quinta-feira, 10 de setembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Objetivos da aula:

 

Realizar leitura do texto;

Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem; Realizar análise e interpretação do texto.

 

O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde? O quê esse título sugere?

Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.

 

 

Laranjas benéficas à saúde?

 

Da sucursal de Campinas Repórter Silvia Helena Soares

 

Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.

Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?

Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.

É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.

Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?

E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.

 

Silvia Helena Soares. Texto elaborado especialmente para esta atividade São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

 

Atividade Análise textual

 

1 Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.

 

 

 

2 O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.


Retomada Por dentro do Conteúdo

 

Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.

 

Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da apresentação dos fatos.

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

Atividade Análise textual

 

 

3 Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a

 

4 Na reportagem, a repórter utiliza os termos defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?

 

 

5 Releia esta passagem no texto: (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço pode ser muito alto...”

 

Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?

 

 

6 A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?

Alguma delas pertence à região que você vive?

 O quê você achou das suas aulas?


 Prof. Sandro Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                     Série: 8°B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Pra aula de hoje proponho responder essa reportagem no próprio documento e enviar no meu e-mail 


                                      Reportagem: GERAÇÃO TIPO ASSIM


Imagens comparativas e novas gírias reacendem a discussão sobre a erosão da linguagem entre os jovens 


   Ao adolescente dos anos 90 que não consegue entender o que se conversa numa roda de contemporâneos, resta o consolo de não pertencer aos grupos acusados de promoverem a chamada erosão da linguagem. Para esses grupos, segundo estudiosos como o poeta, tradutor e ensaísta José Paulo Paes, tem sido cada vez mais cômodo seguir o caminho das imagens comparativas, evitando expor o próprio potencial intelectual ao risco de um raciocínio elaborado. Não é à toa que um dos recursos mais usados hoje para facilitar a explicação de uma ideia é o “tipo assim” (“Ele é um cara tipo assim...”). [...]


   Enquanto a discussão volta a mobilizar estudiosos, novas gírias são criadas e absorvidas numa velocidade impressionante. [...] “A conversa de adolescentes é feita de diálogos exclamativos e sem fluência, próprios de quem apenas reafirma um comportamento de grupo”, alerta Paes. O poeta reconhece, no entanto, que “existem gírias muito saborosas”. Mas restringe: “Gíria é coisa de moda. Muitas vezes você substitui uma boa intensão verbal de gírias anteriores sem que haja ganhos expressivos.” 

    Em outra vertente, o escritor Affonso Romano de Sant´Anna acha normal que cada grupo social crie sua própria linguagem. “E os jovens que passaram a existir socialmente a partir dos anos 60, coma emergência do poder juvenil, também tem a sua linguagem”, diz. “Esse é um fato que não recrimino nem reprovo, mas sua constatação é inevitável.” O escritor vê a leitura como única solução para as divergências entre as linguagem usadas por jovens e adultos. “É lendo que você aumenta seu vocabulário”, sugere.

    Affonso Romano observa que hoje os jovens não são a única tribo a usar uma linguagem própria, de difícil entendimento por quem está de fora: “O mesmo acontece, por exemplo, com o pessoal que mexe com computador. Sua linguagem é restrita, falava em códigos.” [...] 

    Os adolescentes não veem problema no uso de gírias e expressões recémcriadas, e julgam seu vocabulário “inofensivo”. “As gírias são um meio muito legal de se comunicar e simplificar as coisas. Além disso, é irado falar de um jeito que os professores e o pessoal lá de casa não entendam”, diz Thiago, 16 anos.

   “A moda não muda? A de coração não muda? Qual é o problema de atualizar também o vocabulário?”, questiona Tatiana, 17 anos. Sua colega Maíra, 16 anos, tenta explicar o uso frequente de expressões, como o tipo assim: “Você quer falar alguma coisa e descobre uma expressão que consegue resumir seu pensamento. O tipo assim é o espaço que a gente usa para pensar e articular as palavras. É impossível contar uma história sem usar pelo menos um aí”.

    “As gírias mudam e não vão deixar de existir. A gente não fala mais é uma brasa, mora? Que era moda nos anos 70. No lugar disso, falamos outras coisas”, justifica o estudante Marcos, 17 anos. “O mais legal disso tudo é que ampliamos o nosso vocabulário”, opina Thiago, afirmando em seguida: “Eu também sei falar formalmente, mas não gosto. Não me dirijo ao padre do colégio com um, aí velhinho. Estou apto a usar a linguagem formal, quando necessário.”

   A babel de gírias também afeta os diferentes grupos da mesma geração. “Tenho amigos que convivem com o pessoal que frequenta bailes funk. Eles usam gírias próprias e eu não entendo nada”, conta Tatiana. “Não vejo problema nenhum no fato das tribos não se entenderem. A gente traduz e aprende cada vez mais”, assegura Gabriel, 17 anos. 

                                                                                                                                                                         Jornal do Brasil, Caderno B, 5 maio 1996, p. 7. 

(O sobrenome dos adolescentes citados e o nome do colégio em que estudam foram omitidos.) Fonte: Português – Uma proposta para o letramento – Ensino fundamental – 8ª série – Magda Soares – Ed. Moderna, 2002 – p. 174-8.


01 – Identifique a data em que a reportagem foi publicada, observe as palavras com que ela começa e responda:

a) A reportagem se refere a adolescentes de que época?

 b) Quanto tempo separa os adolescentes de hoje dos adolescentes a que a reportagem se refere?

 c) Os adolescentes atuais também tem um modo próprio de usar a língua, como os adolescentes da reportagem? Tem opiniões semelhantes às dos adolescentes citados na reportagem?



02 – Releia a primeira frase da reportagem: ela se refere a um adolescente para quem resta um consolo. 

a) Se resta um consolo, significa que esse adolescente tem um problema de que precisa ser consolado; qual é o problema? 

b) Que consolo resta ao adolescente? Por que isso é um consolo?


03 – As opiniões de José Paulo Paes citadas na reportagem coincidem com as que ele dá na entrevista reproduzida nas páginas 169-170? Comprove sua resposta comparando palavras do escritor na reportagem e na entrevista.


Próxima Postagem - 11 de setembro de 2020  - 

Alunos e alunas,

Na próxima postagem, vou dar continuidade ao mesmo assunto.

Obrigado



2ºA (Língua Portuguesa)



Tecnologia - 2C - Profª Alice

A atividade de hoje está relacionada ao filme indicado na última semana. Vocês devem fazer um resumo ou fichamento por tópicos das informações que acharam mais importantes e interessantes do documentário da aula 4 e depois realizar a atividade 2 da página 118 e 119 do caderno do aluno do 3º bimestre: a criação de um meme sobre a sociedade do consumo. Como sei que alguns alunos não pegaram o caderno do aluno, segue abaixo uma cópia: Atividade 2 – É assim que eu reajo Você deve ter aprendido coisas surpreendentes sobre a sociedade de consumo e sobre você mesmo como consumidor. Por isso, não vai faltar inspiração para fazer um meme sobre algum dos temas abordados nesta aula. Se você ainda não se aventurou na criação de seus próprios memes, chegou a hora! Mas é bom ficar ligado! Os memes são um poderoso formato narrativo para sintetizar um assunto, uma reflexão ou um sentimento, quase sempre de forma engraçada ou irônica. Os exemplos que se espalham com mais velocidade pela internet são, geralmente, aqueles que nascem como reação a algum evento de grande impacto. Com sua linguagem sintética e uso de imagens atrativas, os memes também são uma ferramenta potente de comentário social e político. Mas cuidado: ser engraçado é diferente de ser ofensivo, e como em qualquer outro tipo de mensagem, é importante que você esteja atento para evitar a reprodução de preconceitos, estereótipos que causem constrangimento em alguém, incentivo ao ódio ou mesmo a propagação de informações falsas. Para criar ou ler um meme, é preciso levar em conta ainda: - se temos direito de usar a imagem escolhida; - se a imagem escolhida não irá causar embaraço a quem foi retratado; - qual a mensagem que gostaríamos de transmitir; - qual o contexto maior em que tal mensagem está inserida; - quem é o público-alvo; - o que eu quero despertar no público (divertir, mobilizar, engajar etc). A/ partir do que discutiram na atividade anterior, criem o meme.

Enviar atividade no e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 22/09

ATIVIDADE 10.09 FILME WI-FI RALPH QUEBRANDO A INTERNET. PARA 17.09

 


ATENÇÃO , ESSA MESMA ATIVIDADE FOI ENVIADA NO GRUPO DA SALA EM ARQUIVO WORD, PODENDO SER RESPONDIDO NO PRÓPRIO ARQUIVO.

EE MARIA MONTESSORI  -  PROF. TALI - TECNOLOGIA

 

ALUNO:                                                                                            SÉRIE

 

Devolver no e-mail: envieseutrabalho.tali@gmail.com

 

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA VALENDO NOTA

 

1- No início do filme os jogos acontecem dentro de um local, até ocorrer um problema que “obriga” o curso da história mudar. Responda o que se pede:

Cite o local onde tudo começa:

 

Cite o problema que foi o estopim para toda essa mudança brusca:

 

2- Vanélope é integrante de um jogo desde o filme 1, responda:

 

 Qual é nome desse jogo?

 

 Qual a função que vanélope exerce?

 

3- Qual o site do “volante”?

 

 

4- Qual o papel do personagem chamado “Filtro de Linha”?

 

 

5- Para salvar seu jogo Vanélope viaja com Ralph através de alguns elementos periféricos, qual seriam?

 

 

6- Nessa viagem eles utilizaram meios virtuais:

 

 Qual seria esse canal?

 

Onde eles foram parar?

 

7- Durante essa viajem maluca, quais marcas famosas podemos observar?

 

 

8- O personagem “Tudo Sabe” faz uma referência a qual site da vida real?

 

 

9- Dentro do EBAY, vários anúncios teimosos de produtos e serviços, foram oferecidos a Vanélope e Ralph. Na vida real do que se trata esses anúncios?

 

 

10- Qual a função do personagem “JORGE”?

 

 

11- Qual foi o jogo que Vanélope e Ralph foram tentar levantar os valores para pagar a compra que fizeram? Mas Ralph detestou e Vanélope amou?

Nome do jogo:                                                                                 Jogo de que:

 

12- As pessoas que jogavam o jogo em que a protagonista se chama Shank, responda:

 Jogavam de qual forma?                              

 

 E através de qual canal?

 

13- Qual foi a forma que Shank fez para ajudar Vanélope e Ralph conseguir seu objetivo principal?

 

 

14- O BuzzTube era um site do que?

 

 

15- A personagem YES, qual seu título no filme?

 

 

16- Através dos vídeos de Ralph, e comparando a vida real, o que era necessário ser feito para obter a conversão em dinheiro para que Vanélope e Ralph pudessem pagar sua compra no Ebay?

 

 

17- Na vida real no mundo da informática-tecnologia, qual é o nome dado aos guardas que perseguiram Vanélope quando ela estava divulgando seu pop up?

 

 

18- No filme pudemos observar a presença das princesas da Disney. De vez em quando eram chamadas para participar de novo QUIS. Na vida real, qual rede social encontramos jogo de Quis?

 

 

19- O que foi que Ralph fez para causar o acidente no jogo Corrida do Caos que veio para atrapalhar o sonho de Vanélope?

 

 

20- Na cena em que o Vírus gigante sobe na torre mais alta do jogo, e se senta, segurando Vanélope em sua mão, vemos uma referência a um filme de muito sucesso, cuja primeira estreia foi em 1933 tendo vários remakes. De qual filme estamos falando?

 

 

AUXILIADOR DE ASSIMILAÇÃO

Consulte esse quadro e reflita, ele contém palavras que se encaixam nas respostas

 

ONLINE

 

 

GOOGLE

 

EBAY

 

POP UP

 

CURTIDAS

 

 

VÍRUS

BLOQUEADOR OU DESATIVADOR

FACE BOOK

 

ASSISTENTE

 

 

Corrida doce

SEGURANÇA ORGANIZADOR

 

Wi-fi

 

RELATIVO YOUTUBE

 

 

ALGORITMO CHEFE

 

POSTAGEM VÍDEO

 

FIO / ROTEADOR

 

CORRIDA DO CAOS

 

 

PILOTO DE CORRIDA

 

INTERNET

 

FLIPERAMA

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  10/09/2020


Clique aqui



EQUIPE GESTORA
2020




Entrega de Materiais ( Apostilas) do 3º Bimestre

Olá alunos.


Assunto: ENTREGA DE NOVOS MATERIAIS ( APOSTILAS)  DO 3º BIMESTRE


Dia:   11/09/20 - Sexta-feira - NA ESCOLA



HORÁRIOS:

10:30 às 13:30h  - Ensino MÉDIO e Ensino FUNDAMENTAL



*Nesse dia estaremos RECOLHENDO às  apostilas (respondidas)  do 1º e 2º Bimestres, dos alunos que não conseguiram entregar aos professores às atividades virtualmente.



PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.

Obrigatório o uso de máscara!!!!
Respeite o distanciamento!!!!!
Traga a sua caneta!!!!


Equipe Gestora
2020