Atividades de Física 2A 2B 2C
Conversão de Escalas Termométricas
1) Numa das regiões mais frias do mundo o termômetro marca -76º F. Qual é o
valor dessa temperatura na escala Celsius?
2) Em Plutão, a temperatura é de -380º F. Qual é a temperatura de Plutão na
escala Celsius?
3)Qual é a temperatura na escala Fahrenheit e Kelvin que corresponde a 22º C?
4) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América.
A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima temperatura
do inverno anterior foi de 60ºC.
Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
5) Efetue as conversões:
a) 30 º C em ºF
b) -10ºC em K
c) 42º F em K
d) 280K em º C
Atividades sobre dilatação térmica
1) Considere que um material com um buraco no meio sofre dilatação térmica.
O que acontecerá com o tamanho desse buraco?
Justifique
2) Por que diferentes tipos de metal não podem ser misturados para fazer as
estruturas de um prédio?
3) Por que os trilhos da malha ferroviária não são contínuos, mas têm
intervalos com espaçamento entre eles?
4) As tampas de metal de potes de vidro são mais fáceis de serem abertas
quando o pote todo é imerso em água quente. Isso ocorre porque:
a)a água quente lubrifica as superfícies em contato, diminuindo o atrito
entre eles.
b)a água quente amolece o metal, fazendo com que a tampa se solte.
c)o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura.
d)o vidro dilata-se mais que o metal, quando ambos sofrem a mesma variação
de temperatura
5)Em dias frios, é muito comum que se utilize coloquialmente a expressão:
¨vou vestir uma malha de lã para me aquecer¨
Escolha a frase que melhor traduz a intenção dessa expressão em termos da
Física.
a)a lã é um dos tecidos mais quentes que se conhece.
b) a lã se aquece mais rapidamente que os demais tecidos.
c)a lã tem mais calor acumulado que outros tecidos.
d)a lã é um bom isolante térmico,
e) a lã é impermeável.
Fazer no caderno, tirar foto e mandar para o email:
cida.am.sousa05@gmail.com
Entregar até o dia : 15/05/2020
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quinta-feira, 7 de maio de 2020
Sociologia (Adriano) 3°A e D - Novo!!
Boa tarde, a todos.
Componente Curricular Sociologia
CMSP – Aula
06/05/2020
Tema: Cidadania
Objetivos
Gerais da aula:
- Buscar compreender o conceito de Cidadania e suas transformações históricas;
- Efetuar um breve comparativo entre a ideia de cidadania no Brasil e em outros países;
- Verificar os dispositivos legais relacionados a Cidadania (Artigo 5° da Constituição brasileira de 1888).
Orientação:
- Estou encaminhado a vocês pelo Blog um breve resumo da aula de ontem, o documento completo será encaminhado via Whatsapp (formato PDF) das respectivas turmas:
- Por favor copiar este resumo no caderno, pois as próximas atividades serão efetuadas com base neste documento.
- Apos efetuar a transcrição encaminhar a foto via e-mail (Ira constar como matéria aplicada).
- Responder as questões e encaminhar a atividade até 14/05/2020.
BREVE HISTÓRIA
DA CIDADANIA – Percursos e Concepções
Compreende-se
hoje que o conceito moderno de Cidadania, tem início com:
- A Revolução Inglesa do século XVII-XVIII, trás consigo a formação da classe operaria e seu pleno entendimento e autorreconhecimento como classe. Busca por aquisição e respeito aos direitos dos indivíduos e dos trabalhadores. Para o
Historiador britânico Edward P. Thompson (2011), ao germinar a identificação da
grande massa trabalhadora, reconhecendo-se como Classe, dar-se a, a luz do
entendimento de que todos tem direitos, e estes devem constituir melhores
condições de vida e dignidade, expressados através de leis, e de representatividade nos poderes legais, tais como por exemplo no poder legislativo.
Autores como Hobbes e John Locke, buscaram ao longo de suas obras fundamentar a ideia de civilidade. Na Inglaterra, temos portanto a criação da concepção de cidadania Liberal.
Autores como Hobbes e John Locke, buscaram ao longo de suas obras fundamentar a ideia de civilidade. Na Inglaterra, temos portanto a criação da concepção de cidadania Liberal.
- Independência
dos Estados Unidos (1776), trouxe uma nova concepção ao ideário político e
promoveu importantes mudanças nos conceitos de cidadania e liberdade. Para
Karnal (2013), na verdade, não existe um conceito universal e atemporal de
cidadania. Ela é uma construção histórica específica da Civilização Ocidental.
Houve uma invenção da cidadania e da liberdade nos Estados Unidos da
América. Esses conceitos transformaram-se muito ao longo do tempo.
Na miríade de
imigrantes que formaram as 13 colônias britânicas na América do Norte, para a
constituição da imagem de liberdade e da cidadania, desde os primórdios, houve
uma hipertrofia de alguns fatos históricos e a supressão ou diminuição de
outros. Foi um “extra-ordinário” processo de (re)invenção de memória e de uma
longa tradição de liberdade.
- Revolução
Francesa (1789), compreendida como fundadora dos direitos civis. É neste
período, conhecido também como Iluminismo que podemos observar as
características de transformação do pensamento, das ideias e do mundo. A
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um marco para as realizações da
concretização do direito individual. Pois no artigo primeiro estabelece que:-“Todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos
são naturais e imprescritíveis. (ODALIA, 2006. Pg.167.).
Quando
falarmos, pensarmos ou lermos sobre Cidadania, teremos sempre que ter em mente
que ela é uma lenta e célere construção que vem se fazendo desde a Revolução
Inglesa especificamente a Industrial, passando pela Revolução Americana, pela
construção de uma nova classe (proletariado), que não apenas herdou a
consciência histórica da burguesia, como também buscou ampliar nos séculos XIX
e XX os direitos civis dos quais também ajudou a constituir.
O CONCEITO DE CIDADANIA HOJE
O Conceito de
Cidadania como aplicado hoje compreende ao formulado pelo economista e
Sociólogo Thomas Humphrey Marshall (1893-1981), em sua obra “Cidadania,
Classe Social e Status”, publicada em 1950. A Cidadania é um pilar do direito
e do Estado moderno e continua nuclear na sociedade do século XXI. (BRITO,
2018. Pg.131.). A ideia de Cidadania hoje ganhou corpo e formas mais diversas
em suas aplicações, podemos entender Cidadania como: liberdade de ir e vir, liberdade
de expressão, direitos fundamentais como por exemplo os contidos em uma
constituição, direito ao voto, acesso aos serviços básicos de um Estado,
exercício pleno da democracia, etc.
O conceito de
Cidadania formulado por Marshall ganhou destaque em finais do século XX por
abordar questões antes não incluídas na ideia do ser Cidadão, a partir do
momento em que se incluiu o termo classe (classe trabalhadora, proletariado)
inverteu-se a lógica abrangendo todo um grupo de pessoas que até então não eram considerados cidadãos. Pode-se dizer que Marshall elaborou uma concepção "liberal-democrática" ampliada da cidadania, que estendeu o status de cidadão a
novos atores e a outros antes discriminados (BRITO, 2018. Pg.131.).
A matriz do
pensamento marshalliano ao mesmo tempo que ampliou as possibilidades de análise
da concepção de Cidadania engendrou-o em uma matriz jurídica do direito ao
dividi-lo em três partes “Civil, Política e Social”. (MARSHALL, 1967). A crítica
ao conceito de Marshall está neste aspecto relacionado a sua proximidade com
conceitos econômicos liberais clássicos. Ou seja, este discurso de cidadania
tripartida efetuada por Marshall tornou-se uma muralha jurídica da modernidade,
fator de legitimação da burguesia para obter o poder político.
Este discurso de cidadania reflete um olhar eurocêntrico sobre as sociedades e as instituições, sendo importante ressaltar que por mais que Marshall tenha incluído a classe trabalhadora no debate, ele mesmo não criticou as estruturas de desigualdade geradas pelo capitalismo. Para ele, o problema não era em última análise ”-Todos os homens serem iguais, pois, certamente que não o seriam, o progresso da classe trabalhadora tem limites que não podem ser ultrapassados”. (MARSHALL,1949). Verificamos a partir de tal passagem a consolidação da manutenção das relações de dependência e inferioridade da classe trabalhadora em relação a burguesia.
Este discurso de cidadania reflete um olhar eurocêntrico sobre as sociedades e as instituições, sendo importante ressaltar que por mais que Marshall tenha incluído a classe trabalhadora no debate, ele mesmo não criticou as estruturas de desigualdade geradas pelo capitalismo. Para ele, o problema não era em última análise ”-Todos os homens serem iguais, pois, certamente que não o seriam, o progresso da classe trabalhadora tem limites que não podem ser ultrapassados”. (MARSHALL,1949). Verificamos a partir de tal passagem a consolidação da manutenção das relações de dependência e inferioridade da classe trabalhadora em relação a burguesia.
COMPLICAÇÕES
DAS CONCEPÇÕES DE MARSHALL
Como dito
anteriormente, por mais que T.H. Marshall tenha incluído em seus debates a
ideia de classe social, nunca questionou as posições classistas. Era ele neste
aspecto um liberal clássico, ou seja, mantinha-se com a postura de que as
condições de vida e de direitos atribuídos aos trabalhadores deveriam melhorar
para que estes mantivessem melhores condições de vida, ao mesmo tempo que
aceitava a permanência e manutenção do Status Quo da burguesia e do sistema capitalista.
Referências
bibliográficas:
BRITO, Rose
Dayanne Santos de. ”A crítica de Marx ao conceito de cidadania”. Revista da
faculdade de direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 39, vol.esp.,p.129-140,
dez.2018.
CARVALHO, Jose
Murilo. “Cidadania: Tipos e Percursos”.1996.
DAL RI,
Luciene. “A Construção da cidadania no
Brasil: Entre império e a primeira república”. Espaço jurídico. Joacaba, v. 11,
n. 1, p. 7-36, jan/jun. 2010.
FAUSTO, Boris.
“História do Brasil”. 14 ed. 2 reimpr. São Paulo. Edusp,2015.
MARSHALL, Thomas Hamprey A. Cidadania, classe e status. Tradução Merton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
MARSHALL, Thomas Hamprey A. Cidadania, classe e status. Tradução Merton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
PINSKY,
Jaime. II. PINSKY, Carla Bassanezi.
“História da Cidadania”. Revolução Americana. In KARNAL, Leandro. 6a. ed.; São
Paulo; Contexto; 2013; PG (135-157).
Atividades para
entregar:
Com base no
texto: “Breve História da Cidadania” e “O Conceito de cidadania hoje”,
responda:
1. O conceito de Cidadania se diferencia, quando
analisado as revoluções burguesas do Século XVIII. Rev. Inglesa, Francesa e
Ind. Dos Estados Unidos? Explique.
2. Porque ponderar a ideia de Cidadania,
quando tratamos da Independência Americana?
3. O que é Cidadania para Marshall?
4. O Conceito de cidadania Marshalliano pode
ser considerado universal e correto? Explique.
5. Podemos dizer que a teoria de Marshall é
burguesa-liberal. Explique?
6. Como Marshall vê a classe trabalhadora?
7. Em sua concepção todos nós possuímos
direitos e deveres iguais?
8. Faça uma busca na internet e leia o Artigo
5° da Constituição de 1888, e responda:
a) Por que a constituição de 1888, é
considerada uma constituição Cidadã?
b) Cite três aspectos do artigo 5°
c) Faça uma breve descrição crítica do que diz
o artigo 5° para o que observamos na nossa realidade.
Professor Alex – Educação Física 7º A e B
Aula da semana de 4 a 8 de maio de 2020
Eixo Temático: Lutas do Brasil – Capoeira
Olá
galerinha, finalmente consegui assistir a nossa aula no CMSP. Não
sei o que vocês acharam, mas aqui vai uma dica, tenho uma colega, professora
Renata que está iniciando um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnb5nxZWWRhAS0GFbEjDiVQ ),
muito legal por sinal, ela trata desses assuntos em forma de game cultural, uma
forma divertida de aprender. Passe por lá, se você gostar
inscreva-se
Caso vocês
queiram trocar uma ideia comigo, pode ser pelo meu e-mail alexkikugawa@professor.educacao.sp.gov.br .
Valeu!!
Professor
Alex
Professor Alex – Educação Física 6º A, B e C
Aula da semana de 4 a 8 de maio de 2020
Eixo Temático: esportes de marca e de invasão – handebol e atletismo
Olá galerinha, finalmente consegui assistir a nossa aula no
CMSP. Não sei o que vocês acharam, mas
aqui vai uma dica, tenho uma colega, professora Renata que está iniciando um
canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCnb5nxZWWRhAS0GFbEjDiVQ
), muito legal por sinal, ela trata desses assuntos em forma de game
cultural, uma forma divertida de aprender. Passe por lá, se você gostar
inscreva-se
Caso vocês queiram trocar uma ideia comigo, pode ser pelo meu
e-mail alexkikugawa@professor.educacao.sp.gov.br
.
Valeu!!
Professor Alex
PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA- DOS 3º ANOS: A,B,C.
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: MARIA MARLI
ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
IMPERIALISMO
FAÇA UMA PESQUISA E DEIXE NO CADERNO REFERENTE AO IMPERIALISMO NEOCOLONIALISTA DO SÉCULO XIX, DESTACANDO OS SEGUINTES TEMAS:
ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTILHA DA ÁFRICA.
LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
PROFESSORA: MARIA MARLI
ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 27/04 ATÉ 08/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 13/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
IMPERIALISMO
ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE A PARTILHA DA ÁFRICA.
SEMANA DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.(RECUPERAÇÃO)
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- RETOMADA DAS HABILIDADES NÃO ASSIMILADAS OU QUE NECESSITAM REFORÇO.
ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
LEIAM OS TEXTOS;
RESPONDAM AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ACIMA👆;
COPIEM SOMENTE AS PERGUNTAS NO CADERNO E AS RESPONDAM
SEGUE O E-MAIL PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES POR FOTOS E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS HISTÓRICOS GEOGRÁFICOS DAS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS NAÇÕES;
COMPARAR O SIGNIFICADO HISTÓRICO GEOGRÁFICO DAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIOECONÔMICAS EM ESCALA LOCAL REGIONAL OU MUNDIAL.
DURAÇÃO: 8 AULAS
SEMANAS DOS DIAS: 26/05 ATÉ 29/05.
LEITURA DOS TEXTOS.
ENTREGA DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 29/05.
NO E-MAIL: mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br
*********************************************************************************
2º Bimestre
Seguem abaixo atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 08/06 até 12/06.
ROTEIRO DE ESTUDOS
ASSISTAM AS AULAS NO APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP;
FAÇAM OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS ABAIXO;
TIREM FOTOS DAS ATIVIDADES E ME ENVIEM NO E-MAIL
mporfirio@prof.educacao.sp.gov.br OU NO whatsapp: 98592-7098 (PARTICULAR);
HABILIDADE:
* RELACIONAR SOCIEDADE E NATUREZA, ANALISANDO SUAS INTERAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES.
DURAÇÃO: 2 AULAS.
DATA DE ENTREGA: 12/06.
LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO
RESPONDA AS ATIVIDADES (ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA).
QUESTÃO 1
QUESTÃO 2
QUESTÃO 3
QUESTÃO 4
FAÇA UMA PESQUISA E REGISTRE NO CADERNO REFERENTE AO FASCISMO NA ITÁLIA E NAZISMO NA ALEMANHA.
ASSISTAM A VIDEOAULA ABAIXO:
******************************************************
Atividades de história para serem realizadas nas semanas dos dias: 15/06 até 19/06.
DEVIDO AO FERIADO PERMANECEM AS ATIVIDADES DA SEMANA ANTERIOR. ☝
DATA DA ENTREGA: 19/06.
******************************************************
2ºA - Atividade de Português (Professor: Clayton)
Nome:
_________________________________________________Número: ____ Série: 2ºA
Atividade
de Português (Professor: Clayton)
Podem
enviar as respostas em anexo ou fotos para meu
e-mail:
objetivopereira3000km@yahoo.com
“Xenofobia
e Racismo”
O exercício de interpretação de
textos abaixo exige de você, aluno e vestibulando,
competências que serão cobradas no ENEM. Você deve,
não só ser um leitor competente como também inferir, relacionar e concluir a
partir das informações dadas. Pratique para que você veja se tem ou não
dificuldade e se está no caminho certo.
|
XENOFOBIA E RACISMO (fragmento)
As recentes revelações das
restrições impostas, há mais de meio século, à imigração de negros, judeus e
asiáticos durante os governos de Dutra e Vargas chocaram os brasileiros amantes
da democracia. Foram atos injustos, cometidos contra estes segmentos do povo
brasileiro que tanto contribuíram para o engrandecimento de nossa nação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
Já no Brasil atual, a imigração de estrangeiros parece liberalizada e imune às manchas do passado, enquanto que no continente europeu marcha-se a passos largos na direção de conflitos raciais onde a marca principal é o ódio dos radicais de direita aos imigrantes.
Na Europa, a história se repete com o mesmo enredo centenário: imigrantes são bem-vindos para reforçar a mão-de-obra local em momentos de reconstrução nacional ou de forte expansão econômica; após anos de dedicação e engajamento à vida local, começam a ser alvo da violência e da segregação.
(O Globo, 13/7/01)
1) A seleção vocabular do
primeiro período do texto permite dizer que:
a) o adjetivo “recentes”
traz como inferência que as revelações referidas no texto ocorreram
nos dias imediatamente antes da elaboração do artigo.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
b) ( ) a escolha do substantivo revelações se refere a um conjunto de informações que, para o bem do país, deveria permanecer oculto.
c) ( ) o substantivo restrições indica a presença de limitações oficiais na política migratória do país.
d) o adjetivo impostas se liga obrigatoriamente a um poder discricionário, como o presente nas ditaduras de Dutra e Vargas.
e) ( ) em razão das referências históricas imprecisas do texto, o segmento há mais de meio século se refere a uma quantidade de anos superior a 50 e inferior a 100.
2) Se as restrições de
imigração eram impostas a negros, judeus e asiáticos, podemos dizer que havia,
nesse momento, uma discriminação de origem:
a) (
) racial e religiosa.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
b) ( ) exclusivamente racial.
c) ( ) econômica e racial.
d) ( ) racial e geográfica.
e) ( ) religiosa, econômica, racial, geográfica e cultural.
3) Em relação ao primeiro
período do texto, o segundo:
a) ( ) explicita quais as revelações referidas.
b) ( ) indica, como informação nova, que os atos cometidos eram negativos.
c) ( ) esclarece qual a razão dos atos referidos terem chocado os brasileiros.
d) ( ) mostra a consequência dos fatos relatados anteriormente.
e) ( ) comprova as afirmativas iniciais do jornalista com dados históricos.
4) Ao classificar os atos
restritivos à imigração de injustos, o autor do texto mostra:
a) (
) somente a opinião dos brasileiros amantes da democracia
b) ( ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores
d) ( ) somente a sua opinião
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral
b) ( ) a sua opinião e a de alguns brasileiros
c) ( ) a sua opinião e a dos leitores
d) ( ) somente a sua opinião
e) ( ) a sua opinião e a dos brasileiros em geral
5) Ao escrever que os atos
injustos foram cometidos “contra esses segmentos do povo brasileiro…”, o autor
do texto mostra que:
a) (
) a população brasileira da era Vargas sofria pela discriminação
oficial.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
b) ( ) negros, judeus e asiáticos são vistos como brasileiros pelo autor do texto.
c) ( ) o povo brasileiro é constituído de raças e credos distintos.
d) ( ) alguns segmentos de nosso povo foram autores de atos injustos.
e) ( ) o Brasil e seu povo já passaram por momentos históricos difíceis.
6) O segundo parágrafo do texto
é introduzido pelo segmento “Já no Brasil atual…”; tal segmento indica:
a) (
) uma oposição de local e tempo
b) ( ) uma oposição de tempo
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) ( ) uma comparação de duas épocas
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados
b) ( ) uma oposição de tempo
c) ( ) uma consequência do primeiro parágrafo
d) ( ) uma comparação de duas épocas
e) ( ) uma indicação das causas dos fatos relatados
7) Ao escrever que a imigração
de estrangeiros parece “imune às manchas do passado”, o autor do texto quer
indicar que:
a) (
) os estrangeiros já esqueceram as injustiças de que foram vítimas.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
b) ( ) a imigração ainda traz marcas dos atos injustos do passado.
c) ( ) os imigrantes atuais desconhecem os fatos passados.
d) nada mais há que possa manchar o nosso passado histórico.
e) ( ) o processo migratório atual em nada lembra os erros do passado.
8) De todas as ideias expressas
abaixo, aquela que NÃO está contida direta ou indiretamente no texto é:
a) (
) Os imigrantes são bem-vindos no Brasil de hoje.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
b) ( ) A atual situação dos imigrantes na Europa faz prever conflitos futuros.
c) ( ) Os estrangeiros acabam sendo perseguidos, em alguns países, apesar de seus bons serviços.
d) ( ) A expansão econômica da Europa provocou a saída de emigrantes.
e) ( ) Os imigrantes são fator de colaboração para o progresso das nações.
9) Assinale a resposta em que o "porquê" está escrito “errado” na frase.
a) (
) Por que não foi ao curso?
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) ( ) Não entendo o porque da sua insistência.
b) ( ) Qual o porquê da sua demora?
c) ( ) Não foi embora ainda por quê?
d) ( ) Não fui ao curso por que estava com dores de dente.
e) ( ) Não entendo o porque da sua insistência.
10) O único plural “incorreto” é:
a) (
) cidadões.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
b) ( ) açúcares.
c) ( ) quaisquer.
d) ( ) artesãos.
e) ( ) florezinhas.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...