quinta-feira, 10 de setembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

Objetivos da aula:

 

Realizar leitura do texto;

Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem; Realizar análise e interpretação do texto.

 

O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde? O quê esse título sugere?

Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.

 

 

Laranjas benéficas à saúde?

 

Da sucursal de Campinas Repórter Silvia Helena Soares

 

Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.

Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?

Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.

É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.

Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?

E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.

 

Silvia Helena Soares. Texto elaborado especialmente para esta atividade São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

 

Atividade Análise textual

 

1 Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.

 

 

 

2 O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.


Retomada Por dentro do Conteúdo

 

Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.

 

Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da apresentação dos fatos.

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

Atividade Análise textual

 

 

3 Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a

 

4 Na reportagem, a repórter utiliza os termos defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?

 

 

5 Releia esta passagem no texto: (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço pode ser muito alto...”

 

Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?

 

 

6 A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?

Alguma delas pertence à região que você vive?

 O quê você achou das suas aulas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário