quinta-feira, 2 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C


Atividade sobre a aula transmitida no dia 29/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Conteúdos: Das células aos sistemas.

            1- Como as células se organizam nos seres vivos complexos como nós?

            2- Complete as frases com as palavras seguintes: célula- tecido-órgão- sistema


A)     O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, recebe o nome de ________.

B)      Um _________ pode ser definido como um conjunto de órgãos.

C)      Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática, recebe o nome de ______________.

D)     Um grupo de tecidos que desempenham uma função específica ou grupo de funções, recebe o nome de______________.

3- Escreva um pequeno texto explicando o esquema seguinte: Célula → Tecido → órgão→ Sistema → organismo.

4- Quais são os sistemas que formam o corpo humano?

5- Escreva um breve resumo explicando como se dá a relação entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório ou cardiovascular.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.


 Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom até o dia 09/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Prof. José Luis - Geografia - 1º Anos A, B, C, D, E e F - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes.

Geografia fluxos é reveses geográficas

- Fazer os exercícios das páginas 63 e  64

- Da página 65 e só para fazer os exercícios A é B


- Entrega dia 9 de julho

porto_2170@yahoo.com.br

Prof. José Luis - Sociologia - 3º Anos B e C - 2º Bimestre

Boa tarde estudantes.

 - O direito da mulher e a lei Maria da Penha.

 - Fazer um texto falando da violência contra a mulher.

 - Entrega dia 9 de julho : 

porto_2170@yahoo.com.br
Boa tarde alunos 2A
Ainda não recebi nenhuma devolutiva de Eletiva- Comunicação e Oratória
Estarei postando mais um texto e atividade

Fake News! A educação como meio de combate

Como vivemos na sociedade de comunicação, em que estamos todos conectados em rede, imersos num espaço sem fronteiras em que todos comunicam com todos, tornando assim uma ferramenta fundamental nas escolas de todo o mundo. Com isso, surge muita desinformação , ou seja, as " FAKE NEWS", baseada numa aposta séria e determinada no ensino da educação.
Para além da formação de cidadãos melhores e mais participativos, está em causa o objetivo nobre de combate a iliteracia digital, ou seja, o analfabetismo dos nossos tempos, preparando o cidadão para a realidade complexa em que vivam, tornando-os mais informados, exclarecidos e conscientes.

Atividade
1) Baseando- se no texto, responda as seguintes questões:
a) Como fazer para se proteger e evitar as fakes news?
b) Você já sofreu ou compartilhou algum tipo de ataque fake nas redes sociais?

Enviar respostas feitas no caderno até 10/07 para meu email
adriana.barbosa33@yahoo.com

            ATIVIDADE DE FÍSICA  2º ANO
PROFESSORA : CIDA

Pesquisar:

 1)Quando surgiram as primeiras máquinas a vapor e para que
elas eram usadas.
2) O que foi a primeira Revolução Industrial? Qual foi seu
contexto histórico-social?
 3)Qual foi a grande dificuldade técnica da época?
4) Quais eram os tipos de máquinas térmicas mais utilizados na
Revolução Industrial?
5) Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas?
Elas foram aperfeiçoadas?
6)Quais máquinas térmicas você possui em sua casa?
7) Descreva como funciona cada máquina térmica que você
possui em casa.

Vocês tem a opção de responder cada uma das 7 questões
individualmente ou fazer um texto dissertativo com
todo o processo ,  ou ainda
gravar um vídeo  explicando todas as etapas, com slides,
modelos de máquinas térmicas e seus aperfeiçoamentos,
ou ainda uma entrevista com avós ou bisavós.
Entregar até 07/07/2020.

ARTE - PROFª ANA CARLA - 3ºS ANOS



Queridos Alunos!

Nas aulas anteriores procuramos conhecer um pouco mais como a Tecnologia pode contribuir de forma efetiva nas Linguagens Artísticas e quais são os profissionais que podem auxiliar nesse processo de Criação.
Agora chegou o momento de vocês criarem um Projeto de Dança e Tecnologia como atividade avaliativa.
Minha sugestão é a de que vocês realizem a atividade em grupo com até 4 integrantes mas, quem preferir, poderá realizar o projeto sozinho.
A descrição do mesmo encontra-se a partir da página 100 (ETAPAS 1 e 2) do Caderno do Aluno Volume 2.
A Etapa 1 já foi realizada na semana passada!
Enviem o projeto para o email analis71@gmail.com até o dia 10/07/20

Dúvidas por email e pelo Grupo do Facebook.



ATIVIDADE 7 – AÇÃO EXPRESSIVA V

PROJETO – DANÇA E TECNOLOGIA
Agora, com as experiências vividas anteriormente e em um único grupo, elaborem e executem
um projeto de dança utilizando toda tecnologia disponível para interação dos dançarinos.
Ao pensar o projeto, não se esqueçam de como envolver toda a classe, sem esquecer dos estudantes
com necessidades especiais e como eles poderiam participar dessa ação. Será importante
fazer o registro fotográfico e em vídeo de todo o processo de criação e execução para que,
posteriormente, em roda de conversa, vocês analisem e discutam os pontos bem-sucedidos e os
que necessitam de aprimoramento.

Etapa 1: Para iniciar este processo criativo e um momento de apreciação disparador de
ideias, assista atentamente os vídeos apresentados pelo(a) professor(a). À medida que as ideias
forem surgindo, é importante registrá-las, pois nenhuma deve ser descartada de imediato. O
grupo poderá até unir uma ideia à outra. Vale ressaltar que anotar cada etapa é importante para
que se entenda o progresso do projeto, além de ser uma ferramenta que facilita a organização
de “onde partir” e “para onde chegar”. Sem isso definido, o projeto pode se perder no meio do
caminho, diante de tantas opções. É muito importante pensar em ideias que sejam viáveis, passíveis
de serem concretizadas. Para isto, considerem as condições físicas e tecnológicas oferecidas
pela escola, assim como os materiais que serão necessários para a execução do projeto.

Etapa 2: Converse com seu professor e colegas sobre o que é, e como elaborar um projeto.
“Projetar é um exercício para pensar a existência de algo que ainda não existe. Projetar é
materializar algo no futuro. Como podemos imaginar, no momento presente, todos os detalhes
necessários para que algo seja realizado? Os objetivos a serem alcançados em um projeto podem
ser os mais diversos”.







Em seguida definam:

1. Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade.
2. Qual o tema a ser abordado? De que maneira vão tratar esse assunto?
3. Qual será o Título do Projeto? Que tipos de modalidade e movimentos de dança desejam
utilizar?
4. Qual espaço escolar será utilizado para a apresentação da dança?
5. Que materiais e equipamentos tecnológicos serão utilizados? Quais materiais a escola tem
disponível?
6. Um orçamento, para se ter a ideia dos recursos materiais necessários para a produção;
7. Um roteiro de distribuição de funções, atividades e responsáveis por cada função.

Título do Projeto:

Anotações/ Observações Responsável
Direção artística • Organizar toda elaboração e execução:
Assistente(s) de
direção artística
• Pesquisar informações sobre a temática:
• Analisar o roteiro de produção:
Coreógrafo(s) • Pesquisar modalidades e movimentos de
dança e criar uma coreografia:
Produtor(es)
Musical(is)
• Pesquisar e selecionar músicas e imagens:
Operador(es)
de som
• Manipular equipamentos tecnológicos e
aparelhagem de som:
Contra-regras • Marcar a entrada e saída dos bailarinos:
• Mudar cenários e figurinos:
Dançarino(s) • Executar a coreografia:
Figurinista • Criar e confeccionar o figurino e adereços:
Iluminador

 • Pensar e criar um mapa de utilização da luz:
• Operar todo o sistema de iluminação:
Editor(es) de
Vídeo
• Fazer a edição das fotos e vídeos
de registro:
• Estruturar a sequência de cenas:

ARTE- PROFª ANA CARLA - 2ºS ANOS

OlÁ!!!!

Na aula anterior solicitei que vocês assistissem ao Documentário “Lixo Extraordinário”.

Como proposta de atividade peço que , no caderno de desenho, vocês criem uma COLAGEM, (com materiais que tenham em casa: (ex: palitos de dente, de fósforo, tecidos, pequenos objetos, papel, plástico, e outros) com o tema PANDEMIA.

Para esta atividade darei 15 dias. Assim, todos poderão ter tempo suficiente para pensar em todo processo de criação até a execução da mesma.
ATIVIDADE AVALIATIVA!!! Não deixem de entregar.

E-mail: analis71@gmail.com   COM NOME NÚMERO SÉRIE- ATIVIDADE: COLAGEM
Data para entrega: até 16/07/20

BONS ESTUDOS