quinta-feira, 7 de maio de 2020

                    Atividades de Física    2A  2B     2C

    Conversão de Escalas Termométricas
1) Numa das regiões mais frias do mundo o termômetro marca -76º F. Qual é o
valor dessa  temperatura na escala Celsius?

2) Em Plutão, a temperatura é de -380º F. Qual é a temperatura de Plutão na
escala Celsius?

3)Qual é a temperatura na escala Fahrenheit e Kelvin que corresponde a 22º C?

4) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. 
 A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima temperatura
do inverno anterior  foi de 60ºC.
 Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?

5) Efetue as conversões:
a) 30 º C  em ºF
b) -10ºC em K
c) 42º F em K
d) 280K em º C

            Atividades sobre dilatação térmica
1) Considere que um material com um buraco no meio sofre dilatação térmica.
O que acontecerá com o tamanho desse buraco?
Justifique

2) Por que diferentes tipos de metal não podem ser misturados para fazer as
estruturas de um prédio?

3) Por que os trilhos da malha ferroviária  não são contínuos, mas têm
intervalos com espaçamento entre eles?

4) As tampas de metal de potes de vidro são mais fáceis de serem abertas
quando o pote todo é imerso em água quente. Isso ocorre porque:
a)a água quente lubrifica as superfícies em contato, diminuindo o atrito
 entre eles.
b)a água quente amolece o metal, fazendo com que a tampa se solte.
c)o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura.
d)o vidro dilata-se mais que o metal, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura

5)Em dias frios, é muito comum que se utilize coloquialmente a expressão:
 ¨vou vestir uma malha de lã para me aquecer¨
Escolha a frase  que melhor traduz a intenção dessa expressão em termos da
Física.
a)a lã é um dos tecidos mais quentes que se conhece.
b) a lã se aquece mais rapidamente que os demais tecidos.
c)a lã tem mais calor acumulado que outros tecidos.
d)a lã é um bom isolante térmico,
e) a lã é impermeável.

Fazer no caderno, tirar foto e mandar para o email:
cida.am.sousa05@gmail.com
 Entregar até o dia :  15/05/2020

Sociologia (Adriano) 3°A e D - Novo!!

Boa tarde, a todos.


Componente Curricular Sociologia
CMSP – Aula 06/05/2020


Tema: Cidadania


Objetivos Gerais da aula:

  1. Buscar compreender o conceito de Cidadania e suas transformações históricas;
  2. Efetuar um breve comparativo entre a ideia de cidadania no Brasil e em outros países;
  3. Verificar os dispositivos legais relacionados a Cidadania (Artigo 5° da Constituição brasileira de 1888).



Orientação:

  • Estou encaminhado a vocês pelo Blog um breve resumo da aula de ontem, o documento completo será encaminhado via Whatsapp (formato PDF) das respectivas turmas:
  • Por favor copiar este resumo no caderno, pois as próximas atividades serão efetuadas com base neste documento.
  • Apos efetuar a transcrição encaminhar a foto via e-mail (Ira constar como matéria aplicada).
  • Responder as questões e encaminhar a atividade até 14/05/2020.



BREVE HISTÓRIA DA CIDADANIA – Percursos e Concepções


Compreende-se hoje que o conceito moderno de Cidadania, tem início com:

 - A Revolução Inglesa do século XVII-XVIII, trás consigo a formação da classe operaria e seu pleno entendimento e autorreconhecimento como classe. Busca por aquisição e respeito aos direitos dos indivíduos e dos trabalhadores. Para o Historiador britânico Edward P. Thompson (2011), ao germinar a identificação da grande massa trabalhadora, reconhecendo-se como Classe, dar-se a, a luz do entendimento de que todos tem direitos, e estes devem constituir melhores condições de vida e dignidade, expressados através de leis, e de representatividade nos poderes legais, tais como por exemplo no poder legislativo. 
Autores como Hobbes e John Locke, buscaram ao longo de suas obras fundamentar a ideia de civilidade. Na Inglaterra, temos portanto a criação da concepção de cidadania Liberal.
- Independência dos Estados Unidos (1776), trouxe uma nova concepção ao ideário político e promoveu importantes mudanças nos conceitos de cidadania e liberdade. Para Karnal (2013), na verdade, não existe um conceito universal e atemporal de cidadania. Ela é uma construção histórica específica da Civilização Ocidental. Houve uma invenção da cidadania e da liberdade nos Estados Unidos da América. Esses conceitos transformaram-se muito ao longo do tempo.
Na miríade de imigrantes que formaram as 13 colônias britânicas na América do Norte, para a constituição da imagem de liberdade e da cidadania, desde os primórdios, houve uma hipertrofia de alguns fatos históricos e a supressão ou diminuição de outros. Foi um “extra-ordinário” processo de (re)invenção de memória e de uma longa tradição de liberdade.
- Revolução Francesa (1789), compreendida como fundadora dos direitos civis. É neste período, conhecido também como Iluminismo que podemos observar as características de transformação do pensamento, das ideias e do mundo. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um marco para as realizações da concretização do direito individual. Pois no artigo primeiro estabelece que:-“Todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis. (ODALIA, 2006. Pg.167.).
Quando falarmos, pensarmos ou lermos sobre Cidadania, teremos sempre que ter em mente que ela é uma lenta e célere construção que vem se fazendo desde a Revolução Inglesa especificamente a Industrial, passando pela Revolução Americana, pela construção de uma nova classe (proletariado), que não apenas herdou a consciência histórica da burguesia, como também buscou ampliar nos séculos XIX e XX os direitos civis dos quais também ajudou a constituir.


O CONCEITO DE CIDADANIA HOJE


O Conceito de Cidadania como aplicado hoje compreende ao formulado pelo economista e Sociólogo Thomas Humphrey Marshall (1893-1981), em sua obra “Cidadania, Classe Social e Status”, publicada em 1950. A Cidadania é um pilar do direito e do Estado moderno e continua nuclear na sociedade do século XXI. (BRITO, 2018. Pg.131.). A ideia de Cidadania hoje ganhou corpo e formas mais diversas em suas aplicações, podemos entender Cidadania como: liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, direitos fundamentais como por exemplo os contidos em uma constituição, direito ao voto, acesso aos serviços básicos de um Estado, exercício pleno da democracia, etc.

O conceito de Cidadania formulado por Marshall ganhou destaque em finais do século XX por abordar questões antes não incluídas na ideia do ser Cidadão, a partir do momento em que se incluiu o termo classe (classe trabalhadora, proletariado) inverteu-se a lógica abrangendo todo um grupo de pessoas que até então não eram considerados cidadãos. Pode-se dizer que Marshall elaborou uma concepção "liberal-democrática" ampliada da cidadania, que estendeu o status de cidadão a novos atores e a outros antes discriminados (BRITO, 2018. Pg.131.).

A matriz do pensamento marshalliano ao mesmo tempo que ampliou as possibilidades de análise da concepção de Cidadania engendrou-o em uma matriz jurídica do direito ao dividi-lo em três partes “Civil, Política e Social”. (MARSHALL, 1967). A crítica ao conceito de Marshall está neste aspecto relacionado a sua proximidade com conceitos econômicos liberais clássicos. Ou seja, este discurso de cidadania tripartida efetuada por Marshall tornou-se uma muralha jurídica da modernidade, fator de legitimação da burguesia para obter o poder político. 
Este discurso de cidadania reflete um olhar eurocêntrico sobre as sociedades e as instituições, sendo importante ressaltar que por mais que Marshall tenha incluído a classe trabalhadora no debate, ele mesmo não criticou as estruturas de desigualdade geradas pelo capitalismo. Para ele, o problema não era em última análise ”-Todos os homens serem iguais, pois, certamente que não o seriam, o progresso da classe trabalhadora tem limites que não podem ser ultrapassados”. (MARSHALL,1949). Verificamos a partir de tal passagem a consolidação da manutenção das relações de dependência e inferioridade da classe trabalhadora em relação a burguesia.


COMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE MARSHALL

Como dito anteriormente, por mais que T.H. Marshall tenha incluído em seus debates a ideia de classe social, nunca questionou as posições classistas. Era ele neste aspecto um liberal clássico, ou seja, mantinha-se com a postura de que as condições de vida e de direitos atribuídos aos trabalhadores deveriam melhorar para que estes mantivessem melhores condições de vida, ao mesmo tempo que aceitava a permanência e manutenção do Status Quo da burguesia e do sistema capitalista.


Referências bibliográficas:

BRITO, Rose Dayanne Santos de. ”A crítica de Marx ao conceito de cidadania”. Revista da faculdade de direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 39, vol.esp.,p.129-140, dez.2018.

CARVALHO, Jose Murilo. “Cidadania: Tipos e Percursos”.1996.

DAL RI, Luciene. “A Construção  da cidadania no Brasil: Entre império e a primeira república”. Espaço jurídico. Joacaba, v. 11, n. 1, p. 7-36, jan/jun. 2010.

FAUSTO, Boris. “História do Brasil”. 14 ed. 2 reimpr. São Paulo. Edusp,2015.

MARSHALL, Thomas Hamprey A. Cidadania, classe e status. Tradução Merton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PINSKY, Jaime.  II. PINSKY, Carla Bassanezi. “História da Cidadania”. Revolução Americana. In KARNAL, Leandro. 6a. ed.; São Paulo; Contexto; 2013; PG (135-157).



Atividades para entregar:

Com base no texto: “Breve História da Cidadania” e “O Conceito de cidadania hoje”, responda:

1.    O conceito de Cidadania se diferencia, quando analisado as revoluções burguesas do Século XVIII. Rev. Inglesa, Francesa e Ind. Dos Estados Unidos? Explique.

2.    Porque ponderar a ideia de Cidadania, quando tratamos da Independência Americana?

3.    O que é Cidadania para Marshall?

4.    O Conceito de cidadania Marshalliano pode ser considerado universal e correto? Explique.

5.    Podemos dizer que a teoria de Marshall é burguesa-liberal. Explique?

6.    Como Marshall vê a classe trabalhadora?

7.    Em sua concepção todos nós possuímos direitos e deveres iguais?

8.    Faça uma busca na internet e leia o Artigo 5° da Constituição de 1888, e responda:

a)    Por que a constituição de 1888, é considerada uma constituição Cidadã?

b)    Cite três aspectos do artigo 5°

c)    Faça uma breve descrição crítica do que diz o artigo 5° para o que observamos na nossa realidade.


6º A,B,C - Atividades de Interpretação das HQ's (professor: Clayton - Português) Mandem as respostas em anexo (fotos) ou digitadas para o meu e-mail: objetivopereira3000km@yahoo.com




Professor Alex – Educação Física 7º A e B
Aula da semana de 4 a 8 de maio de 2020
Eixo Temático: Lutas do Brasil – Capoeira
Olá galerinha, finalmente consegui assistir a nossa aula no CMSP.  Não sei o que vocês acharam, mas aqui vai uma dica, tenho uma colega, professora Renata que está iniciando um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnb5nxZWWRhAS0GFbEjDiVQ ), muito legal por sinal, ela trata desses assuntos em forma de game cultural, uma forma divertida de aprender. Passe por lá, se você gostar inscreva-se                            
Caso vocês queiram trocar uma ideia comigo, pode ser pelo meu e-mail alexkikugawa@professor.educacao.sp.gov.br .
Valeu!!
Professor Alex                                                                                                                                                                      
             
Professor Alex – Educação Física 6º A, B e C
Aula da semana de 4 a 8 de maio de 2020
Eixo Temático: esportes de marca e de invasão – handebol  e atletismo
Olá galerinha, finalmente consegui assistir a nossa aula no CMSP.  Não sei o que vocês acharam, mas aqui vai uma dica, tenho uma colega, professora Renata que está iniciando um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnb5nxZWWRhAS0GFbEjDiVQ ), muito legal por sinal, ela trata desses assuntos em forma de game cultural, uma forma divertida de aprender. Passe por lá, se você gostar inscreva-se                            
Caso vocês queiram trocar uma ideia comigo, pode ser pelo meu e-mail alexkikugawa@professor.educacao.sp.gov.br .
Valeu!!
Professor Alex                                                                                                                                                                      

PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA- DOS 3º ANOS: A,B,C.

DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA MARLI

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.

DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br


LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO

                                IMPERIALISMO

FAÇA UMA PESQUISA E DEIXE NO CADERNO REFERENTE AO IMPERIALISMO NEOCOLONIALISTA DO SÉCULO XIX, DESTACANDO OS SEGUINTES TEMAS:



















ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTILHA DA ÁFRICA.



SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.


ROTEIRO DE ESTUDOS

ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;

LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACIMA👆;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.

DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 29/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
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                                    2º Bimestre
Seguem abaixo atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 08/06 até 12/06.

ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
FAÇAM OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ABAIXO;
TIREM FOTOS DAS ATIVIDADES E ME ENVIEM NO E-MAIL
mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br OU NO whatsapp: 98592-7098 (PARTICULAR);
HABILIDADE:
* RELACIONAR SOCIEDADE E NATUREZA, ANALISANDO SUAS INTERAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. 
DURAÇÃO: 2 AULAS.
DATA DE ENTREGA: 12/06.

LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
RESPONDA AS ATIVIDADES (ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA).
QUESTÃO 1

QUESTÃO 2
QUESTÃO 3
QUESTÃO 4
FAÇA UMA PESQUISA E REGISTRE NO CADERNO REFERENTE AO FASCISMO NA ITÁLIA E NAZISMO NA ALEMANHA. 




ASSISTAM A VIDEOAULA ABAIXO:

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Atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 15/06 até 19/06.
DEVIDO AO FERIADO PERMANECEM AS ATIVIDADES DA SEMANA ANTERIOR. 
DATA DA ENTREGA: 19/06.
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2ºA - Atividade de Português (Professor: Clayton)

Nome: _________________________________________________Número: ____ Série:  2ºA

Atividade de Português (Professor: Clayton)

Podem enviar as respostas em anexo ou fotos para meu
e-mail:  objetivopereira3000km@yahoo.com


“Xenofobia e Racismo”

exercício de interpretação de textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando, competências que serão cobradas no ENEM. Você deve, não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não dificuldade e se está no caminho certo.



XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)


              As recentes revelações das restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
              Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
              Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
 (O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do primeiro período do texto permite dizer que:

a) o adjetivo  “recentes”  traz como inferência que as  revelações  referidas no texto ocorreram nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) (    ) a escolha do substantivo  revelações  se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) (    ) o substantivo  restrições  indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) (    ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.

2) Se as restrições de imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia, nesse momento, uma discriminação de origem:

a) (    ) racial e religiosa.
b) (    ) exclusivamente racial.
c) (    ) econômica e racial.
d) (    ) racial e geográfica.
e) (    ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.

3) Em relação ao primeiro período do texto, o segundo:

a) (    ) explicita quais as revelações referidas.
b) (    ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) (    ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) (    ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) (    ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.

4) Ao classificar os atos restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:

a) (    ) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia
b) (    ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) (    ) a sua opinião e a dos leitores
d) (    ) somente a sua opinião
e) (    ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral

5) Ao escrever que os atos injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor do texto mostra que:

a) (    ) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação oficial.
b) (    ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) (    ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) (    ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) (    ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.

6) O segundo parágrafo do texto é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:

a) (    ) uma oposição de local e tempo
b) (    ) uma oposição de tempo
c) (    ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) (    ) uma comparação de duas épocas
e) (    ) uma indicação das causas dos fatos relatados

7) Ao escrever que a imigração de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer indicar que:

a) (    ) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) (    ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) (    ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) (    ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.

8) De todas as ideias expressas abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:

a) (    ) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) (    ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) (    ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) (    ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) (    ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.

9) Assinale a resposta em que o "porquê" está escrito “errado” na frase.

a) (    ) Por que não foi ao curso?
b) (    ) Qual o porquê da sua demora?
c) (    ) Não foi embora ainda por quê?
d) (    ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) (    ) Não entendo o porque da sua insistência.


10) O único plural “incorreto” é:

a) (    ) cidadões.
b) (    ) açúcares.
c) (    ) quaisquer.
d) (    ) artesãos.
e) (    ) florezinhas.