PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.
HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 02/10/2020
Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE
Olá Alunos!
Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.
Atividade 1- Ecossistemas brasileiros
1-
Observe o
mapa e identifique os ecossistemas brasileiros correspondentes as cores,
construindo a legenda.
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Mata Atlântica
e) Pantanal
4-Na
flora predominam os cactos, árvores baixas e arbustos que em geral perdem as
folhas na estação das secas. O clima é quente, com ventos fortes e secos. Na
fauna, destacam-se os predadores como o gavião, pequenos herbívoros roedores
como preás etc. O texto refere-se:
a) Caatinga
b)
Amazônia
c)
Pantanal
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
5-
O Pantanal é um tipo de bioma que se caracteriza por ser uma das maiores
planícies inundáveis do planeta. Marque a alternativa que corresponde aos
estados brasileiros que possuem esse bioma.
a) Goiás
e Mato Grosso
b)
Bahia e Minas Gerais
c) Pará
e Amazonas
d) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
e) Rio Grande do Sul e Santa Catarina
6- É um tipo de ecossistema que se caracteriza por árvores marcadas por troncos retorcidos e gramíneas e arbustos de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
7- Conhecido pela vegetação herbácea,
com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado.
O texto refere-se ao ecossistema brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata Atlântica
8- É
considerada o maior bioma brasileiro:
a)
Caatinga
b)
Amazônia
c)
Cerrado
d)
Pampas
e) Mata
Atlântica
Atividade 2- Saúde
1- O que é saúde?
2- Quais são os fatores que interferem, de modo geral, na saúde das pessoas?
3- Cite uma atitude individual que pode contribuir com a saúde pública. Explique.
4- Quando falamos de COVID-19 qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger as outras pessoas?
5-
Atividade 3- Vírus e Bactérias
1-O que é um vírus? Quais suas principais características?
2- Como os vírus agem no organismo?
3- O que é uma bactéria? Quais suas principais características?
4- Como as bactérias agem no organismo?
5- Cite três doenças provocadas por vírus e explique como essas doenças são transmitidas.
6- Cite três doenças provocadas por bactérias e explique como essas doenças são transmitidas.
Atividade 4- Vacinas
Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o
questionário seguinte: https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma
1- Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?
2- O que é vacina? Como ela atua no organismo?
3- Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?
4- A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?
5- O que é imunização?
Atividade 5- Produção de texto- A História da vacina
Faça um resumo da aula transmitida no CENTRO DE MÍDIAS SP contando a história da vacina.
(Obs: o livro didático, o caderno do aluno volume 3 (São Paulo faz Escola) e a internet podem ser usados como material de apoio e pesquisa para a produção do texto).
Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Recuperação de habilidades e notas- 3° BIMESTRE
Olá Alunos!
Segue abaixo as atividades que solicitei para a nota do 3° bimestre. Por favor, façam as atividades atrasadas e enviem no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 08/10.
Atividade 1- Os cinco sentidos
1- Em quantas partes se divide a orelha?
2- Qual a função da orelha?
3- O que é som?
4- Que órgãos são responsáveis pela audição e que tipo de estímulos eles captam?
5- O que é membrana timpânica? Qual seu papel na audição?
6-
Observe algumas atitudes que podem ser tomadas para
evitar problemas de audição:
I.
Não ficar exposto a locais com ruídos altos e constantes
por longos períodos de tempo.
II.
Não inserir objetos pontiagudos para limpar as orelhas,
evitando ferir a membrana timpânica.
III. Evitar utilizar fones de ouvidos com volume muito alto e por mais que uma hora seguida, pois a potência do som emitido pode ser maior do que as estruturas do interior da orelha podem suportar.
Você
realiza os cuidados descritos acima? Você os considera importantes?
7- Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?
8- Quais são os gostos identificados pelo paladar?
9- Cite duas situações em que o olfato pode ajudar a proteger a saúde do corpo humano.
10- Qual é o órgão do sentido responsável pelo tato? Qual é a importância do tato na nossa vida?
Atividade 2- Visão
1- Quais os fatores ou condições que nos possibilitam enxergar?
2- Desenhe a estrutura do olho e depois responda as questões seguintes:
a) Qual é o nome da parte colorida do olho?
b) Por que a pupila aumenta e diminui de tamanho?
c) Qual é o papel da lente, retina e nervo óptico na visão?
3- Como ocorre a formação e a interpretação das imagens?
4- Cite dois problemas de visão que podem ser corrigidos com o uso de lentes corretivas, o que causam e como podem ser corrigidos.
5- Desenhe o que ocorre com a luz quando ela atravessa uma lente convergente e uma lente divergente.
Atividade 3- Sistema muscular e locomotor
1- Quais estruturas são responsáveis pela locomoção e sustentação nos animais?
2-
Faça uma
pesquisa no livro didático sobre os tipos
de tecidos musculares e organize o resultado da sua pesquisa no quadro
abaixo:
Tipo de tecido |
Onde é encontrado |
Tipo de contração |
Função |
Tecido
muscular estriado cardíaco |
|
|
|
Tecido
muscular estriado liso |
|
|
|
Tecido
muscular estriado esquelético |
|
|
|
4- Para que servem os ossos?
5- O que são articulações e ligamentos?
6- Qual são as funções dos tendões na realização de movimentos?
Atividade 4- Drogas
1- Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?
2- Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?
3- Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?
4- O que são substâncias lícitas e ilícitas?
5- O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.
6- Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.
Para realizar as atividades, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.
Leia o texto/conto: "Devolva minha aliança", de: terça-feira, 29 de setembro de 2020 e após responda as questões a seguir.
1. Após a leitura do texto acima, respondam às questões abaixo.
a. Sobre quem é a história?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Onde se desenvolvem esses fatos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Quem está contado essa história?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Cada pessoa sente medo de forma diferente. Como era a reação dos personagens ao entrar no cemitério à noite?
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
e. Releia o trecho abaixo:
“ No que sentiu a mão nervosa tentando agarrar seu pé, desferiu um coice de arrancar até defunto da cova”. Agora responda: De quem era a mão nervosa? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
f. A quem é dirigido o texto? Quem são as/os possíveis leitores/as do texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No texto que você acabou de ler há elementos que são característicos de histórias de terror.
g. Identifique os personagens que são característicos desse gênero de narrativa e justifique sua escolha.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h. Sobre o espaço onde acontece a história, identifique e explique por que ele foi escolhido para a narrativa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i. Você já ouviu, leu ou “viveu” alguma história como essa? O que você faria se estivesse no lugar de Antônio?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________