terça-feira, 22 de setembro de 2020

  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  23/09/2020





Equipe Gestora
2020

Atividade de Arte - Máscaras teatrais - 6o ano

 

Atividade de Arte – Símbolos (máscaras) teatrais

6º ano - Profa. Daniela

 

Os símbolos do Teatro

 

Os símbolos do teatro moderno — as máscaras da Comédia e Tragédia — surgiram entre 500 e 300 a.C. na Grécia. O uso das máscaras, ou personas, como eram chamadas, ocorreram primeiramente na Grécia Antiga.

 

DIONÍSIO E AS MÁSCARAS

Dionísio era o deus da fertilidade e do vinho na Grécia. Muito do ritual que cercava a adoração de Dionísio incluía o uso das máscaras. Dramatizações, performances musicais e outros shows eram parte do festival de Dionísio, abrindo caminho para o teatro organizado.

 

TEATRO

A fraternidade de atores começou a usar máscaras em performances, adotando a prática dos adoradores de Dionísio. Acredita-se que Thespis, de onde veio o termo tespianos, tenha sido o primeiro ator a usar a máscara.

 

DESIGN DAS MÁSCARAS

As máscaras usadas no teatro da Grécia Antiga eram feitas de madeira, cortiça, tecido, argila ou couro, e frequentemente eram decoradas com cabelos humanos ou animais. Nenhuma delas sobreviveu. A máscara era feita para cobrir toda a face do ator e tinha pequenos buracos para os olhos.

 

A FUNÇÃO DAS MÁSCARAS

A forma da máscara servia como um megafone para a voz do ator, carregando suas palavras até o público. As máscaras tinham expressões exageradas porque o público frequentemente ficava afastado do palco. As máscaras eram também importantes no teatro grego para ajudar a disfarçar os gêneros dos atores, pois homens desempenhavam todos os papéis, incluindo os femininos, pois não era permitido às mulheres atuar.

 

ELENCO

O uso de máscaras no teatro grego desenvolveu-se, tornando-se rapidamente costumeiro que todos os atores usassem máscaras. O coro teria máscaras similares, mas elas diferiam muito em detalhe em relação aos atores principais

 

ATIVIDADE

Faça um desenho de uma máscara da comédia e de uma máscara da tragédia de acordo com o estilo que mais lhe agradar. Use sua imaginação para a criação das suas máscaras, mas lembre-se que elas devem representar a COMÉDIA E A TRAGÉDIA.

 

ATENÇÃO

 

- Realizar atividade e enviá-la NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

 

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

 

Atividade de Arte - Introdução ao Teatro - 9o ano

Atividade de Arte – Introdução ao Teatro

9o ano - Profa. Daniela

 

Teatro

 

Neste bimestre você vai conhecer a Linguagem Teatral, a estreita relação do teatro com o circo, a magia do teatro-circense, os vários profissionais envolvidos na produção de espetáculos (figurinista, aderecista, maquiador, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, atores do teatro e dos personagens circenses etc.), vai estudar sobre os gêneros teatrais comédia e farsa e participar de jogos e encenações.

 

O que é Teatro?

 

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

A palavra teatro pode significar tanto o prédio em que se exibem as diferentes formas de arte como uma delimitada arte.

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio.

As primeiras sociedades primitivas acreditavam que a dança imitativa influenciava os fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.

Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado e usando música.

O Padre José de Anchieta evidenciou a implantação do teatro no Brasil com o interesse de catequizar os índios para o catolicismo e impedir os hábitos condenáveis dos colonizadores portugueses, sendo assim uma ideia mais religiosa do que artística

 

ATIVIDADE

Responda: Após ler o texto acima, o que você entende por Teatro?

 

 ATENÇÃO

 

- Responder e enviar NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

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Atividade de Arte - Introdução ao Teatro - 8o ano

Atividade de Arte – Introdução ao Teatro

8º ano - Profa. Daniela

 

Teatro

 

Neste bimestre você vai conhecer a Linguagem Teatral, a estreita relação do teatro com o circo, a magia do teatro-circense, os vários profissionais envolvidos na produção de espetáculos (figurinista, aderecista, maquiador, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, atores do teatro e dos personagens circenses etc.), vai estudar sobre os gêneros teatrais comédia e farsa e participar de jogos e encenações.

 

O que é Teatro?

 

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

A palavra teatro pode significar tanto o prédio em que se exibem as diferentes formas de arte como uma delimitada arte.

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio.

As primeiras sociedades primitivas acreditavam que a dança imitativa influenciava os fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.

Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado e usando música.

O Padre José de Anchieta evidenciou a implantação do teatro no Brasil com o interesse de catequizar os índios para o catolicismo e impedir os hábitos condenáveis dos colonizadores portugueses, sendo assim uma ideia mais religiosa do que artística

 

ATIVIDADE

Responda: Após ler o texto acima, o que você entende por Teatro?

 

 ATENÇÃO

 

- Responder e enviar NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

 

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Atividade de Arte - Introdução ao Teatro - 7o ano

 

Atividade de Arte – Introdução ao Teatro

7º ano - Profa. Daniela

 

Teatro

 

Neste bimestre você vai conhecer a Linguagem Teatral, a estreita relação do teatro com o circo, a magia do teatro-circense, os vários profissionais envolvidos na produção de espetáculos (figurinista, aderecista, maquiador, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, atores do teatro e dos personagens circenses etc.), vai estudar sobre os gêneros teatrais comédia e farsa e participar de jogos e encenações.

 

O que é Teatro?

 

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

A palavra teatro pode significar tanto o prédio em que se exibem as diferentes formas de arte como uma delimitada arte.

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio.

As primeiras sociedades primitivas acreditavam que a dança imitativa influenciava os fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.

Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado e usando música.

O Padre José de Anchieta evidenciou a implantação do teatro no Brasil com o interesse de catequizar os índios para o catolicismo e impedir os hábitos condenáveis dos colonizadores portugueses, sendo assim uma ideia mais religiosa do que artística

 

ATIVIDADE

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Atividade de Arte – Introdução ao Teatro - 6o ano

 

Atividade de Arte

6º ano - Profa. Daniela

 

Introdução ao Teatro

 

Neste bimestre você vai conhecer a Linguagem Teatral, a estreita relação do teatro com o circo, a magia do teatro-circense, os vários profissionais envolvidos na produção de espetáculos (figurinista, aderecista, maquiador, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, atores do teatro e dos personagens circenses etc.), vai estudar sobre os gêneros teatrais comédia e farsa e participar de jogos e encenações.

 

O que é Teatro?

 

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

A palavra teatro pode significar tanto o prédio em que se exibem as diferentes formas de arte como uma delimitada arte.

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio.

As primeiras sociedades primitivas acreditavam que a dança imitativa influenciava os fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.

Os principais gêneros dramáticos conhecidos são: a tragédia nascida na Grécia, a comédia que representa os ridículos da humanidade, a tragicomédia que é a transição da comédia para o drama e o drama (melodrama), ao ser representado e usando música.

O Padre José de Anchieta evidenciou a implantação do teatro no Brasil com o interesse de catequizar os índios para o catolicismo e impedir os hábitos condenáveis dos colonizadores portugueses, sendo assim uma ideia mais religiosa do que artística

 

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1°F - GREGÓRIO DE MATOS - BARROCO

 Gregório de Matos Guerra:

o Boca do Inferno ( não precisa copiar - usar para os exercícios)
    Nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica.     Firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida. Por essa razão, há dúvidas quanto à autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos "O poeta religioso" A preocupação religiosa do escritor revela-se no grande número de textos que tratam do tema da salvação espiritual do homem. No soneto a seguir, o poeta ajoelha-se diante de Deus, com um forte sentimento de culpa por haver pecado, e promete redimir-se. Observe: Soneto a Nosso Senhor Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinquido Vos tem a perdoar mais empenhado. Se basta a voz irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na sacra história. Eu sou, Senhor a ovelha desgarrada, Recobrai-a; e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória. "O poeta satírico" Amplamente conhecido por suas críticas à situação econômica da Bahia, especialmente de Salvador, graças à expansão econômica chegando a fazer, inclusive, uma crítica ao então governador da Bahia . Além disso, suas críticas à Igreja e a religiosidade presente naquele momento. Triste Bahia Triste Bahia! ó quão dessemelhante Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi abundante. A ti tricou-te a máquina mercante, Que em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando e, tem trocado, Tanto negócio e tanto negociante. "O poeta lírico" Em sua produção lírica, se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. E ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é roubado pela culpa e pela angústia do pecado. À mesma d. Ângela Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor, e Anjo juntamente: Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, senão em vós, se uniformara: Quem vira uma tal flor, que a não cortara, De verde pé, da rama fluorescente; E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus o não idolatrara? Se pois como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que por bela, e por galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda. "O poeta erótico" Também alcunhado de profano, o poeta exalta a sensualidade e a volúpia das amantes que conquistou na Bahia, além dos escândalos sexuais envolvendo os conventos da cidade. Necessidades Forçosas da Natureza Humana Descarto-me da tronga, que me chupa, Corro por um conchego todo o mapa, O ar da feia me arrebata a capa, O gadanho da limpa até a garupa. Busco uma freira, que me desemtupa A via, que o desuso às vezes tapa, Topo-a, topando-a todo o bolo rapa, Que as cartas lhe dão sempre com chalupa. Que hei de fazer, se sou de boa cepa, E na hora de ver repleta a tripa, Darei por quem mo vase toda Europa? Amigo, quem se alimpa da carepa, Ou sofre uma muchacha, que o dissipa, Ou faz da mão sua cachopa.

SIGA PARA OS EXERCÍCIOS :

À mesma d. Ângela Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor, e Anjo juntamente: Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, senão em vós, se uniformara: Quem vira uma tal flor, que a não cortara, De verde pé, da rama fluorescente; E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus o não idolatrara? Se pois como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que por bela, e por galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda. ANALISANDO O POEMA ACIMA RESPONDA NO SEU CADERNO E ENVIE A FOTO:
1- QUAL O TIPO DE POESIA, DENTRE AS QUAIS O POETA GREGÓRIO É CLASSIFICADO, SE ENCAIXA NO POEMA APONTADO.



2- QUAL O TEMA APONTADO NO POEMA?



3- QUAL AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM DO POEMA?


4- QUAL O RÓTULO DADO A GREGÓRIO E POR QUE?






OBG
PROF TALI