terça-feira, 18 de agosto de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                           Série: 8°B - 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula, vocês vão praticar nos exercícios o discurso direto e indireto. Antes de começar os exercícios, consulte o conteúdo do dia 14 de agosto, sexta-feira. Esse exercício é continuação da atividade de ontem, 17/08.

                                                                  EXERCÍCIOS

Ontem, você passaram as frases para o discurso direto. Agora, faça o contrário: transforme estes discursos diretos em discursos indiretos. Lembre-se de que, para isso, você precisará fazer algumas mudanças no texto original. 

a) - não vamos poder atravessar os dois ao mesmo tempo - avisou Robin, elevando um pouco a voz por sobre o som borbulhante das águas."
Resposta: Elevando um pouco a voz por sobre o som borbulhante das águas, Robin avisou que os dois não poderiam atravessar (a ponte) ao mesmo tempo.

b) Algo surpreso com a insolência, Robin preveniu:
    - Ainda está em tempo de voltar atrás, amigo. Ou quem tomará o banho sem pedir é você.

c) - Este gigante - explicou  Robin, sem raiva - quis atravessar a ponte primeiro do que eu. Brigamos e ele jogou-me no rio com uma cacetada.



Veja o conteúdo da aula do dia 14 para fazer os exercícios.

MATEMÁTICA - 3º D - Noturno - Profº Juliana

Boa tarde,

Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 1 - 3º Bimestre

Nele vocês encontraram vídeo aulas do Centro de Mídias e também alguns vídeos extras, sobre o tema das questões.

Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.

Para dúvidas, estarei disponível em Plantão de Dúvidas, pelo Google Meet, nas seguintes datas:
19/08 - 19:00 às 20:00
21/08 - 19:00 às 20:00

Irei disponibilizar os links para acesso pelo grupo, minutos antes do início dos plantões.




2ºA (Clayton - Português)




Continuação da atividade anterior



5ª questão de interpretação de texto – (Enem 2012 – Segundo Dia)
 
          “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
          Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n.° 99, 2011.


Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que:

a)      a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b)     o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c)      a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d)     a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e)      o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

6ª questão de interpretação de texto – (Enem 2012 – Segundo Dia)

          A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.
          Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
          Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
          CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).


Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que:


a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.

Professora de Química - Projeto de Vida- 6 anos

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Em breve as escolas voltaram a receber vocês. è o que todos nós estams esperando.Como tem que  ser o novo normal do nosso dia a dia? Quais são as modificações que você deverá fazer no seu cotidiano para evitar uma contaminação?

Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina - 3 ANO - Química

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Qual é a função das proteínas na nossa alimentação?
Cite a fonte animal e vegetal de proteínas que podemos colocar no nosso prato.
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina - 2 ANO Química

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Como diferenciar uma reação química de uma mistura? Quais são as evidências de uma reação química?
Explique como é uma reação de deslocamento ou simples troca? Dê exemplos do seu cotidiano?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com

segunda-feira, 17 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 18/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020