreamento
b) efeito estufa
c) desmatamento
d) empobrecimento do solo
e) uso de agrotóxico

2) Sobre as queimadas, é INCORRETO afirmar:
a) uma das consequências das queimadas é a mudança de temperatura e umidade do solo.
b) as queimadas somente acontecem de maneira, ou seja, por pessoas que provocam os incêndios.
c) as queimadas intensificam o efeito estufa e o aquecimento global.
d) diversas práticas agrícolas estão relacionadas com as causas das queimadas.
e) as queimadas trazem alguns benefícios tais quais, a limpeza e a fertilização do solo.

3) Pelo artigo 54 da Lei n 9605/98, quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam causar danos à saúde humana, ou que provoquem a mortalidade de animais, ou a destruição da flora, caso o crime torne uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana, cause poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento, ou ocorra por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos, terá pena de:
a) Reclusão de 5 anos
b) reclusão de 1 a 4 anos e multa
reclusão de 1 a 3 anos ou multa
d) reclusão 1 ano e multa
e) multa



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                                 A situação dramática da fome na América e na África

O continente africano é um grande importador e exportador de produtos oriundos da produção agrícola, no entanto não consegue alimentar sua população.
O continente se caracteriza pela presença da fome, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são:
Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola.
Segundo estado realizado pela ONU (organização das nações unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso `quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma.
Já na  América Latina e no Caribe, a fome vem afetando milhões de pessoas. Este é o quinto ano consecutivo de aumento, segundo o relatório da segurança alimentar e nutrição no mundo.
Os números da fome em 2019 são assustadores, assim como a previsão para o ano de 2030. Com o impacto da pandemia da covid-19, a realidade será pior do que projetamos neste estudo.
No Brasil, o drama da fome faz parte da história e dos discursos de quem ocupou a cadeira principal do Executivo. " A fome não é um fenômeno natural, mas sim um fenômeno social".

Atividade 
1) Cite alguns fatores que podem estar ligados as causas da fome no Brasil e no mundo:
2) Cite algumas consequências que a fome pode causar no corpo humano:
3) Quais ações seriam necessárias para combater o flagelo da fome?


Atividade Eletiva Empreendedorismo 8º e 9ºAnos - 30/10/2020

 

Atividade Eletiva Empreendedorismo 8º e 9ºAnos - 30/10/2020

Profª Scarlet

Habilidade: Identificar as principais características de um empreendedor e compreender as condições necessárias para empreender.

Atenção.

- Antes de realizar as atividades, assistir a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=rt8uYC17_Mg

- Copiar toda a atividade e responder no caderno.

- Essa atividade valerá como notas e faltas para o aluno.

- Enviar por foto as atividades no Google Classroom, ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com assim que estejam respondidas para que seja elaborada o conceito do bimestre.

_______________

Comportamentos Empreendedores

Assista a aula do CMSP e em seguida responda as perguntas abaixo

 

Atividade:

 

1.    O que é ser um empreendedor?

2.    Quais os principais comportamentos empreendedores?

3.    O que é um plano de negócios e o passo a passo para a sua elaboração?

4.    Pesquisa: Pesquise sobre o que é necessário para gerar a oportunidade ou não de um negócio.

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                              Princípios do Desenvolvimento Sustentável


O desenvolvimento sustentável tem como princípios:
- Desenvolvimento econômico
- Desenvolvimento social
- Conservação ambiental
Com o evoluir do tempo e dos conhecimentos técnicos o desenvolvimento sustentável foi crescendo como resposta às assimetrias globais, e aos problemas locais.
A sustentabilidade econômica, enquadra no âmbito do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.
A sustentabilidade sociopolítica centra-se no equilíbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como na socieconômica. É um veículo de humanização da economia, e ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nas seus componentes humanos e culturais.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

Atividade
1) Responda a seguinte questão:
a) Quais os objetos de desenvolvimento sustentável? Cite 5 deles:


Feminicídio - Prof Maria José

 Assistam aos vídeos

- Leandro Karnal . Violência contra as mulheres 

- Leandro Karnal . Feminismo e  a luta pela IGUALDADE HUMANA 

Respondam 


1)Quantas mulheres são agredidas no Brasil diariamente?

2)Quais as principais causas da violência contra a mulher?

3)Qual a porcentagens de mulheres que sofrem abuso sexual de seus esposos?

4)Por que muitas mulheres optam por não denunciar a violência sofrida?

5)O que muitas mulheres fazem diante disso?

6) Todas as cidades brasileiras apresentam delegacias especializadas em mulheres?


Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 11/06

Turismo - Prof Maria José

 Faça uma pesquisa sobre os pontos turísticos da Amazonas e do Pará


Enviar para o profmariajose9@gmail.com até 06/11

História - Prof Maria José 6A,B e C

 Atividade de História sobre Civilizações Incas, Astecas e Mais. A aula foi transmitida no dia 14/19 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP. Segue texto complementar para melhor compreensão.


 

               Maias, incas e astecas 


      Além das sociedades rupis-guaranis, viviam nas terras americanas os maias, os astecas e os incas. 

      Nessas três Civilizações, predominava a economia agrícola. Um dos principais alimentos cultivados pelos astecas e mais era o milho. Já os incas cultivavam sobretudo a batata. Para escolher a melhor época de plantar e colher, esses povos usaram seus conhecimentos astronômicos e criaram seus próprios calendários. 

        Os povos maias, incas e astecas não separavam suas crenças religiosas dos conhecimentos que, atualmente, chamamos desde científicos e artístico. Por exemplo, a astronomia, a arquitetura, a pintura e a escultura estavam associadas à religião.

       Essas sociedades indígenas fundaram e desenvolveram importantes centros urbanos e comerciais , onde a religião também desempenhava papel importante. A parte central das cidades das cidades funcionava como local para as cerimônias religiosas. 

        Nesses centros urbanos, viviam os sacerdotes, os reis e os funcionários mais graduados. Já a maioria da população habitava as regiões ao redor desses centros. 

         Algumas dessas cidades eram bem grandes e populosas, como Tenochtitlan, a capital dos astecas. Antes da conquista espanhola, alguns estudiosos calculam que essa cidade tinha cerca de 500 mil habitantes, mais do que Sevilha, a maior cidade da Espanha na época .


Fonte: Livro Didática  Históriar- COTRIM , Gilberto e RODRIGUES, Jaime.


ATIVIDADE


1) Elabore um pequeno texto relacionando as seguintes palavras: 


- povos indígenas

- diversidade

- história


2) Qual a capital do império Asteca? 


3) Que alimento da cultura indígena está mais presente em seu cotidiano ? Dê um exemplo. 


4) Faça uma pesquisa sobre a religião dos astecas, incas e maias. 


5) Faça uma pesquisa sobre os quipos. 


6)Explique com suas palavras como funcionava o calendário maia.


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 06/11


 Boa Atividade! 


Abraços.