Objetivos da aula:
Realizar leitura do texto;
Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem; Realizar análise e interpretação do texto.
O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde? O quê esse título sugere?
Quê gênero
textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.
Laranjas benéficas à saúde?
Da sucursal de Campinas Repórter Silvia Helena Soares
Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.
Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?
Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.
É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.
Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?
E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.
Silvia Helena Soares. Texto
elaborado especialmente para esta atividade São
Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
1 – Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.
2 – O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.
Retomada – Por dentro do Conteúdo
Reportagem: é
um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo
tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e
apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo
informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.
Notícia: é um gênero textual
da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o
acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da
apresentação dos fatos.
São Paulo Faz
Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.
Atividade – Análise textual
3 – Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a
4 – Na reportagem, a repórter utiliza os termos “defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?
5 – Releia esta passagem no texto: “ (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma
laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele
que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço
pode ser muito alto...”
Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?
6 – A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?
Alguma delas pertence à região que você vive?
O quê você achou das suas aulas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário